Blue Nose ???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pedro_adr
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta fev 12, 2004 6:28 am

Ola pessoal,

Nao sei se repararam, nos anuncios, uma pessoa que tem um macho Pitbull Red Nose para acasalar. No segundo anuncio, podemos ver que é a mesma pessoa com o mesmo cão (foto), mas desta vez é de linha Blue Nose !!! ???!!!

Sera que isto é sério ?

Mas se continuar, acho que Portugal vai seguir como todos outros paises da CEE, e prohibir a criação de Pitbulls.

Até,
Pedro
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta fev 12, 2004 1:05 pm

Não há uma linha blue nose... havia, na génese dos cães que deram origem aos terriers de tipo bull (1860+-), uma linha escocesa chamada "Blue Paul" que é a origem de todos os cães de base azul... Tal como a "Old Family Red Nose", considera-se extinta, e o que sobraram foram cães que vão saindo com esse pigmento, sem que sejam exemplares "puros" dessas linhas.

Já sabem se lhes quizerem vender um cão pela cor do nariz e lhe chamarem alguma coisa nose "puro", estão a vender gato por lebre...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta fev 12, 2004 1:24 pm

Aliás, segundo alguns autores, o azul não foi a única característica herdada pelos terriers de tipo bull do Blue Paul... o maior tamanho das linhas americanas será também herdado desta raça (só se sabe que eram azuis e teriam cerca de 50 cm de altura, sendo usados como bullfighters (lutas com touros).
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta fev 12, 2004 1:50 pm

Conhecia a historia da linha Red Nose, mas na verdade esses Blue Nose nao me diziam nada, e agora vejo porque.
Muito Obrigado Gonçalo ;)

Até,
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

quinta fev 12, 2004 2:20 pm

E qual a historia da linha red nose?
é diferente dos outros?

Desculpem láa pergunta, mas de facto esta é uma raça sobre a qual tenho curiosidade, mas sobre a qual não conheço quase nada....

Para mim red nose tem a ver com a cor do nariz.... :oops: :oops: :oops: (sou inculta, confesso..)
pedro_adr
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta fev 12, 2004 3:00 pm

Ola Sandra,

Aqui vai a historia exaustiva dos Pits Red Nose, boa leitura :

