Xico, o laranjão: Adoptado! :))))))))

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

terça out 16, 2012 4:22 pm

A Corine não me falou sobre a adopção, nem teria de o fazer.
Apenas é-me completamente impossivel perceber esta tomada de decisão com tudo o que disse sobre o qual o principalmente a impedia de adoptar o Joe, e deixando o Joe de parte porque está adoptado (e bem), o facto de a oportunidade do Xico ter sido assim descartada em função de outro patudinho.

Após ler o post da Puca, que me custa ainda mais perceber é que a Corine aceitou esta menina abandonada á porta do Vet, o mesmo que garantiu que a Corine não poderia adoptar durante 6meses... Não preciso dizer mais?

Todos/as temos formas e maneiras de pensar, até no que é melhor ou pior para os patudos, mas isto Corine, é imperdoável. :(
Fiquei muito triste e revoltada quando soube que a tua mãe ia deixar de ser FAT, mas contigo, que sei que estás a ler, estou extremamente desiludida, confiei nas tuas intenções... como podeste escolher descartar o Xico???? :cry:
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça out 16, 2012 4:27 pm

Acho que não temos nada que criticar a adopção da gatinha por parte da Corine. Afinal, o coração tem razões que a razão desconhece, e a possibilidade de a gatita vir a desenvolver PIF por viver numa casa onde faleceu um gato com esta doença é tão remota que nem deve ser tomada em conta... PIF é uma roleta russa, uma mutação de um vírus que ninguém sabe porque ocorre, o único "pré-requisito" é ser portador de uma estirpe de coronavírus com possibilidade de mutação.

Sabe-se, no entanto, que o stress é um factor desencadeante de baixas e alterações no sistema imunitário. Tendo em conta que 80% dos gatos são portadores de coronavírus e imaginando que o Xico não é excepção, ainda mais vindo de onde veio, esta mudança poderia ser uma condenação... ou não.

Cada um de nós tem os seus motivos para adoptar este ou aquele animal, em detrimento de outros; por outro lado, ninguém iria adivinhar que a estabilidade do Xico estaria ameaçada. Tal como a Garfield, acredito que o comportamento do laranjão pode perfeitamente ser alterado, e uma mudança para um ambiente onde se sinta tranquilo e desejado só pode ser benéfica. Também estou de acordo com a Leonilde Carvalho: para mim, não há gatos agressivos, há gatos com medo, há gatos inseguros, há gatos defensivos, ou alegres e estouvados, brutos e temperamentais, mas daí até haver agressividade... Em tantos gatos que já me passaram pelas mãos NUNCA tive um gato de quem pudesse dizer: "é mau". Mesmo assim, seria apenas segundo o meu julgamento e a relação que eu tivesse com ele...

Quem conheceu o Shiva, o "demónio branco" da UZ, pode dizer que conheceu um gato agressivo. No entanto, este gato mudou completamente, e numa casa com muitos outros gatos - ele, que batia em tudo e todos por dá cá aquela palha!

Espero sinceramente que surja uma mãozinha para o Xico, o mais depressa possível. E seria importante não condicionar as pessoas, catalogando-o como "agressivo" ou "antisocial"....
Rakelm
Membro Veterano

terça out 16, 2012 4:31 pm

Se ler o tópico do Joe vai compreender o que digo, não se demonstra interesse num animal e depois arranja-se "desculpas" para não o adoptar. Ninguém pediu que mostrasse interesse. As "desculpas" eram válidas para o Joe e não para esta menina???
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça out 16, 2012 5:24 pm

sxmota Escreveu:Acho que não temos nada que criticar a adopção da gatinha por parte da Corine. Afinal, o coração tem razões que a razão desconhece, e a possibilidade de a gatita vir a desenvolver PIF por viver numa casa onde faleceu um gato com esta doença é tão remota que nem deve ser tomada em conta... PIF é uma roleta russa, uma mutação de um vírus que ninguém sabe porque ocorre, o único "pré-requisito" é ser portador de uma estirpe de coronavírus com possibilidade de mutação.

