Ganhar a confiança de um cão abandonado (UPDATE)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado set 01, 2012 11:44 pm

Sr Yuki, se puder postar mais pormenores da aparência do cão e da sua condição actual, talvez ajudasse num enquadramento melhor.
Mas cada caso é um caso.
Posso começar pela experiência passada aqui deste lado, um animal abandonado, com muita "lata", treinado nitidamente à " pancada", foi ele que nos escolheu (talvez naquele dia apetece-se-lhe chinês) e pumba, foi assim tão fácil.
Pela época em que foi e pelo mediano a medíocre instinto de presa e também pelas características do cão percebemos porque foi abandonado, não prestava para a caça.
Nada que um banho e uma desparatização (necessária) não curasse.
Do pouco que eu conheço, e pela descrição que faz, faço as minhas sugestões, ou duas uma.
- trata-se de um cão silvestre, com pouco ou nenhum contacto humano.
- trata-se de um cão de caça medíocre, de temperamento é fraco, tímido, com medo de tiros, ou da própria presa,etc, ou tudo junto, e cujo uma provável "emenda" foi pior que o "soneto"a um elemento que supostamente podia ser o pior, ou um dos piores da ninhada. Com pouca vontade de estabelecer contacto com ser humano.
Ou pode-se tratar também do caso de ter sido um"bait dog".
Posso estar completamente errado, mas se a desconfiança é assim tanta, julgo que é nestes casos em que a desconfiança é mais latente.
De qualquer das maneiras, a auto confiança do cão é pequena e se pretendem ficar com ele, tem que ser a "pulso", com paciência, por habituação, e associação positiva.
Isto é, uma modesta opinião.
Eu acho que a anestesia foi muito contraproducente, pelo menos o que eu tentava fazer era:(quanto mais tímido for o cão mais tímida é a "apresentação" mas de forma consistente)
- não me preocupava em tocar no cão.
- diminuir as distâncias, quando já estivesse perto de casa, tentava familiarizá-lo com cheiros (lá de casa, p.e. roupa)
- Quando já se sentisse mais à vontade, os futuros donos "apresentarem-se" mas só de corpo presente, sem interferirem, nem nada.
- Quando essa etapa fosse superada aí sim tentava chamá-lo, etc.
E por aí adiante. (mas isso tudo já foi explicado pelos outros users)
Depois era começar do zero, aumentar tanto quanto fosse possível a autoconfiança, familiariza-lo com o quotidiano na zona em questão sociabilizá-lo, e por aí fora. (e conviver também com possíveis traumas inamovível).
É a minha modesta sugestão que vale o que vale.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo set 02, 2012 12:19 am

botas96 Escreveu:Sr Yuri, se puder postar mais pormenores da aparência do cão e da sua condição actual, talvez ajudasse num enquadramento melhor.
Mas cada caso é um caso.
Posso começar pela experiência passada aqui deste lado, um animal abandonado, com muita "lata", treinado nitidamente à " pancada", foi ele que nos escolheu (talvez naquele dia apetece-se-lhe chinês) e pumba, foi assim tão fácil.
Pela época em que foi e pelo mediano a medíocre instinto de presa e também pelas características do cão percebemos porque foi abandonado, não prestava para a caça.
Nada que um banho e uma desparatização (necessária) não curasse.
Do pouco que eu conheço, e pela descrição que faz, faço as minhas sugestões, ou duas uma.
- trata-se de um cão silvestre, com pouco ou nenhum contacto humano.
- trata-se de um cão de caça medíocre, de temperamento é fraco, tímido, com medo de tiros, ou da própria presa,etc, ou tudo junto, e cujo uma provável "emenda" foi pior que o "soneto"a um elemento que supostamente podia ser o pior, ou um dos piores da ninhada. Com pouca vontade de estabelecer contacto com ser humano.
Ou pode-se tratar também do caso de ter sido um"bait dog".
Posso estar completamente errado, mas se a desconfiança é assim tanta, julgo que é nestes casos em que a desconfiança é mais latente.
De qualquer das maneiras, a auto confiança do cão é pequena e se pretendem ficar com ele, tem que ser a "pulso", com paciência, por habituação, e associação positiva.
Isto é, uma modesta opinião.
O que é um "bait dog"? De lutas, é isso? Não creio.