Old Family Red Nose

O American Pit Bull Terrier é uma raça dona de uma mística muito singular. Sem dúvida, parte desta mística deriva do fato de ser uma raça muito antiga e fortemente baseada em tradição. Antigas linhagens são uma parte fascinante desta tradição e as Old Family Red Nose (OFRN) são algumas das linhagens antigas mais conhecidas.
A aparência desses cães de nariz vermelho sempre atrai atenção, mas é normal levar algum tempo para que as pessoas os achem realmente bonitos. Contudo, ninguém pode negar que eles irradiam classe e imponência.
As principais características dos cães dessa linhagem são o nariz vermelho-cobre, lábios e unhas vermelhos e olhos avermelhados ou âmbar. A pelagem é castanho avermelhado, sendo que cães amarelos e cor de chocolate também costumam surgir entre os OFRN. Alguns crêem que a linhagem foi desenvolvida apenas pela aparência; outros, que qualquer cão que venha a apresentar nariz vermelho seja um OFRN. Espera-se que tais noções sejam dissipadas com este texto.
Em meados do século passado, existiam famílias de cães de combate na Irlanda que eram típicas dos condados de Cork e Kerry, sendo conhecidas como Old Family. Naquela época, os pedigrees eram mantidos por pessoas e não por entidades cinófilas, sendo guardados pelas famílias como um segredo de estado. A pureza das linhagens era mantida com tanto rigor que os criadores de então chegavam a não reconhecer outras linhagens como sendo da mesma raça. Por esta razão, todas as linhagens eram baseadas em inbreedings muito fechados.
Sempre que se mantém um pool genético fechado como aquele, existe uma possibilidade maior de fixação de traços recessivos, já que os dominantes, uma vez descartados, não podem mais ser recapturados. Como o vermelho é recessivo em relação a todas as cores, exceto o branco, os Old Family acabaram se tornando Old Family Red. Quando esses cães começaram a chegar na América, muitos deles já apresentavam também o nariz vermelho.
Os cães Old Family vieram para a América principalmente através dos imigrantes. Por exemplo, o boxer Jim Corcoran foi para os USA para a disputa do título mundial dos pesos pesados e acabou ficando e se tornando um policial em Boston. Ele então requisitou alguns cães de sua família, que havia ficado na Irlanda, e suas importações e experiência como criador lhe conferiram um lugar de destaque na história do American Pit Bull Terrier. Vários outros imigrantes irlandeses também trouxeram cães de suas famílias, de modo que as linhagens Old Family se tornaram firmemente estabelecidas nos Estados Unidos.
Neste ponto é necessário observar que o termo "old family" era utilizado de duas formas. Poderia significar tanto uma linhagem de cães com características próprias mantida na Irlanda por pessoas sem laços familiares ou uma linhagem mantida e preservada através dos tempos por uma mesma família. Os Old Family Reds se encaixam na primeira categoria.
Os OFRNs começaram a fazer nome no início do século, quando o famoso criador William J. Lightner obteve alguns cães de nariz vermelho excepcionais a partir de linhagens Old Family Red. Anos mais tarde, Lightner disse que nunca procurou obter cães de nariz vermelho e nem mesmo gostava daquela coloração. A característica acabou se fixando por acaso, pois aqueles cães especificamente eram de alta qualidade. Por ocasião de sua mudança da Luisiana para o Colorado, Lightner abandonou os OFRNs, passando a criar pequenos cães pretos, sendo esses os cães que levavam seu nome e chegaram até poucas décadas atrás. Segundo ele, o motivo do abandono foi porque eles estavam ficando muito grandes para o seu gosto e também porque ele não gostava daqueles narizes vermelhos... Ah, sim, por grande entenda-se um pouco menos de vinte kg.
Neste ponto, surge na história uma figura um tanto cômica, mas muito respeitada nos círculos de criadores da época pela sua habilidade em produzir bons cruzamentos: Dan McCoy. Tendo tomado conhecimento de que um velho francês da Louisiana havia preservado a antiga linhagem red nose de W. Lightner, partiu para lá junto com Bob Hemphill e, com o auxílio de Gaboon Trahan, trouxeram o que sobrou desses cães. McCoy manteve seus cães em Panhandle, Texas, deixando-os com seus sócios L.C. Owens, Arthur Harvey e Buck Moon, sendo o responsável pelos cruzamentos efetuados. Daí surgiram cães célebres, como Harvey's Red Devil e Owens (Ferguson's) Centipede. Este último é a base de quase todos os OFRN modernos - é a pedra fundamental do pedigree do Hemphill's Geronimo. Dave Ferguson era trumpetista em uma big band e deixava Centipede com amigos durante suas muitas viagens. A quem ficasse cuidando do cão era concedido o direito de utilizá-lo em cruzamentos- daí praticamente todos os OFRN atuais descenderem dele. Bob Hemphill também manteve apenas cães vermelhos e a ele é atribuída a manutenção da linhagem até os tempos mais recentes. De acordo com Hemphill, foi McCoy o primeiro a utilizar a expressão Old Family Red Nose.
Muitas linhagens foram cruzadas com os OFRN. Conseqüentemente, praticamente todas as linhagens podem eventualmente produzir um cão de nariz vermelho, o que leva muitos a chamar qualquer cachorro de nariz vermelho de Old Family Red Nose. Na realidade, somente aqueles que seguiram a linha Hemphill/Wallace/Wilder ou os antigos Corvino podem, com propriedade, ser chamados de OFRN.
Como uma linhagem, os Old Family Red Noses são o que de mais tradicional se pode encontrar na atualidade. Aqui no Hard Fighter Kennel você pode adquirir os mais tradicionais OFRN disponíveis no mundo, a partir de matrizes selecionadas por um dos mais respeitados criadores Brasileiros. Seja por sua tenacidade incomum, seja pelo fato de que alguns dos principais criadores da história tenham contribuído para o seu desenvolvimento, eles ainda hoje se mantêm à altura do que foi dito por Shakespeare há quase cinco séculos.

