Decidir entre a vida e a morte...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

terça set 11, 2012 8:53 am

kittten Escreveu:Não, ela morreu porque estava doente, terminal! O que poderia era não ter sofrido, isso sim.
Sim Kitten, mas a culpa não deixa de ser minha, com a vet tantas vezes a dizer que não iria melhorar.Eu deixei que ela morre-se sozinha e com dores.
E essa raiva e mágoa que eu sinto para cmg sei que tem razão de ser.
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

terça set 11, 2012 9:40 am

O que leva muitas vezes as pessoas não decidirem é a esperança de que a situação possa melhorar, e como nós sabemos, á vezes isso acontece, são raras as vezes mas elas existem.

Daí ser tão lícitio mandar abater o animal como não mandar abater.
nandaalmeida
Membro Veterano

terça set 11, 2012 9:43 am

pfonseka Escreveu:O que leva muitas vezes as pessoas não decidirem é a esperança de que a situação possa melhorar, e como nós sabemos, á vezes isso acontece, são raras as vezes mas elas existem.

Daí ser tão lícitio mandar abater o animal como não mandar abater.
Como no meu caso :(
Não pelo que entende.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

terça set 11, 2012 10:01 am

bhess Escreveu:
kat149 Escreveu:Já passei por isso e sem duvida é o melhor! É proporcionar uma partida digna a alguém ou algum animal!
Na minha opinião, não há qualquer dignidade na morte. É morte e pronto. Neste caso "apenas" temos um poder, o poder de escolher essa hora e poupar do sofrimento um animal. Esse poder é dilacerante, preferia nunca ter tido esse poder.
Adiar essa decisão não é cobardia, eu própria adiei porque no fundo queria que ela estivesse ali, apenas estar. Acho que é mais egoísmo do que cobardia. Eu fui um pouco egoísta, embora a veterinária sempre nos garantisse que ela não estava em sofrimento, dor. Mas estava em sofrimento, pois uma cadela com tanta vida, tão alegre, atenta, ali deitada sem poder fazer quase nada sozinha não podia ser feliz.
Eu acho que podes ter uma morte digna sim, a morte não é um bicho de sete cabeças, é uma coisa natural! Mas podes durar até há ultima em estado muitas vezes lastimável a sofrer ou podes partir quando sabes que não há nada a fazer! Eu preferia morrer logo em vez de quem amo me vernum estado que enfim... só ia trazer sofrimento para todos! Claro que preferia não ter que escolher e que não houvesse sofrimento no mundo, que todos tivessem uma morte por velhice calma e serena... mas infelizmente não é assim! E se temos esse poder pelo menos para com os nossos animais... custa muito mesmo eu sei mas eu gostava que fosse possível fazerem o mesmo por mim se eu tivesse algo que me fizesse sofrer e que já não tinha cura ou tratamento!
De resto concordo cobardia não, mas sim egoísmo! Prolongar sofrimento para os ter só mais um dia ou dois perto de nós é egoísta sim mas cobarde nunca! É extremamente dificil tomar uma decisão destas, cobarde seria aquele que a tomasse de coração frio sem pensar no assunto!
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

terça set 11, 2012 10:20 am

kat149 Escreveu:
bhess Escreveu:
kat149 Escreveu:Já passei por isso e sem duvida é o melhor! É proporcionar uma partida digna a alguém ou algum animal!
Na minha opinião, não há qualquer dignidade na morte. É morte e pronto. Neste caso "apenas" temos um poder, o poder de escolher essa hora e poupar do sofrimento um animal. Esse poder é dilacerante, preferia nunca ter tido esse poder.
Adiar essa decisão não é cobardia, eu própria adiei porque no fundo queria que ela estivesse ali, apenas estar. Acho que é mais egoísmo do que cobardia. Eu fui um pouco egoísta, embora a veterinária sempre nos garantisse que ela não estava em sofrimento, dor. Mas estava em sofrimento, pois uma cadela com tanta vida, tão alegre, atenta, ali deitada sem poder fazer quase nada sozinha não podia ser feliz.
...

