De quem é a culpa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado out 13, 2012 4:47 pm

BrownEye Escreveu:O que eu nao entendo e a necessidade de se apurar as culpas, o melhor a fazer seria os respectivos donos conversarem sobre o que fazer aos cachorrinhos que supostamente irao nascer, assumindo cada um a sua responsabilidade e tentando encontrar a melhor solucao para todos.
Não conseguindo mudar a mentalidade dos donos, na minha prespectiva, evitava que o meu cão tivesse acesso à cadela.

Assim não há culpados, há só um responsável e irresponsáveis.
bichezas
Membro
Registado: terça jul 24, 2012 11:35 am

sábado out 13, 2012 4:58 pm

BrownEye Escreveu:O que eu nao entendo e a necessidade de se apurar as culpas, o melhor a fazer seria os respectivos donos conversarem sobre o que fazer aos cachorrinhos que supostamente irao nascer, assumindo cada um a sua responsabilidade e tentando encontrar a melhor solucao para todos.
Não se trata de apurar culpas. Já mencionei que apenas gostava de saber as diversas opiniões.
Este forum não serve propriamente para resolver seja qual for o problema.
Neste tópico já foram escritas imensas coisas, até o resultado do jogo de ontem. Mas parece que não interessa. Ainda não ouvi ninguém comentar, que, se a dona sabe que a cadela pode morrer com uma eventual gravidez, porque não tomou as devidas precauções.
Antigamente eu lembro-me de ver a cadela com cuequinha quando estava com o cio. Agora é excesso de confiança, acho eu, porque o meu puto tem cerca de 6 meses (como foi encontrado não se sabe ao certo, mas não fugirá muito a isto) e devem ter achado que ele não se sabe acasalar. Até porque ele ainda tem aquela insegurança de miúdo, e quer muito brincar. A cadela normalmente não lhe liga rigorosamente nenhuma, agora com o cio, sai de casa e vai direitinha a ele. E eu é que levo os insultos...acho interessante, do ponto de vista social, tantas e tão distintas opiniões.
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado out 13, 2012 4:58 pm

margoustink Escreveu:
Não conseguindo mudar a mentalidade dos donos, na minha prespectiva, evitava que o meu cão tivesse acesso à cadela.

Assim não há culpados, há só um responsável e irresponsáveis.
completamente de acordo, para evitar futuros encontros

mas eu referia-me ao encontro ja consumado, decerto irao nascer cachorrinhos, convem decidirem desde ja qual a melhor opcao :wink:
chateada
Membro
Registado: sexta out 12, 2012 1:53 pm

sábado out 13, 2012 5:16 pm

bichezas Escreveu:
Não se trata de apurar culpas. Já mencionei que apenas gostava de saber as diversas opiniões.
Neste tópico já foram escritas imensas coisas, até o resultado do jogo de ontem. Mas parece que não interessa. Ainda não ouvi ninguém comentar, que, se a dona sabe que a cadela pode morrer com uma eventual gravidez, porque não tomou as devidas precauções.
Antigamente eu lembro-me de ver a cadela com cuequinha quando estava com o cio. Agora é excesso de confiança, acho eu, porque o meu puto tem cerca de 6 meses (como foi encontrado não se sabe ao certo, mas não fugirá muito a isto) e devem ter achado que ele não se sabe acasalar. Até porque ele ainda tem aquela insegurança de miúdo, e quer muito brincar. A cadela normalmente não lhe liga rigorosamente nenhuma, agora com o cio, sai de casa e vai direitinha a ele. E eu é que levo os insultos...acho interessante, do ponto de vista social, tantas e tão distintas opiniões.
Quando a insultarem mande-os ir dar uma curva ao bilhar grande :twisted: :twisted:
Ou diga que uma cadela com o cio não tem de andar solta,ou então sujeitam-se.
Mas realmente uma menina já tão velhinha...
Se for a cirurgia pode...
Se os parir pode...
Tadinha :cry: :cry:
Sou a Nandaalmeida :lol:
margoustink
Membro Veterano

sábado out 13, 2012 5:26 pm

Eu publiquei o jogo de ontem... :lol: Não leve a mal.

Vamos lá levar isto com calma...Não se aborreçam tanto que não vale a pena.

