As necessidades fora de casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sefilo
Membro
Registado: quarta mai 18, 2011 10:24 pm

quinta out 11, 2012 10:37 am

Bom dia,
estou com uma duvida ,a minha cadela tem 4 meses e levo todos os dias a rua para ver se ela começa a fazer as necessidades o problema é que ela não faz nada na rua e nunca fez e assim que chega a casa (Quintal) faz xixi.
O que eu costumo fazer é dar de comer e a seguir ela costuma beber agua e levou a logo a rua pois ela costuma fazer a seguir a beber agua se estiver no quintal mas rua nada e o problema é que sem fazer primeiro na rua não a posso recompensar lol
Eu sei que temos de ter paciência, mas é normal?
Ela na rua cheira cheira mas necessidades nada lol
Eu tenho outro cão já com 8 anos que vai junto com ela a rua e ele faz tudo na rua e nada em casa , já optei por recompensa lo com biscoitos para ver se ela percebe melhor tendo ele como exemplo.
Cumprimentos
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta out 11, 2012 11:09 am

Resposta rápida.
Tenha paciência, há-de fazer.
Do fazer tudo em casa, vai passar para onde está agora, até à fase que deseja.
Ela é nova, muito nova.
Depois de comer tente aperceber-se da altura certa para ir à rua, (pode não ser de imediato).
Tem ai uma ajuda valente ( o cão com 8 anos) regra geral, eles acabam por influenciar os mais novos.
Nunca a repreenda se não for no acto, ignore-a e limpe.
paciência, eles acabam por apreender, aguarde que ela fique mais matura e que se desenvolva.

Carpe Diem
Sefilo
Membro

quinta out 11, 2012 11:22 am

Obrigado.
Pois eu também acho que é uma mais valia já ter um ensinado :) em relação a reaprender eu nunca a repreendi mesmo fazendo na minha frente porque como disse ela nunca fez na rua e como sempre ouvi dizer que não se deve repreender sem ela primeiro ter feito no sitio certo não a repreendi ainda penso que esteja correto?
Cumprimentos
botas96
Membro Veterano

quinta out 11, 2012 12:24 pm

Se não a repreendeu no acto, fez mal. O primeiro comando que aprendem, é o não.
Se reservar um sítio na casa para ela fazer e depois de ensina-la que é ali que se faz. ( fraldas para o chão uns rentagulos absorventes que se vendem)
Por exemplo.
Quando estiver a fazer ou para fazer levá-la lá umas quantas vezes.
Quando presenciar que ela vai fazer noutro sítio diga não e leva-a lá assim que fizer reforço positivo para cima.
Como é que quer que ela aprenda se não sabe se o que está a fazer é bom ou mau.
Não o/a conheço, por isso vou disser isto.
Repreender não é bater e outras grunhices.

p.s. A rua há-de de chegar
Sefilo
Membro

quinta out 11, 2012 3:05 pm

Eu não tenho repreendido porque como lhe disse ela não faz nada na rua logo não sabe a onde tem de fazer mas vou comprar desses resguardes que fala mas não acredito que durem muito tempo ao pé dela mas vou tentar senão terei de esperar que comesse a fazer na rua para então começar a repreender e a recompensar certo?
E que ela nem na relva faz teima em fazer no chão , se a habituasse a fazer na relva ( caso os resguardes não sobrevivam) acham que depois é mais dificil ela mais tarde só fazer na rua?
Sim para mim repreender não é bater.
Cumprimentos
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta out 11, 2012 3:40 pm

Os cães fazem as necessidades quando precisam, não quando nós queremos. Em primeiro lugar, como alguém já fez notar, a cadela é muito cachorra ainda, essas funções ainda não estão plenamente controladas. Ou melhor, ainda não apreendeu onde e quando deve fazer os seus xixis e cocós, mas a culpa não é dela, é dos donos.

É natural que saindo para a rua, onde há tanto que ver, ouvir, e sobretudo cheirar, as necessidades fisiológicas passem para segundo plano, até o seu alívio se tornar tão premente que a obrigue a satisfazê-las. Portanto, encha-se de paciência, e sobretudo não crie angústia nem tensão, por mínima que seja, à volta disso. Prolongue os passeios até ela ser obrigada a aliviar-se. Será a repetição desses actos e consequente compensação em palavras afectuosas que a ensinará.

Por outro lado, se ao saírem ela sentir que há alguma tensão da sua parte, vai "encolher-se", não porque compreenda o que se passa com quem está na outra ponta da trela, mas sim porque sente que algo não está bem em relação a sair para a rua. E ao voltar para casa, faz o que tem a fazer porque ali já não há tensão.

