cães e transportes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta out 19, 2012 4:47 pm

Olá a todos, tenho uma dúvida no que toca a cães e transportes públicos. Devem existir alguns tópicos sobre o assunto, mas gostava de recolher testemunhos de quem usa transportes público e tem cão e que por vezes necessita de andar com eles nestes.

Estou a ponderar apadrinhar um animal. Esse apadrinhamento envolve trazer o cão para passar alguns fins-de-semana em minha casa com maior qualidade do que a que tem no canil onde normalmente está. Teria conforto e bastqante exercício físico e carinho. Ainda estou numa fase bastante inicial e a ponderar bastante.

O facto de não ter carro implicaria que esse animal me companhásse nos transportes públicos. Teria que apanhar um autocarro com ele à sexta-feira, para o trazer para aqui e outro à segunda-feira para o levar de volta. A viagem são cerca de 30 minutos.

Fui pesquisar no site da carris e descubri que os animais podem viajar desde que devidamente acondicionados. Por devidamente acondicionados entende-se uma transportadora. Mas o animal que quero apadrinhar pesa mais de 20Kg, é impossível trazê-lo numa transportadora. Pensei que os animais poderiam utilizar os meios de transportes desde que com coleira e açaime. Isso não me traria qualquer transtorno. O uso de transportadora já me impossibilida o apadrinhamento, uma vez que não vou andar a ir contra o que está estabalecido e a sujeitar-me a ficar sem viagem.

Há por aqui alguém que tenha cães grandalhões e que tenha que usar os autocarros? Como fazem? Levam uma transpotadora e colocam-nos lá dentro quando entram no autocarro?

Eu compreendo que seja para segurança deles e dos restantes passageiros, e não coloco em questão. Mas tenho pena se isto me impedir de apadrinhar um canito.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sexta out 19, 2012 4:54 pm

eu por expriencia propria ja andei de metro com o meu dober unicamente com a trela, o segurança que estava presente nao disse nada... mas penso que existem alguns critérios em diferentes meios de transporte, tal como taxis etc... :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta out 19, 2012 5:02 pm

No site da empresa não tem informações acerca do transporte de animais de companhia? Em relação aos comboios, por exemplo, a CP tem toda a informação no site.
Não sei até que ponto as regras não são diferentes de empresa, para empresa...
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta out 19, 2012 5:08 pm

Eu já frequentei os transportes públicos com animais, metro e rodoviária.

Um Serra da Estrela, entre outras raças bem grandes, com trela e açaimo; sempre.

Fica ao critério do motorista permitir a entrada.
Mas escolhia transportes menos cheios.

No metro nunca me disseram nada.
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 5:09 pm

No site da carris diz que os animais devem ir dentro de uma transportadora. Mas quem leva por exemplo um animal de 40 Kg? Também põe na transportadora? Tendo em conta que eles não discriminam entre vários animais e diferentes tamanhos, deduzo que esta regra se aplique quer a um simples hamster como a um Dogue Alemão. Mas isso pôs-me a pensar sobre como fariam as pessoas com animais de grande porte para andar num autocarro da carris. O mais provavel é não andarem... É que até um cão com 10 ou 15 Kg que não é propriamente grande, se torna difícil de transportar, pelo menos para mim.

E memso que arranjásse uma transportadora desmontável para o colocar lá dentro só quando entrava no autocarro, isso implicaria andar com a transportadora de um lado para o outro o resto do dia até chegar a casa...
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta out 19, 2012 5:19 pm

Um cao pode andar de autocarro? Nao sabia. Mas pode num autocarro normal?
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta out 19, 2012 5:20 pm

joana_boris Escreveu:No site da carris diz que os animais devem ir dentro de uma transportadora. Mas quem leva por exemplo um animal de 40 Kg? Também põe na transportadora? Tendo em conta que eles não discriminam entre vários animais e diferentes tamanhos, deduzo que esta regra se aplique quer a um simples hamster como a um Dogue Alemão. Mas isso pôs-me a pensar sobre como fariam as pessoas com animais de grande porte para andar num autocarro da carris. O mais provavel é não andarem... É que até um cão com 10 ou 15 Kg que não é propriamente grande, se torna difícil de transportar, pelo menos para mim.

E memso que arranjásse uma transportadora desmontável para o colocar lá dentro só quando entrava no autocarro, isso implicaria andar com a transportadora de um lado para o outro o resto do dia até chegar a casa...
Na altura, percebi que podia ser transportadora quando são animais mais pequenos. E trela e açaimo, quando são animais de porte maior, e também devem ter critérios...
RL
A decisão de viajar com um animal de estimação deve ser preparada de forma a antecipar as suas condições de higiene, caixa de transporte ou açaimo. É sempre ao motorista que compete a permissão e avaliação pessoal se o animal está ou não em circunstâncias apropriadas para efectuar a viagem. Veja mais sobre o transporte de animais de companhia aqui.
Aqui uma situação com problemas na carris

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=23034
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 5:29 pm

