Rua...solto...açaime...quedas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

domingo out 07, 2012 10:49 am

Olá,depois daquela discussão no tópico do Cmob quem ficou com dúvidas fui eu :lol: :lol: :lol:
Então o meu cão pode andar solto na via pública, desde que com açaime,correcto?
E se ele se mandar para cima de alguém,ou outro cão ou até mesmo uma criança?De que é que me serve dizer que o animal estava açaimado?
E pronto são estas as minhas questões.
Obrigada
:wink:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo out 07, 2012 10:54 am

nandaalmeida Escreveu:Olá,depois daquela discussão no tópico do Cmob quem ficou com dúvidas fui eu :lol: :lol: :lol:
Então o meu cão pode andar solto na via pública, desde que com açaime,correcto?
E se ele se mandar para cima de alguém,ou outro cão ou até mesmo uma criança?De que é que me serve dizer que o animal estava açaimado?
E pronto são estas as minhas questões.
Obrigada
:wink:
Não lhe serve de nada. Tal como não lhe serve de nada mesmo no caso de ele estar à trela e ainda assim conseguir magoar alguém.

Independentemente da forma legal como o acidente possa ser encarado, o importante é mesmo evitar o acidente, por isso, cão na rua é à trela e sempre com atenção de modo a evitar que ele provoque acidentes.

Além disto, que basicamente se resume a eventuais acidentes com terceiros, está a propria segurança do animal e só mesmo a trela a pode garantir.
<strong>Paulo Santos</strong>
MiguelLongle
Membro Júnior
Registado: domingo set 23, 2012 2:47 am

domingo out 07, 2012 10:59 am

Eu não tenho 100% a certeza mas penso que se o seu cão estiver solto com uma açaime, e se houver o azar de numa de brincar ele se atirar a uma criança, a unica coisa que deve aos pais dessa criança é um pedido de desculpas, porque o cão em si não quebrou nenhuma lei. E o assunto morre ali, não terá nunca problemas se isso acontecer, nem você nem o cão.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo out 07, 2012 11:09 am

mas....o cão magoou / feriu / assustou alguém!
mais do que as possíveis consequências legais serão as reais consequências da irresponsabilidade de não se andar com o animal com trela.

não vejo qual o problema de andar com cão com trela!
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo out 07, 2012 11:14 am

MiguelLongle Escreveu:Eu não tenho 100% a certeza mas penso que se o seu cão estiver solto com uma açaime, e se houver o azar de numa de brincar ele se atirar a uma criança, a unica coisa que deve aos pais dessa criança é um pedido de desculpas, porque o cão em si não quebrou nenhuma lei. E o assunto morre ali, não terá nunca problemas se isso acontecer, nem você nem o cão.

O dono/condutor é sempre responsável pelos acidentes que o animal provoque, cumpra ou não o que está definido pela Lei.

A unica diferença é que, caso não tenham sido cumpridas todas as regras estipuladas na Lei, além dos danos provocados, o dono poderá ainda ser condenado ao pagamento de eventuais coimas previstas pelo não cumprimento dessa Lei.

No entanto, quanto aos danos que o cão provocar, esses serão sempre da responsabilidade do dono.

Fazendo uma analogia

Um condutor de um veiculo automóvel, deve estar habilitado legalmente para o conduzir, no entanto, esteja ou não, é sempre responsável pelos acidentes que provocar.

Depois, no caso de não ter habilitação legal para o fazer, verá acrescidas às responsabilidades dos danos, as responsabilidades legais de conduzir um veiculo sem a devida certificação.

Resumindo

O ideal, é sempre evitar o acidente, seja pelas responsabilidades que nos possam ser imputadas, mas sobretudo, pelo danos que o animal possa provocar.

Daí que, mesmo cumprindo a Lei, o animal deve estar atrelado.

O andar solto, mas com açaime, pressupõe que o animal está devidamente educado ao ponto de não causar qualquer acidente, mas todos sabemos que existem estimulos que não podemos controlar e que podem levar à ocorrência de um acidente com prejuizos para terceiros ou para o próprio animal.
<strong>Paulo Santos</strong>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo out 07, 2012 11:14 am

MiguelLongle Escreveu:Eu não tenho 100% a certeza mas penso que se o seu cão estiver solto com uma açaime, e se houver o azar de numa de brincar ele se atirar a uma criança, a unica coisa que deve aos pais dessa criança é um pedido de desculpas, porque o cão em si não quebrou nenhuma lei. E o assunto morre ali, não terá nunca problemas se isso acontecer, nem você nem o cão.
Se do "atirar a uma criança" resultar ferimentos nesta então deve muito mais que um simples pedido de desculpas. Quer tenha ocorrido legalmente ou não a responsabilidade pelo acidente é do dono.
Quem tiver assumido o encargo da vigilância de quaisquer animais, responde pelos danos (corporais e/ou materiais) que os animais causarem, salvo se provar que nenhuma culpa houve da sua parte ou que os danos se teriam igualmente produzido ainda que não houvesse culpa sua. (cfr. artigo 493.º, n.º 1, do Código Civil).
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo out 07, 2012 11:33 am

PauloSantos1 Escreveu:O dono/condutor é sempre responsável pelos acidentes que o animal provoque, cumpra ou não o que está definido pela Lei.

