Mais um exemplo de criadeirice ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça out 02, 2012 11:39 am

sasquatch Escreveu:O que quer dizer com cães no convivio familiar?

É que conheço quem crie cães em instalações que tomara muita gente morar como aqueles cães moram e no entanto não estão dentro de casa.

Nem seria prático. A mim não me interessa se tem o cão a dormir na sala ou no quarto, interessa me que os animais tenham muito espaço, boas classificações, despiste de doenças herditárias, etc. E ver no relacionamento do criador com os cães, que estes confiam no dono e ele convive muito com os cães.

Agora se dormem em casa, para mim é secundário.
Os cães a dormir na minha cama, é um extremo ridículo. Os cães num canil nem que seja um hotel de 6*, sem conviver diáriamente comigo é outro extremo.

Na minha maneira de ver, o ideal é que os cães tenham espaço exterior, mas que o dono não lhe feche a porta de casa; nem que os exclua das suas rotinas diárias, sempre que possível, estejam como os seus cães. Até porque esses animais; criados mais próximos dos donos, também têm crias mais sociáveis com as pessoas.

É razoável que haja um espaço, para quando o dono se ausenta de casa; até aí nada de mal; que aí haja um canil bem construído que o protege do calor e do frio, excelente. O canil com fechos que raramente se abre, humm não me agrada.
E já vi muitos criadores, que tinham animais só no canil, davam comida, lavavam o canil e estava feito o convívio. Eles tinham tantos animais, que também não os podiam ter em casa. Estes criadores deixam muito a desejar.
Eu (família e amigos) fazem isso com os animais que vão para o forno. Assim, a ligação fica mais distante. Eles vivem no curral em condições, largam-nos no campo cuidam deles; mas não há grandes próximidades emocionais; quando isso acontece, como é que os mandava para a matança...? Complicado não era? Eu vi cães a serem criados como se fossem porcos e vacas, só não tinham o objectivo de os engordar.

Quando se tem animais demais para poderem estar junto de nós, aí talvez seja um alerta. Eu como dona, tenho um limite para o número de animais que posso ter; não quero mais nenhum animal, além desse limite.

O cão precisa de boa alimentação, um bom abrigo, cuidados médicos, espaço e convívio com o dono... O cão fechado num canil, por mais luxo que tenha; nunca será um animal feliz. O cão deixaria qualquer canil 6*, para seguir o dono, nem que este fosse um mendigo. O cão é mesmo assim.

Mas se vir que mesmo existindo o canil, os cães estão bem integrados na família, está tudo bem, tem razão como expõe o assunto. O canil também pode ser muito útil; tive animais, que quando havia muita agitação de estranhos em casa; eles próprios escolhiam sítios onde se esconder...o canil, pode servir também para isso.

Resumindo: Nem 8 nem 80.

WaterMonitor, é criador?

As ideias que tenho aqui exposto, são informações que fui recolhendo ao longo dos anos, conversando, analisando e chegando mais perto da realidade e não alimentando fantasias de quem nada sabe.
Eu vi, porque fui procurando criadores, porque queria um cão de determinada raça e, percorri muitos canis. Nessa altura vi coisas que nem imaginava existirem quando ia às exposições.
[Foi a fazer aquilo que a kitten, escreveu logo no ínicio que vi o bom, o mau, o horrível e o aceitável. ]

E acho que ainda não vi tudo que há para ver...

Eu não pretendi que os criadores aqui do forum, divulguem os resultados que têm como criadores ou como o fazem, isso era ser muito pretenciosa. Não estou aqui para falar de ninguém em particular; que fique claro isto. Não estou a "levantar o dedo para ninguém".

Eu gostava de poder assistir descansada a uma exposição e que os cães que são premiados, sejam realmente bons exemplares e claro animais saudáveis. Para isso existir, é preciso pessoas de valor a vários níveis; ético-moral, formação ao nível necessário para o estudo e que gostem de facto dos animais e respeitem a raça. Não estraguem as raças e não criem animais, cada vez mais problemáticos a vários níveis.

Pelo que li no seu post...WaterMonitor.

Ainda bem que é uma pessoa, que está nesse nível de qualidade, nem todos se podem gabar que animais criados por si, sejam animais saudáveis.
Só merece respeito.
WaterMonitor Escreveu:Todos os "charutos" estão registados. Do primeiro ao último e foram imensos. Não há ninhadas mágicas de campeões.
E nem o cão classificado como o melhor, é perfeito. [O dependendo da raça, ainda bem. Mas já são outros 500...]

