Passear o gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 14, 2012 8:36 pm

Olá a todos!

Venho aqui tentar debater um tema: passear os gatos.

Isto porque há um senhor que mora no prédio em frente do meu que todos os dias leva a sua gatinha cinzenta e branca a passear com coleira e trela. A gatita mostra-se muito feliz e fareja todos os locais. Quando passa um cão, o senhor agarra logo nela ao colo e depois do cão passar, volta a colocá-la no chão e acaba o passeio ...
Leva-a todos os dias pelo menos três vezes e os passeios são curtos ( apenas uma volta pela rua ) e duram cerca de 10 minutos no máximo.

Bem, eu percebi que muita gente que vê ri-se bastante e apontam. Ouvi mesmo à pouco tempo uma senhora a dizer que o senhor devia pensar que tinha um cão em vez de um gato e que era maluco por andar a passear um gato.

Sinceramente, não acho que a gatita seja infeliz ou se assuste por ir passear. Há alguns anos que ele a leva sempre diariamente e há muita gente sempre a criticar. Porquê ?

É assim tão disparatado levar um gato a passear ? Porque é que algumas pessoa criticam e até se riem de tal acto ?
Eu não entendo, não vejo problema, pelo que gostaria de debater aqui este tema :wink: .

Obrigado a todos!
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta set 14, 2012 8:43 pm

Eu tb gostava de levar o meu gato a passear , mas nao era de certeza na rua.Isso é uma roleta russa e kk dia o homem fica ferido e sem o gato. Basta só passar a frente dum quintal como por exemplo o do meu irmao com 2 leões da rodesia que odeiam gatos e dono deles ser um descuidado de primeira.

Penso ir pra um sitio calmo mas acho que deve ser dificio habituar o gato, não sei. Quria comprar um arnes que se ajustasse ao peito pq coleira ainda ele acaba a tentar sacar fora.

Sei que o meu tio levava a gata dele a passear na rua mas acho que ia no colo.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 14, 2012 8:48 pm

LordNagash Escreveu:Eu tb gostava de levar o meu gato a passear , mas nao era de certeza na rua.Isso é uma roleta russa e kk dia o homem fica ferido e sem o gato. Basta só passar a frente dum quintal como por exemplo o do meu irmao com 2 leões da rodesia que odeiam gatos e dono deles ser um descuidado de primeira.

Penso ir pra um sitio calmo mas acho que deve ser dificio habituar o gato, não sei. Quria comprar um arnes que se ajustasse ao peito pq coleira ainda ele acaba a tentar sacar fora.

Sei que o meu tio levava a gata dele a passear na rua mas acho que ia no colo.
Onde moro só há prédios ( apartamentos ) e não há vivendas nem quintas nem nada do género. O senhor leva a gatita com uma trela bastante curta, o que permite que ela ande apenas ao seu lado.
E como referi, ele agarra na gata quando alguma animal passa.

Ele provavelmente habituou-a desde pequena, já que o vejo passear o animal há alguns anos.

Obrigado :D .
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 14, 2012 9:07 pm

Não tem mal nenhum, o problema é que são muito poucos os gatos que se prestam a isso. A esmagadora maioria dos gatos de casa ficam aterrados e às vezes há acidentes e fuga do animal com consequências desastrosas. Contudo, alguns habituados desde pequenos habituam-se e gostam.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Keera
Membro Veterano
Mensagens: 290
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sexta set 14, 2012 9:22 pm

um amigo meu que viveu em Bruxelas por 2 anos disse-me que via várias vezes pessoas a passear gatos e que é comum até por lá. eu não acho que tenha nada de mal, acho até uma boa ideia para levar os bichanos a apanhar sol de uma maneira mais segura do que deixá-los andar na rua aos deus-dará!

tentei habituar a minha com trela e arnês/peitoral, mas nada... ela passa-se... até conseguir dar meia dúzia de passos com ela no quintal mas ela passou metade do tempo a deitar-se e a atacar a trela em vez de se meter em pé e andar, e depois de muitas tentativas desisti da ideia, fica em casa, apanha sol pela janela (que é aliás onde ela adora estar, e eu mantenho sempre a janela fechada), e pronto :lol:
Katy500
Membro Veterano
Mensagens: 578
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm
Localização: Muitos e bons! :D

sexta set 14, 2012 9:33 pm

Não vejo mal nenhum. Aliás, depois de ver uma amiga de uma prima a tentar passear uma chinchila jovem de trela pela rua, já nada me surpreende.
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D
---------------------------

