gato persa deixou de fazer coco na caixa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Rutikas
Registado: terça set 18, 2012 8:54 am

terça set 18, 2012 9:08 am

Ola sou nova aqui nao sei se estou a aplicar bem este topico. entao é o seguinte, tenho um persa chocolate fez agora 1 ano e nao é castrado. hà cerca de meio ano de um momento para o outro deixou de fazer coco na caixa e passou a fazer no chao mesmo em frente a caixa. ja o repreendi com o jornal varias vezes e ate hoje nunca mais fez o coco na areia. ja troquei a caixa ja usei todas as areias que existem ate a silica ja mudei a caixa de sitio e ate meti um tapete no chao mas nada feito. notei tambem k ele faz xixi na caixa mas é sempre no mesmo sitio nem escava ou seja assim k entra faz logo xixi nem procura o sitio. sabem me dizer k se passa com ele? ja fui a vet ela diz k pode ser para chamar a atencao mas nada aki em casa mudou e trato-o sempre bem e da mesma forma. Engracado sempre que o apanho em flagrante ele esconde-se pois sabe k fez.mal. que posso fazer para ele voltar a fazer o coco na caixa? a vet diz k talvez se o castrar ele volte a fazer. obrigado pela vossa atencao
enlatado
Membro
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

terça set 18, 2012 9:12 am

Rutikas Escreveu:a vet diz k talvez se o castrar ele volte a fazer
não é preciso dizer mais nada...

Vai ser essa a opinião de todos aqui...
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

terça set 18, 2012 9:14 am

Tipico....a marcar territorio...
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça set 18, 2012 9:17 am

Eu tenho um Persa também, em relação ao escavar parece-me normal, o meu também não escava nem tapa nada. Quem vier a seguir que puxe o autoclismo. Seja eu ou outro gato. Gato fino é assim.

Quanto á outra questão, eu esterilizava-o. Mesmo que não resolva esse problema, resolve outros. Pode ser marcação de território, costuma ser com chichi é certo mas os Persas são tudo menos comuns....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Rutikas
Registado: terça set 18, 2012 8:54 am

terça set 18, 2012 9:29 am

Marcaçao de territorio nao seria pela casa toda? é que ele faz sempre a frente da caixa. Mesmo que a mude de sitio ele vai fazer sempre ao mesmo sitio. reparei que ele tambem nao gosta de areia ele quando vai fazer xixi entra na caixa para faz o que tem a fazer e sai de marcha atras da caixa e sacode as patas aflito. Ate ja meti o.coco na caixa mas ainda é pior
Garfield2010
Membro Veterano
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça set 18, 2012 9:33 am

Não, marcação de território pode ser num sítio apenas.

Um dos meus machos, por ser ainda muito novo para esterilizar, acabou por me destruir um puff. Dia sim e outro também era lá que fazia o seu chichizito... Depois de esterilizado nunca mais aconteceu.... E o puff foi à vida dele claro está....

Por diversas razões a esterilização é a melhor opção para o seu animal.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
ustinkmag
Membro Júnior
Registado: segunda set 17, 2012 2:07 pm

terça set 18, 2012 9:52 am

Quando o apanha em flagrante, ele esconde-se, porque sabe que mediante essa ação; segue-se um estimulo negativo. Ele não sabe que está a fazer mal; propriamente.
Na verdade, acho que está algo a passar-se mal; mas também não sei se concordo que a castração seja de facto uma solução. Mas a veterinária é ela. antes de tomar essa decisão deve pedir outras opniões.

Se houver aqui alguém mais entendido em relação ao comportamento de felinos pode ser uma mais valia.

E se em vez de areia, que sempre vai no pêlo e nas patas usa-se umas caixas com relva, eu já vi coisas dessas, para cães e para gatos.
Última edição por ustinkmag em terça set 18, 2012 9:59 am, editado 1 vez no total.
Garfield2010
Membro Veterano

terça set 18, 2012 9:57 am

Se é marcação de território a esterilização é a única solução. Ralhar não dianta de nada.

