QQ dia não saio de casa - FOTOS da ZEFA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 12, 2004 4:23 pm

Siioux Escreveu: Sim mas e porquê??? É isto que não entendo é pq é que os rafas são tão desprezados. Dizes sempre o mm mas o que é certo é que isso já não me serve como explicação. O motivo qual é para eles serem desprezados qual é?????
Antes de mais quero deixar claro que em conjunto com os meus Basset Hounds tenho um SRD. E é por isto que lhe vou dizer o seguinte.

A Siioux nunca pensou que um cão de raça é algo que você pode escolher, sabendo que em principio vai contar com "aquele" tipo de temperamente e "aquele" tipo de fisionomia e com um SRD você não pode esperar nada.

P.Ex.: Além do aspecto, o que me atrai nos Basset Hounds é o facto de não morderem. Agora, eu tenho 9 cães e o unico que me mordeu até hoje foi o SRD (a cicatriz que eu tenho que o diga).

É claro que não podemos generalizar, mas a "garantia" de certas carecteristicas é um normal factor de escolha para uma pessoa inteligente.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta fev 12, 2004 4:45 pm

casadotrevo Escreveu:
Siioux Escreveu: Sim mas e porquê??? É isto que não entendo é pq é que os rafas são tão desprezados. Dizes sempre o mm mas o que é certo é que isso já não me serve como explicação. O motivo qual é para eles serem desprezados qual é?????
A Siioux nunca pensou que um cão de raça é algo que você pode escolher, sabendo que em principio vai contar com "aquele" tipo de temperamente e "aquele" tipo de fisionomia e com um SRD você não pode esperar nada.
Eu ainda sou da opinião que os cães são os que os donos fizerem deles sejam eles rafas ou da raça XPTO. Aceito a sua resposta e acrescento que as unicas cicatrizes de dentadas que tenho foram feitas por um Malamute do Alaska na cara, uma Boxer na mão , Pastor alemão na perna e por agora não me lembro de mais nenhuma ;)

Sandra Albuquerque
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 12, 2004 4:53 pm

Siioux Escreveu:
Sim mas e porquê??? É isto que não entendo é pq é que os rafas são tão desprezados. Dizes sempre o mm mas o que é certo é que isso já não me serve como explicação. O motivo qual é para eles serem desprezados qual é?????
Bem...esta é uma questão que eu não te posso responder! Sei dizer-te porque é que EU actualmente escolhi a raça Rottweiler! Sei porque é que aos 11 anos de idade preferi o meu "Flash" ( puro rafeiro que me acompanhou até perto dos meus 23 anos). Foram escolhas que EU fiz em momentos diferentes da minha vida.
A Justificação de cada um, cada um saberá. Algumas certamente não serão justificações que tu, ou mesmo eu, consideres válidas, mas cada um saberá de si.
Será talvez uma razão parecida, mal comparado, por em Portugal as pessoas preferirem adoptar bébés de raça branca e saudáveis, em vez de bébés de raça negra ou portadores de doenças como o HIV.

São escolhas que se fazem para toda a vida (pelo menos DEVIAM ser!) e que as pessoas têm direito de ponderar todos os factores que achem importantes... mesmo os seus egoismos, vaidades e egos ( quer a gente concorde ou não).

Outra coisa que talvez contribua para existirem tantos SRD desprezados, também pode ser o factor 'numero'! É natural que, sendo os SRD em grande número, os adoptantes não cheguem para todos. Aliás, como tu infelizmente tens a experiência de saber, este numero não diminiu e só aumenta!! É por isso que o problema não tem fim, e nunca terá. Pelo menos enquanto as pessoas não se convencerem que não há donos para todos os SRD que existem. Só quando o respectivo numero actual baixar drasticamente e se 'fechar' a torneira da reprodução indesejada para que não nasçam novos cachorros é que talvez se veja alguma coisa mudar.

Boa sorte
Paulo C.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 12, 2004 5:15 pm

Siioux Escreveu: Eu ainda sou da opinião que os cães são os que os donos fizerem deles sejam eles rafas ou da raça XPTO. Aceito a sua resposta e acrescento que as unicas cicatrizes de dentadas que tenho foram feitas por um Malamute do Alaska na cara, uma Boxer na mão , Pastor alemão na perna e por agora não me lembro de mais nenhuma ;)

Sandra Albuquerque
Sim, sim, principalmente quando os donos os adoptam adultos ... :lol:

O morder foi um exemplo, se não consegue perceber que existem n diferenças comportamentais de raça para raça, paciência. Azar seu,

Como você diz:

Fique bem
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta fev 12, 2004 5:26 pm

casadotrevo Escreveu:
Siioux Escreveu: Eu ainda sou da opinião que os cães são os que os donos fizerem deles sejam eles rafas ou da raça XPTO. Aceito a sua resposta e acrescento que as unicas cicatrizes de dentadas que tenho foram feitas por um Malamute do Alaska na cara, uma Boxer na mão , Pastor alemão na perna e por agora não me lembro de mais nenhuma ;)

Sandra Albuquerque
Sim, sim, principalmente quando os donos os adoptam adultos ... :lol:

O morder foi um exemplo, se não consegue perceber que existem n diferenças comportamentais de raça para raça, paciência. Azar seu,

Como você diz:

Fique bem
Parece que ficou aborrecido :roll: eu disse que compreendia a sua posição e não disse que não tinha razão simplesmente disse que ainda sou da opinião que um cão mm sendo de raça pode não corresponder ao que se espera. Conheço centenas de casos destes, cães que era suposto serem meigos e brincalhões como os labradores p.ex e tem mordido nos donos, pastores alemães de guarda e inteligentes que têm mordido nos donos, boxers que só fazem asneiras. Não estou a criticar nada nem ninguém por ter cães de raça, só me custa ver os rafas tão desprezados penso que não é demasiado ofensivo ter esta opinião.

Ah é verdade , o meu unico azar é travar uma batalha mais que perdida de resto não considero azar não perceber muito sobre raças pq simplesmente não me interessa.

Agora sem "fique bem " para não se zangar mais ainda :p

Sandra Albuquerque
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 12, 2004 5:41 pm

Eu também sou da opinião que um cão é SOBRETUDO aquilo que fizermos dele. Simplesmente há bons cães e maus cães em todas as raças e entre os SRD. No entanto, pelo processo de selecção que vem sendo feito há dezenas ou mesmo centenas de anos é natural que se conte com certas características ( quanto mais não seja as fisicas ;) ) . Mesmo entre os cães de raça, a carga genética que encerra a parte comportamental só pode ser 'garantida' com limitações. Podemos, porque temos conhecimento da respectiva ascendência, de dizer que um cão é susceptivel de vir a ser "assim ou assado", mas depois o que fizerem do cão também vai ditar o que ele se torna. A nivel fisico a historia repete-se....sabemos que os ascendentes era determinada raça ( com as características fisicas que isso encerra) e por isso podemos esperar que o cão que temos seja assim também!
No caso dos SRD temos todas as incógnitas! Claro que podemos tentar fazer dele um bom cão, mas quem seriam os ascendentes? será que eram cães nervosos ou calmos? Seriam bons guardas ou bons para a caça, etc.? O cão vai crescer até quando? Será que larga muito pelo, pouco? Etc. Etc........
Esta incógnita, para alguns até podem achá-la um ponto de interesse e de diversidade....mas outros achará que não pensam assim!!

Com toda esta conversa, o que disse e sempre mantenho é que ter um cão deve ser uma escolha ( na minha modesta opinião). Quem quer escolher um SRD, escolhe um SRD, quem quer escolher um cão de raça, escolhe um de raça. O mais importante para mim é que essa escolha seja feita em consciência e com ersponsabilidade, para que depois, seja de raça ou sem raça, o cão tenha todo o amor e cuidados a que tem direito. Acreditem que se todos amarem os vossos cães e os tratarem com dignidade que já fazem muito pelos animais! Aliás, se assim fosse, decerto que não havia tantos SRD abandonados e grande parte do problema era desde logo evitado.

Abraços
Paulo C.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 12, 2004 5:47 pm

Siioux Escreveu: Parece que ficou aborrecido :roll: eu disse que compreendia a sua posição e não disse que não tinha razão simplesmente disse que ainda sou da opinião que um cão mm sendo de raça pode não corresponder ao que se espera. Conheço centenas de casos destes, cães que era suposto serem meigos e brincalhões como os labradores p.ex e tem mordido nos donos, pastores alemães de guarda e inteligentes que têm mordido nos donos, boxers que só fazem asneiras. Não estou a criticar nada nem ninguém por ter cães de raça, só me custa ver os rafas tão desprezados penso que não é demasiado ofensivo ter esta opinião.
É claro que existem muitos desvios, por isso (e aqui vou dar uma ajudinha à sua causa) é que sempre defendi que um cão não deve ser comprado só por ser da raça X e ter um preço apetecivel. Para se comprar um cão de origem suspeita só porque é baratinho, mais vale adoptar um SRD que é de graça. Agora compreender isto é com cada um, e é claro que é na esperança que tudo seja conforme que as pessoas fazem a sua escolha.

E não, não fiquei aborrecido.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta fev 12, 2004 5:48 pm

Paulo não posso dicordar de todo do seu ponto de vista, porque também defendo o direito à escolha...