Fonte: César Pimenta - Rising Force Kennel

A História da Old Family Red Nose

Primeiramente, uma visão geral. Ninguém realmente sabe quando estes cães vieram a este país, mas o grande reprodutor Willian j. lightner disse-me uma vez que seu avô os levantou antes da guerra civil. É completamente possível que eram uniformes aqui durante a guerra revolucionária. Em todo o caso, é sabido que os cães desta raça vieram das várias partes da Europa, especificamente Espanha e Sicília. Mas pouco é sabido sobre estes importados os mais adiantados, porque nada foi escrito sobre eles (os livros e os periódicos que continham as informações sobre cães eram raros naqueles dias). Sua existência é tida como arte-final, entretanto. Os importados os mais famosos eram da Irlanda, e eram desenvolvidos geralmente pelos irlandeses eles mesmos depois, imigraram este volume para o campo. (O cão que os irlandeses importaram coincidem ou seguem próxima a imigração que resultou na família famosa). A maioria dos cães irlandeses eram pequenos, mas seu Gameness era especial como aquele do grupo das características que foi reconhecido como Old Family Red Nose a família velha. O seguinte artigo que escrevi da família velha dos vermelhos (foi apenas reeditado num segmento do jornal Bl,oodlines). A história da OFRN pareceu-me sempre, a mesma que a do velho e bom Bull é uma raça que estava em uma vez como primitivo e outra como do futuro. Fora das paisagens antigas das pinturas do século, faz-se um ajuste ultramoderno. E além de minhas potencialidades para imaginar uma extremidade, porque cada geração parece fornecer um núcleo dos devotos e duros do núcleo cometidos completamente à raça. Em todo o caso, você pode olhar no passado, e você encontrará dificuldade em descernir um lugar de origem para a raça, e, felizmente, o futuro parece não ameaçar tampouco em nenhum momento a raça. A raça tem um místico lugar de origem em definitivo. Parte dela, nehuma dúvida, que de fato é uma raça velha e embebido profundamente na tradição. As características velhas são uma parte particularmente fascinante desta tradição, e o naris vermelho da família velha é uma das características que melhor os representa até hoje. A aparência dos cães vermelho-farejador atrai sempre a atenção, mas foi preciso de um pouco de tempo para alguns povos considerá-los verdadeiramente bonitos. Entretanto, ninguém nega que radia "classe". Característica dos cães vermelho-farejador, outros tem um nariz cobre-vermelho, uns bordôs-vermelhos, uns são até os olhos vermelhos. Alguns pensam que a característica foi tranferida para olhares. Outros consideram que basta o cão ter o nariz vermelho para ser o puro Old Family Red Nose.
No meio do último século havia uma família de cães na Irlanda produzidos nos condados da cortiça do Kerry que foram reconhecidos autênticos "Old Family Red Nose". Naqueles dias, os pedigrees foram mantidos confidencialmente guardados. A pureza das características foram enfatizadas ao ponto em que os reprodutores reconheceram outras características como sendo a mesma em outros da raça. Por essa razão todas as características eram parecidas nos cães. E sempre que você tem um pool genetic desse tipo, é provavél ter uma ocorrência para os traços recessivos, porque os dominantes, uma vez que rejeitados, não são recapturado nunca. Desde que o vermelho é o recessivo a todas as cores mas a branca, a "old Family Red Nose" transformou-se eventualmente em "os vermelhos velhos da família". Quando os cães começaram a vir para Amércia, muitos estavam começando a mostrar as características predominantes, nariz vermelho. Os cães da família Old Family Red Nose encontraram seu padrão na América principalmente através dos imigrantes. Por exemplo, Jim Corcoran veio a este país para lutar e o campeão John L. Sullivan, permaneceu para transformar-se num Policial de Boston. Então, emitiu para cães de seu país a Irlanda os importados a credencial de um grande reprodutor e ganhou um lugar prominente na história americano dos Bull Terriers. Muitos outros imigrantes irlandeses emitiram também para os cães mais velhos o reconhecimento na Old Family Red Nose e as características relacionadas tornaram-se estabelecidos firmemente nos Estados Unidos.

