fomos fazer a caminhada fim de tarde como habitual junto ás praias de v.n.gaia, acontece que fui abordado de forma um pouco agressiva por 2 agentes psp que se faziam transportar de bicicleta pela ciclovia (passadiço) todos estilosos bem ao estilo "marés vivas".
a 1ª pergunta foi se me fazia acompanhar pelos documentos do cao, e porque razao estava o animal sem o açaime, se eu desconhecia a lei.
disse-lhes que o animal era um dobermann que vinha com a trela e por por nao ser raça pp, nao era obrigatorio.
o agente que fez abordagem ficou melindrado com a minha resposta, e disse "eu sei muito bem que é um dobermann nao sou cego e é raça pp sim, ou nao se informou disso antes de adquirir o animal?"
continuei alegar que nao, que o agente estaria equivocado.
ele disse que nao estava, e que tinha a certeza, mas no entanto perguntou ao colega o colega disse que nao tinha certeza e pediu confirmaçao via rádio para se tirar as duvidas, o que me supreendeu foi que um minuto depois eu proprio ouvi a confirmaçao de via radio "afirmativo, dobermann considerada raça perigosa" (até com o tamanho da trela ja queriam implicar perguntaram se a trela tinha mais que 1 metro, disse que nunca a medi nem fazia a menor ideia)
em poucos segundos tudo me passou pela cabeça a 1ª coisa foi os inumeros temas debatidos aqui na arca, que me fazia sentir seguro á abordagem, depois foi aquilo se nao era para os apanhados

começou o agente a tratar da escrita da infraçao, pediu-me os meus documentos para me identificar, como estava de calçoes tinha os documentos no carro, ficou a minha mulher com cao e as crianças lá fui eu para traz ao carro buscar os documentos, segundo a minha mulher enquanto fui ao carro os agentes receberam uma 2ª confirmaçao que o dob era raça perigosa

estava o agente a preencher a multa com os meus dados, ouve-se por via radio uma 3ª confirmaçao, que era negativo o dob fazer parte das raças perigosas

vira-se o agente "agora quem já nao percebe nada sou eu, mas eu tenho certeza que o dob é raça perigosa, aliás daqui algum tempo vou adquirir um canidio raça pp"
a minha mulher perguntou qual o decreto em vigor "oh menina nao faço a minima ideia"
a meu ver isto é muito grave!!! nao sei se as confirmaçoes eram da mesma fonte mas se nao eram ainda mais grave se torna a situaçao!!! bahh

resumo: identificou-me e pediu-me o numero tlm que ia levar o auto com ele e que me mandava a multa para casa, logo que chegasse á esquadra ia confirmar e que me ligava de seguida mesmo que o cao nao fosse pp.
ninguem me ligou até agora, e fico na duvida:
se receber alguma multa tenho que pagar, o que tenho que fazer para contestar caso receba?
os documentos do cao ficaram esquecidos em casa, vou ser multado por isso se for convocado apresentá-los? "tenho tudo legal, vacinas, chip, registo na junta etc exepto seguro como o agente tambem sugeriu, é obrigatorio seguro"?
o que verdadeiramente me deixou indignado foi que autoridades temos nós para uma boa fiscalizaçao se nem conhecem os decretos ou nem mesmo os caes

este país é uma tristeza