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta set 14, 2012 9:41 pm

Até o passos coelho pode passear na rua , mas esse animal eu não me importo que um cão lhe salte pra cima ou um carro o passe a ferro... :evil:
Katy500
Membro Veterano
Mensagens: 578
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm
Localização: Muitos e bons! :D

sexta set 14, 2012 9:46 pm

LordNagash Escreveu:Até o passos coelho pode passear na rua , mas esse animal eu não me importo que um cão lhe salte pra cima ou um carro o passe a ferro... :evil:
Eu também não, mas acho que esse "castigo" é pouco :lol:
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D
---------------------------

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta set 14, 2012 10:24 pm

o H. gosta de ir à rua. nãoo levo mais vezes por causa do imbecil do vizinho da frente que anda sempre com 2 boxers soltos e que, não tem mão nos cães.
ah....e no outro dia apanhou carraças!!!!!! :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sábado set 15, 2012 9:56 am

dinodane Escreveu:Não tem mal nenhum, o problema é que são muito poucos os gatos que se prestam a isso. A esmagadora maioria dos gatos de casa ficam aterrados e às vezes há acidentes e fuga do animal com consequências desastrosas. Contudo, alguns habituados desde pequenos habituam-se e gostam.
Tá respondido... e bem!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
hmsf
Membro Veterano
Mensagens: 1198
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Localização: Benji
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sábado set 15, 2012 10:07 pm

Muitas pessoas por cá ainda têm mentalidade pequenina e acham ridiculo passear um gato. Eu pessoalmente acho que pensar assim é que é ridículo.
MAs adiante.

A questão é que há problemas dos acidentes. Mas em vez de o passear na rua pode p.ex., levá-lo a algum lado consigo.

P.ex. se for fazer um pic nic, ou se for a um lanche em casa de algum familiar, que tenha jardim.

Há dias levei o meu gatinho a casa dos meus sogros. foi a delícia de todos!! E ele gostou :) tinha o peitoral dele, para não haver perigo de fuga, mas portou-se bastante bem. Agora se teria "coragem" de levar qualquer gato para rua? Não :\ apenas porque em caso de confronto com algum animal ou situação de perigo, tenho medo que eles se contorçam e consigam escapar ao peitoral e fujam...
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 16, 2012 3:36 pm

Obrigado a todos pelas opiniões :wink: .

Mas sintam-se à vontade para continuar a comentar se vos apetecer ...
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

domingo set 16, 2012 4:02 pm

Eu nao acho nada estranho, ate porque noutros paises é bastante normal passear outros animais de estimaçao, para alem dos caes, p.e. gatos, coelhos, porcos, etc.

Para mim o problema esta nas pessoas irresponsaveis, que deixam os seus animais soltos, pondo em perigos outros pets, que estao atrelados a circular nas ruas. E claro que isso pode levar a acidentes, tanto com caes como com gatos.

Pois tanto existem caes intolerantes a gatos, como caes que sao agressivos com outros caes ou pessoas, por isso é responsabilidade do dono controlar o seu animal de maneira a que ele nao magoe ninguem.
Claro que enquanto houverem pessoas que simplesmente abrem a porta e deixam o animal ir passear sozinho, nao podemos sentir-nos seguros na rua, porque o nosso cao(ou gato) e nós podemos ser atacados, ou o nosso animal pode ser intimidado e ele pode soltar-se da trela, etc.
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo set 16, 2012 4:50 pm

Há uns meses fui à loja de produtos naturais da terra, pedir uma informação, e estava lá uma cliente com um gatarrão de pêlo comprido pela trela, presa a um peitoral.

A senhora fez a sua compra e saiu com o gato à trela, que seguiu, cheio de segurança, ao lado da dona. Atravessaram a rua e desapareceram no arvoredo do jardim público em frente.

Como não podia deixar de ser, peguei de conversa sobre eles com a dona da loja e outra pessoa que lá estava: sim, aquele gato todos os dias é passeado à trela pela dona, e gosta. E, disseram-me, há mais outro que faz o mesmo ali nas imediações, mas esse nunca calhou ver.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Gatos”