Decidir entre a vida e a morte...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

terça set 11, 2012 9:25 pm

Foi tudo rápido. Demasiado rápido.

Entre o inicio dos sintomas, coxeava e não apoiava a pata, nada de mais, e o fim passaram menos de 15 dias. No inicio pensámos que era apenas das brincadeiras com a nossa cadela, a Cuca. Sempre se adoraram aos dois, e eram brutos a brincar. Num domingo começou a piorar e a recusar comida, incluindo guloseimas. Consulta de especialidade, diagnóstico, decidimos lutar... Mas em 48h ficou evidente que só iria sofrer... :(

Ainda doi, a todos. A Cuca andou estranha connosco quase uma semana, retraída, desconfiada. Ele saiu nos nossos braços, e não voltou... Mas agora já está bem!! :D

Eles não merecem sofrer. Nós donos podemos lhes dar alivio.
Eu vi no olhar dele o quanto ele sofria... O quanto ele estava "perdido" à procura que eu lhe desse uma solução, o ajudasse como sempre fiz...
E foi nos meus braços que ele adormeceu.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça set 11, 2012 9:51 pm

Como disse no princípio deste post, já tomei a decisão muitas vezes. Acrescento que não me arrependi nunca de a ter tomado.

Arrependi-me sim, por duas vezes, de não a ter tomado antes. Não o fiz por egoísmo e por cobardia, porque sabia perfeitamente que não havia volta a dar.

A hora de tomar a decisão é quando aparece o sofrimento ou quando já não há qualidade de vida. Por mais que me digam, e disseram-me muitas vezes, "ajuda-me, eu não sei ver, não sei se é a altura", todos nós sabemos.
bichezas
Membro
Registado: terça jul 24, 2012 11:35 am

quarta set 12, 2012 5:04 pm

É uma questão complicada e pronto!

Eu tive uma guerra terrível em Março (escorrem-me as lágrimas enquanto escrevo, e não são poucas).

O meu Schnitz (gatão lindo, enorme, caçador exímio, 14 anos e 9 meses) adoeceu...
Resumindo, porque ainda dói muito...
No sábado teria de tomar a decisão... foi internado 3ª feira, com edema pulmonar entre outras coisas... 5ª feira apresentou melhorias, que mais ou menos se mantiveram na 6ª feira. Enfim, foi um constante "sobe e desce".
Madrugada de Sábado, cerca da 1h recebi o telefonema que não queria.
O meu amigo tomou a decisão por mim.
Quando nos dão alguma esperança, mínima que seja, então a decisão é difícil, não é cobardia, não é egoísmo, é simplesmente uma dúvida insustentável. Se o discurso dos veterinários tivesse sido claro como água, me dissessem que não havia tratamento possível... Teria hesitado mas deixava o meu lindo dormir...

Não sejam tão prontos a dar nomes às coisas, como já alguém aqui disse, se fosse uma pessoa, nunca seria tão fácil tomar a decisão. Cada um com o seu critério e só espero que quando alguém tiver de passar por este pesadelo, que tenha o diagnóstico correcto para poder basear a sua decisão.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta set 12, 2012 5:28 pm

Já tomei essa decisão por 3 vezes.

A primeira vez, com uma cadela já com 16 anos, à qual apareceu um tumor mamário que já não dava para operar.

A segunda vez a um cão com 11 anos, que tinha insuficiência renal grave e estava num terrível sofrimento.

A última vez, já mais recente, ao meu velhote de 14 anos. Esse teve um AVC e ficou muito apanhado fisicamente. Ainda andou duas semanas a fazer fisioterapia diária, e recuperou 80% da mobilidade, estava medicado, e andava bem disposto. No entanto ao fim de 2 semanas teve um novo ataque e aí ficou em tal estado de sofrimento, que resolvemos que a altura dele tinha chegado. Não merecia sofrer mais.

São decisões que custam sempre muito, porque no fundo é lógico que não queremos dizer adeus aos nossos patudos, mas por outro lado é um sofrimento atroz vê-los sofrer, sentir a sua dor. Não me arrependo de nenhuma das vezes que tive de tomar esta decisão. Eles ficaram em paz, e eu, apesar do sofrimento de ficar sem eles, fiquei em paz com a minha consciência...

E podendo chocar alguns, digo-vos que já tive pena, na minha vida, de não ter podido tomar essa decisão com humanos. Porque não há nada que doa mais do que ver quem amamos num sofrimento indescritível, já não tendo noção deles mesmos, aguardando apenas, em dor, que a sua hora chegue...
RS
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta set 12, 2012 6:07 pm

bichezas Escreveu: Quando nos dão alguma esperança, mínima que seja, então a decisão é difícil, não é cobardia, não é egoísmo, é simplesmente uma dúvida insustentável. Se o discurso dos veterinários tivesse sido claro como água, me dissessem que não havia tratamento possível... Teria hesitado mas deixava o meu lindo dormir...
Claro como eu já disse a opinião do vet conta muito tal como outros factores e a esperança é sempre a ultima a morrer. Cada caso é um caso e não se pode julgar assim sem mais nem menos uma pessoa! Se me dessem possibilidade de o meu animal melhorar eu apostava nessa possibilidade, mas a partir do momento em que o sofrimento estivesse a ser prolongado tempo demais e sem melhoras ou se o vet me desse a certeza que nada havia a fazer eu se não fizesse nada por ele, estaria a ser egoista.
Mas opiniões são opiniões e casos são casos!
eu gostaria que fizessem o mesmo por mim se estivesse a sofrer sem mais nada a fazer, apenas esperar pela morte. E faria o mesmo por quem pudesse e posso no caso dos animais!
Mas pronto a minha opinião é que a morte é uma coisa dolorosa mas natural e deve ser encarada! Não se pode fugir dela portanto mais vale que ocorra com o mínimo de sofrimento possível para quem se vai visto que nós sofremos de qualquer maneira com ela.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta set 12, 2012 6:11 pm

