Eu cá, até há poucos anos, considerava siameses todos os gatos colourpoint de olhos azuis. Pelo que sei, a linhagem "tradicional" existe apenas nas Américas. Os meus favoritos são, sem dúvida, os de traços orientais, sejam colourpoint ou não, e preferencialmente os carequinhas! Sphynx, Peterbald.. deliro! Isto se algum dia me metesse em gatos de raça...
Tive um certamente cruzado de siamês moderno, lynxpoint, vindo do Algarve. Infelizmente nunca soube a história dele, embora houvesse pessoas que soubessem mas nunca a quiseram contar... Foi o gato mais bondoso, mais desprovido de malícia, que alguma vez conheci. Incapaz de atacar e até mesmo de se defender. E no entanto tinha garras poderosas, em dedos longos e hábeis... Também era um gato que não sabia brincar. Nunca brincou...

Tinha uma saúde frágil, alergias alimentares, graves problemas no fígado e vai fazer, dia 13 deste mês, um ano que morreu... duas úlceras duodenais que perfuraram. A morte foi rápida, felizmente, quase instantânea e, se assim não fosse, teria de acabar por o dormecer, porque o fígado estava a desfazer-se e sem recuperação possível, iria entrr em sofrimento em poucos meses. Apesar de tão doente, foi sempre um gato alegre, activo, comilão, não fose a maagreza extrema e ninguém diria que estava tão doente. Tinha uma força, uma vontde de viver enorme... Estou certa de que nunca voltarei a encontrar um gatinho tão bom como era o meu Gabriel...