gato persa deixou de fazer coco na caixa
Moderador: mcerqueira
Ola sou nova aqui nao sei se estou a aplicar bem este topico. entao é o seguinte, tenho um persa chocolate fez agora 1 ano e nao é castrado. hà cerca de meio ano de um momento para o outro deixou de fazer coco na caixa e passou a fazer no chao mesmo em frente a caixa. ja o repreendi com o jornal varias vezes e ate hoje nunca mais fez o coco na areia. ja troquei a caixa ja usei todas as areias que existem ate a silica ja mudei a caixa de sitio e ate meti um tapete no chao mas nada feito. notei tambem k ele faz xixi na caixa mas é sempre no mesmo sitio nem escava ou seja assim k entra faz logo xixi nem procura o sitio. sabem me dizer k se passa com ele? ja fui a vet ela diz k pode ser para chamar a atencao mas nada aki em casa mudou e trato-o sempre bem e da mesma forma. Engracado sempre que o apanho em flagrante ele esconde-se pois sabe k fez.mal. que posso fazer para ele voltar a fazer o coco na caixa? a vet diz k talvez se o castrar ele volte a fazer. obrigado pela vossa atencao
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm
Tipico....a marcar territorio...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Eu tenho um Persa também, em relação ao escavar parece-me normal, o meu também não escava nem tapa nada. Quem vier a seguir que puxe o autoclismo. Seja eu ou outro gato. Gato fino é assim.
Quanto á outra questão, eu esterilizava-o. Mesmo que não resolva esse problema, resolve outros. Pode ser marcação de território, costuma ser com chichi é certo mas os Persas são tudo menos comuns....
Quanto á outra questão, eu esterilizava-o. Mesmo que não resolva esse problema, resolve outros. Pode ser marcação de território, costuma ser com chichi é certo mas os Persas são tudo menos comuns....
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Marcaçao de territorio nao seria pela casa toda? é que ele faz sempre a frente da caixa. Mesmo que a mude de sitio ele vai fazer sempre ao mesmo sitio. reparei que ele tambem nao gosta de areia ele quando vai fazer xixi entra na caixa para faz o que tem a fazer e sai de marcha atras da caixa e sacode as patas aflito. Ate ja meti o.coco na caixa mas ainda é pior
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Não, marcação de território pode ser num sítio apenas.
Um dos meus machos, por ser ainda muito novo para esterilizar, acabou por me destruir um puff. Dia sim e outro também era lá que fazia o seu chichizito... Depois de esterilizado nunca mais aconteceu.... E o puff foi à vida dele claro está....
Por diversas razões a esterilização é a melhor opção para o seu animal.
Um dos meus machos, por ser ainda muito novo para esterilizar, acabou por me destruir um puff. Dia sim e outro também era lá que fazia o seu chichizito... Depois de esterilizado nunca mais aconteceu.... E o puff foi à vida dele claro está....
Por diversas razões a esterilização é a melhor opção para o seu animal.
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Quando o apanha em flagrante, ele esconde-se, porque sabe que mediante essa ação; segue-se um estimulo negativo. Ele não sabe que está a fazer mal; propriamente.
Na verdade, acho que está algo a passar-se mal; mas também não sei se concordo que a castração seja de facto uma solução. Mas a veterinária é ela. antes de tomar essa decisão deve pedir outras opniões.
Se houver aqui alguém mais entendido em relação ao comportamento de felinos pode ser uma mais valia.
E se em vez de areia, que sempre vai no pêlo e nas patas usa-se umas caixas com relva, eu já vi coisas dessas, para cães e para gatos.
Na verdade, acho que está algo a passar-se mal; mas também não sei se concordo que a castração seja de facto uma solução. Mas a veterinária é ela. antes de tomar essa decisão deve pedir outras opniões.
Se houver aqui alguém mais entendido em relação ao comportamento de felinos pode ser uma mais valia.
E se em vez de areia, que sempre vai no pêlo e nas patas usa-se umas caixas com relva, eu já vi coisas dessas, para cães e para gatos.
Última edição por ustinkmag em terça set 18, 2012 9:59 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Se é marcação de território a esterilização é a única solução. Ralhar não dianta de nada.
Se foi visto pela veterinária, presumo que todas as outras hipóteses tenham sido colocadas de parte e daí ela própria sugerir a esterilização. Um gato adulto invariavelmente marca território... e não sei porque não se concorda com uma esterilização que só contribui para a saúde do animal.... a não ser que o não concordar se deva ao facto de se estar a planear ninhadas futuras...
Se foi visto pela veterinária, presumo que todas as outras hipóteses tenham sido colocadas de parte e daí ela própria sugerir a esterilização. Um gato adulto invariavelmente marca território... e não sei porque não se concorda com uma esterilização que só contribui para a saúde do animal.... a não ser que o não concordar se deva ao facto de se estar a planear ninhadas futuras...