Eu fui criada em aldeias a sério, sabe. Aldeias bem longe da capital. E até os meus bisavós tinham cães que só saiam à rua com ele; não deixavam as cadelas parir sempre e nem todas, só as que queriam e os machos também, muitas vezes escolhiam da ninhada os que queriam os outros matavam à nascença. E também escolhiam cães de alguma cadela que tivesse parido, mas sempre tudo dentro da capacidade das pessoas. Havia cães para proteger o gado, para proteger a casa, havia os de companhia. Os meus avós também o faziam, nas aldeias não haviam cães a mais, nem abandonados. Haviam cães pelas ruas, mas só alguns. Não muitos.

O fénomeno de cães a mais, apareceu mais pelas pessoas que têm muita pena dos animais. Apareceu no tempo dos meus pais talvez...
Eu sei bem o que é um meio rural; não pensem que é melhor deixar nascer ninhadas e as pessoas tirarem da boca, para eles. Não tenho grande admiração por isso. Eu preferia ler...vou proteger o meu cão, para a cadela não parir pelo menos não por causa dele.

No seu lugar, ficava uns tempos com o cão em casa e sair só comigo e guardava-o bem para que ele não fosse montar a cadela.

Isto a falar à moda da terra. :lol:

Não se aborreçam, façam aquilo que deve ser feito.
bichezas
Membro

sábado out 13, 2012 5:31 pm

sasquatch Escreveu:Desculpem lá mas eu nem estou a ler bem: uma pessoa tem um cão preso em casa.

Aparece uma cadela saida, que anda à solta na rua. Vai-se meter ao pé do meu cão. Fica prenha.
E eu vou chatear-me a pensar que o meu cão é responsável???? :o

Se fosse comigo lamentava sim, ia ter com os donos e fazia um banzé do caraças porque nem sabia se a cadela tinha pulgas ou doenças ou não, enchia-lhes as orelhas mas sentir-me responsável?? Porquê???

Isso é como o que se tem estado agora a passar aqui por casa: uns vizinhos novos tem um gato que anda solto e vem repetidamente para minha casa.

Já avisámos uma data de vezes que os meus cães não gostam de gatos.
Vou prender os cães por causa do gato? :o

Não vou passar o dia em casa a controlar os cães. Que estão na sua casa a verem um invasor chegar....
Quando houve um flagelo de carraças que afectou todos, fui eu quem teve a iniciativa de comprar o produto e limpar a zona. Fui eu que tive a iniciativa e o trabalho, ninguém contribuiu para pagar o produto ou aplicá-lo.
Também há um cão que costuma passear com o seu dono e ao fim de 1 km é justamente à entrada da nossa rua que vem fazer os seus cócós. Já toda a gente viu, todos sabem quem é o responsável.. Atitudes para resolver a situação? (Leiam bem para não se precipitarem nas respostas.)
Há cerca de uma semana apanhei o senhor dono e fui oferecer-lhe um saquinho para apanhar a bosta do cão (é cão para uns 40Kg). O senhor disse que não era necessário. Ía começar o meu discurso sobre direitos e deveres cívicos de cada um, quando prontamente me vieram impedir de o continuar porque estava a exagerar. Com tal atitude me calei, "rabinho entre as pernas" e fechei-nos em casa. "Realmente andam aqui muitas moscas...que chatice!" foi o que já ouvi depois.

Se me deparo com estas mentalidades, só me resta ser responsável pelos meus actos. Nunca ninguém se ofereceu para me ajudar com as contas do veterinário, como tal...cada um com os seus encargos.

:o :o
chateada
Membro
Registado: sexta out 12, 2012 1:53 pm

sábado out 13, 2012 5:35 pm

bichezas Escreveu:
sasquatch Escreveu:Desculpem lá mas eu nem estou a ler bem: uma pessoa tem um cão preso em casa.

Aparece uma cadela saida, que anda à solta na rua. Vai-se meter ao pé do meu cão. Fica prenha.
E eu vou chatear-me a pensar que o meu cão é responsável???? :o

Se fosse comigo lamentava sim, ia ter com os donos e fazia um banzé do caraças porque nem sabia se a cadela tinha pulgas ou doenças ou não, enchia-lhes as orelhas mas sentir-me responsável?? Porquê???

Isso é como o que se tem estado agora a passar aqui por casa: uns vizinhos novos tem um gato que anda solto e vem repetidamente para minha casa.

