Nina com o cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

terça fev 10, 2004 12:14 pm

Com 6 meses, esta animala é o segundo cio que tem!... :o
Estou a notar uma pequena perca de pêlo no pescoço, embora ela continue extremamente activa e a comer bem.
A minha Vet aconselhou a esterilizar, mas gostava que ele tivesse filhotes antes. Qual é a melhor idade para ela cruzar?
Se ainda for muito cedo para cruzar, irei fazer o tal tratamento hormonal. Ela tem reforço da vacina da esgana no fim do mês - será muito tarde para ir com ela ao Vet, será que a devo levar já?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça fev 10, 2004 2:19 pm

Viva Inês:

Como a Nina conviveu com o PomPom, poderá ter sido estimulada mais cedo, mas pelo que li a esterilização só é aconselhada depois dos 6 meses.
E se ela já está com o cio há mais de um mês, antes de a esterilizar aconselham uma análise ao sangue.
Também pode ser cruzada com um macho a quem tenha sido feita uma vasectomia, o que lhe induz uma falsa gravidez mas controla os níveis de estrogéneo. E depois antes do próximo cio, então estereliza-a. Se não tem experiência em partos de animais e como a Nina é muito nova, se calhar era o que eu faria. É capaz de haver por aqui alguns assim. Parece-me que o Puga já esterilizou os dele.
As fêmeas podem cruzar a partir dos 6 meses e os machos desde os 8 a 9 meses. Mas é preciso ter experiência, pois não é fácil o cruzamento entre eles e podem ter complicações, quer no parto, quer no aleitamento. Aconselho-a a ler bastante sobre isto.
Quando são muito novas podem comer os filhos, ou não lhes ligar.
Leia o que escrevi sobre isto no tópico das FAQ’S. Coloquei-o para estas situações, sempre nos ajuda a orientar.
A esterilização agora, pode provocar-lhe hemorragias. Isto porque o nível de plaquetas é capaz de já estar deficitário, uma vez que está a apresentar umas peladas no pescoço.
Não esqueça de perguntar à vet se lhe coloca uma manta aquecida aquando da operação. E depois em casa convém fazer o mesmo e dar soro glucosado (não é o mesmo que soro fisiológico).
Mas deixar para o fim do mês, parece-me um pouco arriscado. Tente antes um macho já vasectomizado.

Beijos

MHZ
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

terça fev 10, 2004 6:07 pm

Olá Inês,

Depois da explicação da MHZ, palavras para quê ...
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ines_faria
Membro Veterano

quarta fev 11, 2004 12:01 pm

Olá MHZ
Excelentes informações como sempre! Já sabia da situação de comerem os filhotes ( :? ), e experiência em partos e aleitamento, só com cães e porquinhos da índia. O Luis tb teve de dar uma ajudinha à mãe da Nina para o aleitamento.
Mas pelo que li não a quero de forma alguma cruzar já, até porque ainda não está suficientemente mansa. Vou iniciar o tratamento hormonal, como ela já tinha feito anteriormente e que resultou muito bem, e esperar "que a crise passe".
Entretanto, vou informar-me acerca de donos de machos vasectomizados. Obrigada.
MHZ
Membro Veterano

quarta fev 11, 2004 1:43 pm

Inês, Pelo que li, ainda pouco se sabe sobre o uso continuado das hormonas e é portanto um risco usar este método mais que uma estação.
E vasectomizado não é o mesmo que castrado. É melhor informar-se com a vet sobre isto e depois diga-nos para eu actualizar a informação nas FAQ’S.

beijos

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

quinta fev 12, 2004 12:16 pm

MHZ, a Vet disse exactamente a mesma coisa: que não é boa ideia fazer tratamentos hormonais contínuos. Lá na cliínica todas as furões costumam ser esterilizadas, e todas ficaram óptimas desde então. Até agora, nenhuma precisou de um macho após a cirurgia, para equilibrar os níveis hormonais. Lá está, cada Veterinário tem a sua corrente ideológica. Penso que a melhor opção é mesmo esterilizar.
Jinhos
inês
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta fev 12, 2004 2:15 pm

Olá Inês,
Naquele tópico que pus sobre o Annimal Hospital, eles também utilizam um macho vasectomizado para regular as hormonas da fêmea.
É pena que a Nina seja estirilizada sem sequer ter tido uma ninhada pois já li em vários locais que mais tarde poderá vir a ter problemas com as glandulas mamárias.
Beijinhos,
Rita
ines_faria
Membro Veterano

quinta fev 12, 2004 6:58 pm

Ó Rita, eu gostava mesmo que ela tivesse uma ninhada... mas não sei se estarei à altura para lhe dar o apoio necessário. Tempo até tenho, experiêncoa é que não.
Ela está com 6 meses, penso que seja um pouquinho jovem para engravidar, o que achas? De qualquer forma, teria de arranjar um namorado. ;)
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 13, 2004 2:14 am