A unica diferença é que, caso não tenham sido cumpridas todas as regras estipuladas na Lei, além dos danos provocados, o dono poderá ainda ser condenado ao pagamento de eventuais coimas previstas pelo não cumprimento dessa Lei.

No entanto, quanto aos danos que o cão provocar, esses serão sempre da responsabilidade do dono.

Fazendo uma analogia

Um condutor de um veiculo automóvel, deve estar habilitado legalmente para o conduzir, no entanto, esteja ou não, é sempre responsável pelos acidentes que provocar.

Depois, no caso de não ter habilitação legal para o fazer, verá acrescidas às responsabilidades dos danos, as responsabilidades legais de conduzir um veiculo sem a devida certificação.

Resumindo

O ideal, é sempre evitar o acidente, seja pelas responsabilidades que nos possam ser imputadas, mas sobretudo, pelo danos que o animal possa provocar.

Daí que, mesmo cumprindo a Lei, o animal deve estar atrelado.

O andar solto, mas com açaime, pressupõe que o animal está devidamente educado ao ponto de não causar qualquer acidente, mas todos sabemos que existem estimulos que não podemos controlar e que podem levar à ocorrência de um acidente com prejuizos para terceiros ou para o próprio animal.
Concordo.

O cão deve andar sempre com trela. A maior parte da minha vizinhança que tem cães passeia-os à solta, sem trela nem açaime, dos quais alguns são considerados '' potencialmente perigosos ''. E há alguns que colocam o cão fora de casa á porta e nem os acompanham ... depois o cão lá há-de voltar quando quiser :roll: .

Com trela, é muito mais fácil evitar acidentes com pessoas ( sustos, investidas devido a alguma coisa que despertou a atenção do cão, etc. ) como também com o próprio animal, assim como atropelamentos, fugas inesperadas, roubo, descontrolo ( o animal pode ingerir alguma coisa prejudicial, ir para um local onde não são permitidos animais, etc. ), entre outros.

Levem sempre o cão à rua atrelado. As pessoas e os animais agradecem!
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo out 07, 2012 11:34 am

Antes de soltar um cão tem de o educar. Ponto. Parágrafo. Travessão.
O seu cão deve obedecer á chamada. Deve saber caminhar junto a si. Deve obedecer á ordem vai. Deve sentar á ordem.
Deve ser sujeito a todos os estimulos e saber reagir a eles. Não correr para pessoas, bicicletas, gatos, cães, bolas. Deve ser muito sociável. Depois de fazer tudo isto com trela na perfeição, sem trela vai fazer o mesmo. Se não souber fazer com trela, solto vai ser igual e perde o controlo nele porque só tem controlo na trela e não no cão.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo out 07, 2012 11:37 am

Argay Escreveu:Antes de soltar um cão tem de o educar. Ponto. Parágrafo. Travessão.
O seu cão deve obedecer á chamada. Deve saber caminhar junto a si. Deve obedecer á ordem vai. Deve sentar á ordem.
Deve ser sujeito a todos os estimulos e saber reagir a eles. Não correr para pessoas, bicicletas, gatos, cães, bolas. Deve ser muito sociável. Depois de fazer tudo isto com trela na perfeição, sem trela vai fazer o mesmo. Se não souber fazer com trela, solto vai ser igual e perde o controlo nele porque só tem controlo na trela e não no cão.
acho que disse tudo o que eu ia dizer! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo out 07, 2012 11:37 am

Se não tem certeza não diga nada.

O que referiu é equivalente a dizer que se uma pessoa bater com o seu carro noutro, mas estiver com cinto de segurança, não há problema. 8)
nandaalmeida
Membro Veterano

domingo out 07, 2012 11:42 am

Obrigada muito mais eslarecida :wink:
Não pelo que entende.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo out 07, 2012 11:42 am

Pelo que me disse um agente da polícia, no parque da cidade daqui, a minha cadela pode andar solta desde que açaimada.
Mas também nunca a solto, na zona onde as pessoas correm, ou andam bicicletas, mas sim na parte do meio, cheia de relva(enorme), e por isso nem o açaime lhe ponho, se vir que começa a vir muita gente, ponho a trela e vamos embora, no entanto ando sempre com o açaime comigo juntamente com a água.
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

domingo out 07, 2012 11:48 am

homeless Escreveu:mas....o cão magoou / feriu / assustou alguém!
mais do que as possíveis consequências legais serão as reais consequências da irresponsabilidade de não se andar com o animal com trela.

`
Porque é que os gatos não andam com trela ?

Um ferimento de um gato pode provocar acidentes graves. Já vi um gato deixar a cara de uma senhora uma lastima.
nandaalmeida
Membro Veterano

domingo out 07, 2012 12:01 pm

User25 Escreveu:
homeless Escreveu:mas....o cão magoou / feriu / assustou alguém!

`

Um ferimento de um gato pode provocar acidentes graves. Já vi um gato deixar a cara de uma senhora uma lastima.
E não andam?
Aqui já vi bastantes pessoas a passear os gatuchos de trela :wink:
Não pelo que entende.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo out 07, 2012 12:04 pm

User25 Escreveu:[
`

Melhor..porque as pessoas deixam os gatos andar á solta na rua ?
Responder

Voltar para “Cães”