Como lidar com o meu cão..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

flisboa
Registado: sábado mai 12, 2012 8:17 pm

terça set 18, 2012 9:57 pm

Boa noite,
Antes de mais quero agradecer pela ajuda no tópico anterior, com o tempo lá consegui corrigir alguns daqueles problemas.
Desta vez a minha questão é em relação ao comportamento dela com outros cães/pessoas. Recentemente tenho notado alguns comportamentos estranhos em relação à comida e afecto. Por exemplo, quando quero dar um biscoito a um cão conhecido, ela tenta intimidar o cão com latidos e mordidelas, passando-se o mesmo quando tento fazer festas a outros cães. Não é um comportamento muito agressivo, até porque ela é bastante medrosa, mas acaba mesmo por afastar os mais tímidos.
Por outro lado, é muito tímida com pessoas, pois quando alguém se aproxima para lhe fazer festas, tenta fugir e esconder-se atrás de mim.
A minha duvida é que métodos devo utilizar para a corrigir, visto que as repreensões, puxões na trela e ignorar não estão a dar resultado.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta set 19, 2012 12:48 am

Não sou expert mas, o que me parece é que inicialmente qualquer bicho estranha a nova casa, os primeiros dias são calmos pois está a decorrer uma ambientação, podemos aproveitar esse período de mais "cerimónia" para estabelecer as regras básicas.
Segundo o que li a cadela parece-me um tanto ou quanto insegura, o que poderá ser normal para a idade dela.
Quando chegar à altura da introdução dela ao mundo faça-o de maneira o mais inofensiva e agradável possível e com supervisão (qualquer apresentação a um cão é com cautela, com precaução, não medo, execute uma seleção).
Se o seu irmão, tem medo dela, não tenha, se necessário o resto da "matilha" deve auxilia-lo a estabelecer uma posição hierárquica mais elevada.
O morder pode ter várias origens, instinto de presa, dentes, fraca sociabilização por não ter passado o tempo recomendado com a mãe e ninhada, etc.
Relativo aos outros cães, a insegurança, pode também manifestar-se como ciúme.
quando chegar o momento promova uma sociabilização com pessoas e com cães, quanto melhor os episódios, melhores os resultados, previne-se contra potenciais maus episódios. (intervenha ou evite).
Responder

Voltar para “Cães”