Ajuda, cães de médio/grande porte num apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MiguelLongle
Membro Júnior
Registado: domingo set 23, 2012 2:47 am

domingo set 23, 2012 5:35 am

Olá pessoal, sou novo nestas bandas e este é o primeiro tópico que abro, gostava de vos pedir a vossa opinião, sendo vocês muito mais experientes que eu, pois penso que não ha assunto mais sério que os nossos bichinhos. :D
A minha situação é a seguinte, eu daqui a poucos anos vou mudar-me sózinho para um apartamento, de preferência cave ou rés do chão devido ao terraçozinho que costumam ter mas não ponho completamente de lado um andar. E mudando-me para o meu apartamento, vou comprar um cão, mas como o título indica, eu quero um cão de médio/grande porte.
Fiz uma grande pesquisa sobre raças que se encaixam bem naquilo que desejo, e de todas as que encontrei, estou indeciso entre as seguintes: Beagle, Boxer, Doberman e Pastor Alemão. A 1ª pergunta que vos faço é: Concordam com estas raças para apartamento? Quero que tenham em conta que não compro um cão destes se não os puder passear no mínimo 2x ao dia, passeios de 20/30min, por isso se o comprar, esta é uma condição que a meu ver é obrigatória.
Outro tópico que quero que tenham em conta, é a minha experiência como dono. Apesar de levar o meu futuro menino (sim, menino, essa parte ja decidi :lol: ) a uma escola para cães, até hoje só tive um cão que estivesse á minha responsabilidade, um yorkshire. Ou seja, a minha segunda pergunta é a seguinte: Acham que a minha experiência deva ser um factor importante, mesmo levando-o a uma escola? Se sim, acham que deva abdicar de uma destas raças?
Por último, gostava de ter um cão que não precisasse de muita manutenção relativamente ao pêlo, ou seja que não largasse muito e que não precisasse de ser escovado muito regularmente, ou se tiver de ser escovado, que possa ser escovado rápidamente, sem afectar a qualidade do pêlo, o que me faz ter dúvidas em relação ao pastor alemão, acham que deva abdicar de ter um pastor alemão?
E pronto, é esta a minha situação, gostava que me respondessem as perguntas e que me dessem uma opinião final, agradeço desde já toda a ajuda e agradeço também terem lido este testamento sem se fartarem a meio loool. Apesar de saber que ainda faltam uns anos, gostava de ter já uma ideia para poder dedicar esses anos a pesquisar bons criadores e a acompanhar estas raças em exposições caninas (dia 1 e 2 de Dezembro vou á de Santarém) bem como a pesquisar e aprender mais sobre elas. Gosto de decidir as coisas em avanço pois assim mal me mude ja sei o que quero e posso ir buscar o meu menino o mais rápido possivel.
Mais uma vez, obrigado em avanço e abraços, aguardo respostas :D
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

domingo set 23, 2012 12:02 pm

Olá!

Bom, não sei se o que vou dizer está correcto, mas acho que com passeios qualquer cão se adapta a um apartamento (claro que não vamos meter um s. Bernardo por exemplo num t0)

Das raças que referiu não gosto de nenhuma particularmente, o beagle é porte médio e são cães excelentes, pelos que conheço (incluindo o meu) se não receberem treino adequado podem ter dificuldade em adptar-se ao apartamento, mas com treino tudo vai lá.

Gosto tambem de boxers, são cães excelentes, e se tem a oportunidade de o treinar, melhor!

Pastor Alemão conheço vários em apartamento mas não aconselho de todo se não quer ter muito trabalho com o pêlo, alias eles no verão têm tendencia para ter tufos enormes, e devem ser escovados regularmente.
Para treinos são dos cães que mais gosto, assim como os P.B Malinois.

Pessoalmente gosto muito de labradores e Pit bulls, os meus são fantásticos, super meigos e brincalhões.
Os whippet também são bons cães de casa, não deixam muito pêlo, e são na sua grande maioria cães meigos e ligados aos donos, mas isto para quem gosta de magricelas (como é o meu caso).

Doberman não sei, conheço muito poucos, e os que conheço moram em moradias, mas e como disse, com passeios e treinos tudo vai lá, e ha ca um user no forum que tem um e lhe pode explicar melhor o temperamento etc.

Quanto aos passeios acho 20/30 minutos pouco, pelo menos para mim.
Neste momento com a escola estamos a fazer um passeio de manha, um a tarde e um a noite, o da manhã é rapido, cerca de 15/20 minutos, o da tarde é longo, estamos cerca de 1 hora e meia no parque e na mata a correr e nas brincadeiras, o da noite é de sensivelmente 30/40 minutos e damos também umas corridas.

Penso que se vai ter dois passeios, 1 hora num e 30 hora no outro será suficiente, um deles para brincar e exercitar mais, o outro mais passeio e caminhada.

