Aquário de água Salgada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

sábado set 22, 2012 7:29 pm

Dar dá.

Se a pessoa já tem alguma experiência em salgados fica mais fácil, mas se tiver hipótese nem que seja de passar para um aquário de 50 litros, tem melhores hipóteses de sucesso e fica concerteza com um aquário mais composto.

Mas há alturas em que não se pode. Se esse for o caso, então o melhor é se ficar pelos corais moles mais resistentes e ter muita muita paciência e dar tempo ao tempo, ir colocando as coisas com muita calma depois de o aquário estar a funcionar há 2 meses. Quando a peixes... só metia um muito pequenino, uma donzela, que são normalmente bastante resistentes.

Mas assim que tenha oportunidade, passe para um aquário com pelo menos 50 litros.

Começar com um aquário de 18 litros reduz-lhe as hipóteses de sucesso.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sábado set 22, 2012 7:45 pm

Pois, eu já tenho 2 anos de experiencia com agua doce, mas salgada nunca tive, apesar de qe já tive interessado e li bastante, mas o que li não corresponde muito ao que diz...Acho que era para aquas de maiores dimensões...
Eu nem sabia que podia por lá um peixe estava mesmo a pensar em corais...
Mas bom gostaria que me dissesse ao certo o que é que eu precisava de comprar/ter, que medidores de parametros preciso, que filtro (marca), que bomba de circulaçãp(marca), substracto, quantidade de rocha viva, alimento o coral?, e temperatura adequada para uma donzela e respectiva comida etc...
Desculpe a quantidade de perguntas, mas como a sua forma de tratar reef parece-me mais simples gostaria que me respondesse assim a tudo para perceber bem :D
Pode fazer um grande testamento á vontade :lol:
Muito obrigado ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Rikass
Membro Veterano

sábado set 22, 2012 7:59 pm

Já agora, eu não me vou atirar de cabeça, eu acho que se passa o mesmo com os de agua doce, comprar mais peixes e por mais e mais...
Mas a grande diferença e que os de agua doce sao muito mais baratos entao levar um ou outro nunca altera muito a carteira agora um reef convem a pessoa fechar a carteira loool...
Mas eu nisso vou conter-me muito bem...
Já agora a nivel de preços dos corais moles variam de quanto a quanto?
Obrigado
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

sábado set 22, 2012 8:48 pm

Pode-se comprar em lojas e os corais moles são mais baratos que os duros, mas consegue-se comprar pequenos frags ainda mais baratos entre 5 e 15 euros a particulares, através de forums ou sites como o http://www.sharemyfrags.com

Conforme eu disse no post mais acima, o equipamento essencial para um aquário de água salgada é:

- Um aquário entre 50 e 100 litros;
- 20% de rocha viva;
- Aquecedor para manter a água próxima dos 25º;
- 1 cm de areia com grão de 1 a 3mm;
- 1 calha de iluminação (T8) vulgar serve para corais moles, mas se conseguir de T5, melhor.
- 1 bomba de circulação com capacidade para movimentar o volume de água do aquário 20 vezes por hora.

Aquários com menos de 50 litros são muito instáveis e com mais de 100 precisam de escumador.

Aquários com corais duros também necessitam de escumador e pior, de níveis de cálcio altos o que vai mexer com a quimica toda do aquário.

Volto a frisar que este aquário não é para toda a gente. É preciso muita paciência e contenção. É preciso aguardar que a rocha mature para aguentar o 1º peixe e lembrar que um casal de palhaços, mesmo pequenos, necessita de viver num aquário com no mínimo 70 litros com uns 15 kgs de rocha viva.

Quando começar a montagem, eu posso ajudar, mas preciso de dados mais concretos em relação à dimensão do aquário que vai montar para começar.
Rikass
Membro Veterano

sábado set 22, 2012 9:03 pm

Ok
40 cm de comprimento, 22 centimetros de altura e 20 centimetros de profundidade...
Pronto agora acerca de uma coisa, eu estou longe do mar, sal marinho seria o ideal certo?
para preparar a agua, so tenho de acrescentar sal marinho a agua doce? mais nada?
E para os corais com que alimento?
Obrigado
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

quinta out 04, 2012 4:14 am

bem ja tens muita informação pelo que vi, mas decidi tambem dar uma maozinha, infelizmente a minha experiencia com os salgados nao acabou da melhor forma desmontei o meu esta semana, estava tudo a correr bem, mas infelizmente o tempo era pouco, por isso pensa muito bem... em relação a equipamento teras que colocar:
Rocha viva Facultativa mas ajuda na filtragem
Escumador muito importante, nem te passa a porcaria que sai da agua depois de escumada
bomba de circulação facultativa mas aconcelho caso ponhas corais moles
termostato caso queiras de agua quente
densimetro para ter a salinidade certa
e osmose acho muito importante pois caso contrario pode acontecer como me aconteceu ( praga de algas), nao estou para te desanimar apenas para aconcelhar.

Não abandonei o sonho por completo vou manter o equipamento para ver se daqui a uns anos a minha princesinha me ajuda... lol
<p>meu blog: </p>
<p><a href="http://mundoaquatic.blogspot.com">http://mundoaquatic.blogspot.com</a></p>
<p>explorem e comentem, obrigado</p>
Responder

Voltar para “Peixes”