Cesar Millan

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda set 24, 2012 3:44 pm

Floripes3 Escreveu:
vanerodrigues Escreveu:existem cães que não se motivam por comida, mas a maior parte dos cães fechados e acorrentados, acredito que é a primeira coisa que reagem é á comida
Olhe que não, olhe que não... Nem sempre, acredite.
então reformule para dizer humildemente que se existem eu ainda não os conheci...
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda set 24, 2012 3:45 pm

Um suponhamos de uma situação concreta:
Tenho o meu cão ( um pitbull ) e tenho o meu sobrinho ( um bébé de 14 meses ) que começou agora a andar.
O cão rosna ao bébé. Qual a reação?
Sofia
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda set 24, 2012 3:46 pm

nicosa Escreveu:Um suponhamos de uma situação concreta:
Tenho o meu cão ( um pitbull ) e tenho o meu sobrinho ( um bébé de 14 meses ) que começou agora a andar.
Dá-lhe um biscoito :lol: :lol: :lol:

Nah estou no gozo
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda set 24, 2012 3:49 pm

vanerodrigues Escreveu:
NaoInteressa Escreveu:
vanerodrigues Escreveu:
NaoInteressa Escreveu:
vanerodrigues Escreveu:
NaoInteressa Escreveu:Mas eu pergunto, e sem ironia ou maldade: Um cão não pode ser contrariado? Não pode ser tocado para correcção de um comportamento?
Em positivo, tambem são aplicados castigos. não no sentido em que os conhecemos, nos aversivos por exemplo, o castigo é fisico e por isso é denominado de castigo positivo: ou seja acresceta-se algo desagradavel quando certo comportamento que nós queremos não é apresentado (toques como o forista disse, ou o puxar da coleira), nos positivos o castigo é negativo, ou seja quando o comportamento que queremos não é apresentado retira-se algo que o cão quer, normalmente o biscoito (associa-se ainda uma palavra para marcar este momento, por exemplo, o não ou um simples ah! mais forte, de modo a que o cão associe que quando essa palavra surge, significa que não deu o comportamento
desejado e por conseguinte não irá receber recompensa)

espero não ter sido confusa :)
Não foi nada confusa.

Então e quando o cão morde o dono, o que é que o cão está a usar aos olhos dos positivistas? Castigo negativo? Castigo positivo? Método aversivo?

o morder é uma resposta a um estimulo, não é nenhum castigo que o cão aplica ao dono, é uma resposta de medo, agressão, etc... muitas vezes é utilizado apenas em ultimo recurso, pois o dono muitas vezes não sabe interpretar os sinai já dados pelo cão e acaba mordido. a dentada nunca surge do nada. nós é que muitas vezes por não observarmos com atenção é que pensamos que sim
Eu não perguntei o porquê da mordida, mas se quer ir por aí, eu também lhe digo que se eu usar uma lambada na fronha, é uma "resposta a um estímulo" que não gostei, não é um castigo. Em que é que ficamos? A mordida ou rosnadela não é uma acção aversiva? O cão nem sempre morde por medo, pode morder por dominância, apesar de alguns defenderem que a dominância é um mito, mas deve ser um mito que magoa, já que a dentada dói.... Pode morder por pura defesa, e até pode morder por engano...

Mas afinal, morder ou rosnar é ou não é uma atitude aversiva que o cão tem para com o dono??

peço desculpa, mas o comportamento de afincar cito: uma lambada na fronha do cão" para mim consegue ser pior que o proprio cmportamento do cão. se é assim que trata os seus cães força nisso, mas eu a partir de agora vou-me abster de responder a alguem com se comporta dessa forma. respondo-lhe no entanto ao que me perguntou: e já disse e volto a dizer o cão não aplica Castigos nas pessoas. ainda á pouco alguem dizia que os cães não são pessoas, não são seres racionais, castigos aversivos ou positivos não estão no seu vocabulário. o cão reage aos estimulos á sua volta mais nada! por isso é impossivel classificar como aversivo ou positivo, um comportamento que não é em si nenhum castigo, mas um comportamente que face aos estimulos que o cão processou para ele é adequado.

boa sorte com essas lambadas nas fronhas de cães agressivos (essa posso eu dizer, nem o Cezar fazia...)
Sabe quanto é 2+2?

