Aquário de água Salgada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

terça set 11, 2012 6:51 pm

Olá a todos, espero que tenham todos passado bem na minha demasiado longa ausência :p
Bem, hoje eu trago-vos um novo projecto que eu poderei vir, ou não a realizar: um aquário de água salgada!
O meu objectivo é adquirir todos os conhecimentos teóricos necessários até ao Natal (altura em que reúno as verbas necessárias para realizar este sonho dispendioso) e, após algumas leituras, surgiu-me uma dúvida, que como tudo nestes dias, levanta a questão monetária. A minha dúvida é se terei de comprar um sistema caríssimo de osmose inversa para preparar a minha água para as tpa`s, ou se posso utilizar água da torneira depois de reduzir os fosfatos, ou algo do género.
Também tenho mais uma pergunta: é mesmo necessário ter sump??? é que todos os aquas que eu vejo tem sump, e neste momento eu não tenho nem o espaço nem os fundos para adquirir uma, mas mais uma vez: o aquariofilismo responsável é mesmo conhecermos os nossos limites, e nunca prejudicarmos a vida dos nossos frágeis companheiros marinhos.

Obrigado.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quarta set 12, 2012 12:51 am

Senti uma falta doida :roll: Tou a brincar :P
Primeiro e como ja disseste é muito dispendioso, um aquário nano de 50 litros fica, com tudo, a volta de 300 euros...
O material é bastante caro...
Os aparelhos de osmose inversa não são assim tão caros, arranjas um por 50 ou 60 euros e dura-te 10 anos!
Mas não é necessário, seria mais facil para ti, mas não é necessário...
Basta usares os produtos indicados e fazer muitos testes para ver se altera-se ou não os parametros :S
Sump não é necessária, mas ajuda imenso para quem tem aquas de água salgad, porque fica tudo muito mais organizado... Mas sempre podes ter o material todo de fora, fica e mais feio :S
Vais precisar de bombas para criar movimento na água, ao contario dos aquarios de agua doce, nos aquarios de agua salgada não pode haver "pontos mortos" no aqua, senão aumentam os nitritos e é uma chatice...
Depois precisas de rocha viva, depende do tamanho do teu aqua a quantidade dela, mas tem a noção que a rocha viva (que é o substituto da ceramica nos aquas de agua doce) é vendida entre 15 a 18 euros o quilo! Muitos aquariofilos compram rocha morta, porque a rocha viva passa as bactérias e organismos dela para a morte, então á quem compre 1/3 de rocha viva e os outros 2/3 de rocha morta, mas ai o periodo de ciclagem passa a meses, ou a um ano até!!! E nunca chega a tornar a rocha morta completamente rocha viva...
Depois tens de saber a questão do tamanho do aqua e das lampadas que são mais nos aquas salgados por causa dos corais (se quiseres ter claro), depois tens os novos sistemas LED's que são mais carotes, mas compensam e da para teres bons corais...A ventilação é muito importante e um sistema de coolers convém ter ligado para o aqua manter-se fresco, porque os equipamentos (como sao muitos) aquecem muito a água e as ventoinhas arrefecem logo...
Mas para já, que tamanho de aqua estás a pensar ter? E fauna?
Se queres mesmo optimas respostas todas cheias de informação, podes ir ao aqu*riofilia.net, é melhor porque tem parte especifica de água salgada...
Boa aquariofilia e pensa bem nisso ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta set 12, 2012 3:39 pm

Um aquário de recife ... é um dos meus sonhos, mas ainda não cheguei lá :wink: .

Deixo aqui alguns artigos de um site de aquariofilia brasileiro que eu costumo visitar. São muito informativos:

Filtração num Aquário de Recife
http://www.aquahobby.com/articles/b_filtros_recife.php

O Sistema de Jaubert
http://www.aquahobby.com/articles/b_jaubert.php

A Importância dos Aditivos
http://www.aquahobby.com/articles/b_aditivos.php

Iluminando Sistemas Marinhos
http://www.aquahobby.com/articles/b_ilumarin.php

Algas Marinhas - Parte 1 e Parte 2
http://www.aquahobby.com/articles/b_alg ... nhas_1.php
http://www.aquahobby.com/articles/b_alg ... nhas_2.php

