Esterilização da Mimi

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DaniiSilva
Registado: quinta set 27, 2012 7:08 pm

quinta set 27, 2012 7:27 pm

Boa tarde :)

Eu pretendo tirar umas dúvidas sobre esterilização e procurei um tópico recente, mas não encontrei, peço desculpa se existe e eu não vi.

Tenho uma cadela chamada Mimi, era abandonada e tem cerca de 7 meses. É arraçada de podengo. É uma cadela super meiga, muito mimada, muito obediente e ciumenta com os meus outros animais.

Ela foi esterilizada ontem, antes do primeiro cio. Pelo que me disseram na clínica ela passou o dia todo a chorar. Quando a fui buscar, ainda estavam a tirar as medidas para lhe fazer o fato (optei por este em vez do funil, porque conhecendo-a tão bem, acho que iria ser muito complicado com o funil). A menina mal lhe tocava, na cabeça, por exemplo, ela gania imenso! Parecia que a estavam a matar. Ou seja, eu tive que entrar para ela deixar tirar as medidas, que nem lhe tocam. Pegamos nela como o veterinário aconselhou, ela mal caminhava, a cirurgia tinha sido há pouquíssimo tempo, e fomos para o carro. Ao entrar no carro ela ganiu imenso e ferrou-nos!! O veterinário veio logo a correr e ficamos muito surpreendidos porque aquela não era a nossa Mimi. O vet disse que podiam ser alucinações por causa dos fármacos. Entretanto chegamos a casa e ela mal se via sozinha, levanta-se e gania daquela maneira estrondosa e horrível. Penso que ela deveria ter dores ao levantar-se e duvido das alucinações, sem as excluir, claro. Saltou logo para a cama, depois desceu e cada vez que tentava saltava gania e desistia. Apesar de estar muito sonolenta, não conseguiu dormir. Hoje durante o dia já dormiu. Já comeu e bebeu bastante água. Urinou mas ainda não defecou. Nunca mais ganiu daquela maneira. Ladra com algum esforço, mas já caminha melhor e noutras coisas há também uma melhoria.

Gostava de saber a vossa opinião. Acham que ela "pensou" que ia ser abandonada novamente e daí nos ter ferrado ? Ou poderá ter sido realmente as alucinações ou dores ?
E relativamente a ela ainda não ter defecado ? Fez por volta das 18h, 24 horas.
Dêem-me as vossas opiniões em relação a tudo, please! Obrigada e peço desculpa pelo testamento :)
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta set 27, 2012 7:36 pm

Se mordeu poderia ter dores. Não veio medicada para as dores?

Em relação ao defecar deverá fazer a pergunta ao seu veterinário.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
DaniiSilva

quinta set 27, 2012 7:43 pm

O veterinário disse que ela lá já tinha tomado analgésicos e antibiótico para ontem e hoje. Agora vai começar amanhã com antibiótico.
Ele disse que era normal não defecar, agora não me lembro se referiu por quanto tempo.

Obrigada
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta set 27, 2012 8:30 pm

DaniiSilva escreveu...
"...Pelo que me disseram na clínica ela passou o dia todo a chorar..."
"...Ao entrar no carro ela ganiu imenso e ferrou-nos!!..."
"...Acham que ela "pensou" que ia ser abandonada novamente e daí nos ter ferrado ?..."
"eu tive que entrar para ela deixar tirar as medidas, que nem lhe tocam..."
Até posso estar errado, mas, na minha opinião apoiada pela minha experiência, tudo esse "drama" é, pelo menos na sua grande parte, de raiz ansiedade de separação.
Um cão adoptado muitas vezes ( até mais que se julga, arrisco disser) vem com traumas que nem sempre se manifestam de imediato nas situações consideradas mais básicas e nas maneiras mais agressivas.
Apesar de poder contribuir ( a operação) com a sua cota parte nesse episódio, pelo que descreve (e na minha opinião) tem a "assinatura" da ansiedade de separação por todo o lado.
A história que postou, apesar de diferente possui muitos traços comuns com as minhas experiências passadas, provavelmente esse episódio deixou-a num estado de aflição que poderá estar a querer fazer coisas que ainda não pode, e lhe está a causar dor. (ou não).
No entanto já parece ter "normalizado" com o desvanecer do que o possível trauma motivou, certo?
Não sei há quanto tempo tem a cadela, mas muito melhor que eu, você poderá avaliar o que realmente se passou para causar tamanha inquietação.

Os votos de uma recuperação rápida e tudo de bom para vocês.
Última edição por botas96 em quinta set 27, 2012 8:33 pm, editado 2 vezes no total.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta set 27, 2012 8:31 pm

Provavelmente ela ferrou porque estava assustada (esteve num ambiente estranho) e cheia de dores. Tal como nas pessoas, há animais mais sensíveis à dor do que outros.