<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Eu conheço pelo menos um veterinário que preferiu não castrar o gato; portanto, acho que nem todos os veterinários concordam assim com a castração como solução de problemas de comportamento dos animais. Além disso referiu que era melhor não o fazer para evitar outros problemas de saúde, quais são não me perguntem que não sei.Garfield2010 Escreveu:Se é marcação de território a esterilização é a única solução. Ralhar não dianta de nada.
Nestes assuntos há sempre opiniões diferentes, inclusivé nos profissionais; as opiniões são diferentes.
Eu não sou apologista que as pessoas levem animais para casa e depois façam cruzamentos e etc...acho que dá praticamente sempre mau resultado. E há tantos animais, que até assusta. Há mais animais que pessoas que os queiram certamente.
É literalmente impossivel ter um gato inteiro em casa sem ter marcações de urina e tentativas de fuga.
Não conheço nenhum vet que desaconselhe castração de gatos a não se que se trate de um animal com um historial clinico complicadissimo. É esse o caso?
Lido com vet há mais de 30 anos....
Não conheço nenhum vet que desaconselhe castração de gatos a não se que se trate de um animal com um historial clinico complicadissimo. É esse o caso?
Lido com vet há mais de 30 anos....
Tenho um persa que começou a fazer coco fora da caixa. Não fez perto da caixa, fez na sala, no puf da minha filha, por aí. Também não sei o que fazer, mas estou desconfiada que é porque tive aqui o cãozinho da minha prima por mais de uma semana e ele não gostou muito da ideia. Será por isso? Ciúme ou para chamar a atenção??
Será por ter mudado a rotina da casa? Também precisava de ajuda. 

-
- Membro Veterano
Está esterilizado? Já despistou outros problemas de saúde?
O meu Vicente é super asseado, só não tapa nada nem esgravata areia...
O meu Vicente é super asseado, só não tapa nada nem esgravata areia...
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta set 12, 2012 10:15 am
A minha persa fazia o mesmo, tentei de tudo sem sucesso. Até que mudei de casa e ela curiosamente deixou de fazer.
Agora passados 6 meses na casa nova faz é chichi fora... Éla quando vai à caixa tenta tapar sem muito sucesso, mas tenta. Quando faz chichi fora também tenta e aí molha as patas e lá fica a casa toda suja...
Limpo a caixa duas vezes por dia, reparo que ela faz fora principalmente quando vai à caixa e eu não limpo a seguir, pois ela não tapa muito bem o que fez anteriormente...
Será por aí? Já deixei de tentar entender...
Agora passados 6 meses na casa nova faz é chichi fora... Éla quando vai à caixa tenta tapar sem muito sucesso, mas tenta. Quando faz chichi fora também tenta e aí molha as patas e lá fica a casa toda suja...
Limpo a caixa duas vezes por dia, reparo que ela faz fora principalmente quando vai à caixa e eu não limpo a seguir, pois ela não tapa muito bem o que fez anteriormente...
Será por aí? Já deixei de tentar entender...
O veterinário dos meus animais disse que não era necessário castrar o meu gato já que ele está sempre em casa. Se for necessário fazê-lo só posso fazer nas férias do natal porque tenho que ficar com ele uns dias para usar o tal capacete. 

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Bem, eu tenho tido um problema de cocós com a minha Jessie.
Há cerca de 1 mês e meio comprei 2 puffs para a sala. Bem, acontece que a moça desde a semana passada acha que aquilo é o sítio ideal para fazer cocó!
Assumi que deveria ser da texura granulada que aquilo tem por causa do esferotive, e então tirei os puffs da sala, e deixo-os fechados no quarto.
Só que ontem a gaja foi fazer cocó... atrás da porta da cozinha! Não sei que lhe deu! A caixa deles está sempre limpinha, a areia não mudou, ela está esterilizada e sempre foi super asseadinha... Mas desde o devaneio do puff... "Variou"!
Já alguém passou o mesmo? Não sei bem como repreender a porquinha 
Há cerca de 1 mês e meio comprei 2 puffs para a sala. Bem, acontece que a moça desde a semana passada acha que aquilo é o sítio ideal para fazer cocó!
Assumi que deveria ser da texura granulada que aquilo tem por causa do esferotive, e então tirei os puffs da sala, e deixo-os fechados no quarto.
Só que ontem a gaja foi fazer cocó... atrás da porta da cozinha! Não sei que lhe deu! A caixa deles está sempre limpinha, a areia não mudou, ela está esterilizada e sempre foi super asseadinha... Mas desde o devaneio do puff... "Variou"!

RS