Se foi visto pela veterinária, presumo que todas as outras hipóteses tenham sido colocadas de parte e daí ela própria sugerir a esterilização. Um gato adulto invariavelmente marca território... e não sei porque não se concorda com uma esterilização que só contribui para a saúde do animal.... a não ser que o não concordar se deva ao facto de se estar a planear ninhadas futuras... :roll:
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
ustinkmag
Membro Júnior
Registado: segunda set 17, 2012 2:07 pm

terça set 18, 2012 10:06 am

Garfield2010 Escreveu:Se é marcação de território a esterilização é a única solução. Ralhar não dianta de nada.

Se foi visto pela veterinária, presumo que todas as outras hipóteses tenham sido colocadas de parte e daí ela própria sugerir a esterilização. Um gato adulto invariavelmente marca território... e não sei porque não se concorda com uma esterilização que só contribui para a saúde do animal.... a não ser que o não concordar se deva ao facto de se estar a planear ninhadas futuras... :roll:
Eu conheço pelo menos um veterinário que preferiu não castrar o gato; portanto, acho que nem todos os veterinários concordam assim com a castração como solução de problemas de comportamento dos animais. Além disso referiu que era melhor não o fazer para evitar outros problemas de saúde, quais são não me perguntem que não sei.

Nestes assuntos há sempre opiniões diferentes, inclusivé nos profissionais; as opiniões são diferentes.

Eu não sou apologista que as pessoas levem animais para casa e depois façam cruzamentos e etc...acho que dá praticamente sempre mau resultado. E há tantos animais, que até assusta. Há mais animais que pessoas que os queiram certamente.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça set 18, 2012 10:47 am

É literalmente impossivel ter um gato inteiro em casa sem ter marcações de urina e tentativas de fuga.

Não conheço nenhum vet que desaconselhe castração de gatos a não se que se trate de um animal com um historial clinico complicadissimo. É esse o caso?
Lido com vet há mais de 30 anos....
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

terça set 18, 2012 12:35 pm

Tenho um persa que começou a fazer coco fora da caixa. Não fez perto da caixa, fez na sala, no puf da minha filha, por aí. Também não sei o que fazer, mas estou desconfiada que é porque tive aqui o cãozinho da minha prima por mais de uma semana e ele não gostou muito da ideia. Será por isso? Ciúme ou para chamar a atenção?? :? Será por ter mudado a rotina da casa? Também precisava de ajuda. :?:
Garfield2010
Membro Veterano

terça set 18, 2012 1:38 pm

Está esterilizado? Já despistou outros problemas de saúde?

O meu Vicente é super asseado, só não tapa nada nem esgravata areia...
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
johnnynunes
Membro Júnior
Registado: quarta set 12, 2012 10:15 am

terça set 18, 2012 3:55 pm

A minha persa fazia o mesmo, tentei de tudo sem sucesso. Até que mudei de casa e ela curiosamente deixou de fazer.
Agora passados 6 meses na casa nova faz é chichi fora... Éla quando vai à caixa tenta tapar sem muito sucesso, mas tenta. Quando faz chichi fora também tenta e aí molha as patas e lá fica a casa toda suja...
Limpo a caixa duas vezes por dia, reparo que ela faz fora principalmente quando vai à caixa e eu não limpo a seguir, pois ela não tapa muito bem o que fez anteriormente...
Será por aí? Já deixei de tentar entender...
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

terça set 18, 2012 4:53 pm

O veterinário dos meus animais disse que não era necessário castrar o meu gato já que ele está sempre em casa. Se for necessário fazê-lo só posso fazer nas férias do natal porque tenho que ficar com ele uns dias para usar o tal capacete. :|
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça set 18, 2012 7:53 pm

Bem, eu tenho tido um problema de cocós com a minha Jessie.

Há cerca de 1 mês e meio comprei 2 puffs para a sala. Bem, acontece que a moça desde a semana passada acha que aquilo é o sítio ideal para fazer cocó!

Assumi que deveria ser da texura granulada que aquilo tem por causa do esferotive, e então tirei os puffs da sala, e deixo-os fechados no quarto.

Só que ontem a gaja foi fazer cocó... atrás da porta da cozinha! Não sei que lhe deu! A caixa deles está sempre limpinha, a areia não mudou, ela está esterilizada e sempre foi super asseadinha... Mas desde o devaneio do puff... "Variou"! :) Já alguém passou o mesmo? Não sei bem como repreender a porquinha :twisted:
RS
Responder

Voltar para “Gatos”