É que continua sem perceber o que a NaoInteressa quer dizer. Ou então não quer perceber.
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

segunda set 24, 2012 3:49 pm

Flashorde Escreveu:
Dá-lhe um biscoito :lol: :lol: :lol:

Nah estou no gozo
:lol:
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda set 24, 2012 3:52 pm

o cão deve ser imediatamente retirado da situação, aliás um cão e um bebé nunca devem ser deixados sem supervisão, de modo a que o bebé não incorra no erro de puxar orelhas, mexer na comida do cão, etc. que possa passar a ideia ao cão de que o bebé é uma ameaça. o bebé deve ser sempre introduzida de forma calma ao cão, parece repetição (pois já respondi muitas vezes a basicamente a mesma pergunta), mas muitas recompensas ajudam, um bebé dessa idade já consegue recompensar o cão (Biscoitinho na mão, estender a palma para o cão lamber e não morder a mãozinha da criança no acto de apanhar a comida, por vezes acontece). brincar com uma bola (o menino atira, o cão vai buscar, recomendo que alguem adulto retire a bola caso seja necessário , da boca do cão. pela mesma razão da comida na mão), queremos o maximo de interacções positivas o monimo de negativas. a criança deve ser ensinada desde nova como se comportar com o cão. caso a rosnadela aconteça, voltamos ao prencipio atrás, muitas interacções positivas ( que acabam por ser super divertidas tanto para o cão como para a criança), de modo a demonstrar ao cão que a criança nunca é uma ameaça...
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

segunda set 24, 2012 3:52 pm

A minha opinião é que o reforço positivo é um excelente complemento na educação do cão. Um cão que está receptivo e relativamente calmo. Agora um cão problemático?!?!? O que está na chamada "red zone"? Não vai lá só com biscoitos e palavras doces!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda set 24, 2012 4:04 pm

O meu cão, felizmente, não é um cão problemático.
O meu sobrinho e o meu cão nunca estão sózinhos. Pelo menos ao " alcance" um do outro.
E sim, o sobrinho partilha tudo com o cão. E sim, também, o cão adora a criança.Mas já lhe rosnou , uma vez.
Desculpe, vane, mas não me passa sequer pela ideia facilitar e pôr-me com experiências para o cão associar a criança a coisas boas. Levou , logo ali na hora uma palmada institiva. Não lhe fez mal nenhum. E não foi por isso que ele ficou a embirrar com o bébé. Continua com a mesma adoração por ele, continua à espera do que lhe " vem parar á boca " da mão dele e continua a " protegê-lo" quando ele está a dormir.
Isto tudo para dizer que nem tudo é mau em cada método. Os dois em conjunto podem ser o mais acertado.
Sofia
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda set 24, 2012 4:08 pm

nicosa Escreveu:O meu cão, felizmente, não é um cão problemático.
O meu sobrinho e o meu cão nunca estão sózinhos. Pelo menos ao " alcance" um do outro.
E sim, o sobrinho partilha tudo com o cão. E sim, também, o cão adora a criança.Mas já lhe rosnou , uma vez.
Desculpe, vane, mas não me passa sequer pela ideia facilitar e pôr-me com experiências para o cão associar a criança a coisas boas. Levou , logo ali na hora uma palmada institiva. Não lhe fez mal nenhum. E não foi por isso que ele ficou a embirrar com o bébé. Continua com a mesma adoração por ele, continua à espera do que lhe " vem parar á boca " da mão dele e continua a " protegê-lo" quando ele está a dormir.
Isto tudo para dizer que nem tudo é mau em cada método. Os dois em conjunto podem ser o mais acertado.
Na altura e como mãe, acredito mesmo que tenha sido instintivo e de proteger a criança. nem eu seria hipocrita para dizer que se confrontada com a mesma situação, tambem não faria o mesmo. instinto materno entra em acção acima de tudo.
e como eu disse no inico, eu nunca disso que o aversivo e que os metodos do CM não funcionam, disse que já existem maneiras melhores e mais evoluidas. o se
Souvenirs
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

segunda set 24, 2012 4:50 pm

concordo que os metodos chamados "aversivos" funcionam melhor em situações extremas porque o cão tem que entender que o dono ou o ser humano é-lhe superior e que deve obedecer-lhe. se isto não ficar bem explicito vai ser muito dificil controlar um cão problemático. já na educação penso que deverão ser usados um pouco dos dois, de modo a eliminar os maus comportamentos e a fortalecer os desejados.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda set 24, 2012 4:51 pm

