Ajuda, urgente.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JackLiyu
Registado: quarta ago 22, 2012 10:51 pm

terça set 18, 2012 5:34 pm

Boa tarde

Vai fazer um mês que adoptei o Jack (xHusky) e neste momento estou com uma dúvida urgente.

O Jack aparenta ter medo de ir à rua e só faz as necessidades em casa - algo que já está a chatear a minha mãe. Ele ficou 12h sem fazer rigorosamente nada... Andei com ele na rua, deixei-o na varanda e tornei a levá-lo à rua. Já levei o tapete para a rua, usei jornais, spray... E nada. Nem um xixi, nada.

Assim que chega a casa faz tudo na entrada.

Não sei o que fazer mais, o Jack não gosta de passear e sempre que vai à rua puxa-me pela trela ou deita-se e de lá não sai. Já tentei vários locais diferentes, uns mais frequentados por cães, outros menos.

A minha mãe está no limite, se não arranjar uma solução para o Jack aprender, receio que ela leve-o para um canil

O que posso fazer?
Além de ser um cão assustado e triste, parece que nada funcionada com ele.

Ps: O Jack não veio de um canil, fui buscá-lo a uma senhora. Ele vinha com pulgas e uma ferida a uns 5cm das orelhas mas está melhor agora.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça set 18, 2012 7:16 pm

Que idade tem o Jack? Com que idade foi para sua casa?

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
ustinkmag
Membro Júnior
Registado: segunda set 17, 2012 2:07 pm

terça set 18, 2012 7:19 pm

Eu no seu lugar deixava-o passar um pouco de fome, cada vez que ia à rua; oferecia uma guloseima.
Sempre que ele mostrar medo, seja firme com ele. Não faça carinhos e nem faça vozinhas mansas. Mostre que não gosta, dando uns puxões na coleira; e voz firme. E nunca acarinhe um cão que se mostre assustado e medroso.

Ao passar do tempo após ficar horas na rua ele vai fazer tudo o que deve fazer na rua. No inicio procure espaços menos movimentados ou horas com menos movimento de pessoas, carros...etc.

Haverá mais sugestões mas agora foi o que me lembrei.
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça set 18, 2012 7:44 pm

espero que o usário ustinkmag , não me leve a mal, quando não concordo não concordo muito com a sua sugestão. concordo apenas quando diz que não se deve fazer festas a um cão com medo, porque se esta a recompensar essa reacção, o melhor mesmo será ignorar. utilizar puxões, palvras mais duras, apenas fará com que o cão ganhe um medo ainda maior, pois para alem de já não gostar de lá ir, agora o dono ainda se mostra zangado e lhe dá puxões na trela, tornando desta forma o passeio ainda mais desagradavel.

aconselho antes a fazer da rua um lugar agradável,sem nunca o forçar. brinque com ele na rua (bolas, jogos do puxa- puxa,etc.), no parque, etc. tire uma porção da ração do cão e cada vez que ele se mostrar descontraido recompense-o. lembre-se que isto é um processo que leva tempo, mas que como nos humanos quando temos medo de alguma coisa temos que ir devagar, mas consistentemente. se o cão for cachorro, vai ver que assim que brincar muito e começar a descontrair, ele há-de fazer um xixi , faça uma grande festa como se fosse a melhor coisa do mundo, recompense muito, brinque,me etc.

quando ele fizer em casa, a não ser que o apanhe em flagrante, não o repreenda, (eu sei é dificil, quando se vem do trabalho/escola e se vê o chão cheio de porcaria), pois o unico resultado disto é o cão começar a associar o chichi ou o coco com algo mau e posteriormente poderá começar a faze-lo em sitios escondidos : atrás do sófá, etc.

volto a dizer que não existem soluções milagrosas, tudo leva tempo e muita paciência, espero que resulte.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça set 18, 2012 8:04 pm

ustinkmag, faço-lhe uma questão. Imagine a pior coisa que lhe podia aparecer à frente, algo que tenha mesmo medo. Há pessoas que têm medo de aranhas ou insectos, outras têm medo de cães, andar de avião, etc.. Agora imagine que enquanto estão nessa situação, alguém lhes está a bater ou a dar safanões e a falar com elas de forma brusca e pouco afável. Acha que perdia o medo? :| Ou apenas ficava retraído com medo de que continuassem a dar-lhe puxões e a "ralhar"?

vanerodrigues, concordo com quase tudo o que disse. :) Apenas não concordo que não se deve acarinhar um cão quando está com medo. Pense assim. Imagine que está numa situação que lhe provoca medo. Acha que se tiver alguém ao seu lado a confortá-la, a dizer-lhe palavras de encorajamento, de uma forma calma, não a faria sentir melhor e mais segura?
Os cães precisam da nossa ajuda para ultrapassar os medos. Nós é que temos que lhes "dizer" que aquela situação específica não é tão assustadora como parece. Mas isto é feito gradualmente e de uma forma calma.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça set 18, 2012 8:12 pm

dianne: pense assim, quando um cão está numa situação de medo, reage encolhendo-se recusando-se a andar e olhando para o dono para ver como ele reage, ao lhe darmos festas nessa altura, estamos recompensar a reacção que ele teve e ele lÊ a coisa assim: é pá afinal fiz bem em reagir assim, o que significa que há algo a temer. passando assim a reagir sempre daquela forma. agora ao ignorar-mos o medo (sem gritos, festas, etc) estamos a dizer-lhe que não há razão para aquela reacção, visto que o meu dono está calmo e nem ligou, posso então ficar calmo tambem. é quando o cão relaxa que se deve recompensar o cão. pois estamos a dizer-lhe que esse é o comportamente que desejamos dele.

