Hoje é sexta-feira, dia treze...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
maria_zinha
Membro
Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm

sexta fev 13, 2004 4:48 pm

... e depois, o que tem isso haver com gatos, perguntam vocês!!! ;) ;) ;)

Como todos sabemos, sexta-feira dia treze está ligado à superstição tal como o gato preto...

E por isso aqui fica a origem dessa superstição. :idea:

A superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham parte com o diabo – e se o gato era da cor negra, habitualmente associada às trevas, pior ainda para ele.

Assim, no imaginário medieval, o gato preto tornou-se tão inseparável da mística figura da feiticeira quanto a vassoura voadora. No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) chegou a incluir o pequeno animal na lista de perseguidos pela inquisição :o :o , campanha da Igreja Católica contra supostas heresias e bruxarias. A perseguição atingiu seu auge na Inglaterra do século XVI, época de repentino aumento da população felina nas cidades :? .

Consta que, em certa noite de 1560, em Lincolnshire, um gato preto foi ferido a pedradas :( :( :(. Encurralado, ele refugiou-se na casa de uma velhinha que costumava a dar abrigos a gatos de rua. No dia seguinte, essa pessoa também apareceu machucada – o que fez o povo local concluir que ela era uma bruxa e o gato, seu disfarce noturno. Nessa tentativa de combater o paganismo, a Inquisição inverteu uma tradição milenar, pois os gatos eram reverenciados como divindades, principalmente entre os antigos egípcios.
Na França, a perseguição aos gatos durou até 1630, quando foi proibida pelo rei Luiz XIII (1601-1643).

Há, no entanto, uma pesquisa do hospital de Long Island, nos Estados Unidos, que indica que, pelo menos para pessoas alérgicas, um contato com um gato preto pode ter péssimos efeitos. Isso porque os pêlos felinos dessa cor conteriam uma maior quantidade de substancias alérgicas. :o :?
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

sexta fev 13, 2004 4:56 pm

gostei da leitura :-))
bjs e bom fim de semana (ainda bem que a minha bibi não é preta prq tenho uma pessoa alérgica em casa).
Imagem
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta fev 13, 2004 5:01 pm

Gostei muito de saber da historia, a minha gata é branca mas hoje a noite vou dar de comer a 3 gatinhos pretinhos lindos :D
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta fev 13, 2004 5:06 pm

Só agora reparei, existe um tópico igualzinho no fórum novo (arca) só que é da carlapinheiro.
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

sexta fev 13, 2004 5:09 pm

:o :o :o :o :o
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta fev 13, 2004 5:25 pm

Olá

Nana deixa-te dessas coisas. Estás na Arca fala da Arca. isto é um forum de gatos o outro forum tem pessoas válidas. Se algum moderador se comportar de forma menos correcta sai como qualquer outra pessoa.

Kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta fev 13, 2004 5:38 pm

carlaaoliveira Escreveu: :o :o :o :o :o
BÚÚÚÚ :D :D :D

Miau
maria_zinha
Membro
Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm

sexta fev 13, 2004 5:47 pm

Atenção!

Sextas feiras trezes há poucas, mas gatos pretos há muitos... ;) ;) ;) ;)

Fui dar uma espreitadela e os tópicos são completamente diferentes!

Não falem sem ter a certeza...
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

sexta fev 13, 2004 5:54 pm

maria_zinha Escreveu: Há, no entanto, uma pesquisa do hospital de Long Island, nos Estados Unidos, que indica que, pelo menos para pessoas alérgicas, um contato com um gato preto pode ter péssimos efeitos. Isso porque os pêlos felinos dessa cor conteriam uma maior quantidade de substancias alérgicas. :o :?
eu sou (era) alérgica e tenho um gato preto... não noto diferença nenhuma. depois perdi a alergia através de um outro gato preto (creio eu ter sido este o motivo pelo qual perdi a alergia).

outra que ouvi em relação à alergia: os gatos cujas almofadinhas das patas são pretas não provocam alergia...

isto não deve ter qualquer fundamento e sim serem "urban legends".
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

sexta fev 13, 2004 6:12 pm

Primeiro que tudo, e antes de mais, fui eu quem abriu o tópico no novo fórum, e não vejo qual o mal de abrir um igual aqui, já que nem toda a gente frequenta aquele fórum.

Fez muito bem a maria_zinha em criar um tópico com um tema interessante aqui.
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

sexta fev 13, 2004 6:20 pm

Quem tiver alguma reclamação da minha educação a fazer, terei todo o prazer em ouvi-lo.

À Maria_Zinha, mesmo que este tópico siga o caminho de outros e seja bloqueado, podes criar um novo tópico sobre o mesmo assunto que é bastante interessante e com certeza, muitos foristas terão algo a dizer.

Um beijinho para ti :)
Bloqueado

Voltar para “Gatos”