Decidir entre a vida e a morte...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sexta set 21, 2012 6:57 pm

Charlie3 Escreveu:Dinodane, um abraço, muito apertado.
Eu deixei por escrito que se a minha doença recidivasse a ponto de ter de me tirar a qualidade de vida, que me deixassem partir.
Lamento muito Charlie3, agora ate fiquei sem palavras, a Charlie e tao nova..
que tudo corra pelo melhor e que esse papel que assinou nunca seja preciso.
BrownEye
Membro Veterano

sexta set 21, 2012 7:06 pm

Obrigada a todos pela partilha,foi a segunda vez que tive que decidir pelo abate de um canito, este nem era propriamente meu, estava sob a minha responsabilidade
Odeio fazer este tipo de decisoes
Quando abri o topico a eutanasia ja tinha ocorrido, foi um desabafo...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta set 21, 2012 8:39 pm

E o seu desabafo foi muito bem acolhido e espero que tenhamos ajudado pelo menos um bocadinho.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sexta set 21, 2012 8:46 pm

Nem mais :wink:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
BrownEye
Membro Veterano

sexta set 21, 2012 8:53 pm

WaterMonitor Escreveu:E o seu desabafo foi muito bem acolhido e espero que tenhamos ajudado pelo menos um bocadinho.
Foi sim waterMonitor, e ajudaram muito
mesmo, mais uma vez, obrigada!
cmbacarneiro
Registado: quarta nov 28, 2012 10:23 pm

quarta nov 28, 2012 10:44 pm

Eutanásia....julgo que nunca estamos preparados para algum dia esta palavra fazer parte da nossa vida.

Eu ainda sofro com isso em junho, tive que enfrenta-la, chamava-se mafalda era um dogue argentino maravilhoso, nesse dia eu tomei a decisão mais dificil que alguma vez pensei em tomar.

Deu entrada no veterinário e foi-lhe detetada uma falencia total dos rins, eram 20 horas do ia 5 de junho de 2012, quando foi feito, numa fração de segundos tudo terminou.

Até hoje não consigo pensar ou aceitar se foi de facto um acto de amor, ou melhor não consigo ainda aceitar que fiquei sem a minha linda menina.
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

quarta nov 28, 2012 11:57 pm

Infelizmente tve que tomar a decisão de deixar um cãopanheiro partir. Tive muitas duvidas e senti a consciência pesada durante algum tempo....
O Steve tinha um cancro renal, que apesar dos muitos tratamentos foi crescendo e tendo metasteses. Durante mais de 2 anos ele não me deixou dormir mais de 1 horita seguida, sempre a pedir para ir ao jardim, fazer umas gotinhas de urina, iamos para a cama e uns minutos depois a cena repetia-se. Eu andava arrasada a precisar de dormir uma noite inteira...confesso que algumas vezes me revoltei contra o meu menino, e tenho a vaga ideia de ter dito alguns disparates de que mais tarde me vim a arrepender.
Toda a familia criticava dizendo que eu era maluca, que a minha saude era mais importante que um cão e muitas outras coisas.
Um belo dia fui convencida pelo marido a tentar deixar o Steve na marquise com a porta do jardim aberta. Concordei, mas dizendo que se ele se queixasse por se sentir 'abandonado' saíndo do meu quarto, que ele voltava para lá na mesma hora. Mudamos o sofá (era um doberman com 14 anos já com alguma dificuldade em se deitar e levantar so chão) para a marquise, ele deitou-se lá e olhou para mim como a dizer que ficava bem e que estava aliviado de me deixar dormir de noite. Passei a noite atrás da porta a ver se ele se chorava, mas tal não aconteceu. Ainda vivemos assim uns tempos, mas de uma semana para a outra ele foi piorando. Abriu uma ferida enorme perto da cauda, urinava sangue e olhava para mim como se a pedir que o deixasse descançar. Os vet diziam que não havia mais nada a fazer, que tinha cancro á 4 anos e que estava com a linda idade de 14 anos, mas eu acreditava que ele aguentava mais uns tempinhos, afinal ele era um menino forte e valente. Uma bela tarde deitou-se aos meus pés e não mais se levantou. Corremos para o vet e eles disseram que ele estava a sofrer imenso, mal lhe tocavamos ele encolhia-se todo. que não passava daquele dia e que o melhor era dar uma ajuda para ele partir um bocadinho mais cedo e mais serenamente. Acabamos por concordar e ele partiu nos meus braços, ouvindo a minha voz e sentindo as minha lágrimas.
O mais dificil foi depois, quando comecei a recordar as asneiras que tinha dito quando ele me não deixava dormir....aí senti remorsos, muitos remorsos, apesar de 3 vet me dizerem que nada mais se podia fazer. Só o tempo acalmou a consciência e hoje 4 anos passados, reconheço que fui egoista e devia ter deixado o meu cãopanheiro partir, pelo menos uma semana antes. Tinha partido com a dignidade com que viveu e sem sofrer ainda mais.
2 anos depois adoeceu a Daisy, tinha Cushing. Amava tanto a minha menina que disse á vet que se quando chegasse o fim e eu não quisesse ver, que me desse um abanão e me lembrasse do muito que eu amava a minha pequenita cocker-cola. Em Maio a Daisy partiu e poupou-me a ter de mais uma vez tomar uma decisão dura e dificil. Partiu em menos de 2 horas de uma forma que não tinha imaginado e preparado. Duas convulsões e deixou-nos....
Até um dia cãopanheiros..........
<p>amiga 3msq</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta nov 29, 2012 3:00 am

raio de tópico triste pah, tou aqui com um nó na garganta!!! :cry:

a minha Yorkshire velhota foi uma santa, até na morte ela nos poupou a preocupações. dia após dia foi comendo menos e menos, passava mais tempo a dormir e tinha menos paciência para os outros cães. um dia deitou-se para dormir, enroscadinha no sofá que elegeu como dela... e foi assim que a encontraram no dia seguinte, já sem vida, mas ainda enroscadinha...

a Yasha teve parvovirose quando era cachorra e esteve internada numa clinica. num dos dias o veterinário disse me que ela estava muito mal, e que eu tinha de me preparar pois havia a hipotese de ela não sobreviver. quando cheguei à sala de internamento, o vet abriu a porta da boxe dela, e ela levantou se (a muito custo) apenas para se vir refastelar no meu colo. obviamente que chorei baba e ranho para cima daquele monte de ossos com quatro meses de idade. nesse dia deixei lhe a camisola que trazia vestida por baixo do casaco, e vim para casa só com o casaco por cima. no dia a seguir, quando lá cheguei, a recepcionista/auxiliar disse me com cara de caso, que eu devia ir falar com o Doutor Nuno. vieram me imediatamente as lágrimas aos olhos, ao que ela me diz muito rápido: "ó menina, não chore que a yasha deve estar a ficar boa... esta noite roeu três tubos de soro!! :lol:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Responder

Voltar para “Cães”