FINAL TRISTE :( Gato com 3 dias - AJUDA URGENTE

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

domingo set 30, 2012 9:04 am

Bom dia,

Na sexa-ta feira uma amiga minha encontrou uma gata que tinha nascido no dia anterior. Ao que parece, a gata mãe deixou a gatita dentro da lavandaria da minha amiga. Ela ainda foi lá fora, andou pelas redondezas com a gatita no colo para ver se encontrava a mãe e nada... Não percebemos porque é que tal foi acontecer.

A minha amiga foi ao veterinário com ela e ele deu-lhe uma seringa e disse-lhe para comprar leite. Como é óbvio a bicha não abre os olhos e passa o dia a miar. Esta embrulhada numa manta e estamos sempre a tentar dar-lhe leite pela seringa, apesar de ela rejeitar bastante.

Acontece que eu tenho uma gata que foi mãe há pouco tempo aqui em casa. Os gatinhos têm 4 semanas e, claro, ainda mamam. Ontem pusemos a gatinha ao pé da gata mãe e ela mamou um pouquinho. Mas não a deixamos lá porque tivemos medo que a gata mãe lhe fizesse mal, depois de perceber que não era filha dela... Hoje vamos po-las juntas outra vez e, durante estas duas semanas, vamos tentado intercalar o leite da seringa com o leite da gata mãe. Mas está complicado...

Não sabemos se vamos conseguir salvar a bicha... O veterinário disse que não havia nada a fazer, que era tentar salva-la durante estes dias... Alguém pode ajudar?

Obrigado!
Última edição por johnnyblue em quinta nov 01, 2012 12:15 pm, editado 5 vezes no total.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo set 30, 2012 10:46 am

Nao responde a todas as suas perguntas mas é capaz de ter dicas importantes: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103

Boa sorte e vá dando novidades :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo set 30, 2012 11:13 am

Johnnyblue, eu mantinha a bebé junto da gata, indo vigiando bastante para ver se havia rejeição. É a melhor hipótese que a bebé tem, porque é muito, muito difícil criar gatinhos tão pequeninos à mão.

Se não houver rejeição ao princípio, é pouco provável que venha a acontecer depois.

Que tudo corra bem e vá dando notícias.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
johnnyblue
Membro

domingo set 30, 2012 11:14 am

Obrigado...

Mas vai ser complicado, principalmente dar mama de duas em duas horas...
Não faço ideia porque é que a gata deixou a bichinha aqui... Vamos ver... cada dia é uma batalha.
johnnyblue
Membro

domingo set 30, 2012 11:17 am

Tassebem Escreveu:Johnnyblue, eu mantinha a bebé junto da gata, indo vigiando bastante para ver se havia rejeição. É a melhor hipótese que a bebé tem, porque é muito, muito difícil criar gatinhos tão pequeninos à mão.

Se não houver rejeição ao princípio, é pouco provável que venha a acontecer depois.

Tassebem tenho medo que a gata lhe faça mal.
Fiquei traumatizado uma altura que o meu pai trouxe um gatinho cá para casa e, num momento de de distracção um gato entrou pela janela, agarrou o gatinho e matou-o... A partir daí, fiquei com muito medo de pôr gatos grandes com gatos pequenos.
Tanto é que a gata que tem os bebés está numa repartição ao lado, fechada, longe de outros gatos...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo set 30, 2012 11:24 am

Penso que a gata dificilmente fará mal à bebé. O mais que pode acontecer é rejeitá-la. pô-la de parte -- e quanto mais fraquinha estiver a bebé, mais provável é isso acontecer.

Mas juntem a bebé à gata e fiquem um bocadinho a observar, e depois vão observando amiudadamente.