É nobre que os criadores registem todos os animais, criados por eles! Acho sempre estranho que um criador não tenha charutos; afinal nascem. Não havendo registo deles era sinal porque tinham "ficado debaixo do tapete".

Se tivessem todos esta postura; eu não tinha escrito tanto neste tópico.

kitten Escreveu:Mantém consigo todos os animais mesmo depois de deixarem de criar ou de estarem afastados das exposições?
Sim, acrescento que também esta permissa, também há muito disso.
margoustink
Membro Veterano

terça out 02, 2012 11:48 am

sasquatch Escreveu:A 1º vez que ouvi a explicação de que um campeão não se faz somente por acasalar dois campeões, foi precisamente da boca de um criador.
Para quem a criação é um hobbie, uma paixão cara e trabalhosa, mas não vive daquilo nem pouco mais ou menos.

Aliás...não conheço quem viva de criar cães. E modestamente psso dizer que conheço quem tenha bons resultados e bons animais. Mas não vivem disso.
Quem vive disso ou quer recuperar o que gasta a vender ninhadas a monte, é um pedante. O hobbie de ser criador, é para muito poucos, nisso não tenho a menor dúvida.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça out 02, 2012 2:35 pm

Pedante? Não, é mas é teso!
porque é preciso não ter amor ao dinheiro para se dar ao luxo de gastar o que já vi gastar só para ter meia dúzia de cães a criar e a competir porque gosta -se muito daquela raça e pronto, faz-se o que se gosta. :lol:
Não é para todos, diga assim. É preciso ter o suficiente para poder ir por ex ao estrangeiro comprar um macho ou uma fêmea fantásticos....mas que arrebentam com qualquer orçamento.

No inicio dos rott cá em Portugal conheci uma pessoa que foi à Alemanha e deu uma pequena fortuna por um macho de 3 meses e uma fêmea de um ano.

Com aquele dinheiro eu ia de férias para as Maldivas

:?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça out 02, 2012 3:08 pm

Já escrevi milhentas vezes: nunca criei um cão na vida. Fui até muito recentemente criadora/expositora de gatos.

Mas sou amiga, mas mesmo amiga a sério (visita de casa, convívio quase diário, tomamos conta dos animais uns dos outros, etc), de muitos criadores de cães talvez ainda mais radicais do que eu. Tenho uma amiga que se considera criadora, e é, e não tem ninhada há uns bons 8 anos.

Criador, com "c" grande ou pequeno, é a pessoa que ama uma raça e a cria o melhor que pode, sabe e consegue.

Não sou melhor ou pior que ninguém. Sou muito boa dona e péssima criadora. Não sou capaz de "rodar" exemplares e a continuar a ficar com a minha malta passaria de criadora a reprodutora de 4 ou 5 exemplares sem nunca renovar as linhas. Isto é ser um criador de m...
:lol: :lol: :lol:
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça out 02, 2012 5:30 pm

Eu gostaria de colocar uma questão, sobretudo à margoustink, mas se alguém tiver resposta, venha de lá ela.

Têm conhecimento de puppy-mills em Portugal ?

Se sim, acham que é uma actividade em expansão ?
<strong>Paulo Santos</strong>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça out 02, 2012 5:59 pm

Puppymill nos moldes que se vê nos países de Leste acho que não, se bem que há para aí quem mantenha os animais em galinheiros e alguns bem piores que galinheiros.

Um actividade em franca expansão? Estou em crer que sim, já que cada vez se pechincha mais.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça out 02, 2012 6:09 pm

kittten Escreveu:Puppymill nos moldes que se vê nos países de Leste acho que não, se bem que há para aí quem mantenha os animais em galinheiros e alguns bem piores que galinheiros.

Um actividade em franca expansão? Estou em crer que sim, já que cada vez se pechincha mais.
Pois, eu também tenho essa ideia.

Parece-me que ainda assim, a procura continua a ser maior que a oferta.

Por isso, embora os conceitos que têm vindo a ser discutidos, sejam muito interessantes, eu só pergunto é o que acontece (não acontece porque nunca lá vamos chegar) no dia em que a criação estiver entregue apenas aos criadores/seleccionadores que durante anos têm duas ou três ninhadas.

Vamos abrir de vez a porta às puppy-mills ?

E quando alguns desses criadores perceberem que a procura excede todas as possibilidades de oferta, não se irão transformar alguns deles em reprodutores ?