Se conseguir dar mais passeios ao seu novo amigo, então ai pode repartir o tempo, mas nunca menos de 15 minutos cada passeio...
Se vai comprar já deve saber que tem de procurar bem o criador, nunca comprar nem no OLX, nem em criadeiros que vendem a um preço com LOP e outro sem LOP, e claro sempre com LOP (pedigree).

Experiência não sei, pelo menos eu não aconselho um pit bull ou um bull terrier (as minhas raças de eleição) a um dono de primeira viagem, por serem animais com muito potencial, força e precisarem de certas regras que alguns donos não conseguem, mas se tiver pulso e paciencia...
Da lista que fez penso que talvez o Beagle ou o Boxer sejam os animais ideais dada a sua situação, mas se pode investir numa escola e em treino ia mais para o boxer.
Os beagles deixam algum pêlo, mas o cuidado não tem de ser extremo, escovar, banhos e não muito mais que isso.

Eu pessoalmente gosto mais de cadelas, acho-as mais meigas e afáveis, mas ambos os machos são meiguinhos, também depende muito da opinião pessoal de cada um.

Acho que não me esqueci de nada, e isto é apenas a minha opinião, não quer dizer que seja o mais acertado.
Última edição por Saracocas em domingo set 23, 2012 12:05 pm, editado 1 vez no total.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo set 23, 2012 12:04 pm

o pastor alemão exige muito exercício. 2 passeios de meia hora não basta.

eu recomendo o boxer.
Têm pelo muito curto, são cães muito inteligentes e meigos por isso não exigem um dono tao experiente como um rott ou um pit
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

domingo set 23, 2012 12:17 pm

Sasha99 Escreveu:o pastor alemão exige muito exercício. 2 passeios de meia hora não basta.

eu recomendo o boxer.
Têm pelo muito curto, são cães muito inteligentes e meigos por isso não exigem um dono tao experiente como um rott ou um pit
o boxer requer no minimo 1h00 de exercicio fisico diario
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo set 23, 2012 12:19 pm

Mas porque não espera para pensar nisso?!
Você tem 18 anos. Deduzo que fale da mudança de casa dos pais para a sua. Entretanto ainda não tem uma vida profissional estável, se é que já a iniciou... vai ainda mudar taaaaaanta coisa na sua vida... Espere para estabilizar um pouco, para pensar nisso! E então quando as coisas forem um pouco mais estáveis, escolhe um adequado ao seu estilo de vida.

Não lhe faria estas recomendações se me falasse de um cão pequeno, com poucas necessidades de exercício (sendo que precisam sempre de um mínimo), porque se adaptaria a quando tivesse pouco e muito tempo. Mas um cão que precisa de muito tempo (de passeios) não se adapta a ter pouco exercício nem é recomendável. Adie isso uns bons anos em relação ao que está a pensar neste momento.

Pode é ir sempre namorando criadores, mas não quer dizer que daqui por 8-10 anos ainda façam criação...
vdcrafa
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 7:03 pm

domingo set 23, 2012 12:39 pm

Mas será que um cão de porte medio/grande se vai sentir feliz dentro de um apartamento? Principalmente quando sair para trabalhar e ficar algumas horas sozinho?
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

domingo set 23, 2012 12:57 pm

Moro num apartamento e nenhum dos meus animais é feliz?.
Se ficar num quintal sozinho fica mais feliz?

Vou ser muito sincera, prefiro um animal num apt a ir a rua quantas vezes necessario do que ou acorrentado ou num quintal grande sem ir a rua, como conheço varios, como tem espaço não saem de casa e as pessoas tendem a esquecer-se que isso não conta e que precisam de ir a rua
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo set 23, 2012 1:30 pm

Beagle, Boxer, Doberman e Pastor Alemão.

Procure mais, há imensas raças...dessas raças eu só optava pelo Boxer e pelo Dob. Mas eu escolhia outras para viver num apartamento.

Os cães em apartamentos, tudo pode correr bem como pode ser catastrófico.

Também não creio que os cães que vivem apenas no quintal sejam mais felizes, pelo contrário. A casa é que não tem móveis, portas estragadas nem sofás com capas.

Na minha opinião, já vivi em ambas as situações; numa casa com espaço exterior, eles preferem o interior da casa e só em raras excepções, estavam no quintal sozinhos.
No apartamento, quer queira quer não queira, tem de sair de casa, é o que menos gosto; quando está chover e com 5 graus na rua.

Mas os cães querem é estar perto dos donos, o resto é música. O cão é um animal social, na solidão não são felizes.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo set 23, 2012 1:46 pm

Ainda bem que quer começar já aprender, fossem todos assim.
Os passeios que pretende dar com o futuro cão parecem-me muito curtos dentro das raças que falou.
De todas essas raças penso que vão largar bastante pêlo.
Escolha uma raça de pêlo curto, sem sub-pêlo.

