Dominante ou submisso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sábado set 15, 2012 10:23 am

Olá

Tenho algumas dúvidas, se me puderem ajudar :)
É possivel saber se um cão é dominante ou submisso em bebé? A partir de que idade?
Que temperamento devemos procurar num cão/cadela que queremos juntar a uma cadela muito submissa? Será melhor dominante para transmitir mais segurança à outra cadela? Ou pelo contrário, isso ainda vai fazer com que a cadela fique mais insegura?

Espero não ter sido confusa e obrigada desde já.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado set 15, 2012 10:42 am

seria mais complicado escolher se a cadela fosse dominante, penso que logo na escolha dos cachorros dá para tirar a pinta do temperamento nas brincadeiras com os irmaos, mas nada melhor que colocar a questao ao criador no momento da escolha, ninguem melhor que ele conhece os caes que cria :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado set 15, 2012 10:47 am

Sim, há testes para avaliar o carácter dos cachorros, que se devem fazer, salvo erro, entre as sete e as oito semanas. São os testes de Campbell.

Veja aqui:

http://www.canildaktari.com/artigos/campbell.html

Quanto a juntar um cão dominante a outro submisso, não acho recomendável. Penso que será melhor tratar primeiro da insegurança dessa cadela e entretanto, querendo dar-lhe um companheiro, escolher um cachorro que apresente as características mais equilibradas. No futuro, serão eles os dois que definirão entre si quem domina e quem será dominado.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ustink
Registado: sábado set 15, 2012 8:24 am

sábado set 15, 2012 10:49 am

É possivel saber se um cão é dominante ou submisso em bebé? A partir de que idade?
É possivel sim. Observe o comportamento da cachorra junto da matilha. E nas manifestações que tem com a sua aproximação. É comum que os cães submissos têm comportamentos submissos logo para estranhos...geralmente são os que as pessoas acham mais "queridos". A idade acho que percebe-se desde muito cedo, mas o criador sabe provávelmente quais os animais mais submissos e os mais dominantes.
Que temperamento devemos procurar num cão/cadela que queremos juntar a uma cadela muito submissa?
Eu escolhia um macho dominante definitivamente. No caso de preferir outra cadela, escolhia uma cadela dominante e procure não interferir quando os animais disputam a sua hierárquia; não altere a ordem natural.
Floripes3
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 10:52 am

dragablue Escreveu:...nada melhor que colocar a questao ao criador no momento da escolha, ninguem melhor que ele conhece os caes que cria :wink:
Concordo, desde que o criador seja consciente e faça os testes aos cachorros em devido tempo, para poder aconselhar quem os vai comprar.

Resta saber se de facto os fazem.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Floripes3
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 10:59 am

ustink Escreveu:...
Que temperamento devemos procurar num cão/cadela que queremos juntar a uma cadela muito submissa?
Eu escolhia um macho dominante definitivamente. No caso de preferir outra cadela, escolhia uma cadela dominante e procure não interferir quando os animais disputam a sua hierárquia; não altere a ordem natural.
Macho ou fêmea dominantes junto de uma cadela submissa por insegurança? :? Eis a melhor maneira de arranjar problemas no futuro...
bearock
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 11:00 am

Neste caso não vou comprar o cão, por isso não tenho forma de pedir conselho ao criador. Estou inclinada para um cão macho mais equilibrado, mas neste momento ainda não posso fazer os testes pois os cãezinhos só têm 11 dias :)
Outra questão, tendo em conta que um cão deve ser exposto ao maior número de situações antes dos 3 meses de idade (não sei se estou errada), a partir de que idade os devemos levar ao colo à rua para não deixar passar esta fase?
bearock
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 11:02 am

Floripes3 Escreveu:
ustink Escreveu:...
Macho ou fêmea dominantes junto de uma cadela submissa por insegurança? :? Eis a melhor maneira de arranjar problemas no futuro...
Pois, eu queria que eles se viessem a dar bem no futuro e que ela se sentisse bem junto do outro cão/cadela
Floripes3
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 11:04 am

bearock Escreveu:Neste caso não vou comprar o cão, por isso não tenho forma de pedir conselho ao criador. Estou inclinada para um cão macho mais equilibrado, mas neste momento ainda não posso fazer os testes pois os cãezinhos só têm 11 dias :)
Outra questão, tendo em conta que um cão deve ser exposto ao maior número de situações antes dos 3 meses de idade (não sei se estou errada), a partir de que idade os devemos levar ao colo à rua para não deixar passar esta fase?
Em qualquer idade, a partir do momento em que estejam totalmente desmamados.

