Eles sabem, sentem ou presentem?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quinta set 13, 2012 12:02 pm

No final de Maio abri um novo tópico por causa da minha Lua, transcrevo um pouco:
"Olá e bom dia. A Lua tinha razão, não comia porque estava doente. A esterilização da Lua estava programada para Agosto, porque tenho cá o meu filho e ele sempre estaria de olho nela depois da cirurgia. No domingo da outra semana dormi pessimamente e sonhei com a Lua, talvez porque estava preocupada com o facto dela ter emagrecido. Foi uma noite terrível e de sobressalto e na segunda feira liguei para a Clínica e marquei uma consulta e a esterilização. Mas não fiquei minimamente tranquila e na quarta feira liguei de novo para a clínica e remarcaram a cirurgia para a passada sexta feira. Na sexta feira fui levá-la e por volta da hora do almoço a Vet. telefonou-me a dizer que a Lua já tinha sido operada e que estava estável tudo tinha corrido bem e que tínhamos ido a tempo. Tínhamos chegado a tempo porque a Lua tinha uma piómetra fechada, os ovários estavam cheio de quistos e o útero cheio de pus. Senti-me logo muito culpada e mal comigo mesmo, como foi que eu não vi? A Vet disse que eu não podia saber, pois como era uma piómetra fechada não havia corrimento de pus e era muito difícil eu saber. Agora está bem, já come bem e está a recuperar. Mas foi horrível, eu devia ter dado conta que algo não estava bem, mas ela estava esperta, voava como sempre ( a Lua não salta, voa), estava arisca e medrosa como sempre, apenas não comia a ração. Mas eu devia ter percebido que algo mais estava mal, porque agora depois de ter passado é que percebi que havia alguém que me dizia que a Lua estava doente, era o Brahma. O Brahma é muito amigo das meninas e menino, mas ultimamente toda sua atenção era para a Lua estava sempre a lambe-la e eu não o "ouvi" correctamente, não li no seu comportamento o que se estava a passar. Enfim..."
Agora volto a questionar-me se os cães sabem, sentem ou presentem as doenças. Se bem que já tenha lido sobre isso e lido também alguns estudos que corroboram a certeza de que realmente os cães presentem a doença, nunca tinha "vivido" até à altura em que a Lua esteve doente, e agora voltou a acontecer, passo a explicar.
Na quarta feira da passada semana a Pinfinhas tinha o olho fechado, mas como já aconteceu eu não liguei muito, pois as pestanas por vezes enfiam-se dentro do olho e depois de limpar com uma comprenssa e soro passa. Só que na quinta feira de manhã o Brahma começou a cheirar a orelha da Pinfinhas, na parte da tarde fui ao Vet. A Pinfinhas estava a fazer uma otite.
Estas foram as minhas experiências e vocês?
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta set 13, 2012 12:14 pm

Está provado que os cães, graças ao seu fantástico olfato tem capacidade para detectar variações mínimas no corpo relacionadas com tumores, infecções, etc, que de facto produzem odores que nem se sabia que exisitiam.

Esta capacidade está a começar a ser explorada e ser usada em medicina.

Não é questão de "pressentirem" a doença. O que se passa é que tem maneira de detectar. Não é nada de paranormal. É muito concreto.

Os animais também detectam alterações inperceptiveis de comportamento, de expressão, etc, especialmente se estas alterações implicarem emissão de odors, alterações hormonais, ferormonas, etc.
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta set 13, 2012 12:33 pm

Não tenho dúvida nenhuma que ele pressentiu a doença, seja pelo facto de ter um olfacto muito mais apurado que o nosso e sentir odores que para nós são imperceptíveis, ou seja porque percebeu qualquer alteração no comportamento dos companheiros.
Aliás, há quem queria colocar essa capacidade dos cães detectarem doenças ao serviço do ser humano.
O Brahma deve ter um nariz e tanto! :wink:
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quinta set 13, 2012 12:47 pm

Os caes têm um nariz fenomenal!
São varios os casos de caes que ajudam pessoas com diabetes, detectando e avisando o dono das alteraçoes de açucar no sangue, de caes que detectam o cancro, etc.