Mas acho piada as pessoas virem para aqui dizer coitadinho do cãozinho abandonado e dizerem que não podem ter mais cães e depois quando aparece um cão de raça DADO, vão logo 7 cães a um osso! E depois ainda tem a lata de dizer que foi uma caridade!

Não quero, nem posso obrigar ninúém a ficar com SRD mas gostava que isto apenas servisse de reflexão!

Se querem fazer caridade, adpotem um cão qualquer!! Se querem um cão de raça juntem umas massas e comprem um!

Eu também queria um cão de raça (dogue alemão) e há já não sei qtos anos ando para Comprar um. Mas por ironia do destino assim que tenho as condições reunidas para ter um cão, logo me aparece um abandonado que bem precisa de um lar!

Também gosto de ver que estes cães que nasceram sortudos tenham pelo menos a oportunidade de arranjar um bom dono já que o antigo nem sequer se importou com isso!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 12, 2004 6:19 pm

A minha escolha de raça foi feita quase exclusivamente com base no temperamento.
Cheguei a 2 quando investigava - labrador ou dogue alemão.
Por acaso apareceu um lab para adopção (o Calvin) e eu, contra o meu marido e toda a gente, adoptei-o.

Nunca fiz nada que saísse tão certo.
Saiu-me a lotaria e a terminação, como se costuma dizer.
Um cão absolutamente fantástico em todos os sentidos.
Fiquei, para sempre, ligada aos labs - a seguir comprei a Zorra.
Estou muito feliz com ela (embora não seja nada que se compare ao Calvin - culpa minha que não a sei educar).

Agora, SRD ou raça - depende das razões que nos levam a ter um cão, o que esperamos dele, o que esperamos da nossa relação com ele.

O que eu quero do meu cão é uma relação de companheirismo.
Um parceiro para passear, para estar ao meu lado no sofá, que respeite o meu espaço e que esteja sempre lá.
Que não seja agressivo, que goste de pessoas e de outros animais - sociável até dizer chega.
Que não dê muito trabalho, que seja independente qb, que não seja barulhento, nem nervoso.
Que goste de me agradar.(importante para uma dona inexperiente, que não sabe educar, nem tem tempo para treinos).

Enfim, um labrador verdadeiro, puro, "da Bayer".

Claro que há SRD assim.
Mas que ia eu fazer se crescessem com outro temperamento ?
Ter um cão, para mim, é como ter um filho - é uma decisão para a vida toda (dele pelo menos).
Não dá para arriscar.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta fev 12, 2004 9:55 pm

Nesse caso deve dizer que teve sorte, tenho uma familiar que tem um labrador preto.

O animal é burro que nem uma porta e foi comprado directamente a um criador.

Quando era novo tinha medo sua própria sombra (e não estou a brincar) e teve de ir para uma escola de abediência para aprender os básicos.

Actualmente é um "songa monga", um autentico paspalho.

Agora deixem-me fazer a defesa dos Rafeiros, não se zanguem por favor.
Eu sei que depois disto vou ser novamente atacada com quatro pedras, mas não se preocupem que eu já me estou a habituar.

Os cães de raça são fruto de uma excessiva selecção genética, algo fica perdido pelo caminho e eu suspeito que em alguns casos é a inteligência.

Os rafeiros são cães completos, mais próximos do modelo original.

Li isto num outro site, era mais ou menos assim:

Não existem cães sem raça, existem sim, cães com muitas raças e que ficaram com o que de melhor cada raça pode dar.

Alguem leu o "Admirável Mundo Novo"?
Cada um dos tipos de homem foi criado com uma função específica. No entanto o Selvagem era mais capaz que todos eles, mesmo os criados para serem os mais inteligentes tinham as suas limitações. O Selvagem era o ser humano puro e portanto o melhor.

Eu comparo o Selvagem ao cão Rafeiro.

Está dito!

Preparem as pedras... e podem começar a atirar!

Guida
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta fev 12, 2004 10:18 pm

Guida__F Escreveu:
Actualmente é um "songa monga", um autentico paspalho.

Coisa mais feia de dizer...

Os cães de raça são fruto de uma excessiva selecção genética, algo fica perdido pelo caminho e eu suspeito que em alguns casos é a inteligência.

Depende do que se selecciona.

Os rafeiros são cães completos, mais próximos do modelo original.

Li isto num outro site, era mais ou menos assim:

Não existem cães sem raça, existem sim, cães com muitas raças e que ficaram com o que de melhor cada raça pode dar.

Cada um dos tipos de homem foi criado com uma função específica. No entanto o Selvagem era mais capaz que todos eles, mesmo os criados para serem os mais inteligentes tinham as suas limitações. O Selvagem era o ser humano puro e portanto o melhor.

A grande maioria dos caes rafeiros, nasce na rua, não tem ajuda do homem para sobreviver, logo só sobrevivem os mais fortes.

