Imagine lá, se o cão estava já desde o inicio do julgamento a se impor ao dono ? A desafiar a autoridade do mesmo, a se mostrar agressivo perante todos ... ora bem, isto querer uma acção fria, planeada e logica - o dono tem que se impor, por ordem no cão, e ao contrario do que possa parecer, um murro para mim não é assim tão cruel ...Sim, às vezes é preciso uma repreensão oportuna, mas um murro no focinho? Acho um bocado excessivo... demasiado excessivo!
Então quando um filho chega a casa com uma má nota num teste damos-lhe um murro? Isto é um exemplo exagerado, claro, mas bater dessa maneira num animal que nem entende que está num concurso nem que está a ser avaliado...
Ele está ali porque gosta do dono, porque o dono o levou e tentará, como todos os cães, ser-lhe agradável. Aquela foi a retribuição que recebeu...
Às vezes portam-se mal, são teimosos, desobedientes, até arruaceiros... mas se fossemos esmurrar todos os que são assim (não só animais), tínhamos muito que dar aos punhos.
Na minha opinião, foi uma atitude completamente inadmissível e injustificável, independentemente das circunstâncias.
Inclusive às tantas o cão já vinha a fazer isso há uma serie de expos, o dono/handler a aguentar para não causar má impressão, só que para o cão aprender tinha que ser no momento.
O cão leva num momento rapido, gane, aprende e está pronto para outro. Simples e eficaz!
Para mim mais preocupante é aqueles que vão para lá armados em tótos, que não têm o minimo de controle sobre os canitos ...~isso sim é triste de ser ver.
É claro, que apenas acho isto aceitavel caso o cão o mereça e numa questao de comportamento.
É incompreensivel que se bata num cão quando este perde ... afinal, o cão aí não tem culpa de nada, e levar um murro não serve de nada!
É a tal coisa, não se deve generalizar ...