Em risco de ficar sem chinchilas ;s

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

segunda set 03, 2012 7:29 pm

Boas, como já devem ter entendido estou em risco de ficar sem as minhas duas chinchilas, a Bianca e a Kiara, por causa dos meus pais!

Desde que as comprei que elas estão na sala porque não tenho mais sítio nenhum para as meter, devido às dimensões da gaiola... Os meus pais nunca se importaram de as ter na sala e nunca mandaram vir com elas, até à cerca de 3/4 meses!

Em suma, o que eles dizem é que sujam muito e que fazem muito barulho à noite! A sujidade é devido à areia do banho, da serradura e do pêlo que elas largam...

Eu limpo a sala todos os dias desde que as tenho e mesmo assim eles se queixam!

O que vos queria pedir é que me dessem ideias de uma possível gaiola que eu possa fazer para que a sujidade seja menor...

Não quero mesmo ficar sem elas ;s

Obrigada :)
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda set 03, 2012 8:13 pm

que tal forrar a parte de baixo da gaiola para que elas a brincarem no chao nao mandem as aparas para fora nem venha areia quando tomam banho
JessiicaF
Membro

segunda set 03, 2012 8:47 pm

Sasha99 Escreveu:que tal forrar a parte de baixo da gaiola para que elas a brincarem no chao nao mandem as aparas para fora nem venha areia quando tomam banho
Pode ser uma possibilidade, mas não sei se será eficaz o suficiente... ;S
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 03, 2012 8:51 pm

JessiicaF Escreveu:Pode ser uma possibilidade, mas não sei se será eficaz o suficiente... ;S
De qualquer maneira já ajuda ...
Fons3ca
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 5:40 pm

segunda set 03, 2012 9:45 pm

Em relação à areia sugiro-te a não a teres na gaiola.
Eu tenho um balde grande e alto do qual todos os dias dou banho em cima de um tapete, assim, após o banho é só sacudir o tapete!

Sobre a gaiola sugiro-te revistar os lados e a parte de trás da gaiola com aqueles plásticos enormes que existem, que assim já cai menos sujidade... (Porem, não sei se não abafará as bichinhas...)

Relativamente aos barulhos que fazem durante a noite posso só dizer-te a minha experiencia...
Quando estou ao pé dela esta sossegada, porém, quando fica sozinha faz muito barulho mas se ligar a TV em volume baixo já acalma!!
JessiicaF
Membro

sábado set 08, 2012 1:27 pm

Boas, desde já obrigada pelas respostas :)

Falei com os meus pais e eles querem que eu mande fazer uma gaiola em madeira (pinho) para ver se conseguimos arranjar maneira de não haver tanta sujidade... A ideia seria de, na parte de baixo, fazer tipo uma "caixa" para que a serradura e os cocós não venham para fora! Em relação à areia irei fazer tipo uma caixa de madeira, só com um buraquinho de madeira para elas poderem entrar e tomar banho...

Espero que resulte :)
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça set 11, 2012 11:01 pm

pq n por so modifcar a gaiola que ja tem??
aplicar umas placas de madeira de pinho n tratado dos lados so para elevar o fundo.
ia poupar muito e o resultado vai dar no mesmo.
wc ja tem feitos de plastico que é mais higiénico para limpar e pelo que li nao se deve ter a areia sempre disponível por isso nao lhes da hipótese de roerem o plástico se vigiar os banhos
JessiicaF
Membro

terça set 11, 2012 11:12 pm

Sasha99 Escreveu:pq n por so modifcar a gaiola que ja tem??
aplicar umas placas de madeira de pinho n tratado dos lados so para elevar o fundo.
ia poupar muito e o resultado vai dar no mesmo.
wc ja tem feitos de plastico que é mais higiénico para limpar e pelo que li nao se deve ter a areia sempre disponível por isso nao lhes da hipótese de roerem o plástico se vigiar os banhos
Mas a gaiola que elas têm agora não é das mais adequadas, porque é pequena!

WC já tiveram mas roeram o plástico todo, ou seja, essa solução não pode ser ;S
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quarta set 12, 2012 10:04 am

Com um tamanho que dê para os dois, não será é barato :S

Toda fechada, ou com grades?

Já vi aqui uma, totalmente fechada, em que apenas as portas tinham grades.
Para a sujidade de fora é uma boa solução, mas depois também terás muito mais sujidade la dentro..

De qualquer das maneiras, uma solução contra o barulho é que é complicado... só se a mudares para uma garagem ou assim.
JessiicaF
Membro

quarta set 12, 2012 1:54 pm

Adim Escreveu:Com um tamanho que dê para os dois, não será é barato :S

Toda fechada, ou com grades?

Já vi aqui uma, totalmente fechada, em que apenas as portas tinham grades.
Para a sujidade de fora é uma boa solução, mas depois também terás muito mais sujidade la dentro..

De qualquer das maneiras, uma solução contra o barulho é que é complicado... só se a mudares para uma garagem ou assim.
As gaiolas em madeira não ficam assim tão caras, aliás ficam bem mais acessíveis do que as que se vendem nas lojas de animais e, no meu ponto de vista, não são adequadas a chinchilas!