Encare com naturalidade o processo e persista. Com o tempo, a sua cachorra perceberá o que se quer que ela faça, e um belo dia, sem se esperar, começará a fazer tudo direitinho.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Sefilo
Membro

quinta out 11, 2012 3:59 pm

Eu não fico tenso ou ansioso quando a levo a rua pelo contraio levo a rua com o meu outro cão como sempre fui tranquilo e tenho noção que vai levar o seu tempo :).
Eu também acho que ela tem muita coisa para ver e cheirar na rua que nem se lembra que tem vontade de fazer o que quer que seja e quando chega a casa pimba um presente para o dono lol .
Agora continuo com a duvida se devo ou não repreender quando ela faz em casa pois como disse antes ela não faz na rua logo nao sabe o porque de estar a repreender certo?
Em relação em tentar que faça na relva e mais tarde faça na rua devo ou não devo tentar ou devo deixar que faça a onde calha e só quando começar a fazer na rua e que começo a repreender?
Porque se a compensar cada vez que faz na relva mais tarde vai ser difícil ela perceber que já não pode fazer na relva certo?
Desculpem tanta duvida mas não sei o que é mais correto fazer com o meu Pug foi bem mais fácil pois estava dentro de casa e foi mais fácil habitua lo ao jornal e quando começou a fazer na rua tirei lhe o jornal .
Última edição por Sefilo em quinta out 11, 2012 4:12 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta out 11, 2012 4:05 pm

Sefilo Escreveu:...Agora continuo com a duvida se devo ou não repreender quando ela faz em casa pois como disse antes ela não faz na rua logo nao sabe o porque de estar a repreender certo?
Repreender, só mesmo quando a apanhar em flagrante. Eu pego-lhes mesmo pela pele do cachaço e levo-os para o sítio em que quero que se aliviem.
Em relação em tentar que faça na relva e mais tarde na rua o que acham ou devo continuar que faça a onde calha e só quando começar a fazer na rua e que começo a repreender?
Acho que deve começar já a habituá-la a fazer na rua, senão só lhe vai criar confusão. Se mais tarde, quando o hábito de fazer na rua já estiver instalado, ela fizer na relva sem ser por alguma urgência incontrolável, então sim, deve ralhar-lhe. Sobretudo se o outro cão nunca o fizer.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta out 11, 2012 4:25 pm

Uma coisa é certa: Vá passear e "esqueça" os xixis, para ela conseguir "lembrar-se".

Ontem vi uma rapariga a andar, muito devagarinho e a olhar para o chão, super tensa. A cadelita super estranha também. Até pensamos que tivesse perdido alguma coisa. Afinal era o xixi! Porque começou a ralhar com a cadela, por não fazer xixi... :lol:
Sefilo
Membro

quinta out 11, 2012 4:35 pm

margoustink Escreveu:Uma coisa é certa: Vá passear e "esqueça" os xixis, para ela conseguir "lembrar-se".

Ontem vi uma rapariga a andar, muito devagarinho e a olhar para o chão, super tensa. A cadelita super estranha também. Até pensamos que tivesse perdido alguma coisa. Afinal era o xixi! Porque começou a ralhar com a cadela, por não fazer xixi... :lol:

Eu não sou assim lol
So quero alguns conselhos para tentar fazer as coisa mais acertadas.
Cumprimentos
botas96
Membro Veterano

quinta out 11, 2012 4:36 pm

Em casa repreenda (no acto) se fizer fora do sítio.(depois de atribuído a zona)
Na rua, quando fizer e se quiser, pode reforçar o comportamento com recompensa.
Mas tarde ou mais cedo se não houver outro factor, ela se fizer em casa é como você se fizer nas calças.
Mas ainda falta uns dois ou três mesinhos.

Carpe Diem
margoustink
Membro Veterano

quinta out 11, 2012 4:47 pm

Sefilo Escreveu:
margoustink Escreveu:Uma coisa é certa: Vá passear e "esqueça" os xixis, para ela conseguir "lembrar-se".

Eu não sou assim lol
So quero alguns conselhos para tentar fazer as coisa mais acertadas.
Eu sei, o botas96, já está a encarregar-se dos conselhos mais sérios, eu só vim partilhar uma situação engraçada que pode servir para outras pessoas que leiam o tópico. :lol:
Sefilo
Membro

quinta out 11, 2012 4:54 pm

Obrigado por me terem ajudado com as duvidas que tinha , agora é rua e muita paciência :D
Mais uma vez obrigado a todos.
Cumprimentos
botas96
Membro Veterano

quinta out 11, 2012 4:59 pm

Não percebi, margoustink.

Sefilo.
Descontraia, aproveite o momento tanta fixação pela repreensão se ela fizer em casa, se ela fizer na rua e não na relva.
Descontraia, chegará o momento em que ela fará no sitio certo, tem que dar tempo ao tempo, por enquanto e o mais provável ela ainda não tem controlo sobre a bexiga. poderá eventualmente precisar de mais ou menos incentivo.
Aproveite os "primeiros passos" de muita coisa.

Carpe Diem, homem. É zen
margoustink
Membro Veterano

quinta out 11, 2012 5:09 pm

botas96 Escreveu:Não percebi, margoustink.

Sefilo.
Descontraia, aproveite o momento tanta fixação pela repreensão se ela fizer em casa, se ela fizer na rua e não na relva.
Descontraia, chegará o momento em que ela fará no sitio certo, tem que dar tempo ao tempo, por enquanto e o mais provável ela ainda não tem controlo sobre a bexiga. poderá eventualmente precisar de mais ou menos incentivo.
Aproveite os "primeiros passos" de muita coisa.

Carpe Diem, homem. É zen
... confundi com os seus post. Os três floripes, botas96 e o Sefilo estão a dar os conselhos, eu apenas comentei uma situação sobre a tensão que às vezes os donos têm quando levam os animais à rua para os xixis.
Responder

Voltar para “Cães”