Como posso educar um porquinho da india???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Vitor83
Membro Júnior
Registado: quinta jul 12, 2012 10:35 pm

sábado out 06, 2012 10:40 am

Bom dia a todos!

Tenho uma porquinha da india com mais de um ano de idade que comprei numa loja, que costuma fazer necessidades em todo o lado, a qualquer momento: quando esta ao colo, quando anda pela casa, no banho... etc... é possivel ensinar um porquinho da india como se faz aos coelhos a fazer as suas necessidades apenas na gaiola, mesmo com a idade que ela têm???

Agradcia imenso se alguem me pudesse ajudar obrigada.
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

sábado out 06, 2012 11:37 am

Bom dia!
Os porquinhos que tenho vieram para ca pequeninos e consegui ensina-los a só fazerem as necessidades na gaiola. Claro que se não perceber o que ele me esta a tentar dizer e se tiver algum tempo sem o levar a gaiola, eles descuidam-se, mas regra geral pedem sempre! Um pucha-me mesmo a blusa, outro dá-me dentadinhas no rosto ou batem os dentinhos!
Há quanto tempo tem o proquinho consigo? Com o tempo também começa a aprender a ler o que ele lhe está a tentar dizer. Eles ficam mais agitados quando querem ir a gaiola. E quando os meto na gaiola digo-lhe repetindo algumas vezes " Vá faz xixi" e eles fazem! Já conhecem a frase penso eu.
Vitor83
Membro Júnior

sábado out 06, 2012 12:00 pm

Humm… eu tenho a porquinha há uns 5 meses, comprei já com um ano e poucos de idade… ela ñ dá sinais alguns de que tá aflita e mal a tiro da gaiola começa logo a fazer se for preciso, e ñ pára é msm em todo o lado… tristemente ñ há um pingo de higiene nela :S Quais foram os métodos que utilizou para os educar ??? e será q ainda vou a tempo de lhe a ensinar a fazer apenas na gaiola???
SuEllY
Membro Veterano

sábado out 06, 2012 12:36 pm

Passa algum tempo com ela, ou deixa-a sempre na gaiola? Tente quando a for tirar, não a tirar de repente, meta-a 1º no sitio onde é suposto fazer xixi 1º e depois é que a tire... Eu acho que é possível ainda educa-la..
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda out 08, 2012 11:05 am

Uma coisa que notei com os meus porquinhos, eh que quando eles estao confortaveis nao se inibem a fazer os seus cocos.
Nao eh agradavel para nos, mas se virmos noutro ponto de visto eh sinal de que estao bem.

Em relacao aos xixis, eles dao sinal sim!
No colo comecam a ficar irrequietos, a tentar fugir ou a chegarem-se para um canto.
Normalmente quando estao com medo nao fazem nada de nada.

O ideal eh ter sempre uma mantinha ou algo que absorva os xixis inesperados. ;)

Ja li uma vez que os porquinhos estao prontos a fazer um xixi de 15 em 15 min. Nao sei bem se eh verdade, mas pelo menos nao lhe pegue ao colo pouco depois de lhes ter dados os vegetais.

De resto, pela minha experiencia, porquinhos sao porquinhos mesmo... ha uns menos porquinhos, mas eh uma lotaria.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Vitor83
Membro Júnior

terça out 09, 2012 12:16 pm

Bom dia!

Antes de mais nada gostaria de agradecer a ambas pela vossa ajuda.

Cara Martaldf, recuso-me acreditar que os “porquinhos são porquinhos mesmo… ha uns menos porquinhos, mas eh uma lotaria” a meu ver eles são muito mais do que isso, eles são uma espécie bastante inteligente, que com tempo e bastante paciência podem ser educados, apenas coloquei esta pergunta aqui, pk pensei que alguém pudesse partilhar da mesma opinião do que eu e pudesse ajudar-me dando-me ideias de como poderia faze-lo...
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça out 09, 2012 1:32 pm

Nao eh por gostarmos de um animal (ou pessoa) que somos cegos ao que eles sao.
Eu adoro porquinhos, concordo consigo, sao animais fantasticos, inteligentes e surpreendentes... mas pela minha experiencia, acho que o nome "porquinho" se encaixa muito bem :P

O meu primeiro porquinho era super asseado.
Limpava-se imensas vezes ao dia, so fazia as necessidades na gaiola, e na caminha so tinha alguns cocos.
O segundo porquinho que veio fazer-lhe companhia, era diferente, e introduziu o conceito de xixi na cama...
Para mim foi uma grande surpresa...

Agora as minhas 3 porquinhas sao mesmo porquinhas.
Eh ver tirar a comida da tacinha para comer no chao, fazem xixis e cocos onde se deitam (a minha coronet anda quase sempre molhada), espalham o feno todo pela gaiola, quando estou a varrer vem comer para dentro da pa, fazem-me xixis no quarto onde lhes apetece apesar de eu ter uma zona especifica so para elas...
Mas nao gosto menos delas por isso.

E acho possivel educa-los sim. So que uns prestam-se mais a isso que outros... nao eh defeito, eh feitio.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
SuEllY
Membro Veterano

terça out 09, 2012 2:58 pm

Sim nisso concordo! Eles são badalhoquinhos são... Os meus ao meu colo não fazem nada, mas na gaiola, fazem em todo lado, mais onde se deitam até :x Claro que se eu lhes indicar onde fazer eles fazem no sitio, senão fazem onde estiverem deitados! Claro que eles podem ser educados noutras coisas e até aprendem alguns truques! E acho que certamente consegue "educa-la" a não fazer xixi fora da gaiola, mas tem que a perceber também! Os meus quando vieram para ca não faziam tanto xixi onde dormiam... agora, ui! É so lavar turcos e mantas! lol
Responder

Voltar para “Exóticos”