espero não ter sido muito confusa l0ol :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 18, 2012 9:12 pm

Quando vejo uma reacção de medo ao mundo exterior, não faço festas nem ignoro. Falo com o cão num tom de voz baixo e calmo e não o forço a andar. Ficamos parados ali o tempo que for preciso até a minha calma acalmar também o animal.

O mais duro que faço é não o deixar virar costas e fugir. Quanto ao resto, não há cá recompensas nem miminhos, que para nada servem quando o animal está cheio de medo e tenso. O mundo existe, tem movimentos e ruídos e ele só tem é de se habituar a tudo isso, não é caso para recompensas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
JackLiyu
Registado: quarta ago 22, 2012 10:51 pm

terça set 18, 2012 10:37 pm

O Jack fará 4 meses na próxima semana.

Desculpem mas não terei mais 12h para andar constantemente a passeá-lo quando nem na varanda ele faz as necessidades.

Levo-o de manhã, à tarde e à noite - enquanto a minha mãe leva-o outras vezes. Se ele fizesse na rua e em casa, seria mais fácil achar um modo de educá-lo mas o Jack recusa-se a fazer as necessidades na rua e nas varandas.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta set 19, 2012 12:06 am

Posso até estar errado, mas pelo que já me apercebi (por experiência e do que vi), os bebés passam três fases em relação às necessidades. (versão simplificada e abreviada).
1ª Fazem tudo em casa.
2ª Vão à rua, não fazem, chegam a casa e despacham o que tem a fazer.
3ª Vão à rua e fazem na rua.
Há que ter calma e paciência a altura há-de chegar naturalmente, em alguns casos, outros casos exigem um pequeno "empurrãozinho".
Mas com 4 meses, acho por bem aguardar mais um pouco e ter material de limpeza e paciência qb. Nunca repreende-lo à posteriori nem que seja 3 minutos depois, ignore e limpe, se o apanhar no acto então diga não e leve-o para o sítio onde ele deve fazer o que tem que fazer, se isso não funcionar existem outros truques.
Quanto ao medo, até ver é normal, com 4 meses a minha tinha medo...bem, se calhar é melhor dizer o que ela não tinha medo :D e com pura habituação ela foi lá (ainda existem uns plásticos a mexer ou uma ou outra coisa, mas estou contente com o resultado), talvez o seu necessite de uma recompensa ou outra (a minha nunca se recusou a andar ou a deitar-se) ou de passos mais pequenos, mas se existir vontade é como a história da galinha, grão a grão...
Resumindo quanto mais agradável/inócua for a apresentação ao mundo, que pode ser assustador (ruídos, cheiros, etc) melhor será o resultado final.
Também sou da opinião que não se deve reconfortar um cão enquanto este estiver com medo.
Uma última sugestão,por enquanto não o apresente a outros cães ( um mau episódio pode ter repercussões demolidoras na formação do cão).
Se o apresentar/quando o apresentar faça-o só com cães presos e com donos capazes presentes (regra pessoal), tudo que andar solto, intervenha e repudie a aproximação ou evite o contacto e isso também é válido para donos "patetas alegres".
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta set 19, 2012 9:04 am

Ainda é muito novinho! Tem que ter paciência, eles demoram a aprender!
O meu conselho, leve-o sempre a seguir às refeições à rua, porque normalmente a seguir às refeições é quando eles fazem as necessidades.
Para o ajudar a perder o medo, numa primeira fase leve-o para sítios pouco movimentados e gradualmente vá para sítios com mais movimento.
É tudo novo para ele, é normal que tenha medo e que demore a aprender!
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

quarta set 19, 2012 11:08 am

Ele com 4 meses já deve ser um bocado grandinho para conseguir andar com ele ao colo na rua, mas se conseguir tente fazê-lo ou então pode experimentar sentar-se com ele ao colo na rua apenas para ele observar, progressivamente pode tentar colocá-lo no chão e ficar junto a ele tentando incentivá-lo a estar no chão.

A minha cadela era (e em certas situações ainda é) medrosa, das primeiras vezes que a colocámos no chão na rua passou metade do tempo escondida debaixo do banco do jardim atrás das nossas pernas, mas à terceira ou quarta saída a curiosidade foi mais forte e começou a brincar e a cheirar à volta.

Quando ele se sentir mais à vontade na rua, vai ver que ele começa a fazer as necessidades fora de casa. Mas atenção, comece por levá-lo para sítios onde não estejam cães soltos que o possam intimidar, pois isso só vai fazer com que ele ganhe ainda mais receio.

Boa sorte, e espero ter ajudado. Vá dando noticias :D
Responder

Voltar para “Cães”