Tenho um cruzamento de Teckel com Podengo, uma salsicha pequena e velhusca, que foi um mariquinhas com a dor a vida inteira. Hoje em dia sofre de problemas na coluna cervical e basta alguém tocar-lhe ali que a gritaria assusta qualquer um. Gane como se estivesse a ser cortado aos bocados. :lol: :lol: :lol:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta set 27, 2012 8:59 pm

A cadela deveria estar muito assustada e confusa com toda a situação e ainda por cima com a sedação.
E com dores ainda por cima. É normal.
Outros animais poderiam não morder mas fazer tudo para fugir.
DaniiSilva

quinta set 27, 2012 9:15 pm

Em primeiro lugar, um obrigada a todos!

Botas96, eu tenho a cadela há 3 meses, é pouco tempo mas eu acho que posso considerar que a conheço muito bem. É uma cadela super meiga, que me deixa fazer tudo, ver os dentes, tratar dela em várias situações, mexo-lhe na comida enquanto come. Atenção, não ando sempre a mexer enquanto come mas se por algum motivo tenho que mexer, ela deixa e ainda abana o rabo feliz da vida. Por isso, penso que ela terá sido muito afectada com a situação, porque infelizmente sabe o que é ser abandonada, depois estar numa casa com uma dona e posteriormente mudar-se para a minha casa. Acho que deve ter alguns traumas e ter medo que lhe aconteça o mesmo, apesar de não ser racional como nós, eles sabem estas coisas. Por isso, tudo o que escreveu vem apoiar a minha teoria. Ela neste momento quer saltar para as camas ou sofás e não consegue. Fica a olhar para mim como se estivesse a pedir para eu a colocar lá novamente.
Amanhã tenho que a levar ao vet para ver os pontos, acha que ela me vai voltar a ferrar ? É que agora fiquei com bastante medo :S

WaterMonitor, eu também disse o mesmo cá em casa, que há animais mais sensíveis à dor do que outros, tal como nos humanos. Mas ela até nem é muito mariquinhas. No domingo, aconteceu um acidente. O meu pai estava a preparar umas coisas para a pesca e ela sorrateira foi por trás dele e apanhou-lhe uma linha com anzol e este espetou-lhe na perna. Fui para uma urgência, foi sedada para tirar aquilo e depois era como se nada tivesse acontecido na pata. Estava óptima! Daí eu ter achado que ela não era muito mariquinhas. Mas se calhar enganei-me :D
E ela ganiu como você descreveu o ganir do seu cãozinho :S São como filhos, partem-nos o coração!

Sasquatch, eu espero mesmo que tenha sido só desespero! Como já referi nesta resposta, amanhã vai ao veterinário ver os pontos e espero que não me volte a ferrar! O medo é muito!!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta set 27, 2012 9:18 pm

Não lhe mostre medo.Os cães sentem muito bem as reacções do dono e não é bom perceberem que o dono os receia.
DaniiSilva

quinta set 27, 2012 9:19 pm

Esqueci-me de referir uma coisa. Eu moro num condomínio fechado e a minha varanda dá para o pátio onde passam todas as pessoas do prédio. Quando passa alguém, ela vai logo a ladrar para pedir mimos. Mas quando passa alguém cá de casa, ela chora como se a estivessem a matar! Chora muito muito alto e muito aflita por ver quem gosta!! Daí eu achar que a separação para ela foi horrível :( Culpo-me por isso, apesar de saber que a esterilização é muito importante! Ainda por cima, ela é pequenita e estou a imaginar ela a fugir-me pelas grades quando andasse com o cio, tendo em conta que está rodeada de cães machos. Para não falar quem em termos de saúde é super importante.
Sofro mais do que ela!
DaniiSilva

quinta set 27, 2012 9:21 pm

Pois, eu sei disso, mas por muito que não queira lembro-me sempre dela a ferrar-me. Estava possuída! Vou tentar mostrar confiança e não medo
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta set 27, 2012 11:20 pm

DaniiSilva, a minha cadela aquando da 2ª vacina cá em casa (portanto, a 3ª), portanto com 3 meses e pouco, andou aqui feita desgraçada, muito maricas e com uma reacção interessante: Não sabia que a própria dor vinha dela. Durante umas horas, achava que era a mão da dona que fazia doer, que a cama fazia doer, que tudo lhe fazia doer e que o problema não estava nela!!! Pronto, umas horas depois lá percebeu que era dela!

Mas é um chorar aflitivo. O dela parece mesmo querer dizer "NÃO! Mas porque é que me estás a magoar! Não me magoes por favor!". Ela não chora por ficar sozinha, e de chorar só lhe conheço este, de dor, pelo que é de partir o coração.