Montar um reef é complicadito ... por isso, boa sorte :wink: .
doctorbrinco
Membro Veterano

quarta set 12, 2012 7:36 pm

Obrigado pelas respostas!
o Aquário é de 96 litros (é o meu antigo), vou comprar um fluval u4 para filtragem, que faz 1000 litros por hora e ajuda na movimentação da agua. Tanto a bomba como o escumador vao ser tunze(são os melhores que eu ja vi em catalogos, etc.), vou meter á volta de 10 a 15 kilos de rocha viva para a filtragem biologica, e vou comprar uma calha de iluminação t5 para prender pela parede ou pelo teto (para o aqua não ficar tapado), vou ainda ter um refugio com algas para me eliminar os fosfatos. a água para as tpa`s vai ser preparada num balde com alguns dias de antecedência, e a água doce para substituir a evaporada também.
Por favor digam-me se me faltou alguma coisa, ou disse algo mal.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 12, 2012 9:31 pm

Quero ver isso quanto estiver montado.

Quanto aos conselhos, os salgados não são a minha praia, nunca tive nenhum.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

sexta set 14, 2012 4:28 pm

doctorbrinco Escreveu:Obrigado pelas respostas!
o Aquário é de 96 litros (é o meu antigo), vou comprar um fluval u4 para filtragem, que faz 1000 litros por hora e ajuda na movimentação da agua. Tanto a bomba como o escumador vao ser tunze(são os melhores que eu ja vi em catalogos, etc.), vou meter á volta de 10 a 15 kilos de rocha viva para a filtragem biologica, e vou comprar uma calha de iluminação t5 para prender pela parede ou pelo teto (para o aqua não ficar tapado), vou ainda ter um refugio com algas para me eliminar os fosfatos. a água para as tpa`s vai ser preparada num balde com alguns dias de antecedência, e a água doce para substituir a evaporada também.
se é o que tens na foto, que parece que tem tampa, deves tirar a tampa para uma melhor troca dos gases :wink:
doctorbrinco
Membro Veterano

sexta set 14, 2012 8:26 pm

joa0 Escreveu:
doctorbrinco Escreveu:Obrigado pelas respostas!
se é o que tens na foto, que parece que tem tampa, deves tirar a tampa para uma melhor troca dos gases :wink:
Sim, se este projecto for para a frente vou tirar a tampa e colocar outra, daquelas que se prendem pela parede ou pelo teto.
Rikass
Membro Veterano

sexta set 14, 2012 8:31 pm

Sim e com um transformador liga uns coolers porque sem isso o aqua fica quente como sei lá... Com tantos equipamentos lá dentro é normal...
Mas tem a noção que o material vai ter que ser substituido de ano a ano ou as vezes mais, porque o sal corroi...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

quarta set 19, 2012 3:49 pm

Boas.

Há forma de manter um salgado ainda com menos equipamento do que para um aquário de água doce.

Agora isto não é um aquário para qualquer um, não porque exija muito trabalho, mas porque exige muito auto-controlo.

Exige ser capaz de aguardar, ter paciência e não querer meter lá tudo o que se vê pela primeira vez. É um aquário para quem se está marimbando para equipamentos e quer mesmo só ter um bocadinho de mar em casa e não ter chatices.

O essencial para um aquário de água salgada com menos de 100 litros (menos de 50 litros já começa a ser um bocado perigoso devido à instabilidade) é:

- 20% do volume em rocha viva;
- Aquecedor;
- Calha de iluminação;
- Bomba de circulação;
- Refractometro;
- 10 vezes mais calma e paciência do que para um aquário de água doce.
- Areia não demasiado fina, no máximo 1 a 3 cms de altura, 1 cm é mais seguro.

ROCHA VIVA

Quem tiver mais paciência do que dinheiro para gastar, arranja rocha morta em vez de rocha viva, uma vez que a rocha morta se compra a pouco mais de 4 € por Kg. A rocha morta ao fim de uns 3 meses torna-se viva. Convém no entanto ter pelo menos uma peça de rocha viva para "contaminar" a rocha morta.

A rocha viva é extremamente porosa e vai encher-se de bactérias como os filtros e muito mais bicharada.

A rocha deve ser colocada de forma a evitar tanto quanto possível, zonas sem circulação de água.