Escrito por Richard F. Stratton (Publicado em Janeiro-Fevereiro 1975 no Jornal Bloodlines)

RED DEVIL´S
Chama-se Red Devil a uma linhagem originada no cão Ross' Ch. Red Devil (8XW), também conhecido como Creed's Iron Dusty ( Ver foto ao lado).
Red Devil era um cão red/red nose, de origem Neblett/Colby. Bob Neblett foi um criador muito ativo entre as décadas de 20 e 60. Diversos de seus cães eram tidos como de excepcional qualidade, com destaque para Ch Bucky McCoy, 5xW e apontado por Louis Colby como um dos cães mais "game" de todos os tempos.
De acordo com Danny Gibson, "Red Devil foi o cão mais game que já pisou nesta Terra e sua tenacidade continua viva nos seus descendentes corretamente selecionados até os dias de hoje".Um dos responsáveis pela perpetuação da linhagem foi Mike Norrod, Ironline Kennels. De suas mão saíram cães como Ch. Iron Spike (ROM), Ch. Iron Bobcat, Ch. Iron Bear, Gr. Ch. Cocoa (Koko) e Iron Taffy (foto à direita), entre muitos outros. Seu principal padreador hoje, Ch. Gambler, é campeão também de show. Os Red Devils podem ser vermelhos, tigrados de vermelho e vermelho/brancos. Bons outcrosses para eles são OFRN Hemphill/Wilder, Red Boy (Tant, Miret ou Mims) e Patrick baseado em Clouse, ou seja, os descendentes do Ch. Homer (ROM).

Fonte: César Pimenta - Rising Force Kennel


Até,
Pedro
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

quinta fev 12, 2004 3:26 pm

Bem....


Obrigadinha,...já tenho leitura para hoje à noite!!!!
Vaso
Membro
Mensagens: 132
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am
Localização: Flash , Ice , Boby e a Yara

quinta fev 12, 2004 3:38 pm

Red Nose não é uma linhagem , é só a pigmentação da trufa.
Old Family Red Nose essa sim já é uma linhagem que tem a particularidade em que a pigmentação do nariz rosada.

Aqui teem uma pagina sobre blue nose with blue color pits
http://dominionpits.homestead.com/
senao me engano jah li nessa pagina que eles davam a garantia que os caes pesavam mais de cerca de 40 quilos aos 10 meses!!!

Um pitbull nunca deve pesar mais de 30 quilos, dai podem ver o tipo de criadores que são.
A meu ver são simples formas de se fazer dinheiro.

Quanto ao já não existir a linhagem Old Family Red Nose isso é falso pois pois o pai do meu cão é um e tem registo perante a American Dog Breeders Association . Logo não vejo a razao para dizerem que não sao puros!!!!

Espero ter ajudado em alguma coisa.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta fev 12, 2004 7:31 pm

Ninguém diz que o seu cão não é puro (não era um AmStaff?)... o que não é é um old family red nose...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Vaso
Membro
Mensagens: 132
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am
Localização: Flash , Ice , Boby e a Yara

quinta fev 12, 2004 7:54 pm

Se voce for ver o meu album ve o que lá diz!!!
Vaso
Membro
Mensagens: 132
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am
Localização: Flash , Ice , Boby e a Yara

quinta fev 12, 2004 7:57 pm

E tb não leu palavras minhas a dizer que é um old family , eu disse que o pai dele era, e tenho provas em como o é.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta fev 12, 2004 10:46 pm

Ok, mostre... estou sempre receptivo a que me provem que estou enganado... felizmente não tenho o complexo de ser dono da verdade ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta fev 12, 2004 10:56 pm

Quanto ao AmStaff:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

A confusão é natural, não acha?
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

sexta fev 13, 2004 12:07 am

Parabens. Tópicos com intervenções destas é que vale a pena.
Há uns dias atras criei um tópico sobre "raças portuguesas não reconhecidas" com a intenção de gerar uma discussão. Mas o pessoal não gosta muito do produto nacional.

Cumprimentos
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

sexta fev 13, 2004 12:32 am

olá FBC,

Por acaso até não é verdade. O pessoal aqui da arca até tem um carinho especial pelas raças portuguesas, o que aconteceu, é que já tinhamos discutido esse assunto á pouco tempo. Já sabiamos que havia raças portuguesas em vias de reconhecimento e outras que estão quase extintas. De qualquer forma, o seu tópico foi bastante informativo e complementou o que aqui tinha sido dito, mas de facto não teve o factor surpresa do seu lado. Não se preocupe nem se acanhe em falar mais das nossas raças. Quanto mais se souber melhor
;)
Responder

Voltar para “Cães”