Re-esteriliza¢ao de uma canita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sexta out 12, 2012 5:23 pm

Boas!

Isto pode parecer muito estranho, mas foi assim que aconteceu:(resumidamente)

Ha uns anos atras resolvi esterilizar uma cadelinha, era a unica femea que tinha junto com 6 caes machos inteiros, foi esterilizada antes do primeiro cio, entre os 6\7 meses de idade.

Passados uns dois meses noto-a a entrar no cio, contatei de emediato o vet que lhe fez a esterilizacao a expor o caso e ele responde-me prontamente para n me preocupar, por vezes fica «alguma parte »do parelho reprodutor, mas o utero tinha sido removido decerteza, ou seja, engravidar ela n engravida!

Mudei de vet, entretanto :)

E nova vet recomenda uma nova cirurgia, para remover todo o sistema reprodutor pois de outra maneira ela apesar de n engravidar, tera serios problemas a nivel hormonal

Qual a vossa opiniao? Ja alguem passou por tal situacao?

Obrigada
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sexta out 12, 2012 5:36 pm

BrownEye Escreveu:Boas!

Isto pode parecer muito estranho, mas foi assim que aconteceu:(resumidamente)

Ha uns anos atras resolvi esterilizar uma cadelinha, era a unica femea que tinha junto com 6 caes machos inteiros, foi esterilizada antes do primeiro cio, entre os 6\7 meses de idade.

Passados uns dois meses noto-a a entrar no cio, contatei de emediato o vet que lhe fez a esterilizacao a expor o caso e ele responde-me prontamente para n me preocupar, por vezes fica «alguma parte »do parelho reprodutor, mas o utero tinha sido removido decerteza, ou seja, engravidar ela n engravida!

Mudei de vet, entretanto :)

E nova vet recomenda uma nova cirurgia, para remover todo o sistema reprodutor pois de outra maneira ela apesar de n engravidar, tera serios problemas a nivel hormonal

Qual a vossa opiniao? Ja alguem passou por tal situacao?

Obrigada
Ui... Acho isso muito estranho :| Quer dizer, posso estar a dizer um disparate, mas... Se ela continua a ter cio, a sangrar... Isso não significa que faz ovulação? É possível manter os ovários sem o útero?! Quer dizer... Os ovários estão ligados onde, nesse caso? :|

A nova veterinária já fez ecografia para descobrir o que se passa dentro da cadela?
RS
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta out 12, 2012 5:45 pm

Bem, pelo menos nos seres humanos, há pessoas que tiram o útero e não tiram os ovários...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta out 12, 2012 5:46 pm

Ovariohisterectomia ou laqueação. Qual foi? A última podia manifestar os sintomas só não engravida.

A ovariohisterectomia , ou seja remoção dos ovários e útero...

A laqueação é chamada de esterilização, impede a reprodução...
Última edição por margoustink em sexta out 12, 2012 5:55 pm, editado 1 vez no total.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta out 12, 2012 5:50 pm

Umas amigas do norte, aqui há uns anos, falaram-me dessas "esterilizações parciais" que seriam mais baratas. Achei um disparate pegado e nem liguei pelo que não faço ideia em que consistem.
NaoInteressa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

sexta out 12, 2012 5:57 pm

WaterMonitor Escreveu:Umas amigas do norte, aqui há uns anos, falaram-me dessas "esterilizações parciais" que seriam mais baratas. Achei um disparate pegado e nem liguei pelo que não faço ideia em que consistem.
É apenas laqueação, é normal fazerem isso nos animais errantes, pois o objectivo único é evitar a reprodução. :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 5:59 pm

As minhas amigas, criadoras de gatos, disseram-me que na zona delas os vets propunham isso. Esterilização normal custava um preço, esta coisa mais misteriosa era mais barata.
margoustink
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 6:00 pm

A esterilização, traduz apenas o impedimento de reproduzir, que pode ser conseguido com uma pequena cirurgia com a laqueação das trompas uterinas nas fêmeas. Nos machos a laqueação do canal deferente.