Ele é muito parecido com um perdigueiro.
Não tem apetência nenhuma para caça, tanto que a minha amiga tem 2 gatos e ele de início tinha medo deles (mas quando lá estive o gato esteve muito mais perto que nós! Ignoravam-se mutuamente).

Tem a cauda amputada, pelo que teve dono. Já não está magrerrimo, porque ela já está a dar-lhe comida há uns meses, como eu disse. Só tem algumas marcas na pelagem, das carraças que já teve (julgo eu). Também não tem feridas visíveis.

E depois ela mora na aldeia... assim numa daquelas aldeias que por acaso a estrada que passa em frente já é de bom alcatrão mas só passa 1 carro, e em volta são oliveiras e terrenos com palha (nesta altura) pontilhado por uma casa aqui e outra acolá.

E é por isto que tudo indica e nos leva a pensar que tenha sido um cão que não teve aptência para caça.
botas96
Membro Veterano

domingo set 02, 2012 12:52 am

"bait dog" basicamente é um saco de boxe para treinar outros cães.

Segundo li, também estou mais inclinado para a hipótese de ser um cão de caça sem vocação ( é dos casos em que estou mais familiarizados, embora nunca tenha visto um caso assim tão extremo, à excepção dos cães silvestres) . e pelo facto de ter a cauda amputada, penso eu, que elimina também a hipótese de ser um cão silvestre.

Eu concordo com que os outros users disseram, mas a coisa terá que ser muito "step by step"

Se a desconfiança é mesmo dele ou uma consequência das "emendas" que têm por hábito quebrar/estragar o cão,não sei.
Para mim, parece-me que vai ser trabalhoso e necessitará de rehab e poderão eventualmente ter de conviver com alguns traumas. E que isso não quer disser que não se venha a tornar num bom cão

Desejo muito boa sorte.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo set 02, 2012 1:14 am

botas96 Escreveu:"bait dog" basicamente é um saco de boxe para treinar outros cães.

Segundo li, também estou mais inclinado para a hipótese de ser um cão de caça sem vocação ( é dos casos em que estou mais familiarizados, embora nunca tenha visto um caso assim tão extremo, à excepção dos cães silvestres) . e pelo facto de ter a cauda amputada, penso eu, que elimina também a hipótese de ser um cão silvestre.

Eu concordo com que os outros users disseram, mas a coisa terá que ser muito "step by step"

Se a desconfiança é mesmo dele ou uma consequência das "emendas" que têm por hábito quebrar/estragar o cão,não sei.
Para mim, parece-me que vai ser trabalhoso e necessitará de rehab e poderão eventualmente ter de conviver com alguns traumas. E que isso não quer disser que não se venha a tornar num bom cão

Desejo muito boa sorte.
Obrigada.
Eu vou dando uma ajudinha com sugestões e vamos avaliando a situação.
Mas dá pena, porque é um cão que não brinca. Está alí, até anda por perto, deita-se e tal, mas não brinca com nada, não tem alegria, só medo e ainda alguma desconfiança. Enfim, vamos vendo...
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo set 02, 2012 7:51 am

Tem medo da comida atirada, é isso? Experimentem não atirar com força, mas sim devagar e de forma que a comida role pelo chão. Não lhe atirem directamente a ele... e não olhem para ele a atirar. Atirem enquanto estão de cócoras. Convém que a comida atirada tenha bom e muito cheiro... tipo comida de paté/húmida ou bocados de frango. (se for ração seca pode não resultar...)

