Adopção de outro gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quarta out 10, 2012 10:18 am

Eu gostava de ter mais outro gatito..podia ser pretito igual ao meu choco...mas como passo mais de metade do dia fora de casa não tenho condições de os juntar apropriadamente, enfim...

Já agora uma pergunta off topic.... o meu gato com qse 8 meses anda com 3.250 kgs ....parece tar bem crescido não? :o
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta out 10, 2012 10:32 am

hum....essa do "juntar apropriadamente" .....chego a casa...abro a transportadora e...são gatos que se entendam!
estão todos vivos e, fora as embirrações nnaturais entre pessoas e/ou animais que convivam no mesmo espaço é um grupo "feliz e harmonioso" nas palavras de uma vet que lá foi a casa.

eu traria o novo elemento a uma sexta feira (foi o que fiz com o 1º de adoptei, o H.).
ah....como já aqui referi várias vezes já fiz de FAT e sociabilizei gatos.
o processo foi tal qual o mesmo.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 10, 2012 10:37 am

Realmente é difícil explicar propriamente as diferenças mas talvez porque convivi muito com animais inteiros, notava-se logo. As gatas cuidadosas, maternais, cautelosas, espertalhonas e melhores caçadoras.

Os machos mais curiosos, atrevidos.

As vozes são diferentes. As caras são diferentes.

Depois que tive animais esterilizados continuei a notar diferenças. Por vezes as gatas são mais complicadas de feitio mas acho-as por ex mais amigas de viajar com os donos. Noto as gatas mais afeiçoadas aos donos e os gatos às donas. Tenho um amigo que escolhe sempre gatas e garante também ele que a personalidade é diferente.
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quarta out 10, 2012 10:49 am

homeless ... pela segunda vez... eu já sei que me acha e eu já sei que sou um novato em coisas de gatos mas sou humilde e sem problemas em admitir.... :|
homeless
Membro Veterano

quarta out 10, 2012 10:57 am

oh Lord...não estou minimamente a charmar-lhe seja o que for.
eu sei que há que siga uma série de procediemntos que, se calhar em casos Y ou X até serão muito úteis.
apena transmiti o que EU faço.
nada mais.
cada um sabe de si, da sua casa e dos seus gatos. :lol:
homeless
Membro Veterano

quarta out 10, 2012 11:02 am

sasquatch Escreveu:Realmente é difícil explicar propriamente as diferenças mas talvez porque convivi muito com animais inteiros, notava-se logo. As gatas cuidadosas, maternais, cautelosas, espertalhonas e melhores caçadoras.

Os machos mais curiosos, atrevidos.

As vozes são diferentes. As caras são diferentes.

Depois que tive animais esterilizados continuei a notar diferenças. Por vezes as gatas são mais complicadas de feitio mas acho-as por ex mais amigas de viajar com os donos. Noto as gatas mais afeiçoadas aos donos e os gatos às donas. Tenho um amigo que escolhe sempre gatas e garante também ele que a personalidade é diferente.
hum....e apenas no que toca a castrados....não acho.
se há gatos apegados à minha pessoa um é macho (H.) outras duas são fêmeas - a Sissi (apenas eu tenho liberdade de movimentos com Sua Alteza) e a Rosie (mais ninguém a agarra/manipula).

feitio ??? o mais complicado que tenho é....o Jekas Marmeladas - esperto que nem um alho (creio que nunca tropecei num gato tão inteligente), malandro e "provocador".

pois...quanto a viagens....foram 2 machos e 1 fêmea e voltaram....2 machos e 2 fêmeas!
no problems!!! :lol:

acho que o s gatos têm "personalidade" enquanto individuos. :lol:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta out 10, 2012 11:25 am

Também não encontro diferenças entre machos e fêmeas. Tenho machos "colas" e fêmeas "colas"; machos mais independentes, e fêmeas idem; etc., etc. Não sei se em animais inteiros ou em territórios mais naturais haverá diferenças -- logo à noite já vou espiolhar o meu livrinho para ver se encontro alguma coisa sobre isso.

