No meu post, estão lá vários problemas incluídos de forma geral, sublinhei sobre a raça em questão, por motivos lógicos.
A displasia existe também em cães de pequeno porte, não é exclusivo dos cães médios e de grande porte.
Não se devia aborrecer quando se alerta sobre problemas de saúde que estão associados a cada raça; mesmo que seja uma raça de sua preferência; muito pelo contrário, devia ser a primeira a alertar para os problemas. É para bem do futuro da raça. Os aspetos positivos, geralmente todos sabem; só depois se conhece o "quadro" completo.
Em relação à displasia, é um excelente exemplo, do resultado que dá em varrer os problemas para debaixo do tapete. Há uns anos atrás também havia quem achava desnecessário falar sobre a displasia e o resultado está à vista.
A frequência de animais displásicos, bem como a gravidade dos problemas que daí surgiram, houve tanta pressão por parte das associações, que o controle atualmente está hoje mais presente e é do conhecimento quase comum tanto dos proprietários, como dos criadores.
Pode consultar o programa de controlo da displasia da anca.
http://www.cpc.pt/?registos/displasia2012,pt
O objetivo de alertar sobre os problemas comuns a cada raça, é que os criadores tenham mais cuidados e os donos dos cães tenham essas exigências, quando vão adquirir um exemplar, bem como dar conhecimento da situação se algo anormal se verifica.
Não pense que faço perseguição à raça; só pretendo alertar os futuros donos estejam mais informados e conscientes.
O aumento dos registos da raça, no CPC, tem aumentado; mas pela frequência que os vejo, até penso que haja muitos animais que não estão a ser registados. E sem registo não há qualquer controlo. Quanto mais uma raça esteja na moda; mais cuidados são precisos.
Em relação a outros aspectos, dos seus comentários, revela que consegue escrever pérolas, que até uma pessoa como eu, que tem conhecimentos muitooo básicos consegue "apanhar".
Em relação ao documentário que se referiu; vale o que vale. Também falam de uma forma geral, sobre problemas genéticos de várias raças.
Esta raça em inglaterra está numa das primeiras, em termos de popularidade; e portanto, os problemas explodem quando há imensos exemplares; devido a criadores irresponsáveis.
Para quem não viu o documentário; aviso já...é informativo pelo menos dá uma versão do que existe; mas não deixa de ser chocante.
http://www.youtube.com/watch?v=xPmKIgMoUPc