Agora parece que já não está tão maricas e lida um pouco melhor com a dor, mas ainda se nota que é uma cadela maricas, porque não se pode pisar um pêlo do rabo e ela liga logo o alarme, como se lhe tivessemos mesmo pisado o rabo! (E aqui não é esse chorar de que falo atrás)

Conto isto, porque sendo ela muito nova, provavelmente ainda não conheceu este tipo de dor e na altura em que mordeu, se calhar nem sabia porquê e onde lhe estava a doer (doia em todo o lado), e defendeu-se!

As melhoras.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta set 27, 2012 11:27 pm

Primeiro que tudo, DaniiSilva, não tenha medo, pois é infundado.
Se é possível ela ferrar-lhe outra vez o dente?
É possível que sim, mas não creio ( na minha modesta opinião).
Porquê?
Apesar dela voltar a um sítio que para ela foi desagradável, as circunstâncias serão diferentes, nem que seja porque desta vez estará presente. Certo?

É bem possível que se mostre pouco à vontade ( a cadela), com medo e talvez fragilizada ( possíveis dores por causa da operação) e possa fazer uns "floreados" mas não creio que vá entrar em pânico. (mas também tudo depende do grau do trauma). O importante é não se deixar intimidar.

Volto a afirmar, se a cadela é como a descreveu, ela continuará a ser assim, e até melhor. Poderá ter que conviver com esses traumas só isso, o que não impede de ela ser um grande cão. Não tenha medo dela, porque não há nada nela que tenha que ter medo. (pelo que li)
Talvez precise de mais tempo para conhecer os traumas dela ( o que fá-la disparar), já tropeçou num, mas com o tempo tudo se resolve, e quem sabe se algum dia conseguirá exorcizar esses medos ou atenua-los.

Como disse, embora diferente, vejo muitos traços em comuns entre o seu caso e o meu no passado, uma das várias diferenças,é que por exemplo, no vet é que o meu não se virava, tentava fugir.

Muito boa sorte para amanhã, e uma rápida melhora.

Vai ver que boa companheira arranjou para a vida. (Não vai arranjar melhor fora da família e talvez dentro da familia) é garantido.

p.s.- O ferrar-lhe o dente, foi só uma repreensão que ela lhe fez.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sexta set 28, 2012 7:16 am

Não se culpe, DaniiSilva.
Segundo o " encantador de cães", os cães vivem o presente. Aja naturalmente com ela independentemente do seu passado.
Rápidas melhoras.
Última edição por Petruska1 em sexta set 28, 2012 2:39 pm, editado 1 vez no total.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta set 28, 2012 10:45 am

Na minha opinião essa reacção foi devido às dores. Ela estava dorida e ao pegar-lhe por mais cuidados que tivesse é normal que tenho doído um pouco mais, ela tentou defender-se só isso!
A minha cadela que nunca sequer me rosnou, no dia em que foi esterilizada e tive que lhe pegar, se calhar puxei um bocadinho a pele sem querer, ameaçou morder-me... Foi só daquela vez, não voltou a repetir-se!
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
DaniiSilva

sexta set 28, 2012 1:14 pm

srYuki, tal como descreveu, o chorar da minha cadela também era muito muito aflitivo! Mas ela não é de todo muito mariquinhas. Mas numa operação é uma dor maior e como nunca lhe aconteceu é bem possível que tenha ficado confusa e aflita, juntando ao trauma de estar lá sem mim. Muito obrigada!!

botas96, o meu pai também é da sua opinião, acha que ela não me vai voltar a ferrar. Que aquele momento foi muito confuso para ela e como não consegue perceber as coisas, como nós racionais, que foi uma reacção do momento.
Ela quando vai ao veterinário vai sempre muito bem disposta, salta aos veterinários, dá beijinhos. Como já contei, ela ainda no domingo sofreu um pouco no veterinário por causa do anzol e não reagiu mal. Acho que o que fe diferença desta vez foi estar sem mim ou alguém de casa, porque devido ao trabalho da minha mãe ela está 24h por dia com gente em casa. Ou seja, está mesmo muito ligada a nós.
Concordo plenamente com o que disse, tenho aqui uma boa companheira para a vida! Muito obrigada :)

Petruska1, vou mesmo seguir esse conselho e não me culpar, porque daqui a uns dias ela já está óptima! Hoje já vi umas melhoras e já estou mais feliz :)
Obrigada! :)

Sasha9, quem pegou nela foi a minha avó e é natural que ao sentar-se no carro a tenha apertado um pouco, apesar de dizer que não, mas é uma coisa que não dá para ter percepção. Acredito que seja dor misturada com a aflição de estar sozinha! :(
Responder

Voltar para “Cães”