É que a outra alternativa, de seringa, mesmo que seja de hora a hora ou de duas em duas horas, tem realmente muito poucas hipóteses de dar certo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
johnnyblue
Membro

domingo set 30, 2012 11:31 am

A gata está na minha amiga que não trabalha, assim pode ficar a vigiar a gata todo o dia.
O que estamos a fazer é ela alimentar a bichinha de duas em duas horas com a seringa e duas vezes ao dia, quando está gente em minha casa, trazer a gatinha aqui para ela mamar um bocadinho na gata mãe, sempre com vigia.
Ela ontem esteve a mamar um pouquinho. A gata mãe é mansinha e não lhe bufou nem nada. Mas às vezes levantava-se... acho que não estava a gostar muito da brincadeira.
johnnyblue
Membro

domingo set 30, 2012 1:52 pm

O gatito está agora a mamar na gata grande... ela lambe-o e não se mostra nada agressiva, mas tenho medo que lhe dê um repente e ela o morda e o mate...
Que acham que posso fazer?
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

domingo set 30, 2012 2:04 pm

se calhar estou a dizer uma asneira, mas como já foi dito atrás, mamar nessa gata é a melhor hipótese que o bebé tem, não é? fez-me pensar, um gatinho tão pequeno tem muito poucas hipóteses de sobreviver sendo alimentado à mão, não será melhor «arriscar» e deixá-lo com a gata «mãe adotiva»? ela não se tem mostrado agressiva, pelo que nos tem contado. penso que o melhor era deixar ficar lá o bebé, supervisionar sempre que possível, claro. mas acho que é a melhor hipótese dele. pelo que oiço dizer/li/pesquisei, é mesmo muito complicado criar com sucesso um bebézinho tão pequeno à mão. até quando são mais velhinhos é complicado. já vi gatinhos de 3 semanas a morrer porque nem com estímulo (um paninho ou algodão húmido a ser esfregado na barriga) conseguiam fazer as necessidades... :(
johnnyblue
Membro

domingo set 30, 2012 2:16 pm

Keera, o problema não é só a gata mãe. São os filhotes também. Já têm quatro semanas e já querem brincadeira. Tenho medo que magoem a recém-nascida...
A ideia era ele mamar da gata mãe duas vezes ao dia e o restante ir sendo alimentado pela seringa... mas temo que não seja suficiente.
A minha colega tem-lhe esfregado a barriguita e ele tem feito as necessidades todos os dias desde que a encontrou...
oh, o que nos foi acontecer...
Hoje a mãe apareceu lá em casa da minha colega, ela aproximou a pequenita mas a mãe biológica fugiu... Nem a cheirou, mal a viu, fugiu logo. Não percebo porque foi acontecer tal coisa.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 30, 2012 2:18 pm

johnnyblue Escreveu:Bom dia,

Na sexa-ta feira uma amiga minha encontrou uma gata que tinha nascido no dia anterior. Ao que parece, a gata mãe deixou a gatita dentro da lavandaria da minha amiga. Ela ainda foi lá fora, andou pelas redondezas com a gatita no colo para ver se encontrava a mãe e nada... Não percebemos porque é que tal foi acontecer.

A minha amiga foi ao veterinário com ela e ele deu-lhe uma seringa e disse-lhe para comprar leite. Como é óbvio a bicha não abre os olhos e passa o dia a miar. Esta embrulhada numa manta e estamos sempre a tentar dar-lhe leite pela seringa, apesar de ela rejeitar bastante.

Acontece que eu tenho uma gata que foi mãe há pouco tempo aqui em casa. Os gatinhos têm 4 semanas e, claro, ainda mamam. Ontem pusemos a gatinha ao pé da gata mãe e ela mamou um pouquinho. Mas não a deixamos lá porque tivemos medo que a gata mãe lhe fizesse mal, depois de perceber que não era filha dela... Hoje vamos po-las juntas outra vez e, durante estas duas semanas, vamos tentado intercalar o leite da seringa com o leite da gata mãe. Mas está complicado...

Não sabemos se vamos conseguir salvar a bicha... O veterinário disse que não havia nada a fazer, que era tentar salva-la durante estes dias... Alguém pode ajudar?