Já viu o Whippet e as características do mesmo?
Pelo que já li, e há cá donos da raça, é um bom cão de apartamento, é de porte médio, em termos de manutenção de pêlo duvido que haja melhor, tem pêlo curto e não tem sub-pêlo(não deixará cair pêlo), esses passeios que referiu deverão ser suficientes para eles, penso.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo set 23, 2012 1:51 pm

Eu tenho whippet, são cães de eleição para apartamento, não largam pelo, não ladram, não cheiram a cão, são uma raça fantástica. Mas tal como todos os outros necessitam de exercício porque adoram correr. Mas nada que 2 passeios de meia hora e um de 1 hora onde possa correr não resolvam.

AH! NÃO CRIO WHIPPETS NEM TENHO WHIPPETS PARA VENDER
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MiguelLongle
Membro Júnior

domingo set 23, 2012 2:16 pm

Pode é ir sempre namorando criadores, mas não quer dizer que daqui por 8-10 anos ainda façam criação...
Eu faço tenções de sair de sair de casa, no máximo daqui a 5, e isto se não conseguir entrar na universidade este ano, caso consiga, saio de casa daqui a 4 mal acabe o mestrado, por isso não é assim tanto tempo, é claro que só o faço se tiver condições que o permitam, e não é minha intenção decidir já, simplesmente ter uma ideia e também descartar possiveis raças que as pessoas deste fórum me desaconselhem (posso dizer que graças á resposta da anacocas já excluí ter um pastor alemão) mas agradeço a sinceridade e a preocupação, obrigado :D .
Procure mais, há imensas raças...dessas raças eu só optava pelo Boxer e pelo Dob. Mas eu escolhia outras para viver num apartamento.
Eu fiz uma pesquisa enorme, inclusive li uma enciclopédia da royal canin que tenho cá em casa, foi-me dada pela mãe da minha ex, que tinha uma loja de animais. As raças que estou a discutir foram as que eu gostei mais, não significa que não tenha encontrada outras, porque encontrei bastantes. Encontrei também o dogue alemão e sou um perdido por essa raça, mas receio que um cão tão grande venha dar uma despesa maior do que aquilo que eu possa oferecer porque conheço o apetite monstruoso que eles têm, além disso, só alimento o meu cão com as melhores rações, inclusive como fiz com o meu yorkshire, ou seja, prefiro alimentar um boxer com ração royal canin do que alimentar um dogue alemão com ração pedigree. Mas mais uma vez, obrigado pela sinceridade e pela preocupação :D
vdcrafa
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 7:03 pm

domingo set 23, 2012 2:18 pm

Saracocas Escreveu:Moro num apartamento e nenhum dos meus animais é feliz?.
Se ficar num quintal sozinho fica mais feliz?

Vou ser muito sincera, prefiro um animal num apt a ir a rua quantas vezes necessario do que ou acorrentado ou num quintal grande sem ir a rua, como conheço varios, como tem espaço não saem de casa e as pessoas tendem a esquecer-se que isso não conta e que precisam de ir a rua
Eu nao digo que nao sejam felizes, mas tendo o meu como exemplo, quando vem pa dentro de casa, mal se consegue mexer e vai contra tudo, enquanto no quintal mexe se a vontade tem o quintal por conta dele mas no entanto não esta sempre sozinho tanto eu como o meu pai passamos mais tempo no quintal do que propriamente em casa, e apesar do quintal ser grande venho com ele a rua 3x por dia.
MiguelLongle
Membro Júnior

domingo set 23, 2012 2:25 pm

Penso que se vai ter dois passeios, 1 hora num e 30 hora no outro será suficiente, um deles para brincar e exercitar mais, o outro mais passeio e caminhada.
Ok, assim farei, provavelmente também irei dar um saltinho com ele á noite, obrigado pela sugestão. :D
MiguelLongle
Membro Júnior

domingo set 23, 2012 2:34 pm

Vi, por acaso vi na enciclopédia, não sou muito fã, prefiro cães assim mais caparrudos, o whippet é tao lingrinhas :lol: acho-lhes um piadão, mas não é cão que eu olhe e diga "que me dera ter um" . Outra coisa, li num site qualquer que o terra nova era um cão bom para ter num apartamento, é verdade? É que eu fiquei estúpido quando li aquilo, sempre os imaginei em vivendas.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

domingo set 23, 2012 2:40 pm

MiguelLongle Escreveu:
Vi, por acaso vi na enciclopédia, não sou muito fã, prefiro cães assim mais caparrudos, o whippet é tao lingrinhas :lol: acho-lhes um piadão, mas não é cão que eu olhe e diga "que me dera ter um" . Outra coisa, li num site qualquer que o terra nova era um cão bom para ter num apartamento, é verdade? É que eu fiquei estúpido quando li aquilo, sempre os imaginei em vivendas.
É sim senhor, então se gostar de andar sempre a tropeçar num monstro :lol: :lol: :lol: :lol:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
Responder

Voltar para “Cães”