Torção de estômago

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnimalsLov3r
Membro Júnior
Registado: domingo set 23, 2012 7:08 pm

domingo set 23, 2012 7:12 pm

Eu gostava de ter um bloodhound mas tenho encontrado na net muitos problemas com essa raça em particular devido ao torcao de estomago, Sera q alguem me podia esclarecer claramente sobre esse assunto e confirmar q isso e mesmo verdade...

Obrigado
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo set 23, 2012 9:21 pm

Duvido muito que encontre um criador por cá....
NaoInteressa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

domingo set 23, 2012 11:08 pm

Todos os cães de grande porte e/ou de peito profundo, estão mais vulneráveis às torções.

No entanto há uma cirurgia preventiva chamada Gastropexia Preventiva que evita a torção em 99,99% dos casos. A 0,01% da probabilidade de acontecer é teórica, penso que não há sequer casos documentados.
AnimalsLov3r
Membro Júnior
Registado: domingo set 23, 2012 7:08 pm

segunda set 24, 2012 5:18 pm

Obrigado, mas então de acordo com oque disse, é muito improvavel acontecer, mas deve se continuar a ter alguns cuidados para isso não acontecer certo?

Na minha pesquisa umas das causas apresentadas era "exercício depois da refeição - mas, ao contrário do que se possa pensar este problema não surge apenas depois das refeições, pode ocorrer em qualquer altura", logo isto quer dizer depois das refeicoes o cao nao deve fazer exercicio, ou simplesmente depois da cessa pequena cirurgia preventiva o cao pode ter a vida o mais normal possivel?
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda set 24, 2012 6:34 pm

AnimalsLov3r Escreveu:Obrigado, mas então de acordo com oque disse, é muito improvavel acontecer, mas deve se continuar a ter alguns cuidados para isso não acontecer certo?

Na minha pesquisa umas das causas apresentadas era "exercício depois da refeição - mas, ao contrário do que se possa pensar este problema não surge apenas depois das refeições, pode ocorrer em qualquer altura", logo isto quer dizer depois das refeicoes o cao nao deve fazer exercicio, ou simplesmente depois da cessa pequena cirurgia preventiva o cao pode ter a vida o mais normal possivel?
O estômago vai girar sobre si mesmo. Não sei bem porquê exactamente.

No estômago, após um refeição está dilatado. Os gases e os alimentos expandem o estômago acima do seu tamanho normal; quando brutalmente distendido tem dendência a girar.

Temos de evitar que eles ao comer deixem passar muito ar; há cães que comem tão depressa que até se ouve o ar a entrar! Não sei se já notaram...

Para que esse ar não chegue todo ao estômagocão devemos verificar se o pescoço não fica muito direito/levantado no comedouro, deixar que ele esteja um pouco inclinado para baixo; para que algum desse ar fique retido nos outros orgãos, antes de chegar ao estômago.

Não deixar que haja grandes quantidades de comida, fraccionando a dose por várias vezes ao dia; por duas ou três vezes.

Também é de evitar rações com poucas fibras;

Evitar as rações ricas em hidratos de carbono, como amido, também podem ter efeito negativo; porque entram em fermentação e produzem gases...

Não se deve deixar grandes quantidades de água de uma vez, mesmo às refeições (eu teria muita difículdade de controlar, não estando perto deles).

Não deixar que eles corram ou pulem após as refeições.

E há a cirugia preventiva.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 24, 2012 7:35 pm

AnimalsLov3r Escreveu:Obrigado, mas então de acordo com oque disse, é muito improvavel acontecer, mas deve se continuar a ter alguns cuidados para isso não acontecer certo?

Sim, está estabelecido que o cão não deve comer logo a seguir a um exercício nem fazer exercício logo a seguir à refeição. Aconselha-se a esperar pelo menos uma hora antes e depois das refeições.

