Bem...há aqui pano para mangas! 

Antes de dar a minha opinião sobre o assunto (que é só isso, uma opinião) gostaria de dizer que não tenho nenhum curso de treino ou de "psicologia" canina (as aspas são porque, se TODOS concordamos que os cães são cães e que, por esse motivo, se incluem na categoria de animais irracionais, estar a dizer que eles têm problemas "psicológicos" é no mínimo estranho eheh). 
Depois gostaria de informar que, apesar de não ter formação certificada, trabalho com cães (e gatos) há cerca de 10 anos em associações e canis pelo que tenho a minha quota parte de "experiência de campo". Isto sem estar a incluir os meus obviamente e os que entram cá em casa para FAT 

Gostava ainda de dizer que não sou extremista e não acredito na teoria do totalmente certo/errado ou preto/branco no que aos cães, e animais em geral, diz respeito. Cada caso é um caso e cada cão deve ser tratado como um indíviduo dotado de experiências, comportamentos e características próprias. Ainda que, obviamente, cada caso, por muito particular que seja, trará sempre novos conhecimentos, novas técnicas, novos métodos, novas abordagens, etc à pessoa que lida com o mesmo e que poderão ser aplicadas no futuro.
Assim, e antes de dizer seja o que for, gostava de dizer uma coisa --> 
seja qual for o método que usamos na "reabilitação" e/ou no "treino" canino há 4 termos que, penso, todos deveriamos saber distinguir:
Reforço --> aumenta a frequência do comportamento
- 
reforço positivo: dar ao cão algo que ele gosta (como recompensa para um comportamento desejado. O cão tende a repetir o comportamento de forma a receber essa recompensa - pode ser um brincadeira, uma festa, uma guloseima, etc)
- 
reforço negativo: retirar ao cão algo que lhe é desagradável (por exemplo - é um exemplo estúpido mas é só para me tentar explicar - o cão tem coleira de choques, está a ladrar a outro e o dono está a corrigir isso dando choques sucessivos ao animal. o cão pára de ladrar por algum motivo e, nesse momento, o dono pára os choques. Ou seja, ao fim de algumas repetições o cão começa a dar-vos o comportamento certo para evitar o que não gosta que, neste exemplo, seriam os choques)
Castigo --> diminui a frequência do comportamento
- 
castigo positivo: dar ao cão algo desagradável (o cão ladra e dão-lhe um "calduço" como alguém aqui referiu, já não me lembro quem peço desculpa! Ao fim de algumas repetições o cão deixa de ladrar para evitar o "calduço")
-
 castigo negativo: retirar ao cão algo de agradavel para ele (o cão está a exibir um comportamento indesejado e o dono retira algo que ele adore do ambiente. O que acontece é que ao fim de um tempo o cão começa a deixar de ter esse comportamento indesejado para que não lhe seja retirado esse objecto)
Dito isto, acho que todos poderemos concordar que, qualquer que seja o método usado, obviamente haverão sempre resultados. Dependendo do caso e do método poderão é ser mais rápidos ou mais lentos a aparecer 
 Assim sendo, caberá a cada um decidir qual o método que se ajusta melhor a si e a partir daí desenvolver a sua própria abordagem.
Quanto ao que eu, enquanto indíviduo, uso habitualmente nos cães com que trabalho posso dizer que recorro sobretudo ao reforço positivo e ao castigo negativo  
O último caso que tive foi de um cão extremamente agressivo por medo (pânico mesmo!). Com ele usámos única e exclusivamente reforço positivo (e no ínicio até foi complicado porque não aceitava a comida se estivessemos presentes) e neste momento não só nos deixa aproximar como já toma ele a iniciativa  

Foi um processo feito por etapas, sempre com muita calma e paciência à mistura, mas o facto é que neste momento já posso pedir a qualquer voluntário do canil para o levar à rua, entrar na box, mexer-lhe na comida, etc sem receios. O processo todo demorou cerca de 1 mês, mas obviamente já tive cães bem mais complicados... claro que o facto de ele ser novinho (+/- 1-2 anos) ajudou imenso!  
 Por último, por uma questão de curiosidade, gostaria apenas de perguntar aos membros daqui que são tão contra os métodos positivos (que, de acordo com o que disse acima, serão o reforço positivo e o castigo negativo) qual tem sido a vossa experiência ao aplicar os mesmos? Se me pudessem dizer com quantos animais trabalharam em positivo, quais os problemas gerais dos mesmos, qual o método positivo que usaram nesse caso e não resultou, o que acham que correu mal para não ter resultado, etc ficava muito grata!
Por último, por uma questão de curiosidade, gostaria apenas de perguntar aos membros daqui que são tão contra os métodos positivos (que, de acordo com o que disse acima, serão o reforço positivo e o castigo negativo) qual tem sido a vossa experiência ao aplicar os mesmos? Se me pudessem dizer com quantos animais trabalharam em positivo, quais os problemas gerais dos mesmos, qual o método positivo que usaram nesse caso e não resultou, o que acham que correu mal para não ter resultado, etc ficava muito grata!  Dado o trabalho que faço é sempre útil ter feedback de outras pessoas e perceber o que fazem e porquê