A gaiola será fechada completamente dos lados e na parte de trás; a parte da frente, devido à sujidade, vou fechar metade da gaiola e a parte d cima será em rede!

Em termos de sujidade no interior, não há problema porque limpo a gaiola com regularidade...

O problema da minha gaiola actual é que a prateleira está roída e está solta de um lado, ou seja, elas a saltarem a prateleira faz imenso barulho! Mas de resto não fazem muito...

Obrigada (:
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quarta set 12, 2012 2:03 pm

As minhas prateleiras estão boas (são de plastico) e mesmo assim ele faz imenso barulho a saltar para lá. Quando tiver tempo vou trocar as prateleiras de plastico por umas de madeira.. as de plastico têm umas molas que demoram imenso a tirar, e por cada lado da gaiola têm 4!
Prateleiras de madeira com uns camarões para prender torna a coisa bem mais pratica :)
Última edição por Adim em quarta set 12, 2012 2:06 pm, editado 1 vez no total.
JessiicaF
Membro

quarta set 12, 2012 2:05 pm

Adim Escreveu:As minhas prateleiras estão boas (são de plastico) e mesmo assim ele faz imenso barulho a saltar para lá. Quando tiver tempo vou trocar as prateleiras de plastico por umas de madeira.. as de plastico têm umas molas que demoram imenso a tirar, e por cada lado da gaiola têm 4! Prateleiras de madeira com uns camarões torna a coisa bem mais pratica :)
Exactamente e o barulho será muito pouco ou quase nenhum :)
Vero26
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2012 11:56 pm

quinta set 13, 2012 7:56 pm

Procura no olx ou sites do gênero gaiolas usadas,são mais baratas,há alguma com vários andares por volta de 80 euros ou mais. Claro que na base elas não têm protecção para evitar a saída de aparas,ou areia do gato,etc. A areia do banho da chinchila só lá deve ficar meia hora.
Quer seja uma gaiola nova ou a que tens em casa,podes remediar usando um tecido a toda a volta com uns elásticos a apertar. Mas não as ves,portanto,se queres algo mais bonito para estar na sala,será também mais caro. Põe 3placas de pinho fino ou madeira leve e a quarta à frente,coloca acrílico fino,que é caro mas limpas bem com limpa vidros e vê s sempre as fofuras. Acrílico e madeiras experimenta no aki, ou semelhante. Pelo menos 50euros iras gastar nesta idéia que dou.
Quanto ao barulho delas,tenta uma luz de presença de bebe,não sei se elas só fazem barulho no escuro.
JessiicaF
Membro

quinta set 13, 2012 8:23 pm

Obrigada pela tua resposta, mas antes de responderes informa-te um bocadinho! Desculpa a sinceridade... :?
Vero26 Escreveu:Procura no olx ou sites do gênero gaiolas usadas,são mais baratas,há alguma com vários andares por volta de 80 euros ou mais.
Com 80 euros faço eu uma gaiola de madeira e bem melhor do que as gaiolas que se vendem aí, que são "supostamente" para chinchilas, esquilos e etc...
Vero26 Escreveu:Claro que na base elas não têm protecção para evitar a saída de aparas,ou areia do gato,etc. A areia do banho da chinchila só lá deve ficar meia hora.
Areia de gato? :o :o :o
Isso não se utiliza numa gaiola de chinchilas, apenas se utiliza serradura e rolinhos de madeira prensada!
Em relação à areia do banho, só deve permanecer na gaiola 10 a 15 minutos!
Vero26 Escreveu:(...) podes remediar usando um tecido a toda a volta com uns elásticos a apertar.

Se a gaiola estivesse revestida com tecido no dia seguinte ou já não tinha tecido ou já não tinha chinchilas!
Vero26 Escreveu:Quanto ao barulho delas,tenta uma luz de presença de bebe,não sei se elas só fazem barulho no escuro.

A questão do barulho está resolvida! Com a gaiola nova não haverá barulho...
Vero26
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2012 11:56 pm

sexta set 14, 2012 2:26 pm

Se tens oportunidade de fazer a gaiola,melhor,poupas mais,mas também demora o seu tempo a fazer. Quando se tem uma gaiola grande podes neste momento ter as tuas chíns e de futuro daqui a uns anos quem sabe,um cão da pradaria ou furão,portanto neste momento saltam aparas de futuro poderá saltar areia de gato no caso de furão pois usam a caixa. Eu conheço uma pessoa que tem uma chin e também fiz que 10 a 15 minutos de banho de areia,chega. Agora se viver um casal ou mais na mesma gaiola tera de dar tempo a todas de tomar banho. A gaiola do meu furão tem 1m med altura e duas divisões com escadas interiores e tubos,fui eu que fiz,mas tenho uma oficina,gasteí cerca de 50euros em rede e acrílico,pintei e ficou bem,mas está na rua,claro que nunca fica tão bonita como uma toda cromada de compra. Essas que são cromadas com rodas tem mais om muito mais aparencia para estar numa sala onde se pode vir a receber visitas . Minha resposta não é para irritar ninguém.
Abraços
Responder

Voltar para “Exóticos”