Quanto ao juntar gatos, também não sou de enormes cuidados, mas também é verdade que os recém-chegados passam algum tempo separados, quando não estão testados, e até porque alguns se destinavam a adopção. Portanto, acabam por ter algum tempo para a habituação à presença e aos cheiros mútuos.

Quando são juntos imediatamente, pode haver alguma sarrafusquice ao princípio, e até algumas antipatias mais ou menos difíceis de ultrapassar mas, dando tempo e havendo calma e expectativas realistas da nossa parte, eles acabam por se entender ou, no mínimo, por se tolerar.

Acho que as adaptações mais rápidas são, de facto, quando o recém-chegado é pequenino. O gato é muito territorial e, sendo o outro pequenino, talvez não o sinta como uma ameaça. E os pequeninos têm aquela "inconciência" própria da idade e não têm medo dos maiores -- tudo isto em geral, claro. Mas, como disse acima, as aproximações entre adultos também acabam, quase sempre, por resultar, desde que o dono não esteja à espera que eles caiam logo nos braços uns dos outros.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta out 10, 2012 3:44 pm

Creio que é igual ser macho ou fêmea... Pelo menos eu não noto nenhuma diferença.

Quando trouxe a minha apenas abri a transportadora e ela saiu de lá quando quis, e foram-se cheirando, sopravam muito, como é habitual, mas tinham as unhas cortadas para evitar qualquer confronto mais bruto... 3 ou 4 dias depois já estavam tranquilos!

Eu também queria agora proceder com a 3ª adopção... Ontem fui com o Billy à consulta anual de vacinação e tava lá um pequeno tigradinho tripé que foi abandonado à porta da clínica e procura dono... Apaixonei-me! Já tentei argumentar com o boyfriend, mas ele não concorda... Acha que 2 são suficientes :(
RS
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 10, 2012 3:56 pm

Em animais inteiros nota-se bastante. Até o modo como "gerem" o territorio, como lidam com os humanos, etc.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta out 10, 2012 5:15 pm

sasquatch Escreveu:Em animais inteiros nota-se bastante. Até o modo como "gerem" o territorio, como lidam com os humanos, etc.
Humm, pois, há essa parte... Nunca apresentei dois inteiros... Quando veio a Jackie o Billy já estava castrado, e quando veio a Jessie, estavam ambos esterilizados... Portanto... Nessa parte não posso opinar :)
RS
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta out 10, 2012 6:58 pm

Eu também acho as fêmeas mais espertalhonas, mais graciosas, melhores caçadoras, mais ágeis e "maliciosas", mais "mentais". Inteiras ou esterilizadas, nota-se logo desde pequeninas! Então as tricolores, são femininas por excelência... :) Os machos, acho-os um bocado mais... "totós", como já disse antes. Mais tolerantes, mais dóceis, mais "físicos" e... gulosos! Quando monto armadilhas para castrar gatos bravos, são quase sempre os machos que entram. Alguns mais que uma vez. Especialmente os meus :roll: E as fêmeas mostram capacidade em entrar, comer e sair, sem pisar o pedal da armadilha. :twisted: Geralmente, acabo por as apanhar à mão e à "má fila" (até porque me canso de tirar os meus gatos constantemente presos nas armadilhas :lol: e acabo por desistir de as usar).

Mas claro, tal como na espécie humana, há machos com um carácter mais feminino, fêmeas mais masculinas. Algumas diferenças são completamente esbatidas com a esterilização. Os genes que determinam as cores parecem-me mais distintivos, gatas tricolores são mais femininas, gatos amarelos mais masculinos. E também me parece que os brancos são mais agressivos/defensivos que os pretos (talvez pela impossibilidade de se camuflarem? não sei...).

E também acho que os machos aceitam melhor as fêmeas e os bebés do que o contrário, e funcionam melhor em grupo - tratando-se de animais castrados.

Nos meus "muitos", também as excepções são a regra. É mais fácil ter uma impressão de gatos desconhecidos do que dos nossos, que conhecemos de gingeira e por isso estas diferenças macho/fêmea acabam por nos passar ao lado, embora por vezes digamos "apre, que é mesmo gaja" ou "irra, que é mesmo gajo"! :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”