kelinhapbl Escreveu:
E podendo chocar alguns, digo-vos que já tive pena, na minha vida, de não ter podido tomar essa decisão com humanos. Porque não há nada que doa mais do que ver quem amamos num sofrimento indescritível, já não tendo noção deles mesmos, aguardando apenas, em dor, que a sua hora chegue...
partilho da mesma opniao... vi o meu pai nessa situaçao e nao houve nada que pudessemos fazer :cry:

Ainda não tive nenhuma situaçao na qual tivesse que escolher ou não a eutanasia mas gosto de pensar que terei forças para deixa-lo partir e tomar essa decisao...

para tantos foristas que tiveram que escolher dou os parabens aos que tiveram coragem para diz o terrivel "sim",mas mesmo para os que nao o fizeram comprreendo perfeitamente e não os critico de forma alguma...

O Pirata é o meu primeiro cão e faço serios votos que consiga ter uma vida longa,saudavel e feliz,pois ter o privilegio de viver 13/14/15 anos com o nosso amigo é algo fantastico...
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quarta set 12, 2012 7:14 pm

Sim. É verdade.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quarta set 12, 2012 7:20 pm

Os animais para mim são familia, e acho que não ha dor maior que a outra quando se trata de morte, mas tenho a certeza que quando a minha mãe falecer ou o meu pai, vai ser mais doloroso, principalmente se for uma doença e não lhes poder dar paz e um fim de vida digno como vou dar sempre aos meus patudos.
Para mim esse e o problema, se uma pessoa está doente, não tem cura e não aguenta mais a dor, porque que não pode acabar com o sofrimento de forma DIGNA e tem de morrer aos poucos, a sofrer e a fazer os outros sofrer por se sentirem incapacitados de fazer alguma coisa?!
Ha certas coisas que não entendo...
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta set 12, 2012 7:36 pm

Saracocas Escreveu:Os animais para mim são familia, e acho que não ha dor maior que a outra quando se trata de morte, mas tenho a certeza que quando a minha mãe falecer ou o meu pai, vai ser mais doloroso, principalmente se for uma doença e não lhes poder dar paz e um fim de vida digno como vou dar sempre aos meus patudos.
Para mim esse e o problema, se uma pessoa está doente, não tem cura e não aguenta mais a dor, porque que não pode acabar com o sofrimento de forma DIGNA e tem de morrer aos poucos, a sofrer e a fazer os outros sofrer por se sentirem incapacitados de fazer alguma coisa?!
Ha certas coisas que não entendo...
Infelizmente é assim e acho que o será por muito tempo...(isto relacionado com pessoas claro)...
Quem tem possibilidades financeiras para tal,pode sempre ir a algum pais onde a eutanasia a pessoas é permitido... ja vi em tempos um documentario sobre um senhor que optou pela sua propria eutanasia... mas nao recordo em que pais isso aconteceu mas nao era de todo o pais de origem do senhor...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 12, 2012 9:29 pm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quarta set 12, 2012 9:45 pm

Ja ha muitos anos que sou a favor da eutanasia. E de muitas outras coisas. Sou muito a frente, o que é chato para mim, ter que viver e lidar com mentes muito muito retrogadas..
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Souvenirs
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

terça set 18, 2012 11:52 am

já tomei essa decisão, e recentemente (15.11.2011) a minha kikas (cadelinha srd com cerca de 5/6 kilos) com 12 anos e muita vida, já tinha cataratas e artroses no joelho, mas era feliz e contente, de um dia para o outro começou a tossir. deixei passar 1,2 dias e levei-a ao veterniário já suspeitando o que seria (coração). quando lá cheguei descobri que tinha um sopro nivel 5 de 5 e um edema pulmunar. queriam interna-la mas decidi que o melhor seria dar-lhe um fim digno sem sofrimento, levei-a para casa, todos nos despedimos dela e no final do dia adormeceu em paz comigo ao lado sempre a dar-lhe festas e a falar baixinho "shh estou aqui..obrigada pelos bons momentos..". custou muito e ainda hoje doi quando nos lembramos dela, mas pelo menos sabemos que foi feliz e que partiu quando chegou a hora dela.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 18, 2012 10:29 pm

Souvenirs escreveu...

"...partiu quando chegou a hora dela."

Na minha opinião esta é a frase chave.
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quarta set 19, 2012 12:23 am

homeless Escreveu:quem me dera que um dia alguém me amasse o suficiente para tomar (e poder legalmente tomar) essa decisão.

e não me parece que compita ao forista pfonseka avaliar o amor que eu tenho, tive e terei pelos animais de 4 patas que têm feito parte da minha vida.

e não sou AMIGA dos meus animais...amo-os demais para os ver sofrer sabendo que não têm cura.
em 48 anos de vida vi partir vários por eutanásia, por decisão minha ou dos meus pais.
não me arrependo de nenhuma.
nem mais.
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quarta set 19, 2012 12:29 am

Dinodane, um abraço, muito apertado.
Eu deixei por escrito que se a minha doença recidivasse a ponto de ter de me tirar a qualidade de vida, que me deixassem partir.
Responder

Voltar para “Cães”