Bombinas Orientalis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta fev 11, 2004 10:59 am

Olá a todos

Ontem finalmente chegaram as minhas Bombinas que há tanto tempo estavam encomendadas :) :) :) :) :) :) :) :) :)

São muito giras e super atléticas, saltam que se desunham ;)

O Sr. da loja disse-me que elas comiam larva de mosquito vermelha congelada ou tubifex, mas pegavam melhor na comida congelada.

Gostaria de saber se há mais alguma coisa que elas possam comer e qual a quantidade que devo colocar... ontem pus um quadrado de tubifex desfito, mas elas nem lhe tocaram.... deviam de ainda estar estranhas :roll: :roll: ao ambiente novo, taditas :roll: :?

Elas de momento estão num aquário de 60 cm, será que é suficiente?

Gostaria de trocar experiências com foristas que tenham também bombinas
;)
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quarta fev 11, 2004 11:40 am

olá!

Também tenho Bombinas mas nunca lhes dei esse tipo de comida.

As minhas comem alimento vivo (pequenos grilos e tenébrio).

São muito bonitas e engraçadas. O teu aquário com 60cm é suficiente. Tem o cuidado de tapares todos os orifícios do aquário pois elas escapam-se facilmente. Coloca muitas plantas no aquário, um filtro pequeno e uma parte fora de àgua com musgo, turfa e uma ou duas plantas anfibias.

Boa sorte com elas,

José Santos
Tchinho
Membro Veterano

quarta fev 11, 2004 12:01 pm

Olá Zooexótico

Obrigada pelas tuas respostas ;)

Eu tive há uns anos umas rãs parecidas com estas, mas castanhas e verdes e também tinha num aqua de 60 cm com filtro e um dia elas foram sugadas pelo filtro e ficaram com as menbranas interdigitais das patas traseiras presas na grelha do filtro e morreram porque não conseguiram vir à superficie respirar.... que filtro devo utilizar, este não deve ser muito bom... será muito potente :o

Que altura de água devem ter elas? Elas têm agora 15 cm +- de altura de água, será suficiente ou é demais?

Elas passam a vida fora de água, é normal?

Os grilos vêm da tua loja, certo?

E o que é tenébrio?

E já agora, para não parecer muito chata, o que são plantas anfíbias?

Desculpa, tantas perguntas

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Obrigada pela tua ajuda
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quarta fev 11, 2004 9:26 pm

Olá!

Sim, o filtro deve ser o mais fraquinho possivel. Para evitar que sejam sugadas pelo filtro, podes envolvê-lo numa meia de vidro de senhora, assim elas já correm menos riscos. Mas o melhor é mesmo comprar um filtro pequeno, a marca EDEN tem uns filtros muito bons que costumo usar nos anfíbios.

P - Que altura de água devem ter elas? Elas têm agora 15 cm +- de altura de água, será suficiente ou é demais?

R - As minhas têm cerca de 10-12 cm de água, têm pedras no fundo e têm muitas plantas no aquaterrário.

P - Elas passam a vida fora de água, é normal?

R - Sim, as Bombinas (que ao contrario do que se pensa são sapinhos, não são rãs) vivem muito tempo fora de água. Especialmente quando têm fome e procuram insectos.

P -Os grilos vêm da tua loja, certo?

R - Da minha ou de outra qualquer loja de répteis. O tamanho dos grilos para bombinas devem ser os Nr. 1.

P - E o que é tenébrio?

R - São larvas de escaravelho. Elas adoram-os. Não se deve dar muito ou pelo menos deve-se dar muito mais grilos do que tenebrio. As minhas até comem á mão. Coloco o grilo ou o tenébrio na ponta de uma pinça e elas vêm busca-lo saltando para os agarrar.

P - o que são plantas anfíbias?

R - São plantas que se dão dentro e fora de água. Eu no meu aquaterrário das bombinas tenho papiros, anubias, Cabomba, riccia e outras plantas que se vendem nas lojas de aquariofilia mas também plantas q se vendem nas floristas...

Boa sorte com elas e acho que devias pensar em dar-lhe comida viva!!!

