Adoptar Gatinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlaurora
Membro Júnior
Registado: domingo set 02, 2012 1:53 am

domingo set 16, 2012 1:50 pm

Uma senhora conhecida nossa tem uma ninhada de 7 gatinhos. A minha avó decidiu adoptar um. Têm apenas uma semana. Com que idade que o gatinho estará pronto a vir para casa e deve ser feito o desmame? Quanto se gasta em média com um gato no veterinário em vacinas e desparasitações? É o mesmo que um cão?
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

domingo set 16, 2012 3:36 pm

Olá :) os gatinhos só devem sair de ao pé da mãe com cerca de 8 semanas (2 mesinhos...). Infelizmente o que mais não falta são pessoas a tirarem os bebés à mãe demasiado cedo porque já estão fartos de «tanto gato» e pensam que não faz mal (já gastei várias vezes o meu latim a tentar convencer as pessoas do contrário...). com 8 semanas o gatinho já deverá conseguir comer bem ração, por exemplo.

quanto à segunda pergunta, vou dar-lhe os valores que eu gasto, sendo que vou sempre à mesma clínica; calculo que não varie muito de local para local, penso eu...

vacinas: inicialmente gasta-se um pouco mais, um gatinho bebé tem de tomar a vacina e depois o reforço, eu paguei 25 euros por cada vacinação (25 euros 1ª vacinação + 25 euros reforço após um mês).depois penso que é só vacinação anual.

desparasitação: confesso que não sei valores ao certo quando os gatinhos são bebés, pois quando adotei a minha deram-me logo uma embalagem de desparasitante em pasta para lhe dar, não sei o custo. após essa embalagem acabar, tenho pago 4 euros por desparasitação interna no vet.

desparasitação externa: comprei uma caixa de 4 pipetas (advantage) a 20 euros, ou seja, sai-me 5 euros por pipeta e só desparasito uma vez por ano (ela é uma gata só de interior, não sinto necessidade de mais).

restantes custos: comidinha (dou Arden Grange e estou muito satisfeita, não é cara e é boa); areia (a baratucha do continente tem-me servido perfeitamente); caixinha de areia, poste de arranhar e outros mimos que tais :) e claro, considerar sempre que um gato é um ser vivo como nós e tem a possibilidade de ficar doente... a minha veio para casa com coriza, e foram logo gastos para a tratar ainda antes de a poder vacinar. e muito importante, a castração/esterilização do gatinho... essa gatinha que teve a ninhada deveria ser esterilizada também... :c
carlaurora
Membro Júnior

domingo set 16, 2012 5:15 pm

Obrigada pela resposta. Realmente não estamos habituados com gatos e antes de ficar com ele, queria avisar a minha avó daquilo que ele vai necessitar. Nas "aldeias" ainda existe o dogma que não se vacina os gatos e acho que a minha avó já os que teve no passado e nunca vacinou nenhum. Não fará sentido ter tudo direito com a cadelinha de 4 meses e não o ter com o gato, quando irão fazer companhia um ao outro. No entanto, não sei em que condições estão os gatos e a gata-mãe.
Por acaso referi logo o tema da castração porque agora podia ter sorte de dar todos os gatinhos e no futuro isso não acontecer, a senhora disse que a ia castrar agora e que só era a segunda ninhada.
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

domingo set 16, 2012 6:18 pm

carlaurora Escreveu:Obrigada pela resposta. Realmente não estamos habituados com gatos e antes de ficar com ele, queria avisar a minha avó daquilo que ele vai necessitar. Nas "aldeias" ainda existe o dogma que não se vacina os gatos e acho que a minha avó já os que teve no passado e nunca vacinou nenhum. Não fará sentido ter tudo direito com a cadelinha de 4 meses e não o ter com o gato, quando irão fazer companhia um ao outro. No entanto, não sei em que condições estão os gatos e a gata-mãe.
Por acaso referi logo o tema da castração porque agora podia ter sorte de dar todos os gatinhos e no futuro isso não acontecer, a senhora disse que a ia castrar agora e que só era a segunda ninhada.
ainda bem :D quanto às vacinas, já ouvi dizer que há veterinários que nem recomendam dá-las se o gatinho for 'filho único' em casa e nunca sair à rua... mas não me parece grande filosofia, nunca se sabe se por algum motivo o bichano irá sair de casa e/ou contactar com outros gatos (pode não acreditar, mas já me aconteceu entrar-me um gato de rua em casa por uma janela... foi um festival de bufadelas!!).
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 16, 2012 7:04 pm

E NÃO DEIXE O GATO ANDAR NA RUA. NAS ALDEIAS HÁ MUITO ESSA MANIA. MESMO CASTRADO, É PERIGOSO
carlaurora
Membro Júnior

domingo set 16, 2012 9:13 pm

(repetida)
Última edição por carlaurora em segunda set 17, 2012 10:19 am, editado 1 vez no total.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda set 17, 2012 3:19 am

Tenho familia felina numerosa alem de outros encargos por fora assim procuro Clinicas que sejam crediveis mas com preços acessiveis:pago 15 euros das vacinas se for bébé mais 15 do reforço,é diferença bastante grande.

Dos adultos são 15 euros em cada ano a vacina mas apenas são vacinados os meus animais até cerca dos seus 11 anos.

Tente saber preços e qualidade de Vets antes de lá entrar pois pode escaldar.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”