Raticida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlaurora
Membro Júnior
Registado: domingo set 02, 2012 1:53 am

domingo out 07, 2012 10:16 pm

Hoje as 19.30 apanhei um valente susto e ainda tenho o coração nas mãos. Tenho caixinhas pretas tipo labirinto com saquinhos de raticida lá dentro escondidas no meu restaurante (tudo dentro da legislação). Primeiro porque vivemos numa quinta e segundo porque à partida é um método viável e seguro. Várias vezes ao Domingo à noite não há clientes, levo a minha cadela comigo quando vou jantar com a minha família. Até que hoje ela encontrou uma das caixas e conseguiu lá meter o focinho e as patas. Só dei conta porque vi um saquinho aberto no chão e quase morri de susto, o que é certo é que só podia ter acontecido na ultima meia hora. Eu sei que se ela comeu, não comeu muito mas o meu provável é ter comido e estamos a falar de uma cadela que pesa à volta de 1kg. Enquanto liguei à veterinária a minha família tentou induzir o vomito com azeite e em seguida a conselho dela, tentamos com água oxigenada(1/3) e água(2/3). Apesar de ter o reflexo do vómito ela não vomitou nada. Voltei a ligar à veterinária e fomos ao consultório. Depois de verificar os sinais vitais, deu-lhe carvão activado e injectável de vitamina K (o antídoto do raticida). Diz que o mais importante são as primeiras 24 horas. Perguntei sobre prognostico, diz ser favorável dado ter sido logo detectável apesar de o perigo estar no tamanho mini dela. Os sinais de alerta são diarreia, prostração, vómitos. Amanhã às 10h estou novamente lá com ela. Sinto-me culpada por não a ter deixada em casa sossegada, de a ter levado comigo, fechado as portas e ter deixado andar à vontade. Estou desesperada. Tenho-a agora comigo na cama, está traumatizada pelo que a fizemos passar, não pousa a pata detrás pelo injectável intramuscular que levou, fora disso parece cansada e não quer nada comigo. Dorme mas isso é normal que ela costuma fazer a esta hora. Alguém já passou por isto?
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo out 07, 2012 11:19 pm

Já vi um cão com sintomas de envenenamento. Para além dos vómitos e diarreia líquida, também tinha movimentos descoordenados (tipo epilepsia) e babava-se. Nunca se soube o tipo de veneno mas safou-se porque se actuou rapidamente. Esteve internado 24h.
Certamente que a vet fez tudo o que deveria ser feito à sua cadela e vai ver que foi só um susto. E ainda mais sabendo qual o tipo de veneno.

(o saquinho aberto que viu, já poderia estar mordido por algum rato :wink: )

Atenção também, aos ratos envenenados.
Responder

Voltar para “Cães”