Sabe-se, no entanto, que o stress é um factor desencadeante de baixas e alterações no sistema imunitário. Tendo em conta que 80% dos gatos são portadores de coronavírus e imaginando que o Xico não é excepção, ainda mais vindo de onde veio, esta mudança poderia ser uma condenação... ou não.
Cada um de nós tem os seus motivos para adoptar este ou aquele animal, em detrimento de outros; por outro lado, ninguém iria adivinhar que a estabilidade do Xico estaria ameaçada. Tal como a Garfield, acredito que o comportamento do laranjão pode perfeitamente ser alterado, e uma mudança para um ambiente onde se sinta tranquilo e desejado só pode ser benéfica. Também estou de acordo com a Leonilde Carvalho: para mim, não há gatos agressivos, há gatos com medo, há gatos inseguros, há gatos defensivos, ou alegres e estouvados, brutos e temperamentais, mas daí até haver agressividade... Em tantos gatos que já me passaram pelas mãos NUNCA tive um gato de quem pudesse dizer: "é mau". Mesmo assim, seria apenas segundo o meu julgamento e a relação que eu tivesse com ele...

Quem conheceu o Shiva, o "demónio branco" da UZ, pode dizer que conheceu um gato agressivo. No entanto, este gato mudou completamente, e numa casa com muitos outros gatos - ele, que batia em tudo e todos por dá cá aquela palha!

Espero sinceramente que surja uma mãozinha para o Xico, o mais depressa possível. E seria importante não condicionar as pessoas, catalogando-o como "agressivo" ou "antisocial"....
Em relação ao que coloquei a bold:

Como tive oportunidade de dizer (e penso que até de transcrever) no tópico do Joe, há bastante tempo, o que é recomendado pelo ABCD-European Advisory Board on Cat Diseases, o período de inibição (de entrada de um novo gato) recomendado é de dois meses para uma casa onde tenha morrido um gato com PIF. Isto depois tem outros pormenores demasiado técnicos que eu não sei reproduzir, mas que têm a ver com o facto de o gato, na fase de doença, já nem sequer excretar o vírus. Como disse a minha veterinária, “o gato leva o vírus com ele”. O pior está no “antes” de a doença se manifestar.

Isto, já agora que se falou na PIF, para tentar esclarecer e para evitar mais “bichinhos na cabeça” em relação à doença por parte de quem esteja a ler e até induzidos por muitos veterinários que não estão actualizados em relação à doença, bem como por laboratórios pouco cuidadosos na forma como fornecem os resultados de análises ao coronavírus. E eu sei do que falo porque passei por um caso assim, de um alegado PIF que não o era, e já passei pela morte de uma gata minha com PIF.

Outro esclarecimento: o Xico não veio do canil e não chegou sequer a sair da transportadora em que a dona o trazia. Vivia há cinco anos sozinho com a dona e nunca teve doenças, assim o disse ela e certificava o atestado que trazia.

Por último: acho que o Xico pode vir a dar-se bem com outros gatos. Para já, limita-se a ignorá-los e prefere estar sozinho, mas, como sabemos, é quase sempre uma questão de dar tempo e espaço. Também não acho que seja agressivo, mas teve episódios de agressividade e não se pode esconder isso a possíveis interessados.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça out 16, 2012 7:33 pm

Como por vezes acontece, deu-se aquilo que eu julgava muito, muito difícil, quase um milagre:

A mãe de uma amiga minha está disposta a receber o Xico!!!!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

É uma senhora que já recuperou uma gatinha de rua, arredia, e que tinha levado um tiro. Foi um processo longo, mas conseguido, ao ritmo de que a gatinha, um animal muito traumatizado, precisou. Sabe de toda a história do Xico. E há um quartinho com janela para o Xico, pelo tempo de que ele precisar. :D :D :D
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

terça out 16, 2012 7:40 pm

Boa!!! :D
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça out 16, 2012 7:49 pm

yeeeeeeeeeeeeeeeeeessssssssssssssssssssssssssssss

bem haja a essa Senhora!!!!!!
de certo que o Xico vai estranhar ao inicio, mas acho que vai perceber que é para o bem dele!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
anacoelho02
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 5:58 pm

terça out 16, 2012 8:04 pm

estamos todos a torcer por ele!!!que seja desta... :D
De todos os animais selvagens,o homem e o mais dificil de domar.
Rakelm
Membro Veterano

terça out 16, 2012 8:51 pm

Finalmente uma boa noticia para o Xico!! Estou tão feliz por ele e por si também Tassebem.
Alivio!!! :) :)
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça out 16, 2012 8:57 pm

Não sei explicar o porquê mas o Xico desde o 1º minuto que o vi no canil dentro daquela transportadora mexeu e muito comigo.