Aliás, até mesmo ainda a mamar já podem, e devem, ser manipulados e estar em contacto com o máximo de pessoas.
Floripes3
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 11:18 am

bearock Escreveu:Pois, eu queria que eles se viessem a dar bem no futuro e que ela se sentisse bem junto do outro cão/cadela
Não precisa de criador para avaliar o temperamento de um cachorro. Estude bem os passos do teste de Campbell que lhe indiquei acima e aplique-os quando for ver os cachorros.

Quanto a mim, escolheria o que se apresentasse mais calmo e equilibrado dentro dos parâmetros da idade.

Um cão muito dominante vai subjugar a cadela, tornando-a ainda mais submissa e instável e desencadeando atitudes agressivas de parte a parte. Uma, para se defender, o outro para dominar.

Um cão tão submisso como ela também não a vai ajudar em nada, podendo mesmo vir a tornar-se um problema comportamental difícil de resolver, a agressividade por medo.

Portanto, terá de ser mesmo um cão equilibrado e calmo que não sinta a necessidade de se impor porque a sua prevalência surgirá natural e suavemente com o convívio. Um cão com este temperamento fará muito bem à cadela insegura.

E para um caso destes também acho que será preferível escolher um macho. Segundo a teoria da matilha, o macho complementará, e será complementado pela fêmea.
bearock
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 11:25 am

Floripes3 Escreveu:
bearock Escreveu:Pois, eu queria que eles se viessem a dar bem no futuro e que ela se sentisse bem junto do outro cão/cadela
Não precisa de criador para avaliar o temperamento de um cachorro. Estude bem os passos do teste de Campbell que lhe indiquei acima e aplique-os quando for ver os cachorros.

Quanto a mim, escolheria o que se apresentasse mais calmo e equilibrado dentro dos parâmetros da idade.

Um cão muito dominante vai subjugar a cadela, tornando-a ainda mais submissa e instável e desencadeando atitudes agressivas de parte a parte. Uma, para se defender, o outro para dominar.

Um cão tão submisso como ela também não a vai ajudar em nada, podendo mesmo vir a tornar-se um problema comportamental difícil de resolver, a agressividade por medo.

Portanto, terá de ser mesmo um cão equilibrado e calmo que não sinta a necessidade de se impor porque a sua prevalência surgirá natural e suavemente com o convívio. Um cão com este temperamento fará muito bem à cadela insegura.

E para um caso destes também acho que será preferível escolher um macho. Segundo a teoria da matilha, o macho complementará, e será complementado pela fêmea.
Obrigada pelas dicas, vou tê-las em conta quando os cães crescerem mais um bocadinho :)
bearock
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 11:28 am

Deixo aqui dois cãezinhos da ninhada :)

Imagem

Imagem
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado set 15, 2012 6:32 pm

Mas ela é submissa, ou insegura? Na minha opinião são coisas distintas.
Se ela é submissa terá de trazer um cão ou cadela dominante. Se é insegura deverá sociabilizar essa cadela até que ganhe confiança para disputar com outro cão o seu lugar na matilha.
De resto, para saber distinguir entre os cachorros já lhe deram todas as dicas.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes3
Membro Veterano

sábado set 15, 2012 6:42 pm

A cadela pode ser submissa por insegurança. Sendo coisas diferentes, muitas vezes uma é consequência da outra.

Eu não concordo nada que se ponha um animal dominante a viver com um com essa maneira de ser, acho que dá asneira, mais tarde ou mais cedo.
Sporting7
Membro Veterano
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

sábado set 15, 2012 6:54 pm

Tambem acho que não se deva comprar um animal dominante, acho que deve comprar um animal equilobrado.
E tentar socializar, eu para essa inseguranças da cadela
Responder

Voltar para “Cães”