Por agora há apenas duas coisas que pode ir fazendo sem esforço: tentar que ela siga os seus pés e colocar-lhe todos os dias durante uns minutos a coleira e trela que mais tarde tenciona usar. Só para ela se habituar.
Os ensinamentos mais sérios, tanto quanto sei, só devem começar por volta dos 4 meses de idade.
Nesta fase, e uma vez que está longe da ninhada que era onde deveria estar, tente manuseá-la o mais possível e deixe a sua filha brincar com ela, sem brutalidades acidentais, até caírem as duas para o lado.
Boas... :)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
-
- Membro
- Registado: terça jul 24, 2012 11:35 am
É essencialmente um acto de prevenção. Antes das primeiras vacinas e respectivos reforços, os animais têm menos defesas. Sem as primeiras vacinas, por exemplo, é um erro enorme, junto dos veterinários, andarem com os cachorrinhos no chão por ser uma zona de maior risco de contágio de doenças várias.margoustink Escreveu:Muito sinceramente, acho isso uma mariquice...mas sou eu.
Pelo menos nos meios rurais, os cachorros começavam logo a andar na rua atrás das mães e dos donos. Eles iam ali todos ao molho aos saltinhos atrás da mãe ou dos donos.
Mas fica mal dizer o contrário do vet.
Na cidade já os tive e levei-os sempre comigo.
Agora não o façam, dá para o torto por algum motivo e depois dizem logo que apanhou na rua a doença x, y e z.
Por vezes é uma questão de sorte, outras, é um grande azar. No caso da esgana, tanto quanto fui informada, quanto mais novo o cachorro, maior a probabilidade da doença ser fatal. Como já vivi essa infelicidade, mais vale prevenir que remediar.
Para os intolerantes: morreu com esgana porque já vinha infectado do canil.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm
X 2NaoInteressa Escreveu: Um cachorro de 2 meses é como um bebé de 7 ou 8 meses, portanto a atenção que ela lhe possa prestar, é muito reduzida, ainda que existente.
Pode ainda fazer outros tipos de brincadeiras como chamá-la e recompensar quando ela responde e vem ter consigo, atirar um brinquedo, etc. O treino do chamamento é extremamente importante para o futuro.
Não sobrecarregue o animal com novidades. A primeira e mais fácil lição é a do "chamamento". Quando esta tiver uma resposta rápida você poderá passar para a próxima lição. À medida que que animal vai ganhando idade você notará que ele aprende com mais facilidade. Mas vá devagar e repito, não o sobrecarregue com novidades.
Enquanto as pessoas pensarem que os animais não sentem, os animais tem de sentir que as pessoas não pensam. (autor desconhecido)
Além do chamamento deve também ensinar o "nao".Sirikit Escreveu:X 2NaoInteressa Escreveu: Um cachorro de 2 meses é como um bebé de 7 ou 8 meses, portanto a atenção que ela lhe possa prestar, é muito reduzida, ainda que existente.
Pode ainda fazer outros tipos de brincadeiras como chamá-la e recompensar quando ela responde e vem ter consigo, atirar um brinquedo, etc. O treino do chamamento é extremamente importante para o futuro.
Não sobrecarregue o animal com novidades. A primeira e mais fácil lição é a do "chamamento". Quando esta tiver uma resposta rápida você poderá passar para a próxima lição. À medida que que animal vai ganhando idade você notará que ele aprende com mais facilidade. Mas vá devagar e repito, não o sobrecarregue com novidades.
Nunca chame a cadela para ralhar nem use o nome dela quando a repreende

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Parabéns a cadelinha é amorosa!
Penso que ainda é um pouco cedo para ensinar comandos. Eu começaria pelo "Não", vai ser muito útil nos próximos tempos!
Penso que ainda é um pouco cedo para ensinar comandos. Eu começaria pelo "Não", vai ser muito útil nos próximos tempos!

Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Além do que já foi dito lembro apenas que deve ter especial atenção às brincadeiras menina/ cadelinha. São ambas muito novinhas e os dentinhos de um cão bébé que não sabe ainda controlar a força , podem magoar.
Apesar da cadelinha ser muito pequenina não as deixe nunca a brincar sózinhas. Até porque esta aprendizagem vai ser muito importante tanto para a sua filha como para a cadelinha.
Apesar da cadelinha ser muito pequenina não as deixe nunca a brincar sózinhas. Até porque esta aprendizagem vai ser muito importante tanto para a sua filha como para a cadelinha.
Sofia