De facto não vejo com bons olhos os criadeiros, mas existe um meio termo para tudo e há por aí muito reprodutor que ainda assim, não fazendo um excelente trabalho, também não faz um trabalho muito mau.
<strong>Paulo Santos</strong>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça out 02, 2012 6:11 pm

PauloSantos1 Escreveu:Eu gostaria de colocar uma questão, sobretudo à margoustink, mas se alguém tiver resposta, venha de lá ela.

epah, há... basta ires á Avisan à parte das lojas e estão lá todas alinhadinhas!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
margoustink
Membro Veterano

terça out 02, 2012 6:41 pm

sasquatch Escreveu:Pedante? Não, é mas é teso!
porque é preciso não ter amor ao dinheiro para se dar ao luxo de gastar o que já vi gastar só para ter meia dúzia de cães a criar e a competir porque gosta -se muito daquela raça e pronto, faz-se o que se gosta. :lol:
Não é para todos, diga assim. É preciso ter o suficiente para poder ir por ex ao estrangeiro comprar um macho ou uma fêmea fantásticos....mas que arrebentam com qualquer orçamento.

No inicio dos rott cá em Portugal conheci uma pessoa que foi à Alemanha e deu uma pequena fortuna por um macho de 3 meses e uma fêmea de um ano.

Com aquele dinheiro eu ia de férias para as Maldivas

:?
Eu ia para as Maldivas, pode ter a certeza. :lol:

No estou a falar dessas pessoas que conhece; que não conheço de certeza.

Mas na moda dos rott, também se vendeu por aí muita ninhada. Eu visitei alguns que tinham trazido uma cadela do estrangeiro, no entanto, também os reproduziram tantas quantas foram possíveis...não sei até que ponto nessa altura, alguns não tentaram fazer disso um investimento; ou pelo menos custear as despesas; o trabalho que tinham a tratar daqueles animais ninguém paga, dá trabalho; são noites sem pregar olho. Mas foram ninhadas demais; um exagero e exames nada e/ou insuficientes...

São esses e outros, que chamo de "reprodutores", quando há cães na moda, vejo mais esse fenómeno. Aquilo eram cadelas a parir por todo lado, era eles os criadeiros era tudo a cruzar rott.
Felizmente terminou a moda dessa raça; o pior é aparecerem sempre outras. Mas o bom criador, também não entra na moda; nem estimula.

Há tesos disfarçados...também.

Eu já me deparei com pessoas inscritas como criadores, que a dada altura; nem os animais que tinham podiam sustentar; ainda estavam no começo da criação, é certo.
Ser criador, não é assunto para qualquer pessoa. Mesmo que tenha em determinada altura da vida; uma entrada de dinheiro maior, como por exemplo conseguido um belissimo ordenado, sem no entanto ter outros suportes financeiros. Quando se acaba a fonte(ordenado), acabou-se tudo, criação, cães, casa e tudo mais. Os animais não eram cães da moda e as coisas complicaram-se mais.

WaterMonitor Escreveu:Não sou melhor ou pior que ninguém. Sou muito boa dona e péssima criadora. Não sou capaz de "rodar" exemplares e a continuar a ficar com a minha malta passaria de criadora a reprodutora de 4 ou 5 exemplares sem nunca renovar as linhas. Isto é ser um criador de m...

Mas a ausência de linhas de sangue definidas, também não é pouco interessante para um criador? Um criador pode escolher e seleccionar animais que tenham umas características e não dar importância a outras, sempre no sentido que essa linha de sangue produza animais saudáveis. Não digo que acho mal, ir buscar fora um animal fora, desde que precise dele para dar continuidade ao projecto...à sua linha de sangue.

Tenho esta ideia, está muito errada e não tem lógica nenhuma...?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça out 02, 2012 6:53 pm

Há cães a mais. Não há donos para tanto cão.
Quanto menos gente houver a meter animais à venda e ainda por cima animais de pouca qualidade, melhor. Ainda por cima com a crise, muita gente ou desiste dos seus animais ou vai começar a cortar em coisas como vet, vacinas, desparasitação, etc.

Então, qual a vantagem de ser fácil o acesso a raças (e até rafeiros)?

Por mim até para ir ao canil devia ter de se pagar, para valorizar o animal.

Quanto menos houvesse, mais valorizados seriam os que estavam por aí.