Só digo isto: tanto cão que acabou no canil de abate porque os donos s meteram com mariquices e não os educaram! :roll:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda set 24, 2012 5:49 pm

nicosa Escreveu:O meu cão, felizmente, não é um cão problemático.
É assim mesmo! Marcar bem os limites é tão mais importantes que o carinho dado.

Uma criança pode ter atitudes que provocam nos animais respostas, nem sempre amistosas. E uma criança é muito frágil.

Na minha experiência, reforço negativo e reforço positivo; depende da situação e nunca me deixou ficar mal.
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

segunda set 24, 2012 5:55 pm

sasquatch Escreveu:Só digo isto: tanto cão que acabou no canil de abate porque os donos s meteram com mariquices e não os educaram! :roll:
x2
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D
---------------------------

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
1Person1Euro
Registado: sábado set 22, 2012 10:27 am

segunda set 24, 2012 6:20 pm

Acredito que cães com pequenos problemas não precisam de qualquer tipo de castigo físico para aprenderem o que têm de aprender. Mas se estivermos a falar de cães em "red zone" como lhes chama o Cesar, penso que, tal como disse Roza, não vai lá com biscoitos. O bom seria que toda a gente educasse os cães desde pequenos, assim não haveria os problemas que há. Se eu pudesse mudar alguma coisa, fazia com que todos os canis e criadores tivessem um treinador, de modo que, quando os cães fossem adoptados/comprados tantos os donos como os animais tivessem a treinados e informados. Isso resolveria muitos problemas.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

segunda set 24, 2012 6:37 pm

vanerodrigues Escreveu:

o cão deve ser imediatamente retirado da situação, aliás um cão e um bebé nunca devem ser deixados sem supervisão, de modo a que o bebé não incorra no erro de puxar orelhas, mexer na comida do cão, etc. que possa passar a ideia ao cão de que o bebé é uma ameaça. o bebé deve ser sempre introduzida de forma calma ao cão, parece repetição (pois já respondi muitas vezes a basicamente a mesma pergunta), mas muitas recompensas ajudam, um bebé dessa idade já consegue recompensar o cão (Biscoitinho na mão, estender a palma para o cão lamber e não morder a mãozinha da criança no acto de apanhar a comida, por vezes acontece). brincar com uma bola (o menino atira, o cão vai buscar, recomendo que alguem adulto retire a bola caso seja necessário , da boca do cão. pela mesma razão da comida na mão), queremos o maximo de interacções positivas o monimo de negativas. a criança deve ser ensinada desde nova como se comportar com o cão. caso a rosnadela aconteça, voltamos ao prencipio atrás, muitas interacções positivas ( que acabam por ser super divertidas tanto para o cão como para a criança), de modo a demonstrar ao cão que a criança nunca é uma ameaça...
Sinceramente isto ja é demais...antes era o cao que trabalhava para o dono, no duro para receber carrinho e alimento, hoje em dia o ser humano trabalha para o cao, da-lhe afecto, comida e tecto e ainda tem de se sugeitar a limitaçoes implementadas pelo cao atraves de sinais corporais, e nao pode fazer nada, a nao ser dar dadivas em forma de biscoitos para que o cao faça o que lhe pedimos... :| mas isto é normal?

Aqui em casa o cao faz o que eu lhe mando! e nao ha ca biscoitos para ninguem, faz porque sabe que eu mando, e desobedecer nao é opçao, isto nas regras basicas, agora qnd a treino para truques e assim, ai ha biscoitos e ela pode ficar excitada e agitada, visto ser mais para brincar.
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Responder

Voltar para “Cães”