olá ricardo

na minha opinião, o gatinho ficar dentro de casa sempre não só não tem mal nenhum como até acho aconselhável. eu também moro atualmente numa vivenda e não deixo a gata sair, só uma ou outra vez com trela, mas muito raro. tenho medo que ela fuja, se perca, vá ter à estrada, seja atropelada, etc... pode parecer excesso de zelo, mas penso que um gato dentro de casa pode ser perfeitamente feliz.
quanto às unhas do gatucho, pode cortá-las! existem tesouras próprias à venda, mas certifica-se que compra as de GATO, conheço quem se tenha enganado e comprou para cão e essas limitam-se a dar cabo das unhas de um gato... e cuidado ao cortar as unhas para não atingir aquela parte mais rosadinha na base da unha, se tocar aí ele vai sangrar e vai doer-lhe muito.
quanto ao estragar coisas em casa, é assim, certas asneiras são inevitáveis...

se está preocupado com o facto de ele arranhar mobília ou cortinas, arranje-lhe um arranhador! quaisquer 15/20 euros compram um arranhador jeitoso, a minha gata nunca arranhou noutro lado se não ali! no entanto, acidentes acontecem, ela já me partiu algumas coisas ao andar em cima dos móveis, por exemplo. mas estragar mobília, nunca!
quanto à ração, a Friskies não é uma boa ração, de todo... sei que acaba por ser cómodo escolher uma ração de supermercado, pois facilmente se compram, mas tente dar-lhe outra alimentação. a purina é melhor e vende-se em hipers, mas acaba por sair-lhe mais cara do que se encomendasse outras marcas online. pessoalmente, dou Arden Grange à minha, e estou muito satifeita, pois não acho a ração cara e estou contente com os resultados.
não se esqueça também de o levar ao veterinário para ser desparasitado internamente e começar a tomar as vacinas!
quanto a educar o gato, há muitos métodos, eu sempre usei este: quando a apanho a fazer asneiras, digo NÃO e faço um barulho alto (bato palmas com força ou faço PSSHHT) - e ela já entende que tem de parar

outras vezes se a asneira é mais «grave» agarro-lhe a pele do cachaço (sem a levantar) e bufo-lhe na cara. ela fica muito aborrecida comigo mas também percebe logo que tem de parar!
o texto já vai longo e vou deixar que outras pessoas contribuam para o tópico

boa sorte com o gatinho