É muito curioso, o que pra eles é tao natural, para nós parece um poder doutro mundo :lol:
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
― Albert Einstein
Saracocas
Membro Veterano
Mensagens: 1065
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quinta set 13, 2012 1:24 pm

Não sei se foi de preposito ou só coincidência, no dia da morte do Cocas (a cerca de 1 semana) os patudos que estavam com ele na enfermaria faziam-lhe a vida negra, mas nesse dia todos se sentaram a olhar para ele, e deitaram-se todos perto dele e ali ficaram.
Deduzimos que não passa-se daquela noite e assim foi, no dia seguinte o nosso Cocas estava morto.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta set 13, 2012 1:29 pm

Houve um documentário que falou da capacidade de os cães detectarem químicos do nosso corpo que libertamos, e que é por isso que conseguem detectar pessoas doentes ou à beira da morte. Acho que o documentário era "Extraordinary Dogs".
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta set 13, 2012 1:33 pm

Saracocas Escreveu:Não sei se foi de preposito ou só coincidência, no dia da morte do Cocas (a cerca de 1 semana) os patudos que estavam com ele na enfermaria faziam-lhe a vida negra, mas nesse dia todos se sentaram a olhar para ele, e deitaram-se todos perto dele e ali ficaram.
Deduzimos que não passa-se daquela noite e assim foi, no dia seguinte o nosso Cocas estava morto.
Não é coincidência, não. Os animais sabem quando outro está a morrer. Porque à medida que os órgãos vão cessando as suas funções e o sistema hormonal vai deixando de fabricar as hormonas que os fazem funcionar, o cheiro dos corpos altera-se, há movimentos reflexos e alterações imperceptíveis (ou não) para nós, etc.

Há tempos disse isto mesmo num outro tópico e tentaram gozar-me. Mas é realmente verdade.

Não sei se deram pela notícia, mas nos EUA há um lar especializado em cuidados paliativos a idosos que tem um gato residente. Ora, o pessoal desse lar sabe quando um idoso está a morrer porque o gato vai deitar-se a seu lado e ali fica até a pessoa acabar. Depois vai-se embora, para repetir tudo com o próximo moribundo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Saracocas
Membro Veterano
Mensagens: 1065
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quinta set 13, 2012 1:35 pm

Então os nossos putos sabiam que o Coquinhas ia partir..
O nosso doentinho, esquelético e com uma barriga que parecia um balão, tao doente que ele estava ):
Todos ficaram calmos e junto dele nessa noite, já calculávamos que era o ultimo olhar a hora do triste adeus ao nosso velhote.
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quinta set 13, 2012 1:38 pm

Até os animais sentem compaixão, sentimento em vias de extinção nos humanos.
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta set 13, 2012 1:54 pm

Pinfinhas Escreveu:Até os animais sentem compaixão, sentimento em vias de extinção nos humanos.
É inteiramente verdade!
Quando esterilizei uma das minhas cadelas, a outra deitou-se ao lado dela a com o ar mais triste do mundo a tomar conta da que foi operada. Mesmo depois disso, se uma delas se magoa a outra vai logo ter com a que se magoou e dar-lhe umas lambidelas em jeito de "estás bem"?
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta set 13, 2012 2:38 pm

Tive um cão que se fosse gente, seria com certeza médico. :)

A certa altura, as ninhadas de cachorros abandonados sucediam-se em minha casa. Pois o bonzanas do meu cão-doutor, macho periférico por excelência nesta matilha, ia sempre cheirar os cachorros e inspeccioná-los. Chegava a empurrar-me a mão para o fazer melhor! Depois de os cheirar, virar e investignar, dava-me autorização para cuidar deles, e o olhar dele quando o fazia dizia-me logo se estava tudo bem ou se era preciso fazer alguma coisa.

Houve uma vez em que, depois de cheirar os cachorrinhos, abocanhou um e fez menção de o levar com ele para a sua cama. Depois percebi por que o fez: o cachorro estava frio, precisava de ser aquecido.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
carlapt2012
Membro
Mensagens: 153
Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am

quinta set 13, 2012 4:13 pm

Floripes3 Escreveu:
Há tempos disse isto mesmo num outro tópico e tentaram gozar-me. Mas é realmente verdade.

Não sei se deram pela notícia, mas nos EUA há um lar especializado em cuidados paliativos a idosos que tem um gato residente. Ora, o pessoal desse lar sabe quando um idoso está a morrer porque o gato vai deitar-se a seu lado e ali fica até a pessoa acabar. Depois vai-se embora, para repetir tudo com o próximo moribundo.
Lol ou seja nessa lar o pobre do gato passa a vida a ser enxotado, porque ninguem quer que ele se deite ao pé :-)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta set 13, 2012 5:15 pm

Não seja tonta, Carlapt. O gato é muito estimado e acarinhado, e quando ele chega ao ponto de se deitar junto do moribundo, já este não está em estado de dar por nada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Suesca
Membro Veterano
Mensagens: 1800
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Localização: Panda e Petra

quinta set 13, 2012 6:51 pm

Como eu amo animais!!
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta set 13, 2012 8:34 pm

E quando eles metem o rabo entre as patas, entram pra casa, enfiam-se debaixo das camas e ainda nós nem sequer nos apercebemos que vai trovejar? Também será do olfacto apurado?
Responder

Voltar para “Cães”