Obrigado!
Boa tarde johnnyblue

Respondendo ao que citei a bold:
Não tenha receio pois o pior que poderia ter acontecido, não aconteceu, que seria a rejeição da gata à nova cria. De qualquer forma, se a houvesse também existe um método de fazer a gata aceitar a cria mas que, segundo percebi nem é necessário. Se ela deixou o gatinho mamar, aceitou-o. Acredite que os felinos, ainda mais sendo uma fêmea a amamentar, são muito espertos... e se ela não quizesse, pelo cheiro diferente da nova cria, ela não a aceitaria...! Após a aceitação verificada, pode estar descansado que essa cria passará a ser como fosse dela :wink: portanto, nunca lhe faria mal. Preocupa mais é a diferença de idades entre os filhos dela e a nova cria, uma vez que os dela podem espezinhar a recém nascida. Mas, isso é uma questão de irem vigiando, mais na altura de mamar! Os outros,, como são mais crescidinhos, já passam grande parte do tempo fora dela, a espiolhar... a brincarem, etc... portanto o risco de espezinharem a recém nascida também não é alto. É mesmo só pior na altura de mamarem... como acima referi!

A única hipotese de sobrevivência dessa bebé recém nascida é mesmo a sua gata, a sua decisão…! Não tenha receio e avance... :wink:

Estou ao dispor para alguma questão em que lhe possa ser útil.

Obrigada, maraya...
Tassebem Escreveu:Johnnyblue, eu mantinha a bebé junto da gata, indo vigiando bastante para ver se havia rejeição. É a melhor hipótese que a bebé tem, porque é muito, muito difícil criar gatinhos tão pequeninos à mão.
Obrigada, maraya…

Não a houve porque se tivesse que haver era logo na primeira aproximação :wink:
johnnyblue Escreveu:Obrigado...

Mas vai ser complicado, principalmente dar mama de duas em duas horas...
Não faço ideia porque é que a gata deixou a bichinha aqui... Vamos ver... cada dia é uma batalha.
Provavelmente onde a progenitora a tinha era arriscado para a cria. Então foi colocá-la onde ela pensava ser "porto seguro". Isto acontece com alguma frequência em locais urbanos em que as ameaças de perigo são muitas. Sejam pela presença de crianças...seja pela presença de machos, seja pela presença de canídeos e, ou, até pessoas!
Também acontece, com alguma frequência, em gatas inexperientes... emprenham muito jovens e tentam o seu melhor mas que por vezes não é o melhor para a cria.
johnnyblue Escreveu:A gata está na minha amiga que não trabalha, assim pode ficar a vigiar a gata todo o dia.
O que estamos a fazer é ela alimentar a bichinha de duas em duas horas com a seringa e duas vezes ao dia, quando está gente em minha casa, trazer a gatinha aqui para ela mamar um bocadinho na gata mãe, sempre com vigia.
Ela ontem esteve a mamar um pouquinho. A gata mãe é mansinha e não lhe bufou nem nada. Mas às vezes levantava-se... acho que não estava a gostar muito da brincadeira.
Esses "vai vens..." é que podem, originar uma reacção adversa e ela rejeitar mesmo a bebé...! Deixem-na estar com a gata "adoptante" e quanto menos lhe mexerem, melhor para ambas e até para vocês!!! :wink:
johnnyblue Escreveu:O gatito está agora a mamar na gata grande... ela lambe-o e não se mostra nada agressiva, mas tenho medo que lhe dê um repente e ela o morda e o mate...
Que acham que posso fazer?
Estou a responder, a todas em conjunto e á vez e só agora cheguei a este seu post. Eu não dizia...?

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
johnnyblue
Membro

domingo set 30, 2012 3:13 pm

Deixei-os lá a todos.
A gata parece-me bem e o gatito deixou de miar.
O problema são mesmo os outros maiorizitos, que insistem em brincar...
Vamos ver como corre... Pode ser que assim ele sobreviva.
Obrigada a todos pelos conselhos!
Cross your fingers!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo set 30, 2012 3:16 pm

johnnyblue Escreveu:Deixei-os lá a todos.
A gata parece-me bem e o gatito deixou de miar.
O problema são mesmo os outros maiorizitos, que insistem em brincar...
Vamos ver como corre... Pode ser que assim ele sobreviva.
Obrigada a todos pelos conselhos!
Cross your fingers!
Fez o melhor! :wink:
Boa sorte!

Vá dando notícias do "piqueno" :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda out 01, 2012 7:35 am

Boa sorte para o/a pequenote. Deixe uma foto do bebezinho para a gente ver :)
johnnyblue
Membro

segunda out 01, 2012 10:03 am

Estava a tentar colocar aqui a foto, mas parece não dar...
Responder

Voltar para “Gatos”