ajuda adoptar um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tmsc
Registado: sábado set 15, 2012 8:28 am

sábado set 15, 2012 8:33 am

Ola queria uma informação, vou adoptar um cão que já tem 6 meses. e está com a mãe e um irmão num quintal.
Nunca foi desparasitado ou levou qualquer vacina.
Eu queria saber se nesta altura (6 meses) já devia ter levado alguma vacina?
e se posso o desparasitar?

já agora será mais dificil o habituar a rotina de fazer as necessidades na rua?

Tenho medo que ele ressinta o facto de deixar de estar com a familia e mudar para uma casa nova (apartamento) caso ele fique irrequito com a mudança como o acalmar e fazer com que ele se sinta bem vindo a nova casa
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado set 15, 2012 9:19 am

Com seis meses já devia ter sido desparasitado várias vezes e já devia estar vacinado.

Claro que pode - e deve - desparasitá-lo imediatamente e vaciná-lo. Tem é de levá-lo ao veterinário para o fazer como deve ser, e só o médico pode estabelecer o protocolo de vacinação.

Quanto a habituá-lo a aceitar a casa e a instaurar rotinas, em princípio não deve haver problemas, mas não se conhecendo o cão nem o seu temperamento, não podemos avaliar com rigor. Nos primeiros dias deve haver alguns descuidos higiénicos, mas não faça dramas: limpe como se nada fosse e leve-o à rua sempre que ele fizer alguma coisa. Os cães dessa idade aprendem rápido.

Também não o encha de mimos. Incuta-lhe as regras da sua casa, discipline-o, mas brinque muito com ele e aproveite essas alturas para lhe ensinar a obediência.

Felicidades, vai ter aí um belo companheiro durante muitos anos. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”