Os cães a dormir na minha cama, é um extremo ridículo. Os cães num canil nem que seja um hotel de 6*, sem conviver diáriamente comigo é outro extremo.sasquatch Escreveu:O que quer dizer com cães no convivio familiar?
É que conheço quem crie cães em instalações que tomara muita gente morar como aqueles cães moram e no entanto não estão dentro de casa.
Nem seria prático. A mim não me interessa se tem o cão a dormir na sala ou no quarto, interessa me que os animais tenham muito espaço, boas classificações, despiste de doenças herditárias, etc. E ver no relacionamento do criador com os cães, que estes confiam no dono e ele convive muito com os cães.
Agora se dormem em casa, para mim é secundário.
Na minha maneira de ver, o ideal é que os cães tenham espaço exterior, mas que o dono não lhe feche a porta de casa; nem que os exclua das suas rotinas diárias, sempre que possível, estejam como os seus cães. Até porque esses animais; criados mais próximos dos donos, também têm crias mais sociáveis com as pessoas.
É razoável que haja um espaço, para quando o dono se ausenta de casa; até aí nada de mal; que aí haja um canil bem construído que o protege do calor e do frio, excelente. O canil com fechos que raramente se abre, humm não me agrada.
E já vi muitos criadores, que tinham animais só no canil, davam comida, lavavam o canil e estava feito o convívio. Eles tinham tantos animais, que também não os podiam ter em casa. Estes criadores deixam muito a desejar.
Eu (família e amigos) fazem isso com os animais que vão para o forno. Assim, a ligação fica mais distante. Eles vivem no curral em condições, largam-nos no campo cuidam deles; mas não há grandes próximidades emocionais; quando isso acontece, como é que os mandava para a matança...? Complicado não era? Eu vi cães a serem criados como se fossem porcos e vacas, só não tinham o objectivo de os engordar.
Quando se tem animais demais para poderem estar junto de nós, aí talvez seja um alerta. Eu como dona, tenho um limite para o número de animais que posso ter; não quero mais nenhum animal, além desse limite.
O cão precisa de boa alimentação, um bom abrigo, cuidados médicos, espaço e convívio com o dono... O cão fechado num canil, por mais luxo que tenha; nunca será um animal feliz. O cão deixaria qualquer canil 6*, para seguir o dono, nem que este fosse um mendigo. O cão é mesmo assim.
Mas se vir que mesmo existindo o canil, os cães estão bem integrados na família, está tudo bem, tem razão como expõe o assunto. O canil também pode ser muito útil; tive animais, que quando havia muita agitação de estranhos em casa; eles próprios escolhiam sítios onde se esconder...o canil, pode servir também para isso.
Resumindo: Nem 8 nem 80.
WaterMonitor, é criador?
As ideias que tenho aqui exposto, são informações que fui recolhendo ao longo dos anos, conversando, analisando e chegando mais perto da realidade e não alimentando fantasias de quem nada sabe.
Eu vi, porque fui procurando criadores, porque queria um cão de determinada raça e, percorri muitos canis. Nessa altura vi coisas que nem imaginava existirem quando ia às exposições.
[Foi a fazer aquilo que a kitten, escreveu logo no ínicio que vi o bom, o mau, o horrível e o aceitável. ]
E acho que ainda não vi tudo que há para ver...
Eu não pretendi que os criadores aqui do forum, divulguem os resultados que têm como criadores ou como o fazem, isso era ser muito pretenciosa. Não estou aqui para falar de ninguém em particular; que fique claro isto. Não estou a "levantar o dedo para ninguém".
Eu gostava de poder assistir descansada a uma exposição e que os cães que são premiados, sejam realmente bons exemplares e claro animais saudáveis. Para isso existir, é preciso pessoas de valor a vários níveis; ético-moral, formação ao nível necessário para o estudo e que gostem de facto dos animais e respeitem a raça. Não estraguem as raças e não criem animais, cada vez mais problemáticos a vários níveis.
Pelo que li no seu post...WaterMonitor.
Ainda bem que é uma pessoa, que está nesse nível de qualidade, nem todos se podem gabar que animais criados por si, sejam animais saudáveis.
Só merece respeito.
E nem o cão classificado como o melhor, é perfeito. [O dependendo da raça, ainda bem. Mas já são outros 500...]WaterMonitor Escreveu:Todos os "charutos" estão registados. Do primeiro ao último e foram imensos. Não há ninhadas mágicas de campeões.
É nobre que os criadores registem todos os animais, criados por eles! Acho sempre estranho que um criador não tenha charutos; afinal nascem. Não havendo registo deles era sinal porque tinham "ficado debaixo do tapete".
Se tivessem todos esta postura; eu não tinha escrito tanto neste tópico.
Sim, acrescento que também esta permissa, também há muito disso.kitten Escreveu:Mantém consigo todos os animais mesmo depois de deixarem de criar ou de estarem afastados das exposições?