Já avisámos uma data de vezes que os meus cães não gostam de gatos.
Vou prender os cães por causa do gato? :o

Não vou passar o dia em casa a controlar os cães. Que estão na sua casa a verem um invasor chegar....
Quando houve um flagelo de carraças que afectou todos, fui eu quem teve a iniciativa de comprar o produto e limpar a zona. Fui eu que tive a iniciativa e o trabalho, ninguém contribuiu para pagar o produto ou aplicá-lo.
Também há um cão que costuma passear com o seu dono e ao fim de 1 km é justamente à entrada da nossa rua que vem fazer os seus cócós. Já toda a gente viu, todos sabem quem é o responsável.. Atitudes para resolver a situação? (Leiam bem para não se precipitarem nas respostas.)
Há cerca de uma semana apanhei o senhor dono e fui oferecer-lhe um saquinho para apanhar a bosta do cão (é cão para uns 40Kg). O senhor disse que não era necessário. Ía começar o meu discurso sobre direitos e deveres cívicos de cada um, quando prontamente me vieram impedir de o continuar porque estava a exagerar. Com tal atitude me calei, "rabinho entre as pernas" e fechei-nos em casa. "Realmente andam aqui muitas moscas...que chatice!" foi o que já ouvi depois.

Se me deparo com estas mentalidades, só me resta ser responsável pelos meus actos. Nunca ninguém se ofereceu para me ajudar com as contas do veterinário, como tal...cada um com os seus encargos.

:o :o
Se fosse comigo :twisted: :twisted: ...
Mas bem já sabem o que fazer quanto há cadela?
Sou a Nandaalmeida :lol:
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado out 13, 2012 5:36 pm

bichezas Escreveu:
Ah! ok, entendi agora o objectivo

passando a frente, a bichezas ja falou com a dona da cadela?Que diz ela?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado out 13, 2012 5:36 pm

Eu tenho um vizinho, do prédio ao lado do meu, que há tempos viu o cocker (atrelado) duma senhora que mora num bairro um pouco mais afastado do nosso, fazer o cocó quase à porta do prédio. Chamou à atenção da senhora que muito amavelmente o insultou.
Ele saiu de casa com um saco, apanhou o cocó e foi despejar à porta da dita senhora. Foi civilizado? Nem por isso, mas resultou que o cão e a dona nunca mais aqui apareceram.

Em relação às culpas ... eu não acho que hajam culpas, como já foi dito há irresponsabilidade. A maior da pessoa que é dona da cadela e a seguir o dono do cão que o deixou estar na rua (apesar de preso) sem supervisão.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado out 13, 2012 5:37 pm

bichezas Escreveu:
É claro, pelo menos para mim sempre foi, que a bichezas não abriu este tópico para apurar culpados para a presumivel gravidez da cadela " oferecida".
Não sei, ainda não cheguei lá, que respostas estava a bichezas á espera de ler aqui. Ou talvez saiba.... mas isso agora não interessa nada!
:lol:
Não lhe adianta é grande coisa " queixar-se" de algumas respostas. Isto é forum publico e ao abrir um tópico fica-se sujeito ao que lá venha como resposta.
E como acho que a bichezas sabe perfeitamente quem é o/a " culpado" desta história acho que nem vale a pena estar a repetir-lhe.
Mas gostaria de lhe perguntar:
Se a cadela estiver, realmente, grávida , este seu apurar de responsabilidades vai refletir-se em quê, mais concretamente? Vai assumir algum dos cachorros? Vai em conjunto com os donos da cadela arranjar donos para eles? Vai fazer o quê, concretamente?
Sofia
bichezas
Membro

sábado out 13, 2012 5:41 pm

margoustink Escreveu:Eu publiquei o jogo de ontem... :lol: Não leve a mal.

Vamos lá levar isto com calma...Não se aborreçam tanto que não vale a pena.

Eu fui criada em aldeias a sério, sabe. Aldeias bem longe da capital. E até os meus bisavós tinham cães que só saiam à rua com ele; não deixavam as cadelas parir sempre e nem todas, só as que queriam e os machos também, muitas vezes escolhiam da ninhada os que queriam os outros matavam à nascença. E também escolhiam cães de alguma cadela que tivesse parido, mas sempre tudo dentro da capacidade das pessoas. Havia cães para proteger o gado, para proteger a casa, havia os de companhia. Os meus avós também o faziam, nas aldeias não haviam cães a mais, nem abandonados. Haviam cães pelas ruas, mas só alguns. Não muitos.