Está dito!

Preparem as pedras... e podem começar a atirar!

Guida

Isabel
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta fev 12, 2004 10:26 pm

Guida__F Escreveu:

Eu não concordo. Eu não faço nem nunca fiz distinções entre rafeiros e puros, para mim são cães. Gosto de algumas raças, falo nas caracteristicas fisicas e psicológicas, adorava ter um dogue alemão e até pode ser que o tenha um dia.
Apesar do que estou para aqui a dizer tenho duas cadelas de raça, tive esta oportunidade e fui obrigada a adorar a raça por excesso de convivio. :lol: Mas eu adoro cães independentemente da raça que têm. Aliás se forem a ver bem o que há mais por aí é pessoas com rafeiros com a mania que são puríssimos, ou arrassados de com...Posso dizer que muito raramente tosquio um caniche, mas parecidos, todos os dias.
A diferença que foi referida acima pela Guida é que os rafeiros criados na rua têm obrigatóriamente que aprender à conta deles, enquanto que os cães de casa aprendem aquilo que os donos lhes ensinarem. Daí que os rafas como voces falam dos cães da rua tenham um sentido de sobrevivencia muito mais apurado que um cão de casa! E por isso seja mais esperto, não quer dizer que sejam mais inteligentes ou que os cães de raça tenham perdido os neurónios pelo caminho genético percorrido. ;)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta fev 12, 2004 10:32 pm

Mas não fazem também isso os criadores ao só procriarem os cães que eles escolhem.

Os rafeiros na rua seguem a selecção natural de Darwin, selecção esta que eventualmente deu origem à raça humana.

Os cães de raça seguem a selecção não natural dos criadores...

A primeira permite a sobrevivência dos mais fortes e portanto o melhoramento da espécie...

Qual é a intenção dos criadores senão uma intenção de natureza estética?

Qual das duas selecções será frutuosa.

PS: LIMITEI-ME A SEGUIR A SUA LINHA DE PENSAMENTO. NÃO SOU A FAVOR, NEM NUNCA SEREI A FAVOR, DA PERMANENCIA DE RAFEIROS NA RUA ABANDONADOS À SUA PRÓPRIA SORTE.

Guida

PS: Por enquanto são só pedrinhas, ainda estou à espera dos pedragulhos.
Pedra
Membro Veterano

quinta fev 12, 2004 11:58 pm

Guida__F Escreveu: Mas não fazem também isso os criadores ao só procriarem os cães que eles escolhem.

Os rafeiros na rua seguem a selecção natural de Darwin, selecção esta que eventualmente deu origem à raça humana.

Os cães de raça seguem a selecção não natural dos criadores...

A primeira permite a sobrevivência dos mais fortes e portanto o melhoramento da espécie...

Qual é a intenção dos criadores senão uma intenção de natureza estética?

Qual das duas selecções será frutuosa.

PS: LIMITEI-ME A SEGUIR A SUA LINHA DE PENSAMENTO. NÃO SOU A FAVOR, NEM NUNCA SEREI A FAVOR, DA PERMANENCIA DE RAFEIROS NA RUA ABANDONADOS À SUA PRÓPRIA SORTE.

Guida

PS: Por enquanto são só pedrinhas, ainda estou à espera dos pedragulhos.
Os rafeiros de rua, normalmente até são filhos de mais que um macho.

O melhoramento das raças, por mão do homem, tem como objectivo:
1º Criar cães saudaveis e livres de taras e doenças heriditárias.
2º Seleccionar exemplares de acordo com o standard da raça, e procurar cada vez o mais perfeito possivel (porque não ha cão perfeito).
3º Seleccionar os exemplares que aparentam ter mais aptidão para a função para a qual foram criados.

Cães com skills para trabalho não são decerto songa monga, nem paspalhos.

Por acaso até tenho aqui um galarote que se eu deixasse, seria o pai de todas a minhas ninhadas. È por certo o mais forte, o mais rápido e esperto a tentar cruzar uma cadela com cio. Infelizmente para ele, felizmente para a raça, nunca teve esse proveito. Tem um defeito grave que passaria aos filhos. Mas que é um bonito cão, lá isso é.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

sexta fev 13, 2004 12:06 am

E com tudo isto, estamos a desviar-nos do tópico.
A ideia á arranjar um bom dono para a Zefa. Quanto ao morder, que se descansem as almas, pois não me parece que a Zefa morda seja em quem for. Já levei mais dentada de cao de raça do que de rafeiros como ela.
Já tive, e tenho, e já vi, muito cão apanhado da rua. Garanto-vos que sempre vi foi uma enorme gratidão da parte destes cães, para quem os acolhe. Uma gratidão sem limites e para o resto das suas vidas.
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”