CALHA DE ILUMINAÇÃO

Neste aquário, o melhor é manter-se afastado de corais duros porque isso vai complicar brutalmente o aquário. Uma das maiores dores de cabeça dos reefs é manter os níveis de cálcio nos níveis adequados à manutenção de corais duros. Fujam disso como da peste se querem ter uma 1ª experiência calminha.

Os corais moles não exigem de níveis de cálcio altos na água e necessitam de muito menos luz do que os duros e assim sendo, qualquer calha de iluminação serve, mesmo as de T8. Claro está que se for T5, melhor.

BOMBA DE CIRCULAÇÃO

A bomba deve ter a capacidade de movimentar 20 a 30 vezes o volume do aquário por hora e deve estar colocada de forma a reduzir ao mínimo as zonas mortas no aquário e também agitar a superfície. A água salgada tem uma capacidade de reter oxigénio muito menor do que a água doce.

REFRACTOMETRO

Isto não é propriamente equipamento do aquário, mas um equipamento para testar a salinidade da água. Há também os densímetros que são muito mais baratos, mas não posso recomendar, porque têm normalmente uma grande margem de erro.

Resumindo a receita é a seguinte:

- Montar o aquário com todo o equipamento, areia e rocha viva;
- Colocar água do mar. A água deve ser recolhida num local com pouca poluição e deve-se evitar as poças. Quem não tem mar próximo tem que usar sal marinho para aquários.

A manutenção começa imediatamente e consiste só em:

- Repor a água evaporada com água doce, da torneira.

Isto pode ser feito sem problema umas 2 vezes por semana.

Convém ir vendo que a salinidade se mantém igual à da água que estão a recolher no mar. Não interessa o que se diz que deve estar em torno de 1.023, o importante é que se mantenha igual à água do mar onde fazem a recolha. O importante é a estabilidade. Se se põem a tentar corrigir adicionando água doce por exemplo, acabam diluindo muitos elementos químicos importantes.

Só o pessoal que tem que usar sal marinho é que pode tomar esses 1.023 como referência.

- TPA de 10% semanal. Religiosamente.

Isto tem mais funções do que em água doce. Os organismos que vivem no aquário consomem muitos elementos químicos presentes na água salgada e a TPA repõe-nos.

A água do mar pode ser armazenada em casa em recipientes fechados e às escuras durante 1 mês sem problemas. A recolha não deve ser feita após uma chuvada, porque nesses dias vem muita porcaria de terra para o mar e já agora, se puderem, evitem as marés vazias.

AGUARDAR 2 MESES

Eu acho que um aquário de água salgada não atinge a estabilidade antes de um ano e o aquário vai passar por muitas fases, algumas delas não muito bonitas. Estejam preparados para assistir à procissão de Nossa Senhora das Algas ao longo de muito tempo. Elas são castanhas, vermelhas, verdes, cianobactérias... enfim.

Faz parte. É só ir aproveitando para sugar algumas delas quando se faz as TPA's.

INTRODUZIR OS HABITANTES

Começar com a equipa de limpeza: um ou 2 caranguejos eremitas na 1ª semana.

Evitem os grandes, quando mais pequenos melhor. Os grandes são trapalhões e quando tiverem corais eles andam por cima deles e derrubam-nos. E não lhes dêem conchas. Se eles encontram conchas maiores, mudam-se e crescem. Quando crescem, muitos deles tomam-se de apetites por outros pequenos animais.

A seguir podem ir colocando outros animais, como nassarius, cerithes e turbos.

Podem também introduzir macro algas, como caulerpas. Evitem algas que depois sejam difíceis de erradicar, como a caulerpa racemosa.

E cuidado com outras pragas, que uma vez que entrem no aquário, nunca mais de lá saem.

Coloquem o vosso primeiro coral e vejam como ele se adapta. Optem por zoanthus, um pequeno sarcophyton, discossomas.

Aos 3 meses, pode entrar o primeiro peixe. Escolham com muito cuidado, porque num aquário deste tipo, nunca vão poder ter muitos. Eu não metia um casal de palhaços num aquário com menos de 80 litros.