No entanto, acho que para bem se esclarecer o melhor será procurar um veterinário e apresentar-lhe todas essas questões.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 24, 2012 8:00 pm

E antes de falar com o veterinário, pode ler neste tópico um artigo excelente sobre a torção do estômago:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... o&start=15
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
NaoInteressa
Membro Veterano

segunda set 24, 2012 8:34 pm

Uma das coisas que ajuda MUITO a evitar as dilatações seguidas de torção, é demolhar a ração antes de lha dar de modo a que a ração inche cá fora e não no estômago.
margoustink
Membro Veterano

quinta set 27, 2012 12:11 pm

NaoInteressa Escreveu:Uma das coisas que ajuda MUITO a evitar as dilatações seguidas de torção, é demolhar a ração antes de lha dar de modo a que a ração inche cá fora e não no estômago.
Tem a certeza? Eu tenho uma vaga ideia que molhar a ração não é boa ideia.

A ração ao ser molhada préviamente não fica com mais ar?
Não se deve deixar que eles bebam demasiada água na hora de comer, porque a água vai afectar que os sucos gástricos façam melhor a sua função. E haverá mais produção de "gases".

Acha que a questão não é assim tão linear.
NaoInteressa
Membro Veterano

quinta set 27, 2012 12:59 pm

margoustink Escreveu:
NaoInteressa Escreveu:Uma das coisas que ajuda MUITO a evitar as dilatações seguidas de torção, é demolhar a ração antes de lha dar de modo a que a ração inche cá fora e não no estômago.
Tem a certeza? Eu tenho uma vaga ideia que molhar a ração não é boa ideia.

A ração ao ser molhada préviamente não fica com mais ar?
Não se deve deixar que eles bebam demasiada água na hora de comer, porque a água vai afectar que os sucos gástricos façam melhor a sua função. E haverá mais produção de "gases".

Acha que a questão não é assim tão linear.
Tenho a certeza absoluta sim. Demolhar a ração vai é ajudar a que todos os gases originados aquando da fermentação da ração, se libertem cá fora, e não dentro do estômago dos cães.

A questão da água não tem nada a ver com os sucos gástricos, a questão da água tem a ver com o "fenómeno" que se passa com a ração quando é demolhada. Se o cão beber água depois de comer, a água vai fazer a ração inchar, tal como incha cá fora se previamente demolhada, e esse "inchar" origina a libertação de gases, tal como expliquei em cima.
margoustink
Membro Veterano

quinta set 27, 2012 2:39 pm

Está aqui parte do estudo que gentilmente traduzido pela dinodane:
(do link da arca de 2007, por sinal parece que falta aqui muitas pessoas que sabiam umas coisas.)
Factores que aumentam o risco

Dar apenas uma refeição por dia
Historial familiar com casos de dilatação gástrica em parentes próximos
Comer rápidamente
Magreza ou peso abaixo do normal
Humedecer a ração seca (especialmente se a ração contiver ácido cítrico como conservante)
Elevar a taça da comida
Restringir acesso à agua antes e depois das refeições

Alimentar com uma ração cujos primeiros quatro ingredientes listem gorduras animais
Temperamento ansioso ou tímido.
Historial de agressão contra humanos ou outros cães
Os machos são mais propensos que as fêmeas
Os cães mais velhos (7 - 12 anos) são o grupo de risco mais elevado

Factores que decrescem o risco

Inclusão de comida enlatada na dieta
Inclusão de restos de mesa na dieta
Temperamento feliz e descontraído
Alimentar com uma ração que liste nos primeiros 4 ingredientes alimentos riscos em cálcio como por exemplo carne / farinha de borrego, peixe, sub-produtos de galinha, farinha de carne ou osso.
Fazer duas ou mais refeições por dia.
Ao contrário da crença popular, as rações que listam nos primeiros ingredientes cereais como a soja, o trigo ou o milho não representam um factor de risco acrescido.

Num estudo conduzido pelo grupo de investigação da Purdue University Research Group, liderado pelo Dr. Lawrence T. Glickman, o Dogue Alemão provou ser a raça com maior incidência de dilatação gástrica, com o S. Bernardo em segundo lugar e o Weimaraner em terceiro.

Um estudo feito por Ward, Patonek, and Glickman reviu os benefícios da cirurgia preventiva. A profilaxia da dilatação gástrica consiste em fazer a gastropexia num cão saudável, geralmente em conjunto com a esterilização. (ver abaixo).
O risco de desenvolver a condição durante a vida foi calculado, bem como o tratamento estimado caso ocorresse e equacionado contra o custo da gastropexia preventiva.
Chegaram à conclusão de que faz todo o sentido fazer a cirurgia, especialmente no caso do DOGUE ALEMÃO, a raça que apresenta a maior propensão.
NaoInteressa, segundo o estudo eu tenho razão, quando digo que molhar a ração é má ideia. E eu concordo com o estudo, só não me recordo quem me disse.

