Corte de Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado out 20, 2012 11:12 am

AHAHAH Escreveu:Comparar esterilizações com cortes de caudas e orelhas... :roll: Enfim...

Agora entre aspectos práticos/facilitismos e práticos/estéticos. Há sempre comparação; é legítimo que haja comparação.

Há muita hipócrisia na sociedade, em especial a políticamente correta.
Em relação a orelhinhas e caudas, está assunto encerrado por lei; só isso.
E deve sim ficar mesmo encerrado...
margoustink
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 11:15 am

Gustavo1986 Escreveu:Boa Noite
Gostaria de uma ajuda da vossa parte.
Irei adquirir um Dogue Alemao e gostaria de saber se devo ou não cortar as orelhas.
Ele neste momento tem 2 meses.
Onde poderei cortar e qual o valor associado a essa cirurgia.

Aguardo resposta de todos

Obrigado e Saudações caninas :D
Não corte é crime... :lol:
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado out 20, 2012 11:42 am

margoustink Escreveu:
AHAHAH Escreveu:Comparar esterilizações com cortes de caudas e orelhas... :roll: Enfim...

Agora entre aspectos práticos/facilitismos e práticos/estéticos. Há sempre comparação; é legítimo que haja comparação.

Desista, não vale a pena, não se pode comparar esterilizações com cortes de orelhas, mas podem comparar-se cães a crianças, enfim ...

O corte de caudas não é proibido por lei, só as orelhas.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kitttiti
Registado: sábado out 20, 2012 12:32 pm

sábado out 20, 2012 12:39 pm

kittten Escreveu:
margoustink Escreveu:

Desista, não vale a pena, não se pode comparar esterilizações com cortes de orelhas, mas podem comparar-se cães a crianças, enfim ...

O corte de caudas não é proibido por lei, só as orelhas.
lol Porquê? As caudas são especiais? Cortem as caudas e as patas, mas deixem as orelhas, se faz favor. Enfim...
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

sábado out 20, 2012 12:47 pm

Eu penso que os cães guias, são castrados e esterelizados, para lhes baixar as drives, que para um cão guia é util, o que se quer é um cão com pouca intensidade.
Agora diga-me por exemplo quantos cães de mondioring, knpv, rci, busca e salvamento é que conhece que estao castrados ou esterelizados.
margoustink
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 1:50 pm

É que grande parte do aparelho reprodutor de um animal; com implicações a nível de saúde e comportamento não incomoda ninguém e todos acham o sacríficio normal; para bem de n "problemas".

Mexer nas orelhas e nas caudas é só dramas...

Ainda bem que não é proíbido as caudas...lol Pelo menos se há problema não são acusados de crime.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado out 20, 2012 1:57 pm

entao se levar o animal a um vet da vizinha espanha para fazer o corte de orelha é legal se fizer num vet de cá é crime?! em termos legais perante autoridades competentes se for confrontado por o animal ter corte de orelha feito basta que tenha na sua posse a factura dessa cirurgia de uma clinica Espanhola??
Fiquei sempre com essa duvida...
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
kittten
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 2:02 pm

Os veterinários cá em Portugal não podem legalmente fazer essa intervenção já que é proibido, excepto se for por uma questão de saúde 8) . Ou seja, desde que tenha uma declaração do veterinário dizendo que o corte foi feito por uma questão de saúde está tudo em Paz!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado out 20, 2012 2:11 pm

kittten Escreveu:Os veterinários cá em Portugal não podem legalmente fazer essa intervenção já que é proibido, excepto se for por uma questão de saúde 8) . Ou seja, desde que tenha uma declaração do veterinário dizendo que o corte foi feito por uma questão de saúde está tudo em Paz!
kitten eu penso que os vets de cá que se arriscam a essa intervençao registam na ficha clinica do animal exatamente a dita intervençao por essa razao para se salvaguardar de responsablidades com autoridades :wink: digo eu... mas nao sei de nada :lol: :lol: :lol:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

sábado out 20, 2012 2:13 pm

andava tudo de orelhas de elfo :lol: :lol:
kittten
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 2:23 pm

Decreto-Lei n.º 315/2003
17 de Dezembro de 2003

SUMÁRIO : Altera o Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, que estabelece as normas legais tendentes a pôr em aplicação em Portugal a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia

Artigo 68.º
[...]

1 - Constituem contra-ordenações puníveis pelo director-geral de Veterinária com coima cujo montante mínimo é de (euro) 25 e o máximo de (euro) 3740:
...

e) As intervenções cirúrgicas e as amputações destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia, excepto as previstas nos artigos 17.º e 18.º do Decreto-Lei nº. 276/2001.
...
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,
DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS
Decreto-Lei n.o 276/2001 de 17 de Outubro

Artigo 17.o
Intervenções cirúrgicas
As intervenções cirúrgicas destinadas ao corte de caudas nos canídeos têm de ser executadas por um médico veterinário.
Artigo 18. o
Amputações
1 — Os detentores de animais de companhia que os
apresentem com quaisquer amputações que modifiquem
a aparência dos animais ou com fins não curativos devem
possuir documento comprovativo, passado pelo médico
veterinário que a elas procedeu, da necessidade dessa
amputação, nomeadamente discriminando que as mesmas foram feitas por razões médico-veterinárias ou no
interesse particular do animal ou para impedir a
reprodução.
2 — O documento referido no número anterior deve
ter a forma de um atestado, do qual conste a identificação do médico veterinário, o número da cédula
profissional e a sua assinatura.
3 — Os detentores de animais importados que apresentem quaisquer das amputações referidas no n.o1 devem possuir documento comprovativo da necessidade dessa amputação, passada pelo médico veterinário que a ela procedeu, legalizado pela autoridade competente do respectivo país.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado out 20, 2012 2:34 pm

Não está tudo em paz porque não há questões de saude nenhumas que obriguem a cortar as orelhas a cachorros.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sábado out 20, 2012 2:38 pm

Argay Escreveu:Não está tudo em paz porque não há questões de saude nenhumas que obriguem a cortar as orelhas a cachorros.
Tá bem,mas se os donos querem pq não?
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
kittten
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 2:42 pm

Argay Escreveu:Não está tudo em paz porque não há questões de saude nenhumas que obriguem a cortar as orelhas a cachorros.
Ah não? E se o cachorro rasgar uma orelha por exemplo? cortam uma e deixam a outra inteira?

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 3:10 pm

kittten Escreveu:
Ah não? E se o cachorro rasgar uma orelha por exemplo? cortam uma e deixam a outra inteira?
Pois...já o vi acontecer e não é nada bonito, o cão sangra imenso. E também não achava bem que me deixassem o cão sem o devido tratamento.

E caudas partidas, também não muito obrigado. As pessoas julgam que os cães servem só de companhia...Argay, se um dia visse um cão seu de cauda partida, pode ter a certeza que não tinha essa opinião tão radical.

Nem todos os cortes foram feitos, só porque sim. Também temos de avaliar essas situações, mesmo que não concorde, que os façam pelos argumentos estéticos.

Eu tive essas experiências e o animal que nunca o ouvi ganir ouvi-o ao longe ganir, fartou-se de sofrer.

Eu se tivesse hoje algum animal que fosse só de estar comigo em casa e nos passeios inofensivos, não lhes cortava nada, até porque não sou muito de operações se o animal não precisa. Mas não vamos tapar os olhos à realidade.
Responder

Voltar para “Cães”