Já agora, se essa for a vossa opção, tenham em atenção que eles nascem todos machos. Por isso devem escolher dois ainda jovens mas com tamanhos bastante diferentes. O maior irá se tornar fêmea. E palhaços há muitos. Nada de misturar palhaços diferentes, tirando ocellaris normais e pretos. Espécies de palhaços diferentes matam-se.

E esqueçam as anémonas. Pensem antes em se atirar da janela antes de pensaram numa anémona. Não, não e não... e mais não! Os vossos palhaços podem adoptar outro coral. Eles costumam gostar de sarcophytons.

E esqueçam as estrelas. Vão morrer à fome no vosso aquário. Se o aquário for próximo dos 100 litros podem pensar em algo como ophiodermas. Elas crescem muito.

Eu deixava os camarões para o fim, porque são mais sensíveis que os peixes. Podem lá meter 1 ou 2, mesmo de espécies diferentes, como os lysmata amboinensis e o debelius. Evitem o Stenopus hispidus e caranguejos.

Claro está que isto é como as drogas leves. Há quem se consiga ficar por aqui (poucos) e depois há os que seguem por aí adiante... em direcção a algumas coisas boas e muitas coisas más.
Rikass
Membro Veterano

quarta set 19, 2012 8:06 pm

O escumador não é necessário?
Li em que é muito importante para retirar as proteínas da água...
doctorbrinco
Membro Veterano

quarta set 19, 2012 8:38 pm

Muito Obrigado a todos pelas vossas ajudas!
agora resta saber se se terei as capacidades monetárias para levar este projecto para a frente num futuro próximo.
Ardeus
Membro

quarta set 19, 2012 9:04 pm

Rikass: O escumador é dispensável desde que se cumpram algumas condições simples:
  • Aquário até 100 litros;
    20% do volume do aquário em rocha viva;
    Baixa carga biológica - 2 peixes palhaço necessitam de um aquário de pelo menos 70 litros;
    TPA's de pelo menos 10% do volume todas as semanas
Este tipo de aquário é adequado para corais moles, que tipicamente gostam de águas com alguma carga de nutrientes.

Por outro lado, estes corais são pouco exigentes no que respeita a circulação e iluminação. Desde que se consiga manter a calma, não se tenha pressas e se consiga resistir à tentação de trazer para casa só mais um peixe, um aquário destes mantém-se saudável.

Eu aprendi isto ao ver um aquário montado havia muitos anos com menos de 50 litros, com um peixe palhaço, corais e só uma pequena bomba de circulação, rocha viva, aquecedor e uma calha de iluminação das que se usam para aquários de água doce. Foi uma revelação para mim e segui o exemplo. Mas não é para toda a gente, requer muita contenção.

Por outro lado, tem custos muito baixos.
Rikass
Membro Veterano

quinta set 20, 2012 4:20 pm

Pois já reparei que sim, se as pessoas seguirem o que disse a dispesa é muito menor...

Desculpa doctorbrinco por aproveitar o teu topico, mas isto deixou-me curioso :)

Eu tenho um nano com 18 L e tenho uma calha de iluminação com 24 watts...
Eu de momento tenho muitos caracóis lá e uns 3 camrões adultos que dentro de alguns meses dvem morrer já sã velhotes :D
Eu poderia usar esse aquário para algum tipo de coral, ou um camarão de reef?
Podia dizer-me assim um simples set up para um aqua destas dimensões?
É que o tamanho dele até comprava tudo em rocha viva sem problemas :lol:
Ardeus
Membro

quinta set 20, 2012 6:45 pm

O problema de um aquário de 18 litros é que é muito difícil de manter estável. A mim por exemplo nem me passa pela cabeça fazer isso, sei que mais cedo ou mais tarde ia ter problemas.

E se morre um caracol e não se dá por isso, o sistema todo abana.

Eu apostava em aquários de 60 litros para cima, principalmente tendo em atenção que se está a aprender.

Entre 60 e 80 litros é uma boa conta, porque o aquário "perdoa" melhor os nossos erros quanto maior ele for. Na realidade isto também é válido para água doce.
Rikass
Membro Veterano

sábado set 22, 2012 4:57 pm

Pois eu sei, mesmo nos de água doce é dificel, mas nem para ter um coral ou outro dentro dele da?
Eu gostava de saber o material necessário, do genero que bomba usar, filtro, quanta rocha viva, etc.
Responder

Voltar para “Peixes”