Se o cão for muito medroso eu tentaria que ele se aproximasse das minhas costas, de cócoras, olhava para o chão, esticava a mão com comida e deixava cair a comida ao chão e recolheria a mão para perto do corpo.

Além disto pode continuar a dar comida na taça (as sessões de tentativas do cão se aproximar devem ser curtas, uns 30 min de cada vez no máximo), mas era bom que o cão a visse a poisar a taça (ele já deve associar a taça a comida), ela afastava-se a uma distância confortável para o cão e ficava presente (se for preciso de costas) até o cão acabar de comer.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 19, 2012 7:40 pm

BOAS NOTÍCIAS!!!!

O Boris está a fazer progressos.
Naturalmente que ainda não vem para perto, mas de sábado até hoje, já veio para o jardim deitar-se uns bocadinhos, para junto da área de circulação da família, 4 vezes!!! 4! E nunca o tinha feito.

Naturalmente que foi enquanto estava tudo calmo e tranquilo. Eu estava a observar isto e a dona inventou de ir fazer qualquer coisa lá fora, ignorando-o. Ele manteve-se no sítio.

Um bom bocado depois, foi deixar uma "recompensa de alto valor" naquela zona, bem afastada dele e voltou a retirar-se. Uns pedacinhos de carne. Foi giro de observar. Primeiro foi investigar de relance e recuou para o mesmo sítio. Voltou a levantar-se e investigar e de seguida foi controlar o movimento (de humanos, presumo) junto da escada e voltou para junto da recompensa. Fez isto várias vezes até que levou alguns pedaços. Infelizmente não levou os pedaços todos. Mas foi MUUITO BOM!

Também observamos que ele vai estando deitado na relva, mas nunca completamente tranquilo. Qualquer coisita e levanta logo a cabeça. Ainda não são longas sestas!
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

quarta set 19, 2012 8:37 pm

Não tem um cão que tenha bom feitio e que possa ir comer ao lado dele? Com uma trela comprida e vai puxando o seu cão para perto de si, sei lá. Um cão dócil poderá ser um chamariz para ele. É só uma ideia. :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta set 19, 2012 8:46 pm

Sr.Youki a sua amiga apenas precisa de ter muita calma e muita paciência. Vai conseguir, mas leva tempo.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 19, 2012 9:30 pm

Lena1 Escreveu:Não tem um cão que tenha bom feitio e que possa ir comer ao lado dele? Com uma trela comprida e vai puxando o seu cão para perto de si, sei lá. Um cão dócil poderá ser um chamariz para ele. É só uma ideia. :)
Por acaso tenho, a minha.
Mas não tenho a certeza se será boa ideia...
Não sei como funciona um cão com medo com as questões territoriais...
botas96
Membro Veterano

quinta set 20, 2012 12:23 am

Atenção, que não sou nenhum expert, mas por agora parece-me muito má ideia acrescentar um outro cão ou cadela na equação, pelo simples facto de que apesar dos progressos serem bastante promissores ainda não me parece que estejam suficientemente consolidados para poder passar à fase seguinte.

"...ele vai estando deitado na relva, mas nunca completamente tranquilo. Qualquer coisita e levanta logo a cabeça. Ainda não são longas sestas!"

"recompensa de alto valor"(...)"foi investigar de relance e recuou para o mesmo sítio." (...)"Fez isto várias vezes até que levou alguns pedaços."

Estes exemplos são reflexo disso mesmo, penso eu, que qualquer pressão poderá ser contraproducente, com calma e paciência acho eu que é o melhor.
Independente de tudo e do seu passado também não se sabe quais as capacidades sociais do cão (poderão ser fracas) e se assim for, poderá se manifestar agressivo por medo ou fugir em relação aos demais.
Mas quem sou eu?, isto é só a minha opinião mas acho pertinente levar todas estas hipóteses em consideração.
Acho que estão no bom caminho, mas não se precipitem.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta set 20, 2012 2:10 am

é, eu concordo botas96.

