Help!! Ajuda para o 1º gatinho...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
RicardoCosta
Registado: terça ago 28, 2012 9:10 am

sexta set 28, 2012 9:33 am

Olá,

Há 2 dias encontrei um gatinho na rua abandonado e não resisti a traze-lo para casa. Não sei a idade, mas tem aí uns Ele mede aí uns 25 cm de comprimento... acontece que tenho um pastor alemão que detesta gatos e sempre que o vê no jardim, ladra-lhe e parece-me que o quer trincar! :( Por isso o gatito está dentro de casa. Acontece que a minha mulher gosta do bicho, mas tem algum receio que ele destrua a casa e provoque algumas doenças... já o desparasitei com umas gotas de frontline, pois vinha cheio de pulgas.

Acontece que está sempre a miar (deve ser normal) e tem umas unhitas que parecem umas agulhas... eheheh. O vício dele é subir pelas minhas pernas e pendurar-se no pescoço o que é um bocado chato e doloroso! :)

Comprei-lhe uma ração friskies para gatinhos e ele até come bem, mas não sei bem se tem fome porque come logo tudo de uma vez (cerca de uma mão cheia).

Gostava que os donos de gatos me dessem alguns conselhos para o educar porque não percebo nada de gatos e ele vai ter que ficar uns bons meses dentro de casa, até o cão se habituar a ele (se é que isso vai acontecer)...

Obrigado!
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

sexta set 28, 2012 9:51 am

Em 1º lugar parabéns pela atitude de recolher um gatinho da rua :wink: ,
já levou o gatinho ao veterinário?!

Se não levou é melhor que o leve pois assim poderá saber melhor a idade do gatinho, terá de o vacinar e desparasitar internamemnte e externamente, aproveite e peça (se não tiverem feito em casa) para cortar a unhas, limpar as orelhitas :wink: :wink: , e dependendo da idade é melhor que o castre para não haver marcações de território.

Em relação á comida, a Friskies não é uma boa ração,existem outras em supermercados melhores que essa :wink: e que não direfem assim tanto de preço :wink:

Não se esqueça de ter sempre a caxinha da areia limpa :wink: :wink:
Acho que por agora não tenho mais nada a acrescentar..mas devem vir mais alguns conselhos de outros forista mais experts que eu :wink:

Boa sorte e se puder coloque umas fotinhas..e já agora como se chama o gatinho :D
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sexta set 28, 2012 9:55 am

olá ricardo :) na minha opinião, o gatinho ficar dentro de casa sempre não só não tem mal nenhum como até acho aconselhável. eu também moro atualmente numa vivenda e não deixo a gata sair, só uma ou outra vez com trela, mas muito raro. tenho medo que ela fuja, se perca, vá ter à estrada, seja atropelada, etc... pode parecer excesso de zelo, mas penso que um gato dentro de casa pode ser perfeitamente feliz.

quanto às unhas do gatucho, pode cortá-las! existem tesouras próprias à venda, mas certifica-se que compra as de GATO, conheço quem se tenha enganado e comprou para cão e essas limitam-se a dar cabo das unhas de um gato... e cuidado ao cortar as unhas para não atingir aquela parte mais rosadinha na base da unha, se tocar aí ele vai sangrar e vai doer-lhe muito.

quanto ao estragar coisas em casa, é assim, certas asneiras são inevitáveis... :lol: se está preocupado com o facto de ele arranhar mobília ou cortinas, arranje-lhe um arranhador! quaisquer 15/20 euros compram um arranhador jeitoso, a minha gata nunca arranhou noutro lado se não ali! no entanto, acidentes acontecem, ela já me partiu algumas coisas ao andar em cima dos móveis, por exemplo. mas estragar mobília, nunca!