De resto concordo cobardia não, mas sim egoísmo! Prolongar sofrimento para os ter só mais um dia ou dois perto de nós é egoísta sim mas cobarde nunca! É extremamente dificil tomar uma decisão destas, cobarde seria aquele que a tomasse de coração frio sem pensar no assunto!
Também não me parce que seja egoísmo, cada caso é um caso.

Se a pessoa fornece todos os tratamentos e cuidados ao animal, dispendo até de mais tempo, mais dinheiro, etc., acreditando que o animal pode melhorar, não me parece nada que a pessoa esteja a ser egoísta, pelo contrário.

Não estando aqui a julgar nenhum caso em particular, também sabemos que algumas pessoas na primeira adversidade irão recorrer ao abate para acabar com o problema, e isso sim, é egoísmo.

Com isto só quero dizer que não há uma fórmula exacta que diga se é correcto ou não abater o animal.
nandaalmeida
Membro Veterano

terça set 11, 2012 10:33 am

pfonseka Escreveu:
kat149 Escreveu:
bhess Escreveu:
...

Também não me parce que seja egoísmo, cada caso é um caso.

Se a pessoa fornece todos os tratamentos e cuidados ao animal, dispendo até de mais tempo, mais dinheiro, etc., acreditando que o animal pode melhorar, não me parece nada que a pessoa esteja a ser egoísta, pelo contrário.

Não estando aqui a julgar nenhum caso em particular, também sabemos que algumas pessoas na primeira adversidade irão recorrer ao abate para acabar com o problema, e isso sim, é egoísmo.

Com isto só quero dizer que não há uma fórmula exacta que diga se é correcto ou não abater o animal.
Como muita boa gente que conheço.
Não pelo que entende.
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

terça set 11, 2012 11:00 am

Isso também é verdade, eu preferi não o fazer, preferi deixar a minha companheira sofrer mais 2 dias, e hoje arco com as culpas, e não há um unico dia que não me culpe, já lá vai quase um ano...
A morte é triste, para ambos, é realmente triste estarmos com um animal nosso na sala, nos passeios, nas brincadeiras, e no dia a seguir termos de nos deparar com esta situação...
No que depender de mim só em ultima instancia, mas será uma morte DIGNA e comigo ao lado, por mais que me custe não vou deixar o meu companheiro ou companheira morrer sozinho com um veterinário, porque eu não quis sofrer a ver.
Vou estar lá para poder ver o seu ultimo olhar, receber o ultimo beijinho e estar o ultimo momento antes da partida.
Vai custar, claro que sim, mas vou tomar a decisão acertada para acabar com o sofrimento e dar-lhe o descanso merecido
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

terça set 11, 2012 2:48 pm

Saracocas Escreveu: A morte é triste, para ambos, é realmente triste estarmos com um animal nosso na sala, nos passeios, nas brincadeiras, e no dia a seguir termos de nos deparar com esta situação...
No que depender de mim só em ultima instancia, mas será uma morte DIGNA e comigo ao lado, por mais que me custe
Exactamente o que penso!

E a partir do momento que não há nada a fazer não é egoísmo prolongar o sofrimento de um animal só porque o queremos ao nosso lado mais um pouco sabendo que a partida é inevitável e pode ser feita sem sofrimento?
Mas como é óbvio cada caso é um caso e cada pessoa pensa de maneira diferente! Não julgo ninguém porque muita gente por vezes ainda tem esperança na recuperação, faz tudo pelos seus meninos, mas há vários factores a ter em conta como idade, tipo de doença se tiver e a opinião do vet que é muito importante sendo ele de confiança!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça set 11, 2012 3:15 pm

Eu vi um dono durão e vivido chorar como uma criança, agarrado á pata do seu cão nos últimos momentos, um cão tão durão como o dono.
veredicto: uma rara infecção medular que o paralisou.
Um animal relativamente novo e saúdavel, cheio de garra e energia, súbitamente paralisado de metade do corpo. Semanas a tentar lidar com Ver o animal a sofrer porque queria correr, pular, caçar.
Perdeu o apetite, recusava comer, deprimiu.
Foi uma decisão terrivel numa casa com crinaças que choraram o amigo durante um ano. Mas ver aquele cão poderoso a morrer aos centimetros todos os dias... :cry:
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 11, 2012 3:46 pm