Sabemos muito pouco do assunto, por isso é melhor ir fazendo uma etapa de cada vez. Não queremos regredir nos progressos verificados.

Ela já vai estando um pouquito mais liberta da bebé, porque já começa a ter rotinas e já vai investindo tempo nisto. Mas a clara preocupação dela é "O inverno". "Se ele não aceita a casinha dele (até ao inverno) para se proteger do frio vai andar por aí todo desgraçado e estes bocadinhos na relva já não vão acontecer".

Essa casinha, que ela lhe destinou, é uma casa de arrumos vazia, de altura normal para andarmos lá dentro e com espaço. Para ficar aberta e ele ir quando quiser. Se este era o objectivo dela, definimos que ela deveria passar a dar-lhe a refeição lá dentro. Coisa que ela diz que não é muito difícil, desde que ela a veja a colocar lá.

Já aquele ser o melhor espaço para ele, na minha opinião é que já acho que não, já que dalí não tem vista para as pessoas a chegarem de carro, ou para a porta da casa, que pode querer controlar/proteger. Além de que ele quer estar sempre inteirado de onde vêm os barulhos... Bem mas o objectivo é que ele o aceite pelo menos para se abrigar da chuva, no entanto eu desconfio que ele vai antes preferir um alpendre que ela lá tem para estar bem mais próximo da família...
Última edição por srYuki em quinta set 20, 2012 11:05 am, editado 1 vez no total.
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

quinta set 20, 2012 9:53 am

Fiquei intrigada pela historia deste menino "selvagem"! Também concordo que aos poucos é que se ganha a confiança dele. Tiveram uma boa prova disso em que em 2-3 semanas conseguiram o que a sua amiga não conseguiu em meses! Continuem assim pois o passo mais difícil foi ultrapassado a partir de agora vai ser mais fácil (digo eu).

Sr.Yuki espero que continue a actualizar este tópico pois eu vou seguir assiduamente ;)
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
botas96
Membro Veterano

quinta set 20, 2012 11:52 am

Sr.Yuki.

Em relação à questão da casa de arrumos , não percebi, se é uma situação provisória ou se será definitiva.
Na minha perspectiva não a acho o ideal para um animal de estimação, pois se até o cão é de caça não dará um cão de guarda por ali além, mas não me vou alongar mais, pois tenho a consciência que "não risco nada" na casa dos outros. (nem pretendo ser prepotente a esse ponto).
Quanto a mim, em relação ao Inverno, não se devem preocupar, devem concentrar todos os esforços para consolidar os progressos existentes até lá.
1º O Inverno pode não ser rigoroso.
2º Se o Inverno for para o frio, pode ser um aliado, pode marcar a diferença e fazer decidir o cão a dar o passo decisivo, mas para isso convém haver uma confiança e um à vontade que por enquanto necessita de mais trabalho.
Mas em princípio o cão precisará, de futuro, de sociabilizar. rehab.
Esta é a minha modesta opinião.
Boa sorte.
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

quinta set 20, 2012 12:06 pm

Talvez manter a presente situação por mais algum tempo para o cão se habituar..

Deixar roupa usada dos moradores da casa ao pé da comida para ele se habituar ao cheiro...

E com o tempo frequentar o jardim com o cão lá dentro, simplesmente ignorando-o... para ele fazer a passagem do cheiro para a pessoa propriamente dita...

Depois o tempo e a fome farão o resto...
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta set 20, 2012 12:34 pm

botas96 Escreveu:Sr.Yuki.

Em relação à questão da casa de arrumos , não percebi, se é uma situação provisória ou se será definitiva.
É uma casa de cimento, pintadinha, com espaço tudo ok. Tem altura de uma divisão normal. Só não acho que seja muito boa, porque ele é medroso e fica numa lateral da casa, logo não vê toda a acção, seja para proteger (se algum dia acontecer) seja para se defender.

E vou dizer á minha amiga para deixar lá peças de roupa junto da comida! ;)
Responder

Voltar para “Cães”