Ossos do talho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta fev 13, 2004 1:43 pm

Ola Francisco,

Para definir mais especificamente a parte que eu dava ao meu cão, era o omoplata de vitelo, e na verdade esse osso nao era muito arrondado mas mais bicudo e quadrado o que se calhar deu para engolir alguns estaladiços do osso.

Até,
Pedro
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta fev 13, 2004 1:58 pm

Obrigada a todos pelas respostas.
Fiquei com uma ideia mais clara do assunto, acho que vou dar ao Dylan um daqueles ossos de joelho de vaca cru e observar se não le faz mal.
A minha ideia é dar um osso só quando ele tem que ficar sozinho por algumas horas, para se entreter, o que não acontece tudos os dias.

Para a Marta: eu dou ás vezes daqueles ossos comprados nas lojas para roer, mas não muito frequentemente porque o Dylan os roe, parte, mastiga e engole aos bocados aquela massa, não tenho certeza mas parece-me que uma coisa dessas (que não é natural) não deve ser muito boa, portanto faço como com as guloseimas para as crianças: o menos possível. Não acho que cause tártaro, pelo menos o Dylan tem os dentes branquíssimos, mas se calhar é tambem porque ele adora roer desses brinquedos de borracha dura, que não consegue partir.

Alicia
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta fev 13, 2004 3:15 pm

Agora que tocaram no assunto dos ossos, fará mal aos cães roer/comer os ossos de animais que apanham? O meus cães têem a tendência de caçar coelhos e de os comer antes que a gente dê por isso, pelo que existe a probabilidade de comerem os ossos. Até agora nunca houve problemas internos, mas devo tentar impedir que comam os coelhos?
Também há o porblema de roerem ossos que encontram, como maxilares e crânios de bichos misteriosos (aliás, um desses maxilares parece mesmo humano). Devo tirar todos e deitá-los fora?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta fev 13, 2004 3:17 pm

ladyxzeus Escreveu: (aliás, um desses maxilares parece mesmo humano). Devo tirar todos e deitá-los fora?
Sim, obviamente, se não sabe o que é, livre-se deles.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta fev 13, 2004 3:32 pm

Muito bem. então quando as ervas daninhas forem arrancadas aproveito e tiro de lá os ossos perdidos (como as ervas estão muito altas não os consigo encontrar :oops: )
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta fev 13, 2004 5:43 pm

Os ossos a dar de modo seguro deverão ser as rotulas. Permitem o cão roer à vontade e nao cria as lascas como um femur.
O spot de vez em quando tem direito a uma rotula e da cabo dela em pouco tempo, por isso se ele é capaz, qualquer um é. E a ideia de cozer também não é do meu agrado pois desse modo os ossos ficam mais perigosos, e se o cão não comer o osso num dia, deita-se fora. Não há necessidade de guardar. Os ossos até são de borla...

Lady, em relação ao seu cão caçar lebres, se tiverem vivas até pode ser um banquete :) Os lobos também as comem e não morrem por causa dos ossos. O perigo real são os ossos do coelho após cozidos. Mas no entanto há o perigo da lebre ter doenças.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta fev 13, 2004 6:54 pm

Eu, a princípio, dava ossos cozidos, agora dou crús.
Ela gosta mais e duram mais tempo.
São sempre ossos grandes (quem os escolhe é o marido da minha empregada que trabalha na distribuição de carne e tem prática destas coisas).

Quanto à prisão de ventre.
Também acontece com a Zorra quando são muitos.
Combato-a com yogurte natural - tem efeito laxante.

Também tem a mania de os enterrar para uma próxma vez.
Aliás sai disparada de casa quando suspeita que algum animal (nomeadamente gatos) se estão a aproximar demais do esconderijo.
:lol:

Eu deixo-a à vontade com esses hábitos.
O meu cunhado diz que é assim no mundo natural e não devemos combater os instintos naturais dos cães - pois se eles chegaram até cá com eles !
Ele acha que se deve "deixar um cão ser cão" e pronto.
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

sábado fev 14, 2004 10:40 am

Olá!
Eu também dou ossos aos meus cães, mas cozidos cerca de 10 minutos e depois ponho-os no forno 10 a 15 minutos para ficarem bem secos e não largarem maus odores.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado fev 14, 2004 7:05 pm

Olá

Pois, eu pus essa questão ao meu vet, de dar osso, e como, e agora estou espantada com as vossas respostas e as dele.
Aconselhou-me a não dar, porque poderiam lascar, e provocar os tais problemas intestinais, (obstrução) mas, se desse para os cozer sempre!
NUNCA crus! :o :o :o
E agora? Há aqui "contrainformações"!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado fev 14, 2004 7:51 pm

Acho a sua pergunta muito coerente e razoável.
No entanto, talvez o seu vet lhe tenha dado um conselho genérico - daqueles que se dão a toda a gente, com medo que essas pessoas façam errado.
Eu explico melhor - é como a história de não levar os cachorros à rua antes da vacinação completa.
Não é bem assim.
Podem-se levar mas com muitos cuidados, evitando contacto com outros cães que não conhecemos, zonas sujas, fezes, etc, para o animal não apanhar doenças.
Mas dá-se esse conselho porque a maioria das pessoas só ouve o que quer.Então é melhor dizer : Não, não o faça, bem claramente.
Acho eu este pode ser um desses casos.
Senão vejamos - ao longo da história os cães sempre comeram ossos.
Todos os ossos que encontravam.
Muitos morreram por causa disso.
Porque os ossos que, quebrados, tem arestas agudas podem perfurar o aparelho digestivo.
Daí, nada de ossos de galinha, ossos de coelho, ossos pequenos.
Ossos crus - podem levar doenças.
Cozidos 10 minutos (era o que eu fazia) eliminam-se essas bactérias.
Mas se dermos muitas condições as pessoas não ouvem - daí nada de ossos.
Não sei se é isto (espero intervenções de quem mais sabe) mas parece-me um cenário possível.
Responder

Voltar para “Cães”