E antes que pensem que faço criação, não, não faço. Mas já enjoa ver tanto animal aos pontapés, ao sabor da moda. E pessoalmente não compartilho da ideia romântica que toda a gente tem direito a ter o caozinho da moda e dos seus sonhos. Tem direito se o puder sustentar como deve ser.
margoustink
Membro Veterano

terça out 02, 2012 6:59 pm

PauloSantos1 Escreveu:Eu gostaria de colocar uma questão, sobretudo à margoustink, mas se alguém tiver resposta, venha de lá ela.

Eu acho que já vi parecido...menos chocantes. Mas quando vi certos sitios pensei nas puppy-mills.

Mas como já disse, e já li por aí, as pessoas perderam valores importantes e passaram a dar importância a banalidades. São consumistas descontroladas.
As famílias conversam pouco, vêem mais televisão, o nosso país tem programas como a "casas dos segredos"; onde famílias inteiras desde as crianças aos pais, vêem e gostam; o que é que aquilo ensina a alguém. É só um exemplo.
Estamos numa situação económica complicada, mas também temos um buraco negro, sobre o que realmente é importante à família. E aparecem sempre vendedores, para dar resposta a compradores.

Essas pessoas pensam: "Tenho pouco dinheiro; estes cachorros são mais baratinhos, são parecidos aos outros de raça que queria, têm pêlo, andam e ladram; vou comprar onde é mais barato e não vou encher o c* a gulosos!"
Acho que nos próximos 10 anos, podemos ter essa actividade em expansão, sim. Mas pode ser que as pessoas melhorem de comportamento e haja legislação contra isso.

Eu não sou contra que criem cães, mas façam com responsabilidade.

E concordo, há cães demais ...de rafeiros e de raça.
Última edição por margoustink em terça out 02, 2012 7:08 pm, editado 1 vez no total.
margoustink
Membro Veterano

terça out 02, 2012 7:03 pm

Nunca fui menos pessoa, por ter animais de raça ou rafeiros, foram todos estimados e nunca tive vergonha de nenhum deles. E hoje vejo pessoas com vergonha porque têm um rafeiro...é ou não é ridiculo? É, claro que é.

Os meus cães rafeiros, foram tão úteis como os outros e reuniram as condições que eu precisava deles, desempenharam na perfeição. É uma sorte, porque não podemos prever tão bem o que vai ser da bola de pêlo que levamos na mão...mas nunca tive azar nenhum.

Os outros foram aquilo que esperei quando os comprei.

Neste momento, por motivos profissionais e outros tive de ir para um meio da cidade. Deixei a outra casa que era dos pais, quando o meu cão morreu.
Nesta altura está a ser dificil escolher um outro animal e estou a ponderar se o terei, porque agora há mais pessoas a decidir e podem não aceitar um cão em casa...mas se não tiver condições para ter animal de estimação fosse qual o motivo, mesmo que fosse financeiro; não tinha e ponto final.

Cada um tem aquilo que pode, não somos crianças de querer ter o que não podemos. Adultos responsáveis...é o que se pede.
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

terça out 02, 2012 7:19 pm

sasquatch Escreveu:Por mim até para ir ao canil devia ter de se pagar, para valorizar o animal.
Não pense assim. Nos canis adquirir animais é de graça, e veja como eles estão. Praticamente a rebentar pelas costuras, cheios de animais que ninguém quer, mesmo sendo de graça. Se fossem pagos, imagine como seria a situação :?
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

terça out 02, 2012 7:22 pm

margoustink Escreveu:As famílias conversam pouco, vêem mais televisão, o nosso país tem programas como a "casas dos segredos"; onde famílias inteiras desde as crianças aos pais, vêem e gostam; o que é que aquilo ensina a alguém. É só um exemplo.
No outro dia encontrei uma "explicação" para a casa dos segredos 3, que partilhei na minha página de facebook. Vou partilhar aqui também:

"45 mil candidatos ao ensino superior e 85 mil à casa dos segredos. Acho normal, porque tem mais saídas profissionais, podes ser actor, apresentador de tv, relações publicas de discotecas, namorada de um jogador de futebol, trabalhar no varão ou em bares com sofás e champanhe, ser acompanhante de luxo. Enquanto um curso superior garante-te desemprego."
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça out 02, 2012 7:27 pm

indigo003 Escreveu:

epah, há... basta ires á Avisan à parte das lojas e estão lá todas alinhadinhas!
Mas esses não serão o que habitualmente apelidamos de puppymill, já que pelo menos um deles que como é óbvio não vou dizer qual, até tem boas instalações.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”