Os 'bem intencionados'....

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 09, 2004 6:27 pm

Devolver um animal à vida selvagem é um processo gradual, cheiro de dificuldades.
Não sei se algum forista viu o filme "Born Wild" sobre a leoa Elsa que tinha sido criada como um animal de estimação pelos seus donos (guardas do parque natural do Seringueti, em África).
Pois, um belo dia, os pais adoptivos decidiram devolver a Elsa à vida selvagem, mas como eram guardas do parque (sabiam as linhas com que se cosiam) levaram anos.
Foi preciso habituar a Elsa a passar noites fora, a caçar, a afastar-se dos humanos, a conviver com a sua espécie, etc.
Foi preciso muito amor e paciência (pe, durante muito tempo eram os pais adoptivos que deixavam peças de caça, para a Elsa comer pois a leoazinha não sabia caçar).

Tudo isto para dizer - é uma crueldade devolver um animal criado em cativeiro à vida selvagem.
Pode ser feito, mas por quem sabe e pode.

Como diz o povo "de boas intenções, está o inferno cheio".
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta fev 12, 2004 12:52 am

aisd Escreveu: Devolver um animal à vida selvagem é um processo gradual, cheiro de dificuldades.
Não sei se algum forista viu o filme "Born Wild" sobre a leoa Elsa que tinha sido criada como um animal de estimação pelos seus donos (guardas do parque natural do Seringueti, em África).
Pois, um belo dia, os pais adoptivos decidiram devolver a Elsa à vida selvagem, mas como eram guardas do parque (sabiam as linhas com que se cosiam) levaram anos.
Foi preciso habituar a Elsa a passar noites fora, a caçar, a afastar-se dos humanos, a conviver com a sua espécie, etc.
Foi preciso muito amor e paciência (pe, durante muito tempo eram os pais adoptivos que deixavam peças de caça, para a Elsa comer pois a leoazinha não sabia caçar).

Tudo isto para dizer - é uma crueldade devolver um animal criado em cativeiro à vida selvagem.
Pode ser feito, mas por quem sabe e pode.

Como diz o povo "de boas intenções, está o inferno cheio".
Por falar nisso ainda vou colocar aqui um dia destes um tópico sobre a recuperação de fauna selvagem e todas as implicações. ;)

PS: aisd: A Elsa acabou por morrer vitima de ataques de leões machos durante o cio precisamente por estar inadaptada. lembra-se? ;)
Ainda tenho algures por aqui o registo desse documentário em vhs. Não sei é se ainda está no praso. :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 12, 2004 4:19 am

Não, não sabia.
Mas só reforça a ideia.
Se calhar era melhor não a terem libertado de todo.
Melhor ainda é não ter animais selvagens como "pets".
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta fev 12, 2004 11:05 am

fang Escreveu: Por falar nisso ainda vou colocar aqui um dia destes um tópico sobre a recuperação de fauna selvagem e todas as implicações. ;)
Fang, essa ideia parece-me bastante interessante, não se esqueça dela ;)
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta mar 10, 2004 3:16 pm

Miadores Escreveu: Ora bem!

Essa máxima aplica-se a todos, não é verdade?
Só confirmam o que eu comecei por dizer. ;)

Mas tudo bem, logo com mais tempinho, deixo aqui mais algumas "luzes",
tá?

Fiquem bem e não "enruguem"!
afinal... 8)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta mar 12, 2004 11:52 am

Bem, que dizer... para quem apanhou um documentário quase no fim, fizeste cá uma "longa-metragem"...
as opiniões de sofá com o comando numa mão e outra a afagar a cabeça do "fiel amigo" são fáceis, não são?
Digo-lhe, chorei ao ver os esforços daquelas pessoas para dar alguma dignidade e bem estar ao Willy (Keiko?); só de ver aquela barbatana dorsal mais erguida (sinal evidente da satisfação do animal) faz valer a pena qualquer esforço!
Saber que alguém que ainda se preocupa e interessa bastante ao ponto de tomar uma acção positiva, mesmo em risco de sua própria carreira ou posição.
Pelo menos tentaram; melhor que eu fizeram, que esta manhã limitei-me a assistir e entrar num "bate-boca" com uma estúpida que ia a dar pontapés no seu cão pela rua fora... Tive medo de dar polícia, de ser presa por agressão... NÃO FIZ NADA!
E resta-me ficar com esta sensação amarga de NULIDADE!
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta mar 12, 2004 11:55 am

Bem, que dizer... para quem apanhou um documentário quase no fim, fizeste cá uma "longa-metragem"...
as opiniões de sofá com o comando numa mão e outra a afagar a cabeça do "fiel amigo" são fáceis, não são?
Digo-lhe, chorei ao ver os esforços daquelas pessoas para dar alguma dignidade e bem estar ao Willy (Keiko?); só de ver aquela barbatana dorsal mais erguida (sinal evidente da satisfação do animal) faz valer a pena qualquer esforço!
Saber que alguém que ainda se preocupa e interessa bastante ao ponto de tomar uma acção positiva, mesmo em risco de sua própria carreira ou posição.
Pelo menos tentaram; melhor que eu fizeram, que esta manhã limitei-me a assistir e entrar num "bate-boca" com uma estúpida que ia a dar pontapés no seu cão pela rua fora... Tive medo de dar polícia, de ser presa por agressão... NÃO FIZ NADA!
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta mar 12, 2004 4:52 pm

Olá,

Eu não vi o documentário mas acho inacreditável que os tratadores tenham presumido que bastava libertar os dois golfinhos para estes esquecerem todo o adquirido durante o cativeiro.

Acho ainda mais inacreditável estes auto-intitulados "defensores dos direitos dos animais" comprarem animais para os libertarem. Pasmem-se mais é verdade!

Será que estas pessoas não conseguem abstraír-se do seu egoismo e protagonismo e pensar um pouco nos animais, que eles tanto apregoam que defendem (mais e melhor do que os outros).
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 15, 2004 5:27 pm

Jordan Escreveu: Bem, que dizer... para quem apanhou um documentário quase no fim, fizeste cá uma "longa-metragem"...
Vi no final, mas vi o que relatei. E não falei nada em relação ao Keiko (?)!!!
Essa de "dar opiniões sentado no sofá", deve conhecer-me muito bem para estar a falar do que eu faço ou deixo de fazer! Pois é..critica-me pela 'longa metragem' e eu critico-o pela sua 'curta metragem' a meu respeito. Agora, eu ainda vi qualquer coisa do documentário, mas você a mim nunca me viu nem me conhece de lado nenhum!!

Perceba que ninguém aqui é contra que se salvem animais, apenas acho que se devem fazer as coisas com cabeça tronco e membros, e não apenas para 'os média verem' !!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mar 17, 2004 10:02 pm

Jordan Escreveu: NÃO FIZ NADA!
Mais vale a pena não fazer nada do que fazer pior... o que acha que seria do cão se se limitasse a um bate-boca ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”