quanto à ração, a Friskies não é uma boa ração, de todo... sei que acaba por ser cómodo escolher uma ração de supermercado, pois facilmente se compram, mas tente dar-lhe outra alimentação. a purina é melhor e vende-se em hipers, mas acaba por sair-lhe mais cara do que se encomendasse outras marcas online. pessoalmente, dou Arden Grange à minha, e estou muito satifeita, pois não acho a ração cara e estou contente com os resultados.

não se esqueça também de o levar ao veterinário para ser desparasitado internamente e começar a tomar as vacinas!

quanto a educar o gato, há muitos métodos, eu sempre usei este: quando a apanho a fazer asneiras, digo NÃO e faço um barulho alto (bato palmas com força ou faço PSSHHT) - e ela já entende que tem de parar :lol: outras vezes se a asneira é mais «grave» agarro-lhe a pele do cachaço (sem a levantar) e bufo-lhe na cara. ela fica muito aborrecida comigo mas também percebe logo que tem de parar!

o texto já vai longo e vou deixar que outras pessoas contribuam para o tópico :lol: boa sorte com o gatinho :D
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

sexta set 28, 2012 10:00 am

Mtos parabéns pela atitude ... :D

Em primeiro lugar o gatinho tem d ir ao Veterinário ... para as desparatizações vacinas esterelizar etc...
O Vet melhor que ninguém o aconselhará a cuidar do seu gatinho...
De qualquer modo acho que a ração que lhe está a dar não é das melhores, fale também com o Vet sobre isto...

Um gato, tal como um cão, principalmente quando são pequeninos, estragam coisas em casa, é um facto não há como negar...
Para isso compre-lhe já um arranhador para ele se habituar a afiar as unhas lá ...
Agora cuidado com o cão...tem de os habituar. Com calma e tempo ... partilhando com os dois coisas boas, tais como brincadeiras, mimos e comida...vai ver que consegue!!! :)

Boa sorte!!!
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta set 28, 2012 10:05 am

Corte as unhas do gato uma vez por semana e minimiza os arranhões e estragos. um mero corta unhas nosso faz o serviço e não precisa de comprar nada. certifique-se é que vira o corta unhas 90 º em relacao à posição que cortamos as nossas unhas e corte abaixo da zona cor de rosa das garras deles ou o gato irá sangrar e ter dores.

Qto ao cão, isso é o mais complicado...Se for um cão bem mais velho pode até nunca se habituar. Experimente pegar o gato mto tempo com uma mantinha e leve a mantinha ao cão pra ele cheirar. faça o mm com outras coisas e atraves duma porta habitue a presença de um ao outro a cheirarem por baixo da porta.

Se é assim pequerruxo de 25 centimetros, nao sei, pode ter se calhar +-2 meses. raçao pra gatinhos e leite magro numa tacinha.

E sobre doenças leve ao vet pra que ele o veja. Ele irá esclarecer melhor sobre desparasitações internas e externas e sobre esterilização.
enlatado
Membro
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

sexta set 28, 2012 10:37 am

cães grandes e gatos não é problema, são pequenos mas fazem frente

http://www.youtube.com/watch?v=DNeaZz9Vt6Q

:D:D

agora a sério, vai aproximando-os aos poucos, o cão vai perceber que é amigo
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta set 28, 2012 10:46 am

O problema não é se o cão é grande ou pequeno, o problema é que se for mto mais velho pode não se acostumar. Não esquecer que eles não cresceram juntos.
Angela40
Membro Júnior
Registado: terça set 04, 2012 10:21 am

sexta set 28, 2012 12:04 pm

Nao tenho muito mais a acrescentar a tudo o que aqui foi dito, apenas umas dicas que funcionaram muito bem comigo.
A minha gatinha tambem tinha a mania de subir por nos acima, comprei no chines um borrifador (0.75€) e sempre que ela o fazia borrifava-a e dizia alto NAO. Ela ainda experimenta mas quando ouve o NAO ja nao espera pela borrifadela, sai logo. Outra coisa que funcionou bem comigo foi passar a por a comida no comedouro no chao e so o tirar para limpar quando ela nao ve. Assim quando ta feita "pedinchas" vai andar de roda do comedouro e nao de mim.