Inês,
No que eu puder ajudar, podes contar à vontade... Realmente, acho-a um pouco jovem para engravidar... Mas se a veterinária disser que não tem problema ela ser mãe agora, então vamos concentrar-nos em dar-lhe uma alimentação muito regrada e logo se verá. Não é? Que diz a vet?
Quanto a namorados, uma vez que o Opale está longe e o Pompom é irmão... O Godot lá pode fazer o frete :p Se tu quiseres, claro! ;)
Com a Peludinha, tenho feito alguns progressos... Comparar o pescoço dela aos das minhas o ano passado é quase impossivel... As minhas tinham cortes impressionantes e falhas de pêlo horrorosas... A Peludinha vai voltar para casa quase intacta e esperemos que grávida ;) Além de ter feito 3 novas amigas... Fico surpresa com os meus furões, cada vez mais... e pela positiva.
Um beijinho,
Rita
ines_faria
Membro Veterano

sexta fev 13, 2004 12:33 pm

Olá Rita!
Dado que a Vet disse que não faria mal ela tentar ficar grávida, e que lhe estou a dar uma alimentação suplementarizada, adorava que o Godot fizesse o frete :D .
Vou estar uns dias fora, no Egipto, ainda este mês - será que poderias ter mais uma hóspede?
Beijocas
Inês
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 13, 2004 5:13 pm

Olá Inês :)
Com muito gosto fico cá com a Nina ;)
É só combinarmos :)
Um beijinho,
Rita
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

sábado fev 14, 2004 12:18 am

Olá Pessoal,

É engraçado ver que a Peludinha vai ser avó. Nós, os humanos, levamos cerca de 18 ou mais anos para sair debaixo das "asas" dos nossos pais e eles levam apenas 3 meses e meio para o fazerem.

Inês, vais ver que ser avó dos furõesinhos não custa nada. Quem tem o trabalho todo é a mãe. Os avôs apenas ajudam o melhor que podem, indicando o melhor caminho.
Numa primeira fase, após o cruzamento, vais contar os dias (+-42) até ela ter os filhotes. Será que vai ter 2, 4 ou 8 ???
Quando se aproxima o dia, começas a pensar "tem que nascer até sábado se não tenho que ir ao veterinário" (elas nascem na sexta-feira).
Sexta-feira, quando acordas, ouves um chilrear na gaiola, vais ver o que se passa e vês, não 2 ou 4, mas sim 9 furõesinhos com 2cm cada de comprimento. Depois do choque inicial de veres aquelas novas 9 vidas, vem a preocupação com a mãe para ver se está tudo bem com ela, levando-a ao veterinário e ficando sempre de olho nela nas primeiras 48h. Enquanto isso, reparas na reacção dela em relação aos filhotes e notas que tens que dar uma ajudinha senão ela não consegue. Passado 24h, vem o primeiro desgosto. Morre uma cria, tendo a mãe já separado das outras (não precisas de procurar porque é bastante visivel). Passam mais 24h e morre outro (felizmente, o veterinário avisou-te logo que era possivel morrer 1 ou 2. Por isso mesmo costumam ter muitas crias e só as mais fortes sobrevivem. Avisou-te também que as 48h após o nascimento era a altura mais critica). Acordas no terceiro dia e a primeira coisa que vais fazer é vêr se morreu mais alguma cria. Felizmente não morreu mais nenhuma, sendo uma grande alegria porque as 48h já tinham passado. A partir daí, é só vêr o tempo passar, estando curiosa pela chegada da quarta semana, altura em que abrem os olhos. Na quarta semana, um após o outro, vão abrindo um, no outro dia abrem outro e por ai adiante. Entretanto, já estão na altura de começarem a comer comida sólida mas os dentes ainda não têm muita força. Então, fazes um frango cozido e desvias duas coxas e com a água do frango, mistura a ração deles para ficar molinha. Ficas maravilhadas a observar os 7 dentro do prato a tomar banho com a água do frango. Nesta fase, eles ainda rastejam o corpo e a partir do momento em que começam a comer comida sólida, o desenvolvimento dá-se de uma forma muito rápida. No final da quinta semana, eles começam a andar e a aventura da descoberta começa. Na oitava semana, já comem a ração ainda amolecida e já não dependem da mãe para sobreviverem.

Como deves ter reparado, esta é a história da Peludinha e os sete Furões. A gente até brincava e dizia: "É a Branca de Neve e os sete Anões"
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano

sábado fev 14, 2004 1:19 am

Depois de lermos a sua história, Luís, é que se percebe bem porque criar furões não dá dinheiro. Ainda bem que tenho um macho.
Sabe do que eu também tinha medo? De depois não ter coragem de me desfazer dos vindouros. E aí é que a família aumentava...
Um abraço

MHZ
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 14, 2004 1:43 am

Olá a todos, :)
Nada como partilhar experiências :)
Eu não usei o método do frango cozido... Mas tenho um moinho de café que uso só mesmo para moer a ração que junto com um pouco de àgua ou até mesmo de leite de desmame... Noto que ajuda muito à formação das fezes e é mais nutritivo que o frango.
Mas isso vai de cada um, não é? Com o tempo e observando os meus miudos acabo cada vez mais por cortar nos extras e limitar-me à ração. Como resultado, observo também que cada vez mais eles recusam os extras.
Um abraço,
Rita
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

domingo fev 15, 2004 2:28 am

Olá todos,

Luís: Essa história comoveu-me, principalmente porque a minha bichinha estava incluida na "Peludinha e os sete furões" ;)

Inês: A vet também me disse que devia de esterilizar a Mina, mas também me custa estar a fazer 1 coisa dessas sem ela ter sido mãe nem que fosse 1 vez só. Isto para dizer que fazes bem em deixar a Nina engravidar.

Já agora, alguém sabe quanto tempo leva uma fêmea que tenha feito o tratamento hormonal, a ter o próximo cio? Era só por curiosidade se por acaso a Mina venha a fazer.

Fiquem bem,

rubbi
Responder

Voltar para “Furão”