Quando a Tassebem me ligou a dar a novidade não ouvi e, quando lhe retribuí e ela me deu a EXCELENTE notícia ... desatei num pranto. Foi um misto de emoções muito grande. :D :D

Tal como eu dizia à Tassebem, este menino apesar de tudo por quanto já passou, tem uma estrelinha a iluminar-lhe o caminho. :wink:

Ía ser entregue no canil se nós não o vissemos. Foi recolhido e adoeceu gravemente estando a sua vida em risco.

Apareceu a Mãe da Corine e o querido Xico arrebitou. De seguida passou-se o que todos sabemos e, quando tudo parecia perdido ... aparece esta oportunidade para ele. :D :D :D

Xico, Xico ... és mesmo um gatinho muito especial. Desejo do fundo do coração que agora consigas finalmente recuperar dos teus traumas ... ao teu ritmo. :D :D
Tassebem
Membro Veterano

terça out 16, 2012 9:09 pm

Enorme alívio mesmo, acreditem. :D

Resta esperar, torcer, rezar para que tudo dê certo e para que, mesmo que surjam dificuldades, elas consigam ser ultrapassadas.

O Xico é daqueles animais que, quando tudo parece perdido e negro, têm alguma coisa a jogar por ele, a tal estrelinha da sorte, não sei... Só sei que desejo muito que isso continue a acontecer. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça out 16, 2012 9:37 pm

Há uma coisa que me entristece muito neste forum.... é a facilidade com que uma pessoa passa de "bestial"... a "besta"... e desculpem-me a expressão, que não foi de todo a adequada para adjectivar a pessoa em questão, mas sim para fazer ver com esse velho ditado, que tão depressa se está nas graças de Deus... como nas bocas do Mundo!

Cada um tem as suas razões e devem ser respeitadas... todos aqui já viram que a Corine e a mãe são pessoas de bom carácter... mas também podem ter os seus fraquejos... quantos dos que aqui andam não sabem isso?!

Eu já vi outras pessoas neste forum serem chamadas de tudo apenas por não saberem lidar com uma situação de um certo animal...

Para mim... tudo é compreensivel e sim tenho muita pena do Xico... também eu pensei que fosse a Corine a ficar com ele... mas não foi... paciência!!! Afinal não é pecado unico!

E ainda bem que está resolvido!

Para mim, a Corine e a mãe continuam a merecer o mesmo carinho e respeito e entendo a sua reação...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 16, 2012 9:50 pm

Corine Escreveu: (...)mas a minha mãe só sabe tratar deles assim… e isso tem de ser respeitado!!!! E por muito que eu goste do Xico, quero a minha mãe de volta…

Resumindo:

A sua mãe, mesmo tendo gatos desde criança, não percebe NADA sobre felinos. E, acrescento que não tem perfil para lidar com gatos.
Eu tenho 6, tal como a sua mãe, só que nunca os tive desde criança, sou uma "recente"..., e não me ponho a fazer espectáculos ou a chorar de cada vez que algum deles resolve fazer a vida negra aos outros...
Todos são gatos, pois que se entendam!!! Simplesmente intervenho em alguma situação que eu ache que tenho que intervir!

O laranjinha não é, de todo, agressivo!!! E, agora sim, digo que o "fogo de artifício" acabou a partir do momento em que se pôde verificar, pelos últimos relatos, que é um gato submisso!!! E, um gato submisso não é agressivo! Além do que já referi, no outro post, que se ele fosse agressivo, não era da mão para o pé que o deixava de ser!!! Portanto... as minhas desconfianças deram certinhas!!!

