o mistério dos peixes balão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
GustavoK
Membro Júnior
Registado: segunda jul 16, 2012 5:09 pm

segunda set 24, 2012 9:56 am

Tudo começou na loja dos animais, ia eu muito feliz comprar uma cabomba para o meu aquário, e como sempre não resisto a dar uma olhadela aos peixes.
Não é que vejo um peixe balão, ou um suposto peixe balão, super bonito, pequenino a 5€, no aquário dos neons. O que me fez logo pensar, nao querendo ser ignorante, para mim, peixes balão são de água salgada... no aquário com neons?
Fui para casa, e pus-me a pesquisar, porque o peixe era mesmo engraçado.

Resultados:
Peixe balão 1 - Carinotetraodon travancoricus, anão, 22 mm, água salgada, salobra e doce! o peixe é um herói!
Peixe balão 2 - Tetraodon biocellatus, max 8 cm, lindinho, água salobra.

Na loja dos animais, a discrição era unicamente 'peixe-balão'.
Mas qual será o misterioso peixe balão que vi na loja dos animais? Era mesmo bonito, deixou-me curioso.

Por favor, se alguem me poder exclarecer, ficaria muito grato :)
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda set 24, 2012 1:57 pm

Sem fotos digamos que é impossível!
Se for o travancoricus ele não é de água salobra nem se adapta a água salobra ele é unica e exclusivamente dos unicos peixes da familia tetraontidae de água doce!!! 100% de água doce, água salobra faria-lhe muito mal...
O biocellatus é muito agressivo, desfaz qualquer peixe do aquário em adulto, e é de água salobra!
Eles são muito diferentes, mas se viu um pequenino é provavelmente o travancoricus, biocellatus são vendidos já com tamanho, tenho travancoricus e são lindos de morrer! As cores que ficam, tudo naquele peixe é bonito, é pena ser tão pequeno, mas a vantagem é que pode se ter uma dupla num nano de 20L á vontade, bem plantado e com troncos...
Agora a caracteristica comum destes dois especimes e que ambos tem como base de alimentação caracóis, portanto se a pessoa n tem uma boa reserva de caracóis do tipo melanoides, ou physas, etc. não serão os peixes ideias :S
Eles NÃO aceitam (principalmente o travancoricus) comida seca, granulados, flocos, etc. não comem mesmo, comem os caracóis, tubifex, larvas vermelhas, os biocellatus caranguejos pequenos, etc.
Mas veja entre eles os dois o que acha ser, mas tenho quase a certeza que é um c. travancoricus, biocellatus pequenos n se ve por ai...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
GustavoK
Membro Júnior

segunda set 24, 2012 7:10 pm

Rikass Escreveu:o travancoricus ele não é de água salobra nem se adapta a água salobra ele é unica e exclusivamente dos unicos peixes da familia tetraontidae de água doce!!! 100% de água doce, água salobra faria-lhe muito mal...
Sendo assim, deve mesmo ser travancoricus, visto que estava no aquário dos neons treta! Obrigado.

Disse que consigo por 1 casal num nano de 20L? Mas referia-se a qual das especieis? Tenho um de 18L livre e achei imensa piada aos peixes!

Uma questão, referiu que o biocellatus é agrecivo, mas só outros peixes ou então com os da mesma especie? E o travancoricus? Posso junta-los com outros peixes igualmente pequenos?

Como disse, a alimentação é que é mais complicado, tenho tudo e mais alguma coisa em alimento seco, flocos, blood worms e tubifez, dafnias, e até um granulado de camarões adicionados que dou aos neons de vez em quando; mas alimento vivo compro raramente para variar a dieta.
É uma questão a pensar.

Muito obrigado Rikass
Rikass
Membro Veterano

terça set 25, 2012 5:58 pm

De nada, pode por um casal (n e muito facil de ver se e macho ou femea, mas procriam lindamente), eles (travancoricus), dependo da sua personalidade, podem ser curiosos, ou chatos com os outros peixes, mas agressivos entre eles isso são muito, por isso e que so da dois (eles atingem um MAX. de 3,5 cm), não se matam, mas mandam assim uns encontrões e formam o seu pequeno territorio, dormem entre as plantas, e gostam imenso de anubias nana! Tem de ser agua paradas pelo que um filtro de cascata seria o ideal, mas se o seu filtro não fizer uma corrente forte n faz mal...
Em relação a comida alimente 2 em 2 dias com bloodworms/tubifex tente dafnias os meus nao comem mas tente com os seus...
Alimento seco pode por a vontade, mas so 1 em 1000 e que pode acceitar e sera ipo gammarus lol...
Eu tive travancoricus com outros peixes, mas de momento so tenho com camarões, o aquario fica mais bonito so com eles, mas se quiser por tipo uma botia pequena ou umas mini corys tudo bem eles não se chateiam...

Biocellatus são entre eles (muito) e entre os outros eles desfazem mesmo os peixes! Eles mordem com o bico e tiram mesmo pedaços de carne dos outros peixes!!! Os travancoricus tambm tem bico e convem dar caracois para desgastá-lo, mas eles n matam peixes, e dão-se com red cherry na perfeição, agora depende de peixe para peixe :S

Mas tente arranjar caracóis eles adoram mesmo, arranje numa loja uns melanoides, ou compra uma planta ou duas normalmente vem sempre com ovos de planorbis nas folhas...:D
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
GustavoK
Membro Júnior

terça set 25, 2012 6:45 pm

Os Biocellatus são lindos! Mas se tiver, são travancoricus, como o aquario é pequenito e tal, mas são ambos bonitos. E como nunca tive peixes de água salobra, sinto-me mais confortavel com os travancoricus.

Muito obrigado pelos esclarecimentos e dicas, vou po-las em prática :D
Rikass
Membro Veterano

terça set 25, 2012 7:17 pm

E vá pondo fotos aqui se quiser! Para vermos o progresso!
Não se esqueça a chave para a manutenção deles, é uma alimentação adequada, agua calma e uma decoração 100% natural! Se puder como substracto areia!
A agua não tem exigencias especiais! Mas tente manter a amonia/nitritos no 0
Responder

Voltar para “Peixes”