No site da carris encontrei isto
Só é permitido o transporte de animais, no interior dos nossos veículos, se estes estiverem devidamente acondicionados ou sejam cães de assistência (D.L. nº 74/2007, de 27 de março).
Informação: Por devidamente acondicionado, entende-se o transporte em contentores limpos, em bom estado de conservação, construídos em material resistente, lavável, de fácil desinfeção e estanque (Portaria nº 968/2009).
Estes contentores devem ser transportáveis como “bagagem de mão” e colocados nos locais a ela destinados. Não é permitido o transporte de animais perigosos ou potencialmente perigosos.
É possível que, na prática, dependa da vontade do motorista. Mas isso só me desincentiva mais, pois assim ando sempre na dúvida se posso ou não poso viajar.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sexta out 19, 2012 5:51 pm

Acho que vi há muito tempo atrás alguém dizer que os animais tinham de ir em transportadoras (isto nos autocarros, penso que de longas viagens) e na bagageira juntamente com as malas, não sei se seria verdade nem se ainda se mantém, visto ser uma grande crueldade.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sexta out 19, 2012 5:59 pm

Geight Escreveu:Acho que vi há muito tempo atrás alguém dizer que os animais tinham de ir em transportadoras (isto nos autocarros, penso que de longas viagens) e na bagageira juntamente com as malas, não sei se seria verdade nem se ainda se mantém, visto ser uma grande crueldade.
tadinhos dos animais a bagageira dos autocarros nao tem ventilaçao, ja pra nao falar do cheiro do gasoleo carateristo dos autocarros...se for verdade é de facto uma crueldade :evil:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 6:08 pm

Geight, penso que é verdade (não tenho a certeza), que por exemplo nos expressos é a única forma de transportar animais, pelo enos de grande porte. EU levo as minahs ratz numa transportadora ao colo. Mas não tenho a minha cadela a viver comigo por isso mesmo. Não há possibilidade de fazer viagem com ela sem ser colocando-a no porão, coisa que eu nunca faria a animal nenhum :?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta out 19, 2012 6:26 pm

Eu sei que a pergunta feita é especifica, mas a mim ocorre-me outra - esse tipo de apadrinhamento faz sentido? Andar com o animal para trás e para a frente, para passar umas noites em casa?

Não tenho experiência com cães, mas francamente não me parece fazer muito sentido
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 6:49 pm

Bingley, este caso é diferente dos casos nas associações, onde o problema costuma ser mais financeiro do que falta de afecto para os animais. Estes animais têm direito a cuidados veterinarios e alimentação adequada (comem todos ração da Pro Plan) sem quaisquer problemas, mas passam muito tempo em boxes e sem possibilidade de esticar a perna. Ao fim-de-semana então, não têm hipotese nenhuma e mesmo durante a semana é muito difícil. Não recebem todo o carinho e afecto que deveriam, nem passeios. Por muito esforço que façams é complicado consegui-lo. Por isso pensamos que o apadrinhamento destes animais, trazendo-os para casa numa sexta ou quinta feira à noite e trazendo-os de volta na segunda-feira pode ser benéfico nem que seja porque têm direito a passar 3 ou 4 dias com tudo aquilo a que têm direito, muito carinho, afecto e passeios.

Acham que a desilusão de voltarnovamente para a boxe passados estes 4 dias é maior do que estar este tempo todo sem atenção? Eu também já me coloquei esta questão. Como disse ainda estou a ponderar bastante a stuação. Alguns animais que estão neste momento apadrinhados não se parecem sentir quando voltam para as boxes, também nem todos estão disponiveis para este processo de apadrinhamento, só os mais "à vontade". Eles ao mesmo tempo que estão apadrinhaods estão também para adopção.
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 6:55 pm

A questão que a Bingley colocou é extremamente pertinente. O que será melhor para o animal? Vir passar umas noites a casa com conforto, carinho, passeios, atenção e depois ter que voltar para a boxe ao fim desse tempo, para só voltar no fim de semana a seguir ou passar a vida fechado em boxes com pouca atenção, exercício e carinho, sendo que passa os fins-de-semana ainda mais sozinho? Eu segui de perto um caso de uma cadela apadrinhada por este método que não se sentia nada, voltava para a boxe de cauda a abanar e quando a voltavam a ir buscar ia ainda mais feliz, porque já sabia que ia ter coisa boa e passava o fim-se-semana feliz a valer. Entretanto penso que foi adoptada. Mas possivelmente nem qualquer cão se adaptará a este sistema.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta out 19, 2012 7:03 pm

joana_boris Escreveu:A questão que a Bingley colocou é extremamente pertinente. O que será melhor para o animal? Vir passar umas noites a casa com conforto, carinho, passeios, atenção e depois ter que voltar para a boxe ao fim desse tempo, para só voltar no fim de semana a seguir ou passar a vida fechado em boxes com pouca atenção, exercício e carinho, sendo que passa os fins-de-semana ainda mais sozinho? Eu segui de perto um caso de uma cadela apadrinhada por este método que não se sentia nada, voltava para a boxe de cauda a abanar e quando a voltavam a ir buscar ia ainda mais feliz, porque já sabia que ia ter coisa boa e passava o fim-se-semana feliz a valer. Entretanto penso que foi adoptada. Mas possivelmente nem qualquer cão se adaptará a este sistema.
Essas não são apenas as alternativas possiveis!!! Penso que será lógico que quem está disposto a levar um animal para casa também esteja disposto a fazer o sacrificio de se deslocar à associação para levar o animal a passear e acarinhá-lo!
Mas repito o que disse, não percebo muito de cães!
Responder

Voltar para “Cães”