Eu não critico quem decide não mandar abater, eu não o faria nunca, mas isso sou eu. Seria incapaz de ver uma das minhas companheiras a morrer aos bocados e eu nada fazer para lhes acabar com o sofrimento.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
nandaalmeida
Membro Veterano

terça set 11, 2012 3:56 pm

Pra mim nunca mais,quando eles estão em sofrimento acabou.
Depois da minha menina ter morrido comprei outro que tive de mandar abater,chorei sim,mas sei que foi o melhor para ele.
Em momento algum agora me arrependo da decisão tomada.
Não pelo que entende.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 11, 2012 5:30 pm

Na minha opinião deveriam era modificar o titulo do tópico, já que não se trata aqui de escolha entre vida e morte e sim entre sofrimento prolongado e morte rápida e misericordiosa.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

terça set 11, 2012 6:27 pm

kittten Escreveu:Na minha opinião deveriam era modificar o titulo do tópico, já que não se trata aqui de escolha entre vida e morte e sim entre sofrimento prolongado e morte rápida e misericordiosa.
Concordo.

Não se trata de decidir entre vida e morte. Trata-se de decidir entre prolongar o sofrimento do nosso animal (e o nosso, pois doi e muito vê-los a sofrer) ou dar lhe um descanso merecido.

Dia 13 de Julho deste ano tive de tomar essa decisão. Se doeu? Ou se doeu... E ainda doi muito, e muitas vezes ainda me vêem lagrimas aos olhos (como agora...)
O Link tinha 12 anos. Safei o da morte por 2 vezes, a ultima à coisa de 7 anos. Desta vez só tive esta sensação de não poder fazer nada, mas NADA para lhe aliviar as dores que tinha...
Em menos de 15 dias passou de um cão que corria, brincava, muito activo para a idade que tinha, para um animal paralizado e sem sensibilidade nenhuma nas patas traseiras.
Causa: Hernia discal
Veredicto: Se se conseguir estabilizar, fica no estado em que está, com pouca ou nenhuma mobilidade
Foi diagnosticado numa 4a feira. Na quinta à noite tive de aumentar a dose de analgésicos pois ele estava a gritar de dor (sim gritar, um misto de ganir com uivo). Na sexta... Na sexta pareceu melhor, não tinha dores, subiu umas vezes para o sofá sozinho. No começo da tarde voltaram as dores, e demorou 2 horas a parar de gritar. Quando cheguei do trabalho tinha ainda alguma sensibilidade nas patas, pouca mas tinha. Passado 1 hora já na vet, já nem isso...
Ele comia cerca de 1/4 da ração diária, e tinha de ser na minha mão. Tinha um olhar perdido. Só olhava para mim, à procura de ajuda...

Fez Obediência, Agility, Patoreio, FlyBall, ia nadar... Era muito activo.
Ele merecia mais e melhor... E sobretudo não merecia sofrer...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça set 11, 2012 7:54 pm

Como o dos meus amigos :cry: Um animal com uns 6 anos, tão robusto, caçava sózinho na propriedade, era um excelente guarda e simultâneamente um animal dedicado às crianças da casa.
Foi um choque vê-lo paralisado, enquanto se faziam as sucessivas análises o bicho ia definhando, era um desespero, foi um drama mas ao mesmo tempo um alívio ver aquilo terminar.
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

terça set 11, 2012 8:48 pm

Ana muito triste mesmo a sua historia.
Ainda a uns dias andei a ver os topicos antigos, e vi que tinha um cão e pensei "bem este já está bem velhote" e fui vendo outros tambem enquanto via os topicos.
E agora vê-la aqui a dizer que o seu companheiro partiu e ainda para mais dessa maneira.
Lamento mesmo muito, foi tudo muito repentino mas agora está em paz e já não sofre mais :cry:
Responder

Voltar para “Cães”