Nunca fiz nenhum procedimento destes nos meus animais, mas sei que são coisas diferentes... :lol:
Última edição por margoustink em sexta out 12, 2012 6:02 pm, editado 1 vez no total.
BrownEye
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 6:01 pm

Eu pensei que estava a pagar por uma esterilizacao geral, eliminando todo o sistema reprodutor, n fui informada que poderia ser parcial, nem tao pouco fazia ideia que tal coisa pudesse acontecer

Mas n estranhem, eu vivo em Mocambique

Mas o que faco agora? Submeto-a a uma nova operacao?
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 6:02 pm

Pois, se calhar era o que eu faria. Que aldrabões!
margoustink
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 6:07 pm

BrownEye Escreveu:Eu pensei que estava a pagar por uma esterilizacao geral, eliminando todo o sistema reprodutor, n fui informada que poderia ser parcial, nem tao pouco fazia ideia que tal coisa pudesse acontecer

Está muito aborrecida com o assunto?
Eu não sou muito de operações...enquanto está tudo bem, não mexo.

Mas as opiniões gerais é operar e tirar tudo, porque evitam não sei quantos problemas de saúde à cadela.
Não se esqueça, a cadela fica condenada a dieta o resto da vida que engordam muito...e geralmente ficam umas focas, na mesma. :lol:
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta out 12, 2012 6:16 pm

Eu tenho cá em casa uma situação semelhante.
Uma cadela que foi esterilizada duas vezes.
Recolhi-a da rua há seis anos e passados uns escassos dias de estar em minha casa pareceu ter entrado em cio.
Depois de terem passado os sinais, mandei-a esterilizar. Nesse dia, recebo um telefonema da veterinária, que se preparava para a operar, mas a informar que ela já tinha uma cicatriz que parecia de ovariohisteroctomia e o que deveria fazer.
Respondi-lhe que achava muito estranho, uma vez que ela tinha tido cio e, portanto, que avançasse; a cicatriz poderia ser o resultado de qualquer outro tipo de cirurgia. Mas, na verdade, não era. A Timbo (Timbuktu) já não tinha nem ovários nem útero. E também nunca se conseguiu perceber o porquê de ela continuar a ter sinais de cio, porque aproveitando o facto de ela ter sido re-operada, andaram a explorar as entranhas da pobrezinha para ver se tinham ficado alguns restos de orgãos reprodutores que pudessem provocar tal situação, mas não encontraram nada.
Mistérios.

Com o decorrer dos anos a periodicidade dos sinais hormonais têm vinto a espaçar-se mas ainda ocorrem e, se bem que atenuados, é o suficiente para os cães andarem um pouco amalucados.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
margoustink
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 6:24 pm

Em Moçambique não gostam de focas! :)

Vá esclarecer o assunto com a vet, na ecografia dá para ver o que se passa lá dentro. E depois decide...
colette Escreveu: A Timbo (Timbuktu) já não tinha nem ovários nem útero. E também nunca se conseguiu perceber o porquê de ela continuar a ter sinais de cio, porque aproveitando o facto de ela ter sido re-operada, andaram a explorar as entranhas da pobrezinha para ver se tinham ficado alguns restos de orgãos reprodutores que pudessem provocar tal situação, mas não encontraram nada.
Mistérios.
Milagre! :lol:
BrownEye
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 6:32 pm

margoustink Escreveu:
BrownEye Escreveu:Eu pensei que estava a pagar por uma esterilizacao geral, eliminando todo o sistema reprodutor, n fui informada que poderia ser parcial, nem tao pouco fazia ideia que tal coisa pudesse acontecer

Está muito aborrecida com o assunto?
Eu não sou muito de operações...enquanto está tudo bem, não mexo.

Mas as opiniões gerais é operar e tirar tudo, porque evitam não sei quantos problemas de saúde à cadela.
Não se esqueça, a cadela fica condenada a dieta o resto da vida que engordam muito...e geralmente ficam umas focas, na mesma. :lol:
:D Gorda ja anda ela, parece uma porca
e sim, ando aborrecida com o assunto, pois n e facil esconder uma cadela com cio no meio de tanto cao, sabem la a ginastica que tenho que fazer? :D
E prosmicuidades ca em casa, nao!

A serio, fico muito preocupada com o facto de ela poder vir a ter problemas hormonais
margoustink
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 6:40 pm

Ui...Então ela já está gorda? :o Não a deixe comer tanto...

Pelo menos assim a cadela é gorda e a dona não! Ao tirar tudo da barriga da cadela, ainda se vai arrepender e ficam as duas gôdas. :lol:

Mais um argumento contra a limpeza das barriga da cadela! :mrgreen:
Responder

Voltar para “Cães”