As questões que estou a levantar já foram debatidas aqui n vezes...?Kitten Escreveu:Continuo a não perceber qual é a sua dúvida nem porque veio levantar estas questões. Tudo quanto escreveu já foi aqui dito "n" vezes.
Nenhum criador pode impedir que o comprador cruze os seus animais, aliás nada garante que um "charuto" desde que faça a cruza certa, não dê excelentes crias, já que como lhe disse anteriormente o pedigree é exactamente igual ao do irmão que ficou em casa do criador por ser muito promissor.
Relativamente ao que tomei a liberdade de colocar a bold, a margoustink tem a certeza que vai a exposições em Portugal? Por cada 100 pessoas que vão assistir a uma expo e que não façam parte do meio 10 são capazes de distinguir um bom cão do que não presta, os outros 90 têm lá "exactamente igual em casa", servem em norma esses 90 para importunar quem está a preparar os cães para ringue, para levarem os seus lulus e stressar os cães que estão dentro das caixas e entupirem os pré-ringues impedindo os expositores de entrarem.
Em relação ao último parágrafo, eu sei exactamente como é e a margoustink?
Paciência, eu cheguei aqui e só li a criticas a criadeiros, como que não haja criadores que nem merecem ser chamados de criadores. Eles o quefazem é brincar de "ser criador". Eles são bem prejudiciais nas suas aventuras; em especial porque fazem cruzamentos demais, são ninhadas demais e não conseguem controlar o destino desses cães. Não conhecem todas as pessoas que lhes compram os cães...porque são muitos. Não são responsáveis e não respeitam a raça que criam. Porque o que fazem é espalhar exemplares; uns até ficam em boas mãos e muitos outros não.
Aparecem as modas e segue-se os criadeiros, outros para ajudar e piorar o que só por si, já era uma desgraça. [Já para não entrar nas puppy mills, são do caixão à cova; nem quero entrar nesse assunto]
E sim, acredito que de um charuto possa sair um bom exemplar e vice-versa; no sentido de uma cruza certa, que geralmente é feito por criadores quando lhes interessa alguma característica; eles quando o fazem é com algum objectivo específico.
Nos reprodutores em grande escala, pode acontecer, mas acho que são mais golpes de sorte; em tantas ninhadas vão certamente nascer charutos a pontapé, outros exemplares que nada acrescentam à raça e lá com sorte aparece algum com interesse.
Assim como de um bom exemplar, saem charutos, só não saem muitos em criadores; porque não reproduzem cães em larga escala. Eu acredito que os bons criadores, também têm charutos, mas nada que se compare com os reprodutores de cães em larga escala. E não os escondem, têm o seu afixo, na mesma.
Outro aspecto: Se eu vou a exposições? Vou!


Tenho gosto em assistir, para mim é um show.
Eu sou espectadora! Nunca levei os meus animais de estimação para uma exposição; não tinha qualquer mal se o fizesse. Mas não o fiz, não digo que sim.
O que aconteceu foi conversar com um juíz especialista na raça dos meus cães, que por sinal era juíz (que já foi criador especialista na raça) e que tem conhecimento da raça, em vários países.
Ele por gentileza deu a sua opinião sobre os meus cães. E a opnião dele tem mais valor, que qualquer outra opinião. Os meus cães não eram charutos; mas também não eram nada de especial, eram apenas bons e razoáveis cães. Por sinal, a opinião dele foi mais simpática que a minha em relação a um deles. E aprendo, aprendo sempre. Eles eram cães de exposição, mas nunca tive esse objectivo.
Mas acho bem que uma pessoa leve o seu cão a uma exposição, ficará a saber quais os defeitos dele, com isto não digo que concordo que vá para casa começa a "armar em criador"; e cruzar, cruzar....ninhadas e mais ninhadas.
O que eu mais detesto em exposições aqui no burgo. São precisamente essas pessoas, que falou em cima; aquelas que me impedem também de ver os profissionais a trabalhar! São uma praga! Deviam ser proíbidos de levar os seus cães! Deviam criar regras, e expulsar uma pessoa que esteja a perturbar. Até numa sala de cinema isso se faz. Era assim que deviam funcionar; nas exposições, fazem o que querem; ninguém actua. Já assisti a situações de fazer chorar as pedras da calçada...
Mas é provável que a organização desses eventos, tenham medo de não vender bilhetes; na minha opinião iam vender os bilhetes mas ia existir mais ordem e tudo ia correr melhor para todos.
E quem já foi ver expo noutro país; ou veja pelo youtube, não se vê aqueles comportamentos como aqui.
sasquatch Escreveu:Bem, uma coisa já percebi: a margoustink nunca comprou um animal a um criador. Certo?
Ou então não gosta das expos a que vai....
Porque senão saberia que quando se vai atrás de um pet, paga-se uma coisa. Quando se vai atrás de um exemplar para exposição ou reprodução, é outra.
Se calhar nem compra bebé. Compra já um adulto jovem para não ter surpresas.
É claro que há sempre animais que parecem prometedores e depois nem por isso e vice versa.
Se alguém leva um exemplar a uma prova, não recebe nenhum titulo, fica elucidado, não? E vice versa
Engana-se bem! Eu já comprei cães a criadores que vocês chamam de bons criadores e eu digo que comprei cães a legítimos reprodutores de cães em grande escala; outros foram a aprendizes de criadores, que se tornaram reprodutores de criadores, também em grande escala. E saiba que não os conhecia o suficiente; apenas segui as regras para não comprar em criadeiros; fui procurar por aquilo que diziam ser "centros de canicultura"; afixos...LOP ; por acaso, não me venderam um charuto; já tinha observado tanto cão daquela raça, tive sorte. Mas nunca senti que o criador tinha alguma preocupação a quem estava a vender o cão. E não compro nada por ser baratinho, compro porque quero, preciso e posso. Foram vendidos aos preços que os criadores pediram.
Não gosto que "criadores"; façam reprodução em grande escala. Um criador, não tem ninhadas disponíveis várias vezes ao ano, muitas vezes nem todos os anos.
Em relação ao resto concordo com o que escreveu; tal como em aspectos focados pela kitten.
Em relação ao indigo003, concordo com o que disse em praticamente tudo.
Eu estou em desacordo, porque para mim, há sim um "degradé de qualidade". Um criador bom não tem ninhadas em larga escala; não contribui desta forma para os cães irem parar a criadeiros. Eles simplesmente não controlam a quem vendem os cães.
Os bons criadores tem gerações com seu afixo, prestigiados ao mais alto nível internacional; esses são criadores. Aos outros o nome mais simpático que me ocorre é mesmo reprodutores de cães.