Eu também sou da opinião que um cão é SOBRETUDO aquilo que fizermos dele. Simplesmente há bons cães e maus cães em todas as raças e entre os SRD. No entanto, pelo processo de selecção que vem sendo feito há dezenas ou mesmo centenas de anos é natural que se conte com certas características ( quanto mais não seja as fisicas

) . Mesmo entre os cães de raça, a carga genética que encerra a parte comportamental só pode ser 'garantida' com limitações. Podemos, porque temos conhecimento da respectiva ascendência, de dizer que um cão é susceptivel de vir a ser "assim ou assado", mas depois o que fizerem do cão também vai ditar o que ele se torna. A nivel fisico a historia repete-se....sabemos que os ascendentes era determinada raça ( com as características fisicas que isso encerra) e por isso podemos esperar que o cão que temos seja assim também!
No caso dos SRD temos todas as incógnitas! Claro que podemos tentar fazer dele um bom cão, mas quem seriam os ascendentes? será que eram cães nervosos ou calmos? Seriam bons guardas ou bons para a caça, etc.? O cão vai crescer até quando? Será que larga muito pelo, pouco? Etc. Etc........
Esta incógnita, para alguns até podem achá-la um ponto de interesse e de diversidade....mas outros achará que não pensam assim!!
Com toda esta conversa, o que disse e sempre mantenho é que ter um cão deve ser uma escolha ( na minha modesta opinião). Quem quer escolher um SRD, escolhe um SRD, quem quer escolher um cão de raça, escolhe um de raça. O mais importante para mim é que essa escolha seja feita em consciência e com ersponsabilidade, para que depois, seja de raça ou sem raça, o cão tenha todo o amor e cuidados a que tem direito. Acreditem que se todos amarem os vossos cães e os tratarem com dignidade que já fazem muito pelos animais! Aliás, se assim fosse, decerto que não havia tantos SRD abandonados e grande parte do problema era desde logo evitado.
Abraços
Paulo C.