;)

José Santos
Tchinho
Membro Veterano

quinta fev 12, 2004 12:14 pm

Olá José Santos, obrigada pelas tuas respostas ;)

Vou sim dar comida viva, pois a outra elas não a comem :( , tadinhas devem ter fome... desde anteontem que nada papam... :?

Tanto as plantas, como a comida viva e a decoração que preciso para pôr no aquaterrário, posso encontar na tua loja?

Eu moro em Oeiras e por aqui não sei de nenhuma loja especializada em repteis e anfibios como a tua ;)

Mais uma vez obrigada pela tua ajuda... ontem andei com elas nas mãos, são tão moles e esponjosas :) ... adoro-as ;)
Tchinho
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 11:45 am

Olá a todos

As minhas bombinas, estão bem e recomendam-se :lol: ... não podiam estar mais gordas :oops: , acho que um exercício não lhes fazia mal ;)

DEsde anteontem que não param de coaxar, principalmente à noite e de luz apagada. Depois a maior abraça a mais pequena e lá fica :roll: :oops: ..... tuca, tuca, tuca.....

Ovos, já lá vi na água junto ao areão. Uma sustância transparente, tipo gelatina, cheia de bolinas escuras.... não mudei mais a água, pode ser que nasça algum girino :D

:)
Lecog
Membro Júnior
Registado: segunda jul 21, 2003 7:08 pm

sexta abr 09, 2004 6:38 pm

Então as Bombinas estão boas...?
Tb estou a pensar comprar umas...
Como aconselhas ter o terrário?
Tchinho
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 10:29 am

Olá Lecog :)

Eu tenho um aquário de 60 cm daqueles para peixes. Tenho uma plataforma em vidro colada com silicone a um dos lados do aqua, esta está revestida com musgo.

Tenho um filtro que era dos peixes, como é muito potente, tive de revestir este com uma collant de lycra de senhora. Assim as bombinas não são sugadas pelo filtro :)

Tenho 3 plantas. Não me perguntes os nomes que não sei :oops: .... uma delas está presa a um tronco, as outras estão no fundo do aqua. As plantas têm folhas largas que dá para as bombinas se "sentarem" em cima delas. Ao tronco ainda está preso feto de java que já cresceu imenso.

O fundo do aqua está revestido com areão pequenino.

Tenho uma luz para répteis que está acesa durante 12 horas.

As minhas bombinas estão super gordas, principalmente o macho :) , se quiseres podes ver no meu album, fotos deles. ;)

Tenho também um termostato que está a 22ºC.

O Termostato, as plantas, o musgo e o comer das bombinas comprei na loja do Zooexótico... e passo a publicidade

:p 8)

Se quiseres mais informações, diz-me ;)
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

segunda abr 16, 2007 9:31 pm

Oi! será que me podiam tirar uma duvida?=S Eu recentemente adquiri uma rã bombina, e tenho ainda mais duvidas, desculpem ser tao chatinha=) mas preocupo me com a saúda da pequenita=).
São as seguintes: Ela actualmente está alojada num aquario de medidas 34cm de comprimento, 25 de altura e 19 de largura (dá para perceber?=S) é suficiente?
Como o terrário ainda está muito básico e inicial, vou posteriormente mudá-lo com uma "decoração" e disposição diferente, não faz mal mudar a rã para outro aquario nos poucos dias em que modifico o outro?
o aquario tem uma tampa de plastico, será melhor mudar para uma rede para ventilar melhor?
Ela esconde- se as vezes debaixo dum abrigo que fiz para ela, na zona de raspinhas de coco humidas, terá frio, ou e um comportamento normal? e ela não coacha, normal tambem? precisa de companhia?
Agradeço informaçoes por favor=s
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça abr 17, 2007 12:57 am

Onde anda a foto do "desenterranço do ano"?
Sapos, este tópico tem 3 anos! =)
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
papirus
Membro
Registado: quarta ago 30, 2006 10:20 pm

quarta abr 18, 2007 12:37 am

Imagem

Alguem pediu ??? 8)

:lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”