Mas como tive cães de raça grande com grandes peitaças, faz alguns anos mas lembro-me que sabia que não se deve levantar demasiado os comedouros nem molhar a ração.
NaoInteressa
Membro Veterano

quinta set 27, 2012 8:17 pm

Pois mas eu tenho, infelizmente, um curso prático de torções cá por casa... Já cá passaram 3 torções, 2 delas fatais, e antes delas acontecerem, não demolhava a ração. Felizmente que há muito que não se passa nada, mas a conselho de vários vets, a ração é demolhada, e não me arrependo.

Cada um faz o que quer com os seus cães, eu prezo os meus e não abdico desta medida de prevenção. :wink:
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta set 27, 2012 8:54 pm

Tem llógica, sim senhora, em vez de inchar no estômago incha antes de ser comida :wink: Vou passar a demolhar a ração. Demolhar não é molhar, verdade?
margoustink
Membro Veterano

sexta set 28, 2012 6:39 pm

NaoInteressa Escreveu:Pois mas eu tenho, infelizmente, um curso prático de torções cá por casa... Já cá passaram 3 torções, 2 delas fatais, e antes delas acontecerem, não demolhava a ração. Felizmente que há muito que não se passa nada, mas a conselho de vários vets, a ração é demolhada, e não me arrependo.

Cada um faz o que quer com os seus cães, eu prezo os meus e não abdico desta medida de prevenção. :wink:

Já tive imensos cães, pelo menos 5 deles, com todas as características para poder acontecer. Nunca tive problemas nenhuns. wink:

Acabei por ligar ao "meu" vet, disse que comer pouco de cada vez (3x), não dar comida se o cão estiver muito ansioso, não deixar comer muito depressa, beber muita água após as refeições e brincadeiras após a refeição é que são medidas importantes.

Em relação ao molhar ou não, desvalorizou...mas se quiser pode continuar a molhar; que não faz mal nenhum. :lol:

Mas eu continuo na minha. E algum dia encontro alguém que me explique exactamente que tenho razão. :lol:
NaoInteressa
Membro Veterano

sexta set 28, 2012 10:08 pm

Joie2 Escreveu:Tem llógica, sim senhora, em vez de inchar no estômago incha antes de ser comida :wink: Vou passar a demolhar a ração. Demolhar não é molhar, verdade?
Eu faço mesmo uma "sopa", elas são obrigadas a comer devagar porque a ração está demolhada e a boiar...

margoustink Escreveu:
NaoInteressa Escreveu:Pois mas eu tenho, infelizmente, um curso prático de torções cá por casa... Já cá passaram 3 torções, 2 delas fatais, e antes delas acontecerem, não demolhava a ração. Felizmente que há muito que não se passa nada, mas a conselho de vários vets, a ração é demolhada, e não me arrependo.

Já tive imensos cães, pelo menos 5 deles, com todas as características para poder acontecer. Nunca tive problemas nenhuns. wink:

Acabei por ligar ao "meu" vet, disse que comer pouco de cada vez (3x), não dar comida se o cão estiver muito ansioso, não deixar comer muito depressa, beber muita água após as refeições e brincadeiras após a refeição é que são medidas importantes.

Em relação ao molhar ou não, desvalorizou...mas se quiser pode continuar a molhar; que não faz mal nenhum. :lol:

Mas eu continuo na minha. E algum dia encontro alguém que me explique exactamente que tenho razão. :lol:
Essas medidas que o seu vet aconselhou são também muito importantes, mas também posso dizer-lhe que um dos meus cães que morreu com uma torção, de raça gigante, fez uma torção durante o dia com ração que ficou no estômago do dia anterior, pois não tocou na dose da manhã e a torção aconteceu durante o decorrer do dia. Todas as precauções foram tomadas, excepto o demolhar a ração, e morreu.

Portanto a torção não é uma "ciência" exacta, ninguém sabe exactamente como evitar, à excepção da gastropexia.
Responder

Voltar para “Cães”