Sabe, Corine? Vale mais quem QUER do que quem pode...!!!! :wink:

Mais não digo porque o que realmente interessa é o Xico e não quem só quis ficar bem na foto mas que nem isso conseguiu!

A Garfield disse tudo... e quem fala assim não é gago :wink:

Obrigada, Eugénia... :wink: Finalmente irá poder dormir descansada, com toda a certeza! :D E o larajinha irá, finalmente, ter a estabilidade emocional e psicológica de que qualquer gato não prescinde :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça out 16, 2012 10:40 pm

sofiaabreulopes Escreveu:yeeeeeeeeeeeeeeeeeessssssssssssssssssssssssssssss

bem haja a essa Senhora!!!!!!
de certo que o Xico vai estranhar ao inicio, mas acho que vai perceber que é para o bem dele!
E daí... não tão certo assim! Mais ou menos pelo meio de 2011, a ambv tirou da rua a gatinha Moira. Meiga, "siamesa tricolor", um espanto de pelagem e olhos cor de céu de verão. A gata dos meus sonhos... mas recebi-a em regime temporário, disposta a aguardar até aparecer a pessoa certa e, no fundo e egoisticamente, desejando que não aparecesse. :oops: Se alguém se lembra das fotos postadas na altura, a Moira não estava nada mal, integrou-se, mesmo levando ocasionalmente umas chapadonas da Chamarrita (que percebia bem que eu "babava" com a Moira...). Integrou-se, era tolerante, mas durante todo o tempo ue aqui esteve não fez amigos. Em Fevereiro, o meu melhor amigo manifestou o desejo de ter uma gatinha como companhia. Não que na zona de Évora não houvesse centenas de gatas para adoptar, muitas bebés, mas ele queria uma gata especial: a "sua" gata. Conhecendo-o muito bem, falei-lhe da Moirae ele encantou-se com o seu temperamento. Quando viu fotos dela, enamorou-se e fui levar-lha.

Aqui fica uma imagem: Imagem

e outra... Imagem

Isto foi na primeira meia hora. A Moira tinha reconhecido de imediato o seu lar e o seu amigo. A Adoração foi imediata e recíproca.

Tragicamente, o meu amigo faleceu em Agosto, um estúpido acidente em casa, uma queda e... o fim. :( A Moira, durante vários dias, chorou pelo seu amigo, tentava ir para a sua casa. Mas, com a ajuda da família, superou. Quando fui ao funeral, levei comigo a transportadora, pelo sim pelo não, mas os pais, mesmo destroçados, foram peremptórios: "a Moira é da família, o Jorge amava-a, ela é um pouco dele... a Moira fica connosco". E a Moira superou, adoptou uma das irmãs do meu amigo e a sua casa como lar. Se tivesse voltado para aqui, acreidto que tivesse fugido, à procura do seu amado amigo... Viveram juntos apenas 6 meses, menos tempo do que o que passou aqui, mas eram, indubitavelmente, almas gémeas.

Espero que o Xico nunca venha a sofrer outra perda (eu pensei ele tinha chegado a estar no gatil, erro meu) e que tenha encontrado o seu lar, o seu amor. Fiquei mesmo feliz com a notícia e... é por coisas assim q sei q o Pai Natal existe. ;)
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta out 17, 2012 8:07 am

Eu sabia. Sabiaaaa!!!! Sabia que ía aparecer alguém nem que o tivéssemos de ir levar ao Pólo Norte! Tinha de ser, a tempestade já estava a começar a arrastar-se há demasiado tempo. bem vinda, bonança.

Estou muito, muito feliz. Estava a angustiar-me sentir-me impotente e perceber que os "problemas" deste animal são tão simples, mas tão simples de resolver....

E só o Xico interessa. Mesmo. O resto é paisagem...

Parabéns Tasse! É fantástica, mas já sabe disso, não é? :wink:

E quero notícias, muitas, ok?

Estava capaz de ir lá apertar as bochechas gordas e estrafegar-lhe os bigodes...

Do Xico, evidentemente :lol:

Leonilde, concordo 100% consigo no que disse.

Bora lá Xico, empacota a pochette!
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”