Espero que ajude, boa sorte com o patudinho!!!

Ps: Ah e todos nos queremos ver fotos do pequeno :D
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta set 28, 2012 2:50 pm

Há tantos mas tantos anos que tenho animais e nunca borrifei um gato...basta o tom de voz ser mudado e eles entendem por completo.

Se puder compre-lhe 1 arranhador mesmo dos mais pequenos e ele vai ser obrigado sendo ensinado que é bom arranhar as unhitas por lá e assim os disturbios acalmam.

Os 25 cms nada querem dizer em relação a idade, vá com ele ao Vet como lhe aconselharam já, é desparasitado interna e externamente e depois o trabalho será relativo:comidinha presente num local acessivel e água o caixote do areão e pouco mais.

boa sorte a esse gatuxo :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Angela40
Membro Júnior
Registado: terça set 04, 2012 10:21 am

sexta set 28, 2012 3:02 pm

A mim foi a vet que me aconselhou a tecnica, porque ainda nao lhe podiamos cortar as unhas e as minhas pernas pareciam um mapa das estradas de Portugal.
Tambem nao lhe dou banho, o borrifador cria uma especia de nevoa humida e ela nao gosta. Nem chega a ficar molhada. A verdade e que acho que a minha voz nao lhe impunha respeito nenhum, ela estava a "borrifar-se" para mim e so lhe interessava a bela da paparoca e como lhe iria la chegar, e as minhas pernas eram o caminho mais rapido.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta set 28, 2012 9:27 pm

não é a Angela40 a falar do borrifar em qualquer tipo de gato,mas eu sou contra isso mesmo, se visse as minhas pernas de momento apenas lhe digo que saia não uzo mas apenas pq estou a criar ninhadinha de 5 piriris vieram para aqui com cerca de 12 dias tem agora mais de 1mesito e começam a saber já o que é ralhar mas de inicio ou entrava no quarto de calças ou... :roll:

Nos meus gatuxos de casa e muitos aqui estiveram já basta mudar o tom de voz ou pegar na colher de pau(algumas se partiram já) e bater com ela por exemplo na pedra da cozinha, mas basta mesmo o tom de voz eles sabem perfeitamente que há barraca...

Nenhum dos meus animais tem esse habito e mesmo pequenotes não recordo nenhum assim,reforço que o arranhador é basico mesmo.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
RicardoCosta

sexta set 28, 2012 9:42 pm

Muito obrigado pela ajuda!

Quanto à relação entre os dois, a coisa está difícil... se tiver o gato ao colo, ele não faz nada, quando o ponho no chão, até se engasga a ladrar ao bichinho... vai ser difícil, o cão já tem 6 anos e nunca teve companhia...

Quanto ao veterinário, vou ter que esperar mais uns dias... a crise não ajuda! :( (aliás, já agora, penso que é pena os vets levarem quantias exageradas o que leva a que muita gente prejudique os animais por não ter dinheiro para os tratar. Com o meu cão já gastei centenas de euros com coisas banais... desculpem o desabafo!)

Só mais uma pergunta... será que lhe posso dar banho? É que ele está um bocado sujito...
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta set 28, 2012 9:54 pm

pode limpá-lo com um pano húmido.
para se dar banho a um gato é preciso muito cuidado com os orelhas.
e, estará suficientemente quente em sua casa ???
os gatos podem tomar banho mas, deverão ser secos a seguir e, se o seu é bébé, veio há pouco tempo da rua e não tem as vacinas...não o faça pois pode apanhar uma constipação o que não é nada saudável num gato bébé.
use uma toalha húmida,morna e limpe-o.
RicardoCosta

sábado set 29, 2012 9:15 am

Ok, obrigado!
Responder

Voltar para “Gatos”