Imaginem a discussão ontem entre uma polícia e o meu namorado...
- Não conhece a lei para "cães de combate"? (nós estamos fora de Portugal, aqui nem lhes chamam "potencialmente perigosos", recebem logo a etiqueta de "cães de combate")
- Porquê?
- De que raça é a sua cadela?
- É uma "mistura". (É o que se chama aos rafeiros por aqui...)
- É cruzada de Pitt Bull.
- Não, é uma mistura, não sei de quê.
- Pitt Bull.
- Não, talvez galgo e outras coisas, um pouco de tudo.
- Não, Pitt Bull. Nunca lhe disseram?
- Não. (Ok, se calhar até já ouvimos essa algumas vezes, mas não vejo Pitt Bull em lado nenhum) - Ela vem do canil de Portugal, nunca nos disseram nada de Pitt Bull. Em Portugal há montes de cães amarelos como este por todo o lado.
- Ah... (Parece que o argumento dos cães amarelos pegou?) E que idade tem?
- Uns 3 anos.
- Ah... (Com 3 anos e um terço do tamanho de um Pitt?) Ok, mas que tem traços de Pitt Bull, tem. (Não quis perder a discussão, mas ao menos ficou por aqui)
Safa, vamos nós ao Canil buscar um rafeiro, que era mesmo isso que queríamos, nem no canil municipal nem em nenhuma visita a veterinários nos deram raça ao cão, não sabemos nada de onde vem, e querem à força dar-lhe uma raça?! E tantos cães com aspecto de raça X, filhos de cães com aspecto de raça X, não têm LOP, são rafeiros.
Na véspera tínhamos encontrado um dono de um American Staffordshire Terrier, que ao longe lhe tinha parecido que a nossa era um Staff bebé, mas que ao perto e sabendo que era adulta percebeu que não era. Mas que nos "vaticinou" que se não passássemos despercebidos, ainda nos iam chatear com as parecenças... E agora, o que é que eu faço? Ja estou a imaginar mais discussões com a polícia... Como é que os faço perceber que não tenho nenhum "cão de combate", tenho uma rafeira normalíssima?
A bicha tem 12,5kg, corpo estreito, caixa toráxica grande e cintura fina, cabeça pequena, pernas traseiras musculadas, pescoço grosso, dizem que a cabeça tem formato de Pit Bull e que tem a postura de um Staff. Já sugeriram que era cruzada de galgo, de podengo, de cão de caça, de Pitt, de Staff, de Terrier... Eu olho para ela e não vejo raça nenhuma. Se calhar até tem cara de Pitt, mas não deixa de ser uma mistura de um monte de coisas, e ninguém sabe de quê. Podiam por favor deixá-la ser rafeira? Não estou com vontade nenhuma de ter mais uma destas discussões...