O fénomeno de cães a mais, apareceu mais pelas pessoas que têm muita pena dos animais. Apareceu no tempo dos meus pais talvez...
Eu sei bem o que é um meio rural; não pensem que é melhor deixar nascer ninhadas e as pessoas tirarem da boca, para eles. Não tenho grande admiração por isso. Eu preferia ler...vou proteger o meu cão, para a cadela não parir pelo menos não por causa dele.

No seu lugar, ficava uns tempos com o cão em casa e sair só comigo e guardava-o bem para que ele não fosse montar a cadela.

Isto a falar à moda da terra. :lol:

Não se aborreçam, façam aquilo que deve ser feito.
:lol: Da minha parte não se preocupe, não me aborreço, dei o exemplo do jogo naquele contexto, não tenho porque levar a mal. Venho aqui para trocar opiniões, não para as impôr. Eu tenho protegido o mais que posso. Ele não tem acesso à cadela, mas sim, ela a ele e a outros que por lá vagueiam e que já vieram ao seu cheiro. Por exemplo, ontem às 5h45 da manhã ela tinha outro Don Juan à sua porta que lá terá passado toda a noite. Se tiver cães escuros acham que vão pedir responsabilidades a alguém, mesmo sabendo quem é o dono dele? Se forem clarinhos, é o meu que vai servir de bode expiatório. Tão simples quanto isto.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado out 13, 2012 5:44 pm

Mas alguém viu o cão a cruzar a cadela? Há sequer alguma certeza disso?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano

sábado out 13, 2012 6:00 pm

bichezas Escreveu:Da minha parte não se preocupe, não me aborreço, dei o exemplo do jogo naquele contexto, não tenho porque levar a mal. Venho aqui para trocar opiniões, não para as impôr. Eu tenho protegido o mais que posso. Ele não tem acesso à cadela, mas sim, ela a ele e a outros que por lá vagueiam e que já vieram ao seu cheiro. Por exemplo, ontem às 5h45 da manhã ela tinha outro Don Juan à sua porta que lá terá passado toda a noite. Se tiver cães escuros acham que vão pedir responsabilidades a alguém, mesmo sabendo quem é o dono dele? Se forem clarinhos, é o meu que vai servir de bode expiatório. Tão simples quanto isto.
Mas isso é aldeia? Na aldeia não pedem responsabilidade sobre os cães que a cadela pariu...mais certo é matarem-nos à nascença, os que não tiverem donos para eles. É a verdade, dura e crua. Se não for assim, já essa aldeia está com ideias estranhas.

Uma cadela com 16 anos viva, grande cadela! E sem piometrias... e outras coisas do género. Isso sim são bons cães! São fortes...belissimo animal.

Se vir cães brancos, fica com a consciência pesada? Eu acho mais provável que isso aconteça, que lhe irem pedir satisfações.
No caso da cadela morrer no parto, é pena, já viveu 16 anos. Espero que pelo menos não sofra muito.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado out 13, 2012 6:11 pm

Como já tinha dito no meu primeiro post.

A culpa morre sempre solteira, nunca é dos donos.

Bichezas antes ir pregar direitos e deveres cívicos aos outros, aplique-os primeiro em si e depois aos outros.

"...Ainda não ouvi ninguém comentar, que, se a dona sabe que a cadela pode morrer com uma eventual gravidez, porque não tomou as devidas precauções."

Porque deve ser outra negligente igual à srª e eu já referi isso.

Os actos do seu cão são os SEUS actos, não sacuda já a água do capote.

Para responder à pergunta do tópico.
A culpa é sua e da sua comadre/compadre e não morre solteira.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado out 13, 2012 6:18 pm

"Se tiver cães escuros acham que vão pedir responsabilidades a alguém, mesmo sabendo quem é o dono dele? Se forem clarinhos, é o meu que vai servir de bode expiatório. Tão simples quanto isto."

Não, não é tão simples assim.

De uma maneira rápida e curta.
O rafeiro tem um leque genético mais vasto que um cão de raça, enquanto que um cão de raça tem uma descendência previsível e mesmo assim pode sair elementos com características recessivas ou/e com características que entretanto saltaram uma ou mais gerações, com os SRD's este facto é muito mais inconstante porque não têm um património genético tão delineado.
Responder

Voltar para “Cães”